Início do conteúdo
    Notícias
  • Restrição das atividades nos prédios do CEng/UFPel – atualizado em 04/06/2020

    Considerando a Nota da UFPel sobre os serviços terceirizados, publicada na página da Instituição no dia 19/03/2020 (http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/03/19/nota-da-ufpel-sobre-servicos-terceirizados/), informamos que:

    – O prédio do CEng/Cotada permanecerá com posto de Portaria das 7:00 às 19:00, todos os dias, além de vigia entre 17h e 23h;

    – Os prédios do CEng/Alfândega e CEng/Conde de Porto Alegre serão fechados, no intuito de dispensar o maior número de servidores terceirizados. Suas chaves para acesso estarão à disposição na portaria do prédio do CEng/Cotada;

    – As chaves de todos os prédios do Capão do Leão (inclusive do CEng/33) estarão à disposição no Pórtico de Entrada;

    – O prédio do CEng/Conde de Porto Alegre terá vigilantes 24 horas por dia;

    – Haverá redução dos serviços de limpeza de todos os prédios. Com isso, no CEng/Alfândega e CEng/Cotada, estarão à disposição para uso, somente, os banheiros do térreo.

    Ressaltamos, por fim, que a restrição das atividades e dispensa de servidores terceirizados reforça o papel institucional na prevenção do contágio do COVID-19.

    Essas alterações entraram em vigor no dia 20/03/2020 e esta notícia foi atualizada em 04/06/2020 com novas determinações.

  • Parque Linear da Alfândega

    Com muita alegria, compartilhamos com a comunidade do Centro de Engenharias que iniciaram as intervenções para o projeto Parque Linear da Alfândega! O projeto se trata de uma intervenção em um espaço aberto existente no Bairro Porto, na cidade de Pelotas/RS, que propõe a qualificação de três quadras, localizadas entre as ruas Conde de Porto Alegre, Dona Mariana, Xavier Ferreira e Uruguai. Neste primeiro momento, contamos com investimentos da UFPel.

    O projeto surge por iniciativa do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas, localizado em frente a Praça da Alfândega, entendendo que a praça e seu entorno poderiam ser mais qualificados para atender a comunidade universitária, moradores do bairro e cidadãos em geral. O projeto unificado com ênfase em extensão “REQUALIFICAÇÃO DA PRAÇA DA ALFÂNDEGA: UM NOVO ESPAÇO DE VIVÊNCIA!”, coordenado pela Profª. Claudia Fernanda Lemons e Silva, conta com a participação de professores e alunos do Centro de Engenharias.

    A proposta de intervenção urbana e paisagística foi desenvolvida pelo Núcleo de Extensão Habitat Social da Universidade Católica de Pelotas, liderada pelos professores Ricardo Mendes, Joseane Almeida e Fernanda Tomiello. Para seu desenvolvimento, houve diálogo com a comunidade do entorno, comunidade acadêmica do CEng e Prefeitura Municipal de Pelotas.

    O projeto prevê academia ao ar livre, instalação de bancos e lixeiras, parque infantil, quadras de esporte, espaço para aulas ao ar livre, faixas de pedestres e de ciclistas e áreas de estar e paraciclos.

    Que possamos desfrutar deste ambiente juntos em breve!

    Confira o projeto: https://www.youtube.com/watch?v=oVCanF5fMvM

  • Proposta para o CEng/1001 é apresentada ao Conselho da Unidade

    Na última reunião do Conselho do Centro de Engenharias ocorrida em 2020, foi apresentada proposta desenvolvida pelo acadêmico do Curso de Engenharia Civil, Lucas Barbosa da Silveira Rodrigues, para reforma e possibilidade de novo uso ao prédio do CEng/1001. A orientação do trabalho de graduação, que resultou nesta proposta, ficou sob a responsabilidade da Profª. Isabela Fernandes Andrade.
    Elaborada a partir do programa de necessidades estabelecido a partir de questionário aplicado à comunidade do Centro, a proposta foi apresentada através de planta baixa, imagens fotorrealistas e de imersão em realidade virtual.
    Além de estabelecer um processo criativo de planejamento inclusivo, a proposta tem como principais diretrizes a promoção de acessibilidade, a promoção de um espaço com bons índices de desempenho de edificações e segue critérios de preservação de patrimônio, já que o prédio integra o inventário do Município de Pelotas.
    A proposta contempla dois pavimentos, onde se distribuem áreas de convivência e lazer, recepção, portaria, acervo de livros, quatro salas de aula com capacidade de 20 alunos cada, espaços de estudos coletivos, áreas para mesas multiuso, espaço para cantina, espaço para copiadora, sanitários acessíveis e auditório com capacidade para até 160 pessoas, que suprirá demandas por espaços para formaturas e/ou eventos de reunião de público.
    O autor do trabalho, Lucas Barbosa, ressalta a importância da inclusão nos processos de planejamento da Universidade.

