Início do conteúdo
    Notícias
  • Projeto GAMA oferece monitorias extras no próximo sábado.

    O Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o IFM – Instituto de Física e Matemática e PRE – Pró-reitoria de Ensino, oferecerá umonitorias extras no próximo sábado (07/12/19).

    O mutirão contará com monitorias de Pré-cálculo, Matemática Elementar, Cálculo 1, Cálculo 1A, Cálculo I, Cálculo A, Cálculo 2, Cálculo II,  Equações Diferenciais e ALGA – Álgebra Linear e Geometria Analítica.

    Os interessados poderão comparecer na sala 204 do Campus II (Rua Almirante Barroso, 1202) no próximo sábado (07/12/19), das 8:00 às 12:00.
    Não é necessária inscrição prévia para esta atividade.
  • Aluno do PPGAmb/CEng é aprovado para o Doutorado.

    O aluno do mestrado em Ciências Ambientais Vitor Alves Lourenço, egresso do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, foi aprovado hoje no doutorado do programa de Pós Graduação em Engenharia de Energia da Universidade Estadual do Oeste do Parana, Campus Cascavel, linha de pesquisa em biocombustíveis. Vitor Lourenço concorreu a uma das 15 vagas para doutorado e obteve êxito entre os 25 candidatos. No PPGCAmb da UFPel, Vitor é orientado pelo prof. Willian Nadaleti e desenvolve sua pesquisa em codigestão anaeróbia de efluentes para produção de energia renovável. Parabéns Vitor!

  • Projeto de Extensão do CEng conclui seus estudos no Perímetro de Irrigação do Arroio Duro no município de Camaquã/RS

    No dia 30 de novembro a equipe do Projeto de Avaliação e Revitalização do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (PAR-AUD) concluiu os estudos no Perímetro de Irrigação do Arroio Duro – AUD, onde executaram durante dois anos atividades de extensão relevantes para a região do município de Camaquã.

    O PAR-AUD foi uma parceria entre o Ministério de Desenvolvimento Regional – MDR, a UFPel e a Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro – AUD. Este projeto foi coordenado pelo professor Gilson Porciúncula, cuja equipe é composta por professores e técnicos administrativos do Centro de Engenharias – CENG, Centro de Desenvolvimento Tecnológico- CDTEC e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAURB, bolsistas de graduação, mestrado e doutorado de diversos cursos de Engenharia e da Arquitetura. Neste projeto foram definidas três metas de trabalho: Meta 1 – Estudo e Avaliação do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro, Meta 2 – Proposta de Revitalização do Perímetro e Meta 3 – Proposta de uso de Energia Alternativa para o Perímetro.

    Segundo Porciúncula, este projeto de extensão proporcionou um grande desafio na área de Engenharia, no qual estava evolvida uma equipe multidisciplinar, composta por pesquisadores docentes e técnicos administrativos, alunos de graduação, mestrado e doutorado. Neste projeto tivemos a oportunidade de colocar em prática as teorias de engenharia utilizando dispositivos didáticos reais, transformando o Perímetro de Irrigação do Arroio Duro em um grande laboratório.

    Além de atender os objetos de avaliação, proposta de revitalização e uso de energia alternativa para o Perímetro de Irrigação do Arroio Duro, foi uma grande oportunidade de aproximar as atividades da Universidade às demandas da sociedade, conciliando aprendizado prático com a solução de problemas. A partir desta interação resultaram publicações científicas e acadêmicas, sendo três Trabalhos de Conclusão de Curso, cinco relatórios de estágio, um Capítulo de livro (capítulo aceito), um Artigo em Revista, um artigo no ENPOS e seis resumos expandidos no SIIEPE.

    Devido aos resultados alcançados no Projeto PAR-AUD o MDR apresentou uma nova proposta de execução destes estudos, agora no município de Arroio Grande, no Perímetro de Irrigação do Chasqueiro. O Termo de Execução Descentralizada – TED, instrumento que disponibiliza recursos para o financiamento dos estudos, já está tramitando na UFPel.

     

  • Aplicação para Pesquisar Junto ao Projeto de Pesquisa em IoT – Desenvolvido no CEng/UFPel

    Neste âmbito das pesquisas promissoras na área de IoT e Indústria 4.0  este projeto busca acompanhar e propor aplicações atuais com aspectos presentes na formação dos futuros  Engenheiros Eletrônicos, Engenheiros de Controle e Automação e demais áreas de Tecnologia da Informação ou ainda áreas afins. Além de buscar fortemente a integração com outros grupos oriundos de outras Engenharias presentes no Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas.

    Projeto de IoT coordenador pelo Prof. Dr. Maiquel Canabarro esta com vagas abertas para colaboradores de diferentes áreas que estejam dispostos pesquisar soluções que envolvam IoT. Para tando, o formulário abaixo será utilizado como norte para possíveis ingresso no grupo de Pesquisa.

    Venha Pesquisar conosco!!!

  • Projeto GAMA abre inscrições para o Segundo Encontro de ALGA e para o Quarto Encontro de Cálculo 1 de 2019/2.

    O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o IFM – Instituto de Física e Matemática e PRE – Pró-reitoria de Ensino, abriu inscrições para o Segundo Encontro de  ALGA – Álgebra Linear e Geometria Analítica – e para o Quarto Encontro de Cálculo 1 de 2019/2, que ocorrerá no sábado (07/12/19) pela manhã.
     
    Os Encontros são atividades de quatro horas ministradas pelos bolsistas do GAMA e acompanhados presencialmente pela professora Rejane Pergher (ou eventualmente por outro(a) professor(a) colaborador(a) do GAMA). O objetivo é revisitar os conteúdos estabelecidos para o encontro através de revisões da teoria e resolução de exercícios pré estabelecidos.
    Os participantes terão direito a um certificado de 4 (quatro) horas.
     
    As inscrições podem ser realizadas até às 18hs do dia 05/12, e a turma será divulgada no dia 06/12.
     
    Inscrições e maiores informações podem ser obtidas na página do Projeto GAMA: http://wp.ufpel.edu.br/projetogama/
  • Homologações das Inscrições Recomposição Colegiado Engenharia de Petróleo

    A Comissão Eleitoral torna público o resultado da homologação das inscrições para a recomposição do colegiado do curso de Engenharia de Petróleo e convoca a comunidade docente do curso para participar do processo de consulta eleitoral que será realizado nos dias 4 e 5 de dezembro de 2019.

    Candidaturas homologadas para a vaga de suplente:

    – Suzana Maria Morsch;

    – Marcelo Schramm.

    Candidaturas homologadas para a vaga da área específica:

    – Forlan La Rosa Almeida.

  • Desafio Twizy Contest 2020 Renault

    Estão abertas as inscrições para o Desafio Twizy Contest 2020! A competição tem como tema esse ano “Como tornar a vida das pessoas melhores na cidade ou no campo com um veículo elétrico”.
    O intuito do desafio é encontrar uma solução inovadora para mobilidade utilizando o Twizy, veículo elétrico da Renault. Em edições anteriores, alunos do CEng já ganharam a competição e, em outra ocasião, foram finalistas.
    Se interessou? Então corre e se inscreve! As inscrições estarão abertas até 01 de dezembro.
    Maiores informações no documento abaixo!