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Bacharelado em Filosofia

História da Filosofia na UFPel

O Curso de Filosofia – Licenciatura em Filosofia – foi criado em agosto de 1984, começando a funcionar em março de 1985, com uma matrícula de 40 alunos e duração do curso prevista para oito semestres.

A criação do Curso de Filosofia articulou-se ao fato de que a UFPel apresentava uma diversidade de cursos de graduação, todos eles inseridos no âmbito comunitário, contribuindo de maneira decisiva para o desenvolvimento sócio-econômico-cultural da região. Com o Curso de Filosofia visava-se proporcionar uma concepção unitária e articulada do saber, para promover uma compreensão mais profunda da problemática do Homem e de sua inserção na realidade histórica.

A criação do Curso de Bacharelado em Filosofia, com vigência a partir do primeiro semestre de 2006, vem reforçar as metas acima mencionadas. O objetivo principal do curso é formar pesquisadores de filosofia, capacitados a enfrentar com sucesso os desafios de sua futura vida profissional. Visa-se, com isso, a uma atitude investigativa e crítica, através do desenvolvimento da capacidade de compreender, analisar e interpretar as principais questões filosóficas.

Com as transformações ocorridas nos últimos anos no Brasil e no mundo, é necessário construir um novo projeto pedagógico e uma nova matriz curricular, que permitam uma intervenção e uma reflexão crítica sobre a realidade cultural em que a universidade, os alunos e os professores estão inseridos. É necessário salientar, nesse sentido, o empenho do Curso de Filosofia em participar da elaboração e implementação do PAVE – Programa de Avaliação da Vida Escolar (CES-UFPel), no qual a filosofia pode contribuir para a construção de conhecimentos significativos e para a reflexão acerca das questões éticas de nossa época.

Em consonância com os eixos norteadores do Projeto Pedagógico da UFPel, e com o Parecer CNE/CES 492/2001, o qual instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Filosofia, com a Resolução CNE/CP 01/2002, a qual estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores e ainda, segundo a Resolução CNE/CP 02/2002, a qual institui a duração e a carga horária dos cursos de Licenciatura, o Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia tem como princípios:

– O compromisso do curso com os interesses coletivos, com a promoção integral da cidadania e com o respeito à pessoa, na tradição de defesa e fomento dos direitos humanos;

– A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, em que a produção do conhecimento esteja ligada ao agir autônomo e político;

– Integração entre o ensino de graduação e pós-graduação. O Programa de Pós-graduação em Filosofia, em funcionamento desde o ano de 2008, tem como área de concentração Ética e Filosofia Política e, por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão oferece aos discentes possibilidades de integração das mesmas com sua formação na graduação (outros aspectos, ver item 12 deste Projeto);

– O caráter multidirecional e interativo do processo de ensino e aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento das práticas de investigação, o acolhimento da diversidade e o exercício de atividades de enriquecimento cultural;

– A compreensão da figura do professor como fundamental na aplicação de metodologias e de recursos inovadores na relação de ensino e aprendizagem, inclusive das novas tecnologias de informação e de comunicação.

Funcionamento e Ingresso
Nível/Grau: Graduação/Bacharelado
Modalidade: Presencial
Turno de funcionamento: Noturno
Duração do curso: 8 semestres
A0 L1 L2 L5 L6 L9 L10 L13 L14 L30 Total
PAVE 2023/1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 9
SISU 2023/1 13 2 3 2 3 1 1 1 1 27
Contextualização