    Links para realidade virtual:
    https://meutour360.com.br/tour-360/tg2-1001-mezanino
    https://meutour360.com.br/tour-360/tg2-1001-convivencia
    https://meutour360.com.br/tour-360/tg2-1001-estudos
    https://meutour360.com.br/tour-360/tg2-1001-auditorio

  • Intervenções no CEng/Alfândega possibilitarão a instalação de aparelhos de ar condicionado

    No final de 2019 foram instalados ventiladores de parede nas seis salas de aula do CEng/Alfândega como medida alternativa adotada pela Direção até  solução definitiva em relação às pendências relacionadas a rede de alimentação para a instalação de equipamentos de ar condicionado no prédio.

    Nota:  https://wp.ufpel.edu.br/ceng/ventiladores-instalados-nas-salas-de-aula-do-ceng-alfandega/

    Passados doze meses, informamos que, após a elaboração do projeto de adequação da rede e avaliação da carga instalada e demandada no prédio CEng/Alfândega (abril/2020) e de visita da CEEE à edificação, teve início ontem, dia 21/12/2020, as adequações necessárias na rede elétrica do prédio para que seja possível a instalação de novos equipamentos de ar condicionado.
    Agradecemos o empenho nesta demanda dos servidores Rafael Rutz, Giusepe Stefanello e Tiago Venske Vahl (SUINFRA/PRA).
  • Nova Estação Total é adquirida pelo Centro de Engenharias

    Informamos a Comunidade Acadêmica do Centro de Engenharias que foi adquirida pela Unidade, NOVA ESTAÇÃO TOTAL para as aulas práticas de topografia e outras disciplinas que necessitam de levantamentos topográficos. O equipamento já encontra-se no Centro de Engenharias. Além disso, realizamos recente manutenção e calibração de 5 equipamentos existentes.

    Quanto ao Técnico de Laboratório/área: topografia, vaga conquistada recentemente,  fomos informados que o cargo será provido quando da realização do próximo concurso para TAE’s, sendo a previsão da respectiva abertura de edital em breve. A PROGEP aguarda por parte do MEC a conversão de outros cargos que irão para esse concurso.

    Cabe salientar que o conserto, manutenção e aquisição desses equipamentos era uma demanda antiga da Unidade, além da necessidade de técnico para a área.

     

     

  • Homenagem ao Professor Amauri Espírito Santo

    Na última sexta-feira, dia 04/12, servidores ativos, aposentados, e alunos do Centro de Engenharias e de outras Unidades Acadêmicas da Universidade Federal de Pelotas prestaram, de forma virtual, uma singela homenagem ao professor, recentemente aposentado, Amauri Cruz Espírito Santo.

    Na ocasião, o Professor Carlos Tillmann, bastante emocionado, destacou diversos momentos da trajetória do Prof. Amauri na Faculdade de Engenharia Agrícola, na qual o homenageado foi seu professor, salientando a competência e comprometimento do Prof. Amauri em sua formação e na formação de Engenheiros ao longo desses anos. Destacou, ainda, a participação ativa do Prof. Amauri na criação do Centro de Engenharias e ampliação dos cursos de Engenharia na UFPel, incluindo sua defesa de criação de um curso de Engenharia de Produção totalmente noturno, oferecendo oportunidade aos estudantes que trabalhassem durante o dia. Durante a homenagem, a Profª. Aline Paliga, Diretora Adjunta do Centro de Engenharias, projetou diversas fotos da trajetória do Prof. Amauri ao longo dos anos.

    Com a palavra, o Prof. Amauri agradeceu a homenagem, destacou a convivência ao longo dos anos, com alunos, servidores técnico-administrativos, docentes, aos amigos feitos ao longo dessa trajetória, como combustível para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia. Agradeceu aos colegas, envolvidos na consolidação dos cursos do Centro de Engenharias.

    Ao longo das falas, professores, técnicos e alunos se manifestavam pelo chat, parabenizando o Prof. Amauri. Ao final, houve salva de palmas virtual. Por fim, a Profª. Isabela Andrade, Diretora do CEng, agradeceu a presença de todos e reiterou ao Prof. Amauri que o Centro de Engenharias estará sempre de portas abertas.