Início do conteúdo
    Notícias
  • Contatos – CEng

    Direção: Bruno Müller Vieira –> e-mail  direcao.ceng.ufpel@gmail.com

    Direção Adjunta: Aline Tabarelli–> e-mail aline.tabarelli@ufpel.edu.br

    Chefe do Núcleo Administrativo: Vinícius Muñoz–> e-mail viniciusmunoz.ceng@gmail.com

    T.I do CEng: Leonardo Manetti –>e-mail ti.ceng@ufpel.edu.br

    Secretaria da Direção: Laureci  Lane Araújo Silva–> e-mail laureci.silva94@gmail.com

    Secretaria das Câmaras: Claudia Farias–> e-mail secretaria.ufpel.ceng@gmail.com

    Redes Sociais CEng: Leonardo Manetti–> e-mail ti.ceng@ufpel.edu.br

     

  • REESULTADO DO EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA PESQUISADOR(A) DE INOVAÇÃO APRENDIZ

    A Unidade Embrapii InovaAgro UFPel: Tecnologias para a Agricultura e Agroindústria / Máquinas Agrícolas, torna público o resultado da seleção de bolsistas para atuar nos seus projetos.

    Classificados área de Engenharia Agrícola, Engenharia Eletrônica e Engenharia de Controle e Automação:

    Rafael de Oliveira Fabres

    Lucas da Silva Perleberg

    Guilherme Schons

    Suplentes (cadastro reserva) área de Engenharia Agrícola, Engenharia Eletrônica e Engenharia de Controle e Automação:

    Allan Maldaner Rodrigues

    Thais de Almeida Lucas

    Gabriel Alves de Sousa

    Luis Carlos Rodrigues Linares

    Ricardo Kurz Bunde

    Caio Evangelista dos Santos

    Classificados área de Agronomia:

    Inacio Rusch Adamoli

    Suplentes (cadastro reserva) área de Agronomia:

    Leonardo Rodrigues Camacho

  • INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS NO EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA PESQUISADOR(A) DE INOVAÇÃO APRENDIZ

    A Unidade Embrapii InovaAgro UFPel: Tecnologias para a Agricultura e Agroindústria / Maquinas Agrícolas, torna pública a homologação das seguintes inscrições para a seleção de bolsistas para atuar nos seus projetos:

    Área de Agronomia:

    INACIO RUSCH ADAMOLI

    LEONARDO RODRIGUES CAMACHO

     

    Área de Engenharia Agrícola, Eng. Eletrônica e Eng. de Controle e Automação:

    ALLAN MALDANER RODRIGUES

    CAIO EVANGELISTA DOS SANTOS

    GABRIEL ALVES DE SOUSA

    GUILHERME SCHONS

    ISADORA CAMARGO DO AMARAL

    LARA FERNADA SANT’ANA RIBEIRO

    LUCAS DA SILVA PERLEBERG

    LUIS CARLOS RODRIGUES LINARES

    RAFAEL DE OLIVEIRA FABRES

    RICARDO KURZ BUNDE

    THAIS DE ALMEIDA LUCAS

     

    As entrevistas ocorrerão na manhã desta quinta-feira 21/03/2024 de forma on-line e será enviado link individualmente via resposta ao e-mail de inscrição.

  • EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA PESQUISADOR(A) DE INOVAÇÃO APRENDIZ

    A Unidade Embrapii InovaAgro UFPel: Tecnologias para a Agricultura e Agroindústria / Máquinas Agrícolas, torna público que estão abertas as inscrições para a seleção de bolsistas para atuarem nos seus projetos.

    Serão selecionados 4 estudantes para Bolsas Pesquisador de Inovação Aprendiz, sendo 1 vaga para um aluno de Agronomia e 3 vagas de alunos dos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica, além de cadastro reserva.

    Inscrições de 14/03/2024 até às 23 horas do dia 19 de março de 2024.

    Para mais informações leia o edital.

    Edital-selecao-bolsistas_Embrapii-Canario-1

     

  • Pós-Graduação em Ciências Ambientais “SEGUNDA SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL (2024-1)”

    Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais
    EDITAL Nº 33/2024
    SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL 2024-1

    A Universidade Federal de Pelotas em conformidade com o Regimento Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado) tornam público, para conhecimento, o processo de seleção de candidatos interessados em cursar disciplinas obrigatórias e/ou optativas como aluno especial do referido Programa, nos termos estabelecidos neste Edital.

     

    edital de aluno especial 2024-1-vagas remanescentes

  • Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado)-SELEÇÃO DE ALUNO REGULAR ESPECIAL 2024-1/

    A Universidade Federal de Pelotas em conformidade com o Regimento Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado) tornam público, para conhecimento, o processo de seleção de candidatos interessados em cursar disciplinas obrigatórias e/ou optativas como aluno especial do referido Programa, nos termos
    estabelecidos neste Edital.

