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Bacharelado em Ciências Sociais

Funcionamento e Ingresso

O Curso de Ciências Sociais com habilitações em Bacharelado está lotado no Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas.

O Curso de Ciências Sociais Bacharelado foi criado pela Portaria nº 08, de 20 de julho de 1990, do Conselho Universitário, tendo sido reconhecido através da portaria nº 212 de 11 de fevereiro de 1999, do Ministério da Educação.

Turno de funcionamento: Noturno
Duração do curso: oito (8) semestres.

A0 L1 L2 L5 L6 L9 L10 L13 L14 L30 Total
PAVE 2023/1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 9
SISU 2023/1 17 3 4 3 4 1 1 1 1 35

Contextualização

O Curso de Ciências Sociais Bacharelado visa à formação de pesquisadores que poderão atuar tanto na área acadêmica (na docência e no desenvolvimento de projetos de pesquisa social) como no setor público ou privado, na elaboração, planejamento, supervisão, implantação, execução, acompanhamento e/ou avaliação de projetos de pesquisa ou de intervenção na área social. Neste sentido, através da mobilização de suas habilidades e competências teóricas e metodológicas, o profissional das ciências sociais (Sociologia, Ciência Política e Antropologia) contribui para a compreensão e interpretação da realidade social, para o debate teórico e o diálogo intra e interdisciplinar, bem como para a reflexão e o debate público a respeito dos problemas sociais.

A Profissão de Sociólogo e as condições necessárias ao seu exercício, habilitação e competências são previstos e regulamentados pela Lei nº 6.888, de 10 de dezembro de 1980, e pelo Decreto nº 89.531, de 05 de abril de 1984.

Objetivos

O curso de Ciências Sociais visa à formação de cientistas sociais em nível de bacharelado procurando:
a) Garantir o pleno desenvolvimento do cientista social, seu aprimoramento como pessoa, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
b) Estimular a conformação de um imaginário social comprometido com os ideais democráticos da justiça e da solidariedade sociais e com a prática política que consagre o Estado de Direito, a democracia e as Políticas Sociais;
c) Criar uma dinâmica de formação profissional de qualidade crescente, fundada na indissociável relação do ensino, pesquisa e extensão;
d) Traduzir os conhecimentos sobre as pessoas, a sociedade, a economia, a história, as práticas sociais e culturais, em condutas de indagação, análise, problematização para a resolução dos problemas atuais;
e) Fornecer os meios necessários à consecução destes objetivos através de sua efetiva formação teórica e uma sólida qualificação para a pesquisa.

Perfil do Egresso

Como egresso do curso de ciências sociais da Universidade Federal de Pelotas, o futuro profissional deverá possuir: – Capacidade de analisar e interpretar a realidade social, política e cultural do país; – Disposição para refletir sobre a realidade brasileira; – Compreensão de conhecimentos teóricos e técnicos relacionados ao processo de investigação social e política; – Afinidade com a atividade de pesquisa social e disposição para investigar e apontar alternativas que visem transformações que resultem em melhorias nas condições de vida da sociedade. Será desejável que o aluno desenvolva ainda: dinamismo, capacidade de questionamento, autonomia, gosto por desafios e resolução de problemas, objetividade, capacidade de trabalho em equipe e habilidade no uso de tecnologias de informação e de comunicação.

Competências e habilidades

O curso deverá desenvolver:

  1. capacidade de analisar e interpretar a realidade social, política e cultural do país;
  2. disposição para refletir sobre a realidade brasileira;
  3. compreensão de conhecimentos teóricos e técnicos relacionados ao processo de investigação social e política;
  4. afinidade com a atividade de pesquisa social e disposição para investigar e apontar alternativas que visem transformações que resultem em melhorias nas condições de vida da sociedade.

Será desejável que o aluno desenvolva ainda: dinamismo, capacidade de questionamento, autonomia, gosto por desafios e resolução de problemas, objetividade, capacidade de trabalho em equipe e habilidade no uso de tecnologias de informação e de comunicação.

Procedimentos e metodologias de ensino

O Currículo do Curso de Ciências Sociais – habilitação bacharelado foi organizado na perspectiva de proporcionar integração entre atividades de ensino, pesquisa e extensão. A proposta terá o desafio de romper com práticas tradicionais de ensino – aprendizagem e, então, formar cidadãos críticos.
Trabalhar com afinco para que tal objetivo seja não só perseguido mas também exequível, já traduz a própria essência que justifica a criação de um CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS. Há, não obstante, outros aspectos mais específicos a considerar, não menos importantes, dadas as peculiaridades e necessidades do meio social em que está inserida a Universidade Federal de Pelotas, a saber, a exigência constitucional de cursos noturnos. 

Avaliação do ensino e da aprendizagem

O processo avaliativo do Curso de Graduação em Ciências Sociais é qualitativo e contínuo, desenvolvendo-se a partir do diálogo e da reflexão que se estabelece, principalmente, no Colegiado do Curso ou em suas instâncias específicas e no cotidiano das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Considerando as competências e habilidades a serem constituídas, a avaliação dos alunos deve ter como finalidade a orientação do trabalho dos futuros cientistas sociais, permitindo-lhes identificar o acerto das escolhas adotadas e a correção de percurso quando for necessário. Deverão ser periódicas e sistemáticas, com procedimentos diversos, incluindo conteúdos desenvolvidos, procedimentos metodológicos e instrumentos de avaliação que conduzam ao perfil do egresso contido na proposta do curso.