O Curso de Filosofia – inicialmente Licenciatura ‘Plena’ em Filosofia – foi criado em agosto de 1984, começando a funcionar em março de 1985, com uma matrícula de 40 alunos e duração do curso prevista para oito semestres.
A criação do Curso de Filosofia articulou-se ao fato de que a UFPel apresentava uma diversidade de cursos de graduação, todos eles inseridos no âmbito comunitário, contribuindo de maneira decisiva para o desenvolvimento sócio-econômico-cultural da região. Com o Curso de Filosofia visava-se proporcionar uma concepção unitária e articulada do saber, para promover uma compreensão mais profunda da problemática do Homem e de sua inserção na realidade histórica.
A criação do Curso de Bacharelado em Filosofia, com vigência a partir do primeiro semestre de 2006, veio reforçar as metas acima mencionadas. O objetivo principal do curso sempre foi formar pesquisadores de filosofia, capacitados a enfrentar com sucesso os desafios de sua futura vida profissional. Visa-se, com isso, a uma atitude investigativa e crítica, através do desenvolvimento da capacidade de compreender, analisar e interpretar as principais questões filosóficas.
Com as transformações ocorridas nos últimos anos no Brasil e no mundo, fez-se necessário construir um novo projeto pedagógico e uma nova matriz curricular, que permitam uma intervenção e uma reflexão crítica sobre a realidade cultural em que a universidade, os alunos e os professores estão inseridos, no caso, no âmbito do Bacharelado em Filosofia. Apesar de na última avaliação do ENADE, tanto a nota do Curso, quanto seu CPC tenha sido quatro (4), quer-se sempre melhorar e aprimorar as relações de ensino e aprendizagem voltadas a excelência, sobretudo, na pesquisa na área de Filosofia.  Também, faz-se necessário relembrar, aqui, o empenho do Curso de Filosofia em participar da elaboração e implantação do PAVE – Programa de Avaliação da Vida Escolar (CES-UFPel), no qual a filosofia pode contribuir para a construção de conhecimentos significativos e para a reflexão acerca das questões éticas de nossa época.
Em consonância com os eixos norteadores do Projeto Pedagógico da UFPel, e com o Parecer CNE/CES 492/2001, o qual instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Filosofia, o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Filosofia tem como princípios:

  • O compromisso do curso com os interesses coletivos, com a promoção integral da cidadania e com o respeito à pessoa, na tradição de defesa e fomento dos direitos humanos;
  • A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, em que a produção do conhecimento esteja ligada ao agir autônomo e político;
  • Integração entre o ensino de graduação e pós-graduação. O Programa de Pós-graduação em Filosofia, em funcionamento desde o ano de 2008, tem como área de concentração Ética e Filosofia Política e, por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão oferece aos discentes possibilidades de integração das mesmas com sua formação na graduação, tanto em nível de MESTRADO, quanto de DOUTORADO, aprovado pela CAPES,  e que inicia suas turmas em 2015/1.
  • O caráter multidirecional e interativo do processo de ensino e aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento das práticas de investigação, o acolhimento da diversidade e o exercício de atividades de enriquecimento cultural;
  • A compreensão da figura do professor/pesquisador como fundamental na aplicação de metodologias e de recursos inovadores na relação de ensino e aprendizagem, inclusive das novas tecnologias de informação e de comunicação.
Objetivos

O objetivo principal do curso é formar pesquisadores na área de filosofia, capacitados a enfrentar com sucesso os desafios de sua futura vida profissional. Visa-se, com isso, o desenvolvimento da capacidade de compreender, analisar e interpretar as principais questões filosóficas, no âmbito intelectual que caracteriza a formação na área, e poder discutir, também, aspectos da realidade a partir delas.
Especificamente o cursos visa:
– Propiciar conhecimento teórico geral sobre a Filosofia, sua história, períodos principais, escolas, tendências e respectivos expoentes (conhecer sobre filosofia);
– Caracterizar e aprofundar o conhecimento em torno dos problemas filosóficos fundamentais, pertencentes ao mundo prático e cotidiano e as perspectivas possíveis de interpretação (capacidade de aplicar a metodologia filosófica aos mais diversos temas);
– Capacitar o formando através dos conhecimentos metodológicos a atuar como pesquisador na área da filosofia;
– Contribuir para a capacitação na leitura de textos em língua estrangeira, compatíveis com as escolas principais da Filosofia.

Perfil do Egresso

O aluno de Bacharelado em Filosofia, na perspectiva de seus formadores, os professores do Departamento de Filosofia da UFpel, deverá obter uma sólida formação de História da Filosofia, que lhe possibilite desenvolver a capacidade de compreender, analisar e interpretar os principais temas, questões e sistemas filosóficos, e de refletir criticamente acerca da realidade sociocultural em que se insere.
O egresso deverá desenvolver com competência a pesquisa filosófica, a partir do rigor da análise e da interpretação dos textos filosóficos relevantes, e ter a  capacidade de refletir sobre a própria prática investigativa, podendo e devendo contribuir não apenas em sua própria área de atuação, mas, também, no debate trans e interdisciplinar com as demais áreas do conhecimento com as quais a Filosofia dialoga.O aluno de Bacharelado em Filosofia, na perspectiva de seus formadores, os professores do Departamento de Filosofia da UFpel, deverá obter uma sólida formação de História da Filosofia, que lhe possibilite desenvolver a capacidade de compreender, analisar e interpretar os principais temas, questões e sistemas filosóficos, e de refletir criticamente acerca da realidade sociocultural em que se insere.
O egresso deverá desenvolver com competência a pesquisa filosófica, a partir do rigor da análise e da interpretação dos textos filosóficos relevantes, e ter a  capacidade de refletir sobre a própria prática investigativa, podendo e devendo contribuir não apenas em sua própria área de atuação, mas, também, no debate trans e interdisciplinar com as demais áreas do conhecimento com as quais a Filosofia dialoga. 

