Memórias: UFPel

A Universidade Federal de Pelotas, fundada em 08 de agosto de 1969, tem suas origens em cursos de graduação já existentes na cidade desde o século XIX e início do século XX. As unidades pioneiras foram o Lyceu Rio-Grandense de Agronomia e Veterinária, a Faculdade de Odontologia, a Faculdade de Direito, a Faculdade de Medicina (inicialmente na condição de agregada), a Escola de Belas Artes, o Conservatório de Música, o Instituto de Sociologia e Política,  a Escola Superior de Ciências Domésticas, a Escola de Pós-Graduação e o Centro de Treinamento e Informação (Cetreisul) (as três últimas extintas). As primeiras três décadas da Universidade foram descritas na obra “UFPel: 30 anos“, organizada pelo Prof. Mario Osorio Magalhães.

A ideia da Série “Memórias: UFPel” surgiu após a feitura do livro Uma Casa chamada Leiga, a partir da qual se retomou a trajetória do NDH de realizar estudos sobre a história institucional da Universidade. É importante dizer que está sendo escrita a história da Faculdade de Enfermagem e, recentemente, se estabeleceu uma parceria com o Centro de Pesquisas Epidemiológicas Dr. Amílcar Gigante para a organização de seu acervo.

Neste sentido, o projeto “Memórias: UFPel” pretende construir narrativas com professores e servidores técnicos-administrativos, tanto atuais como aposentados, além de discentes que estão em atividade e egressos dos diferentes cursos de graduação e pós-graduação.

A intenção é tanto de realizar trabalhos acadêmicos sobre os primeiros anos relacionados à fundação, pós 1969, ao se observar períodos específicos (ditadura civil-militar e abertura política), como construir fontes que possam ser utilizadas com gerações futuras que pretendam refletir sobre a história da instituição.

O projeto começou a partir de entrevistas temáticas de História Oral com ocupantes de cargos da gestão Construção (1989-1992), mas vai seguir enfocando outros períodos da história da UFPel, já que se pretende entrevistar todos os reitores e reitoras que estão vivos. Junto às entrevistas, a equipe do projeto está coletando materiais impressos e fotografias que serão disponibilizados no site do Núcleo.