Estudantes de graduação em Direito, Arquitetura, Antropologia, Ciências Contábeis, Design ou Publicidade e Propaganda, Engenharia Civil, Geologia e Jornalismo podem se inscrever no processo seletivo até 6 de abril
O período de inscrição para o processo seletivo de estudantes de graduação em Direito, Arquitetura, Antropologia, Ciências Contábeis, Design ou Publicidade e Propaganda, Engenharia Civil, Geologia e Jornalismo para estágio no Ministério Público Federal (MPF) no Rio Grande do Sul foi prorrogado até o próximo dia 6 de abril. Interessados devem se inscrever por meio deste link.
As provas referentes ao processo seletivo serão realizadas no dia 13 de abril, em local a ser confirmado no site do MPF/RS. A classificação preliminar dos candidatos está prevista para ser divulgada no dia 25 de abril.
Vagas – As vagas e/ou cadastro reserva do curso de Direito (graduação) são para a Procuradoria da República no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e para as procuradorias da República em Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo e Rio Grande. Também haverá seleção para pós-graduandos nos municípios de Porto Alegre, Capão da Canoa e Erechim.
Para os demais cursos de graduação (Arquitetura e Urbanismo, Antropologia, Ciências Contábeis, Design ou Publicidade e Propaganda, Engenharia Civil, Geologia e Jornalismo) as vagas e /ou cadastro reserva são para estágio na Procuradoria da República no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
O acesso aos editais do processo seletivo, bem como o link da inscrição podem ser feitos acessando: www.mpf.mp.br/rs/estagie-conosco.
Maiores informações e/ou dúvidas pelos telefones (51) 3284-6585/7304; (51) 99664-5999 e (51) 99848-5516.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Telefone MPF: (51) 3284-7200
Telefones ASCOM: (51) 3284-7200 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS
Na tarde de sexta-feira (24/03), o Chefe do Núcleo Segurança da Universidade Federal de Pelotas (NUSEG), Luiz Fernando Beck, esteve no Centro de Engenharias conversando com o Diretor do CEng Professor Bruno Vieira, a respeito da segurança no entorno dos prédios, orientações e precauções à serem tomadas pela comunidade.
Em reunião, foram repassadas algumas informações e dicas de segurança de como proceder em casos de perseguição, assédio, assaltos entre outros.
Um importante ponto destacado pelo Chefe do NUSEG, é que em qualquer um desses casos seja feito o Boletim de Ocorrência para que hajam dados que auxiliem o núcleo junto à Polícia a fim de mapear as zonas do entorno dos prédios, solicitar efetivo policial, de modo que a inteligência esteja a serviço da comunidade.
Na página do NUSEG – https://wp.ufpel.edu.br/nuseg/, estão disponíveis mais informações, dicas e contatos bem como link direto para que seja feito o B.O de maneira Online, rápida e fácil.
Em Caso de Emergência dentro da UFPEL – (53) 3284-3999
Nunca reaja à tentativa de assalto.
Evite Circular por zonas isoladas e sem iluminação no deslocamentos dos prédios.
Evite o uso de celular, fones de ouvidos e objetos que possam causar distração.
Priorize caminhos que sejam comuns à maioria das pessoas.
Procure utilizar o Transporte Coletivo, mas se precisar ir a pé, evite andar só.
Caso seja vítima de assalto Ligue imediatamente para a Guarda Municipal (153) ou Brigada Militar (190).
A Revista Ciência da Madeira é um periódico de divulgação técnico-científica, sem fins lucrativos, vinculada à Universidade Federal de Pelotas. É uma proposta da Revista Ciência da Madeira a possibilidade da inserção de “audio-papers“, a fim de facilitar a leitura de artigos científicos e a inclusão dos leitores. Dessa forma o Bolsista irá auxiliar na remodelação da proposta técnica, e na estrutura do sistema e suas plataformas visual, auditiva por meio da narração dos audios-papers da revista, editoração e formatação dos artigos da revista, como também de ações de inclusão e “Ciência aberta”. Contribuindo para sua formação profissional e cidadã.
Na seleção estão abertas vagas para voluntários e um bolsista de ações afirmativas para estudantes com deficiência e/ou necessidades especiais. As inscrições serão recebidas, por formulário eletrônico, até 29 de março de 2023.
A psicóloga da Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida – CSQV, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – PROGEP/UFPEL e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas, Angélica Gonçalves Peter. Com o apoio da PROGEP, está desenvolvendo a pesquisa intitulada “Saúde Mental da Comunidade Universitária Após a Suspensão das Medidas de Restrição da Pandemia de COVID-19”, que visa avaliar a saúde mental (ansiedade, depressão, estresse e ideação suicida) de servidores(as) e estudantes da UFPEL, e compreender os fatores associados (sociodemográficos, estilo de vida, impacto negativo da COVID-19, etc.) após o regime de distanciamento social.
Os resultados contribuirão para subsidiar ações de prevenção e promoção da saúde desenvolvidas pela CSQV, por meio do Programa Viva Bem.
Os alunos podem participar através do link: bit.ly/saudementalalunosufpel, sendo 15 minutos o tempo estimado para o preenchimento do questionário.
O link para os servidores (docentes e técnicos-administrativos) é: bit.ly/saudementalservidorufpel. E o tempo estimado de resposta é de 8 minutos.
No dia 22 de março, a PRAE (Pró Reitoria de Assuntos Estudantis) realizará um evento de ações preventivas ligadas à saúde no Campus Capão do Leão. O evento contará com acolhimento em saúde mental, atividades culturais, e tira dúvidas sobre os programas de Auxílios da PRAE, entre outros atendimentos descritos no card de divulgação.
Estão abertas as inscrições para as Salas de Apoio Pedagógico de 2022/2 ofertadas pelo Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente da Universidade Federal de Pelotas (Nupadi/UFPel).