Competências e habilidades

Pretende-se que os bacharéis em Filosofia, uma vez formados, possam agregar as seguintes habilidades e competências:
– Capacidade para desenvolver a análise, interpretação e comentário dos principais textos filosóficos, com o rigor e a clareza da metodologia da pesquisa filosófica;
– Desenvolvimento da capacidade de formular problemas filosóficos e de buscar respostas a eles nas diversas áreas da Filosofia, mantendo aberto o diálogo com as diversas tendências filosóficas atuais;
– Capacitação para estabelecer o diálogo entre as diversas correntes filosóficas;
– Capacidade de articulação das questões filosóficas com as diferentes esferas da ciência, da arte, da política e da cultura;
– Capacidade de integrar a reflexão e a praxis filosófica com o fomento da cidadania, da ética e dos direitos humanos;
– Reconhecimento da importância das questões acerca do sentido da existência humana e do enraizamento da filosofia no meio social, histórico e cultural. 

Organização Curricular

A formação proporcionada pelo Curso de Bacharelado em Filosofia abrangerá três dimensões:
a) formação específica;
b) formação complementar e;
c) formação livre. 

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Integração entre o ensino de graduação e pós-graduação. O Programa de Pós-graduação em Filosofia, em funcionamento desde o ano de 2008, tem como área de concentração Ética e Filosofia Política e, por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão oferece aos discentes possibilidades de integração das mesmas com sua formação na graduação, tanto em nível de MESTRADO, quanto de DOUTORADO, aprovado pela CAPES,  e que inicia suas turmas em 2015/1.  

