Início do conteúdo
História

Memória Institucional

O Instituto de Sociologia e Política foi criado em 1958, sob inspiração da Unesco, constituindo-se como um órgão autônomo da Faculdade de Direito de Pelotas, então vinculada à, então denominada, Universidade do Rio Grande do Sul (URGS). Nesse período, o atual IFISP era uma unidade destinada à promoção de cursos, seminários e debates sobre temas sociais. Quando a UFPel foi criada, em 1969, foi uma das unidades fundadoras, ao lado de faculdades, como as de Agronomia, Odontologia, Direito e Medicina, que existiam anteriormente no município como unidades independentes ou vinculadas à URGS.

Ao longo da década de 1970, com o recrudescimento da ditadura militar e a desconfiança com o perigo representado pelas Ciências Sociais, o IFISP foi desativado e só voltou a funcionar em 1983, com a intensificação do processo de redemocratização do país. Nessa nova fase, organizado sob a forma do Departamento de Sociologia e Política, além de desenvolver atividades de pesquisa e de extensão que compunham sua tradição, passou a atuar como instituto básico de ensino, oferecendo essas disciplinas aos mais diversos cursos da UFPel, em especial o de Direito. Em 1985, o IFISP passou a desenvolver atividades de ensino de pós-graduação ao criar seu primeiro curso próprio, o de Especialização em Política (hoje de Sociologia e Política). Seis anos depois, em 1991, foi criado o primeiro curso de graduação, o Bacharelado em Ciências Sociais, ampliado em 1994 para a Licenciatura em Ciências Sociais. Em 2005, a CAPES autorizou a instalação do Mestrado em Ciências Sociais, hoje extinto.

Um marco importante na história da IFISP ocorreu em 2008, quando recebeu a adesão do Departamento de Filosofia e todas as suas atividades, ou seja, os cursos de graduação em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) e de Mestrado em Filosofia.

Em 2010 foi aprovado pela CAPES os Programas de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política, que em 2011 iniciaram suas atividades com suas primeiras turmas de Mestrado.

Em 2014 foi aprovado o Doutorado em Filosofia pelo Conselho Científico da CAPES. As atividades do Doutorado em Filosofia da UFPel iniciaram em agosto de 2015. Em 2015 o PPG em Ciência Política obteve recomendação da CAPES para o funcionamento do curso de Doutorado, cuja primeira turma iniciou as atividades com cinco alunos em 2016. Em 2016 o PPG Sociologia conquistou o conceito 4, credenciando-o para abertura do curso de Doutorado, o qual foi aprovado em setembro de 2018 e passando a funcionar em março de 2019.

Em 2019 o IFISP recebeu a adesão do curso de graduação em Relações Internacionais, devido à afinidade epistemológica e teórica das Relações Internacionais com os demais cursos desta unidade.

Dessa forma, hoje o IFISP conta com dois Departamentos, três Programas de Pós-Graduação e cinco Cursos de Graduação presenciais, além de um curso de Especialização lato-sensu a distância e um curso de Graduação semi-presencial, vinculado ao programa Universidade Aberta do Brasil. 

O Instituto de Sociologia e Política - ISP

Até 2013, o IFISP era ISP – Instituto de Sociologia e Política. Visite o site do ISP

Site do IFISP 2013-2022

A partir de 2015, já sob o nome IFISP, foi criado o presente site, que seria reformulado em 2022 para o layout UFPel 2.0. Veja abaixo registros do layout anterior e da identidade visual:

Printscreen do site no layout antigo

Printscreen do site no layout antigo

Identidade Visual 2013-2022 Identidade Visual 2013-2022 alternativa

Publicado por Gabriela Chaves em 13/11/2022.