As atividades são pensadas para auxiliar estudantes que estejam vivenciando dificuldades na leitura e escrita acadêmica, na organização dos estudos ou que precisem manter o foco com mais entusiasmo e consistência.
As atividades começam na semana do dia 13 de março e ocorrerão sempre no Campus II (Rua Almirante Barroso, 1.202), nos dias e horários especificados abaixo.
A organização é da Coordenação de Permanência, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).
“Roda Sonora”, com Josy Dias Anacleto
Segunda-feira de manhã: das 10h às 11h30min – Sala 118
Consiste na utilização da música e de instrumentos sonoros para promover momentos de relaxamento aos estudantes, buscando melhorar a atenção durante os estudos e diminuir o estresse provocado pelas questões diárias dentro da universidade.
“Leitura, estudo e escrita na universidade – Melhorando as práticas acadêmicas”, com Rogéria Guttier
Segundas-feiras à tarde: das 16h às 17h30min – Sala 112
Quartas-feiras de manhã: das 9h às 10h30min – Sala 112
Consiste em oferecer dicas e exercícios sobre como ler, estudar e escrever na universidade; como estudar e memorizar; métodos de estudos, estratégias e afins; organização de tempo e técnicas de estudo; como descobrir horário e ambiente de estudo que propicie o desenvolvimento favorável para o sucesso acadêmico e como organizar as tantas tarefas diárias através do gerenciamento do tempo.
“Café com Estudos”, com Lúcia Peres
Sábados de manhã: das 10h às 11h – Sala 118G
Café com estudos prevê conversas e dicas sobre a melhor modalidade para cada um estudar e melhor aprender. Assim como o café, com vários sabores e aromas, também somos nós. Resta saber aquilo que nos faz mais “ligado” e nos causa bem-estar. Vamos descobrir juntos?
Encontros nos dias:
Março: 25/03
Abril: 14 e 28/04
Maio: 19/05
Junho: 09 e 30/06
O Grupo de Interlocução Pedagógica (GIP) encaminhou o Memorando Circular nº 1/2023/CPU/PRE/REITORIA com o intuito de captar o interesse de docentes nas ações que o GIP desenvolve. Para isso, solicitam o preenchimento da pesquisa através do formulário abaixo:
A Universidade Federal de Pelotas torna público o Edital de Seleção de Bolsistas LABCEE/LINSE 2023, que visa selecionar bolsista para colaborar nas áreas de atuação do Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE) e Laboratório de Inspeção de Eficiência Energética em Edificações (LINSE).
Período de inscrições: 08 à 15 de março de 2023
03 (três) vagas, sendo 2 (duas) vagas para ampla concorrência e 1 (uma) vaga para candidato em
vulnerabilidade social.
Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (8), a gestão da Universidade Federal de Pelotas decidiu aumentar em 25% o valor das bolsas dos programas de bolsas institucionais. Tal reajuste contempla as modalidades de iniciação científica e tecnológica, ensino e extensão para estudantes de graduação.
A administração da Universidade destaca, no entanto, que a UFPel ainda enfrenta uma grave crise orçamentária: o orçamento desse ano da Universidade é ainda menor que do ano passado. Embora sinalizada pelo Governo Federal, a suplementação desses valores, considerada pela instituição fundamental, não tem confirmação de prazos e valores.
Mesmo assim, frente a todas as dificuldades orçamentárias que a Universidade vem passando ao longo dos últimos anos, com o orçamento muito abaixo do necessário para custear as atividades da Instituição, a UFPel entende como prioritária a aplicação desse reajuste para melhorar as condições de permanência de seus estudantes.
Mais de 2,6 mil vagas, distribuídas em 77 cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), são oferecidas no processo seletivo complementar para quem já tenha mantido vínculo com a Educação Superior. O Edital de transferência, reopção, reingresso, portador de diploma e retomada de estudos receberá as inscrições de 20 (a partir das 8h) a 25 de março, exclusivamente pela Internet. Além dessas oportunidades, há editais específicos para Direito e Medicina.
Para participar, é necessário preencher ficha on-line pelo Sistema Cobalto e anexar os documentos exigidos no Edital, de acordo com a modalidade indicada. De forma a auxiliar nessa etapa, a Universidade elaborou um guia com o passo a passo. Não há cobrança nesse processo seletivo.
Demais informações, como as especificações de requisitos e a distribuição de vagas, estão disponíveis no Edital. Para alguns cursos, é necessário que sejam aproveitadas, ao mínimo, três disciplinas específicas do primeiro semestre ou da integralidade do curso. Ocritério de seleção, em todos os casos, consiste no maior número de disciplinas a serem aproveitadas, independentemente da modalidade de ingresso.
Ações Afirmativas
Há reserva de vagas, nos mesmos percentuais adotados pela UFPel no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Também há cotas para quilombolas e indígenas, referentes ao processo seletivo especial para comunidades quilombolas e povos indígenas.
Modalidades disponíveis
Reopção: troca de curso de forma interna na UFPel;
Transferência: voltada para estudantes com matrícula em outra instituição de Ensino Superior;
Reingresso: retorno às atividades de estudante que já tenha sido vinculado à UFPel e tenha abandonado ou cancelado a sua matrícula;
Portador de diploma: ingresso de estudantes que já tenham concluído curso superior de graduação;
Retomada de estudos: destinada a quem já tenha iniciado curso superior em outra instituição e tenha abandonado os estudos.
O ingresso no curso de Medicina da UFPel, por processo seletivo complementar, também será organizado por Edital específico, com previsão de publicação na terça-feira (7). O processo seletivo complementar para o curso de Medicina ofertará 20 vagas, com inscrições de 10 a 23 de março.