Solicitação de Afastamento à Serviço no País e do País
Afastamento para pós-graduação/pós-doutoradoO processo Seletivo de fluxo contínuo para a concessão de afastamento de servidores(as) técnico-administrativos(as) e docentes para realização de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, incluído o Pós-Doutorado, no país ou no exterior é regido por editais publicados na página da PROGEP.
AFASTAMENTO DOCENTE
As inscrições deverão ser realizadas através da abertura do processo eletrônico “Pessoal: Afastamento Pós-Grad/Pós-Doc – DOC”, disponível no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), devidamente instruído, conforme Base de Conhecimento disponível no SEI e encaminhado à Seção de Desenvolvimento na Carreira dos Servidores (SDCS).
O processo de afastamento do(a) servidor(a), deverá conter os seguintes documentos:
- Formulário eletrônico “PROGEP Afastamento Pós-Grad/Pós-Doc – DOC”, disponível no Sistema Eletrônico de Informações
- Comprovação de matrícula ou aceite do curso de Pós-Graduação ou Pós-Doutorado, contendo o período do afastamento previsto;
- Comprovação do recebimento de bolsa CAPES, CNPq ou outros órgãos, quando for o caso;
- Comprovação da solicitação de professor(a) substituto(a) para suprir a ausência do(a) professor(a) ou comprovação da distribuição da carga horária do(a) docente afastado(a) entre os(as) demais servidores(as) da unidade de lotação*;
- Último Relatório Anual de Atividades Docentes (RAAD);
- Plano Plurianual da Unidade de Lotação, contendo o período previsto para afastamento do(a) servidor(a)
- Estar prevista no Plano de Desenvolvimento de Pessoas vigente a necessidade de desenvolvimento a ser atendida com o afastamento. CLIQUE E CONFIRA O PDP
- Parecer da autoridade máxima da Unidade, disponível no SEI através do formulário “PROGEP Manifestação autoridade máxima DOC”
- Pedido de exoneração do cargo em comissão ou dispensa da função de confiança, quando for o caso; e
- Currículo atualizado no Banco de Talento do Portal/aplicativo Sou.Gov
*Obs.: Ressaltamos que paralelamente ao processo de afastamento, deve ser encaminhado pelo colegiado o processo para solicitação de contratação de professor substituto, se necessário.
TÉCNICO ADMINISTRATIVO
As inscrições deverão ser realizadas através da abertura do processo eletrônico “Pessoal: Afastamento Pós-Grad/Pós-Doc – TAE”, disponível no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), devidamente instruído, conforme Base de Conhecimento disponível no SEI e encaminhado à Seção de Desenvolvimento na Carreira dos Servidores (SDCS).
A documentação do processo de afastamento do(a) servidor(a), deverá ser devidamente instruído com os seguintes documentos:
- Formulário eletrônico “Pessoal: Afastamento Pós-Grad/Pós-Doc – TAE”, disponível no Sistema Eletrônico de Informações (SEI);
- Comprovação de matrícula ou aceite do curso de Pós-Graduação ou Pós-Doutorado, contendo o período do afastamento previsto;
- Comprovação do recebimento de bolsa CAPES, CNPq ou outros órgãos, quando for o caso;
- Resultado da última Avaliação de Desempenho;
- Plano Plurianual da Unidade de Lotação, contendo o período previsto para afastamento do(a) servidor(a)
- Estar prevista no Plano de Desenvolvimento de Pessoas vigente a necessidade de desenvolvimento a ser atendida com o afastamento. CLIQUE E CONFIRA O PDP
- Parecer da autoridade máxima da Unidade, disponível no SEI através do formulário “PROGEP Manifestação Autoridade Máxima TAE”;
- Pedido de exoneração do cargo em comissão ou dispensa da função de confiança, quando for o caso; e
- Currículo atualizado no Banco de Talento do Portal/aplicativo Sou.Gov.
Cadastro de dependentes
O cadastro de dependentes deve ser realizado para o servidor solicitar os seguintes benefícios:
- Cadastro de Dependentes para Imposto de Renda, Pré-Escolar e/ou Acompanhamento de Familiar Enfermo;
- Auxílio Natalidade;
- Licença Gestante;
- Licença Adotante;
- Licença Paternidade;
- Licença-Saúde;
- Licença para acompanhamento de familiar enfermo;
- Isenção de Imposto de Renda por doença especificada em lei (apenas para inativos).
Orientações:
Acessar o SouGov pelo aplicativo ou pela web,
1º – Clique em “Solicitações”, selecione “ver todas as opções”:
2º – Clique em “Cadastro de dependentes” e, em seguida, “cadastrar novo dependente” ou clique no “ícone de alterar ou excluir” dependente seguindo os demais passos do aplicativo até finalizar a solicitação.
Para verificar o passo a passo completo CLIQUE AQUI!
Para mais informações entre em contato com a PROGEP – Unidade de Atendimento e Secretaria 3284-3970
Cadastro de projetos
O cadastro de projetos de Extensão, Ensino e Pesquisa é realizado via cobalto. As orientações estão abaixo:
- Cadastro de Projetos: (PDF) | (VÍDEO)
- Cadastro de Programas: (PDF) | (VÍDEO)
- Cadastro de Ações: (PDF) | (VÍDEO)
- Cadastro de Pessoas Externas: (VÍDEO)
- Processo de Certificação – Instruções para encaminhamento via SEI: (PDF)
- Prorrogação de Projetos: (PDF) | (VÍDEO)
- Renovação de Projetos: (PDF) | (VÍDEO)
- Relatório: (PDF) | (VÍDEO)
Base de conhecimento SEI:
- Cancelamento de Ação Projeto de Extensão
- Correção de Certificado
- Dados de Extensão
- Emissão de Certificado
- Prorrogação de prazo de projeto de Extensão
- Relatório de Ação/Projeto de Extensão
- Renovação de prazo de projeto de Extensão
- Substituição da Coordenação de Projeto de Extensão
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE PROJETOS
Para mais informações clique aqui.
Substituição de chefias
- O pagamento de Substituição é a retribuição pelo exercício de cargo ou função de direção ou chefia nos casos de afastamento ou impedimento legais do titular, paga na proporção dos dias de efetiva substituição.
- Para os casos em que o substituto não seja o especificado em portaria prévia, deve-se, primeiramente fazer o pedido de portaria ao GR via sistema SEI . Já havendo portaria de designação, como os coordenadores adjuntos, por exemplo, basta solicitar a substituição via SOUGOV.
Orientações:
Acessar o SouGov pelo aplicativo ou pela web,
1º – Clique em “Solicitações”, selecione “ver todas as opções”:
2º – Clique em “Pagamento de Substituição” e, em seguida, “Solicitar” seguindo os demais passos do aplicativo até finalizar a solicitação.
Para verificar o passo a passo completo CLIQUE AQUI!
Para consultar as portarias das chefias do IFISP clique aqui e em, seguida, clique em Portarias.

