Início do conteúdo
    Notícias
  • Projeto de Ensino do CENG desenvolve estudo que altera a distribuição de Vagas no PAVE da UFPel

    O Grupo de Estudos do Centro de Engenharias ProEDAI – Projeto Exatas Diversidade Afro Indígenas Brasileiras realizou estudo sobre a distribuição de vagas no PAVE – Programa de Avaliação da Vida Escolar. Esse processo seletivo é uma forma específica de ingresso nos cursos de graduação da UFPel, composta por avaliações anuais realizadas ao longo do ensino médio, destinado a alunos da Região de Pelotas. Até 2018 a distribuição das vagas nessa modalidade de acesso era realizada de acordo com as recomendações mínimas do MEC, ou seja, 50% das vagas reservadas para Escolas Públicas e outros 50% para Ampla Concorrência.

    O estudo realizado pelo ProEDAI examinou a distribuição de alunos matriculados na rede de ensino médio da Região sul do Rio Grande do Sul. Nesta análise, o grupo concluiu que 93,7 % dos alunos do ensino médio da região estão matriculados em Escola Pública e apenas 6,7% em Escola Privada.

    Com estes resultados o grupo apresentou os dados para a administração central da UFPel. Posteriormente, em uma reunião aberta com a comunidade, movimentos sociais e representações sindicais da área da educação foi encaminhada a necessidade de uma maior discussão sobre o assunto. No dia 14/08/2018 realizou-se uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Pelotas, onde foi apresentado o estudo, e nesta audiência uma proposta de alteração da distribuição da reserva de 90% das vagas para Escola Pública foi encaminhada, a ser avaliada pelo CONSUN – Conselho Superior da UPFel. No dia 16/08/2018 os resultados do estudo e a proposta foram apreciados pelos Conselheiros do CONSUN. Os conselheiros acolheram o estudo apresentado e a maioria do conselho aprovou a proposta gradual de aumento da distribuição de vagas do PAVE na proporção 75%, 80% e 90%, respectivamente nos editais do PAVE nos anos 2018, 2019 e 2020.

    A equipe do ProEDAI agradece todos os colaboradores, movimentos sociais, representantes de escolas públicas da região e pela sensibilidade dos Conselheiros que apoiaram a proposta de maior percentual nos primeiros anos do escalonamento. Para conhecimento segue o link da Resolução 06/2018 do CONSUN e o Edital do PAVE 2018

    O ProEDAI é coordenado pelo Professor Gilson Porciúncula, tem como bolsistas de ensino os alunos Everton Freitas (Engenharia de Produção) e Taiane Cândido (Engenharia Agrícola) e como colaboradores o professor Rômulo Nunes, a mestranda em Sociologia Mara Beatriz Nunes e a Técnica Administrativa Adriana Gomes.

  • Professor do CEng defende Tese de Doutorado

    Com muita alegria, informamos que o Prof. Eduardo Schneider defendeu sua Tese de Doutorado na tarde do dia 21/08, intitulada Exact calculations for the Lagrangian velocity e supervisionada pelo Dr. Craig Zirbel (Doutor em Matemática Aplicada e Computacional por Princeton University).

    O trabalho traz vários resultados teóricos e cálculos exatos para a descrição Lagrangiana do problema de transporte passivo em campos de velocidade aleatória, muitas vezes componente essencial em pesquisas aplicadas relacionadas à dispersão de poluentes e previsão do tempo. Além disso, os métodos de computação simbólica e simulações numéricas também explorados em seu trabalho podem ser de interesse em diversas aplicações em Engenharia.

    O Centro de Engenharias parabeniza o professor Eduardo pela conquista!
    Sucesso e bom retorno ao CEng!
  • Projeto GAMA abre inscrições para novas turmas das Atividades de Reforço em Cálculo.

    O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o IFM – Instituto de Física e Matemática e PRE – Pró-reitoria de Ensino, disponibilizou as inscrições para as Atividades de Reforço em Cálculo, com turmas para o Módulo de Matemática Básica, Módulo de Funções e para o Módulo de Funções trigonométricas, exponenciais e logarítmicas.

    Estão sendo oferecidas 5 (cinco) turmas, cada uma com 60 vagas, sendo duas delas em horários intermediários (das 17:00 às 19:00),  duas aos sábados pela manhã e uma no sábados à tarde.

    A duração de cada módulo será de três semanas e os participantes que obtiverem pelo menos 75% de frequência terão direito a um certificado de 12 (doze) horas.

    O público prioritário é formado pelos estudantes ingressantes de 2018 que possuem disciplinas de cálculo em sua grade curricular e 50% das vagas são prioritárias para estudantes bolsistas da PRAE.

    As inscrições vão de 16/08/18 à 23/08/18 (até às 14hs) e a relação de turmas será divulgada no dia 24/08/18.
     
    Inscrições, horários e locais das aulas e maiores informações podem ser obtidas na página do Projeto GAMA: http://wp.ufpel.edu.br/projetogama/
  • Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia

    Participe do mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil:

    A Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), as Instituições de ensino superior em Engenharia da Bahia e nós da Exsto, convidamos você  para estarmos juntos no XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e no 1º Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. O evento que acontece anualmente e tem como foco a educação em engenharia, tendo, esta edição, o tema principal “Educação Inovadora para uma Engenharia Sustentável”.

     Clique abaixo e veja a programação:   

  • MOSTRAROB – Mostra Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia

    Foram prorrogadas até 08 de agosto as inscrições para a 7ª MOSTRAROB, que será realizada nos dias 30 e 31 de agosto de 2018, no IFSul Câmpus Pelotas.  A Mostra Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia – MOSTRAROB é um evento educacional, realizado anualmente no Campus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), que tem por objetivo propagar a importância do investimento em pesquisa e desenvolvimento de projetos técnico-científicos nas instituições de ensino como fator determinante para a evolução econômica, tecnológica e social de nosso país.

    Maiores informações estão disponíveis em http://www.mostrarob.com/site/perguntasfrequentes.

  • Procedimentos Matrícula 2018/2 CEng

    Os procedimentos que serão adotados durante a matrícula no Centro de Engenharias são apresentados no arquivo abaixo:

    Procedimentos Matricula 2018_2

    Ordem de atendimento – CORREÇÃO DE MATRÍCULA

    Ordem de atendimento – MATRÍCULA ESPECIAL – FORMULÁRIO GOOGLE ( de 20/08- 14h a 22/08 – 20h)

    Este semestre o CEng está com um projeto piloto de Correção de Matrícula e Matrícula Especial ONLINE. O curso Geoprocessamento terá sua matrícula com cronograma diferenciado : Procedimentos matricula 2018_2 – Geoprocessamento . Todas as informações estão disponíveis em:  https://wp.ufpel.edu.br/geoprocessamento/

    Dúvidas quanto aos procedimentos, enviar e-mail para sua coordenação (caso seja aluno do CEng) e caso não seja para a Direção Adjunta (direcao.ceng@gmail.com).

    MODELO PROCURAÇÃO

    AUTORIZAÇÃO-PADRÃO-DE-MATRÍCULA-ESPECIAL 2018_2

    FORMULÁRIO-CORREÇÃO-DE-MATRÍCULA 2018_2

    Equivalências CEng x IFM (Matemática)

    Boa matrícula!