    I – DA INSCRIÇÃO
    As inscrições ao Exame de Seleção para cursar disciplinas obrigatórias e/ou optativas como aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFPel estarão abertas no período de 19 a 21 de Fevereiro de 2024(e-mail:ppgcambmestrado@gmail.com).

    edital para aluno especial 2024-1 final

  • Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais – EDITAL Nº 006/2024

    EDITAL Nº 006/2024
    SELEÇÃO DE ESTUDANTE REGULAR INGRESSO 2024-1
    A Universidade Federal de Pelotas em conformidade com o Regimento Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Coordenação do Programa de Mestrado Stricto Sensu em Ciências Ambientais tornam público, para conhecimento dos interessados, o processo de seleção dos candidatos do referido Programa, nos termos estabelecidos neste Edital.
    I – DA INSCRIÇÃO
    As inscrições ao Exame de Seleção para o Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da UFPel (R. Benjamin Constant, 989 – Porto – Pelotas – Rio Grande do Sul. CEP: 96010-020) estarão abertas no período de 27 de janeiro de 2024 a 15 de fevereiro de 2024

     

    EDITAL Nº 006/2024

  • Prédio 1001, do Centro de Engenharias, passará por reforma

    Há muito desejada pela comunidade do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas (CEng/UFPel), a revitalização do prédio 1001 irá iniciar no dia 1º de fevereiro. O imóvel, anexo ao prédio da Cotada, fica na rua Benjamin Constant, 1001, e possui dois pavimentos. O local receberá, no andar térreo, um auditório de 140 lugares, sala para estudos e espaço de convivência e, no piso superior, setes salas de aula, que podem ser flexibilizadas caso necessário.

    O espaço possui 1.250m2 de área e é inventariado. O investimento é de R$ 3,4 milhões. A obra, sob responsabilidade da empresa Rota Engenharia Ltda., será realizada com recurso próprio da Universidade e deve ser concluída em 18 meses.
    Na manhã desta sexta-feira (12), a reitora Isabela Andrade assinou o contrato que marca o início da revitalização do prédio. “É um momento emocionante. Essa reforma é um marco para a comunidade acadêmica”, destacou a gestora. O projeto é baseado na pesquisa e estudo inicial realizados como trabalho de conclusão de curso pelo aluno de Engenharia Civil Lucas Barbosa, que, em 2020, foi orientado pela reitora – à época, diretora do CEng. O levantamento de necessidades realizado pelo estudante junto à comunidade do CEng apontou as prioridades de utilização do espaço e, após o estudo pronto, a Pró-Reitoria de Planejamento de Desenvolvimento (Proplan) efetuou o projeto, incluindo aspectos de segurança e acessibilidade atendendo à legislação atual para a efetivação da proposta. “A qualificação foi pensada principalmente para os estudantes, que apontaram, como carência principal, áreas de convivência e auditório. Afinal, era uma unidade acadêmica com dez cursos de graduação e, naquele momento, com o maior número de alunos e alunas, que não tinha local para realizar suas semanas acadêmicas, por exemplo. Muito me orgulha esse projeto que é fruto do desejo que a comunidade expressou”, observou a reitora.

    Isabela lembrou que a proposta surgiu paralelamente ao Parque Linear da Alfândega, intervenção em espaço aberto que propôs a qualificação de três quadras, localizadas entre as ruas Conde de Porto Alegre, Dona Mariana, Xavier Ferreira e Uruguai. “A Superintendência de Infraestrutura fez uma série de ações no quarteirão da Praça da Alfândega e a ideia é que isso se amplie”, pontuou.

    A reitora ainda agradeceu o empenho da direção do CEng, sob liderança do professor Bruno Vieira, e o trabalho da equipe da Proplan, apesar dos desafios impostos pela escassez de recursos. Segundo ela, o projeto estava previsto no conjunto de prioridades apontados pela gestão desde 2017.

    O diretor Bruno Vieira comemorou o início das obras e destacou a felicidade do momento. “É um anseio antigo da comunidade do CEng, que precisa muito de infraestrutura”, disse, ponderando que muito ainda necessita ser feito.

    Ao explanar sobre o projeto, o coordenador de Obras e Projetos para Estrutura Física da UFPel, Cleidi Pinto, destacou que o novo auditório terá entrada independente do prédio da Cotada, oportunizando seu uso por toda a comunidade da UFPel, e as áreas de vivências para estudantes, em espaços fechados e abertos. “É um prédio inventariado, de volumetria protegida, que manterá suas características externas”, explicou.

    Substituindo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira Júnior, o coordenador de Desenvolvimento Institucional Participativo, Claiton Lencina, salientou a satisfação da Proplan pela concretização de um pleito antigo. Mencionando o protagonismo da Pró-Reitoria, falou sobre outras obras, como a realocação dos ambulatórios do HE para o prédio da antiga Laneira, os Planos de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio (PPCIs) – em vias de concretização -, o Largo do Bola, o deck do Anglo, dentre outras. “É uma caminhada, e estamos contentes mais uma vez por estarmos juntos num momento desses”, disse.

    A cerimônia de assinatura contou, ainda, com a presença do sócio-proprietário da Rota Engenharia, o engenheiro Rômulo Oliveira Tavares, e da chefe de gabinete substituta, Mariana Schardosim.