Matriz Curricular
1º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06730043ANÁLISE E REDAÇÃO DE TEXTOS FILOSÓFICOSObrigatória460
06560037FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIAObrigatória460
06730042História da Filosofia AntigaObrigatória690
06730003INTRODUÇÃO À FILOSOFIAObrigatória460
2º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06730138HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL
06730042 - História da Filosofia Antiga
Obrigatória690
06730002LÓGICA IObrigatória460
06730048SEMINÁRIO DE FILOSOFIA ANTIGAObrigatória460
3º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06730057FILOSOFIA DA RELIGIÃOObrigatória460
06730055HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA
06730138 - HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL
Obrigatória690
06730005LÓGICA II
06730002 - LÓGICA I
Obrigatória460
06730056SEMINÁRIO DE FILOSOFIA MEDIEVALObrigatória460
4º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06730088HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA
06730055 - HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA
Obrigatória690
06730090SEMINÁRIO DE FILOSOFIA MODERNAObrigatória460
06730007TEORIA DO CONHECIMENTO IObrigatória460
5º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06730037FILOSOFIA DA CIÊNCIAObrigatória460
06730091HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
06730088 - HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Obrigatória690
06730093SEMINÁRIO DE FILOSOFIA CONTEMPORÂNEAObrigatória460
06730009TEORIA DO CONHECIMENTO II
06730007 - TEORIA DO CONHECIMENTO I
Obrigatória460
6º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06730010ÉTICA IObrigatória460
06730020FILOSOFIA DA LINGUAGEMObrigatória460
06730014FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOSObrigatória460
06730064FILOSOFIA POLÍTICA IObrigatória460
7º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06730011ÉTICA II
06730010 - ÉTICA I
Obrigatória460
06730141FILOSOFIA POLÍTICA II
06730064 - FILOSOFIA POLÍTICA I
Obrigatória460
06730038TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IObrigatória460
8º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06730039ESTÉTICAObrigatória460
06730036ÉTICA III
06730011 - ÉTICA II
Obrigatória460
06730044FILOSOFIA, CULTURA E SUSTENTABILIDADEObrigatória460
06730040TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
06730038 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Obrigatória690
COMPLEMENTARES
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06730307ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar450
OPTATIVAS
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa460
06730255SEMINÁRIO DE ESTÉTICAOptativa460
06730122SEMINÁRIO DE ESTÉTICA IIOptativa460
06730123SEMINÁRIO DE ESTÉTICA IIIOptativa
06730124SEMINÁRIO DE ESTÉTICA IVOptativa460
06730125SEMINÁRIO DE ESTÉTICA VOptativa460
06730206SEMINÁRIO DE ÉTICA
06730011 - ÉTICA II
Optativa460
06730126SEMINÁRIO DE ÉTICA II
06730011 - ÉTICA II
Optativa460
06730127SEMINÁRIO DE ÉTICA III
06730011 - ÉTICA II
Optativa460
06730128SEMINÁRIO DE ÉTICA IV
06730011 - ÉTICA II
Optativa460
06730129SEMINÁRIO DE ÉTICA V
06730011 - ÉTICA II
Optativa460
06730247SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA CIÊNCIAOptativa460
06730106SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA CIÊNCIA IIOptativa460
06730107SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA CIÊNCIA IIIOptativa460
06730108SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA CIÊNCIA IVOptativa460
06730109SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA CIÊNCIA VOptativa460
06730154SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA LINGUAGEMOptativa460
06730134SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA LINGUAGEM IIOptativa460
06730135SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA LINGUAGEM IIIOptativa460
06730136SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA LINGUAGEM IVOptativa460
06730137SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA LINGUAGEM VOptativa460
06730266SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA MENTEOptativa460
06730102SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA MENTE IIOptativa460
06730103SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA MENTE IIIOptativa460
06730104SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA MENTE IVOptativa460
06730105SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA MENTE VOptativa460
06730173SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA RELIGIÃOOptativa460
06730098SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA RELIGIÃO IIOptativa460
06730099SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA RELIGIÃO IIIOptativa460
06730100SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA RELIGIÃO IVOptativa460
06730101SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA RELIGIÃO VOptativa460
06730060SEMINÁRIO DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO Optativa460
06730118SEMINÁRIO DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO IIOptativa460
06730119SEMINÁRIO DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO IIIOptativa460
06730120SEMINÁRIO DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO IVOptativa460
06730121SEMINÁRIO DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO VOptativa
06730059SEMINÁRIO DE FILOSOFIA POLÍTICAOptativa460
06730130SEMINÁRIO DE FILOSOFIA POLÍTICA IIOptativa460
06730131SEMINÁRIO DE FILOSOFIA POLÍTICA IIIOptativa460
06730132SEMINÁRIO DE FILOSOFIA POLÍTICA IVOptativa460
06730133SEMINÁRIO DE FILOSOFIA POLÍTICA VOptativa460
06730160SEMINÁRIO DE PROBLEMAS DA METAFÍSICAOptativa460
06730110SEMINÁRIO DE PROBLEMAS DE METAFÍSICA IIOptativa460
06730111SEMINÁRIO DE PROBLEMAS DE METAFÍSICA IIIOptativa460
06730112SEMINÁRIO DE PROBLEMAS DE METAFÍSICA IVOptativa460
06730113SEMINÁRIO DE PROBLEMAS DE METAFÍSICA VOptativa460
06730179SEMINÁRIO DE TEMAS DE FILOSOFIA GERALOptativa460
06730114SEMINÁRIO DE TEMAS DE FILOSOFIA GERAL IIOptativa460
06730115SEMINÁRIO DE TEMAS DE FILOSOFIA GERAL IIIOptativa460
06730116SEMINÁRIO DE TEMAS DE FILOSOFIA GERAL IVOptativa460
06730117SEMINÁRIO DE TEMAS DE FILOSOFIA GERAL VOptativa460
Projeto Pedagógico do Curso 2024

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)  – Define os princípios filosóficos, políticos, pedagógicos, administrativos e técnicos que orientam a formação humana/cidadã e profissional dos acadêmicos, compreendendo a gestão democrática dos cursos, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), o Regimento Geral da UFPel, o PDI/UFPel, o PPI/UFPel e o Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel, além de outras diretrizes e legislações pertinentes às diferentes formações profissionais.

PPC Bacharelado em Filosofia 2024

Coordenação
Colegiado

Art.122 do Regimento Geral da Universidade Federal de Pelotas – O colegiado de curso é o órgão de coordenação didática que tem por finalidade superintender o ensino, no âmbito de cada curso.

Portaria de constituição do Colegiado de Filosofia

Núcleo Docente Estruturante - NDE

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Página gerada com informações do COBALTO - Sistema Integrado de Gestão. Dados obtidos do sistema são atualizados a cada 5 minutos.

Publicado por Gabriela Chaves em 22/05/2023.