Ressalta-se que o curso atende a proposta pedagógica da UFPel, que envolve currículos enxugados, maior tempo para leitura, maior carga horária de pesquisa cuja consequência é um processo de ensino-aprendizado construtivo e não repetitivo, e, portanto, um aluno crítico e racional com maiores possibilidades de enfrentar o mercado de trabalho.

O sistema de avaliação dos alunos desenvolve-se, fundamentalmente, através de seminários temáticos ou bibliográficos, fichas de leitura e resenhas, trabalhos de pesquisa de campo, elaboração de artigos e realização de provas escritas individuais ou em grupos.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Desde 2015, o Projeto de Ensino intitulado “Construção do Conhecimento, Metodologia e Prática Profissional nas Ciências Sociais” que tem como foco a melhoria da qualidade do ensino e da formação profissional dos Cientistas Sociais nos cursos de bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais da UFPel, vem proporcionando uma maior formação teórico-metodológica, a preparação para a docência e, para a atuação do egresso no mercado de trabalho.
Nessa proposta, atualmente estão vinculadas seis bolsas de monitoria, contemplando três discentes da licenciatura e três do bacharelado, cinco professores efetivos, e mais um bolsista do Programa de Pós-graduação em Sociologia, que atua como colaborador do projeto. Essa experiência em curso aponta para a possibilidade de institucionalização de um programa de tutoria e de apoio acadêmico aos alunos de graduação, sendo este fomentado pelos próprios alunos da pós-graduação e ex-alunos oriundos dos Cursos de Ciências Sociais vinculados aos Cursos de Mestrado em Sociologia e Ciência Política, conjuntamente com os PNPDs dos Programas de Pós-Graduação, como forma de promover tal interação.
Além deste projeto, existe um conjunto de eventos acadêmicos e científicos que estão sendo organizados de forma integrada, com o aval dos Programas de Pós-Graduação, Coordenação de Colegiados e Departamentos vinculados ao Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da UFPel, como o Encontro Internacional de Ciências Sociais (EICS), Semanas Acadêmicas, Seminários e Jornadas.

Acompanhamento de Egressos

Para o acompanhamento dos egressos, a ideia é lançar em 2016 um Portal de Egressos dos alunos dos Cursos de Ciências Sociais da UFPel, momento em que o curso de Bacharelado completa 25 anos e a Licenciatura 20 anos de existência. O objetivo é manter um vínculo contínuo com nossos ex-alunos, saber de seus sucessos e dificuldades, e acompanhar os profissionais que formamos em seu ingresso no mercado de trabalho. Assim, poderemos melhorar nossos cursos de graduação e pós-graduação a cada ano, e direcionar nossos projetos de formação continuada às necessidades dos profissionais de cada área. Manter aberto este canal de comunicação é uma forma de continuar esta relação que começou nas salas de aula, estimulando o convívio universitário e a troca permanente de informações entre egressos, alunos e a universidade. Estar cadastrado ao portal trará alguns benefícios para os profissionais da área, pois a aprendizagem é um processo contínuo, que não acaba com a graduação e/ou pós-graduação. O portal de egressos dos Cursos em Ciências Sociais da UFPel com a sua atualização periódica é mais uma ferramenta para ajudá-los nessa caminhada.

Matriz Curricular

1º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06560151ANTECEDENTES HISTÓRICOS E INTELECTUAIS DA SOCIOLOGIAObrigatória460
10910087ANTROPOLOGIA I Obrigatória460
06560066CIÊNCIA POLÍTICA IObrigatória460
06730028FILOSOFIAObrigatória460
10060104GEOGRAFIAObrigatória230
10900075HISTÓRIAObrigatória230
2º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10910091ANTROPOLOGIA IIObrigatória460
06560002CIÊNCIA POLÍTICA IIObrigatória460
06560044EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAISObrigatória460
06560093PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOSObrigatória460
06560154SOCIOLOGIA CLÁSSICAObrigatória460
3º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10910088ANTROPOLOGIA IIIObrigatória460
06560006CIÊNCIA POLÍTICA IIIObrigatória460
11100062ESTATÍSTICA IObrigatória230
06560075METODOLOGIA I
06560044 - EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Obrigatória460
06560158SOCIOLOGIA PÓS-CLÁSSICAObrigatória460
4º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10910089ANTROPOLOGIA IVObrigatória460
06560008CIÊNCIA POLÍTICA IVObrigatória460
11100063ESTATÍSTICA II
11100062 - ESTATÍSTICA I
Obrigatória460
06560076METODOLOGIA II
06560075 - METODOLOGIA I
Obrigatória460
06560162SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEAObrigatória460
5º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10910090ANTROPOLOGIA VObrigatória460
06560027CIÊNCIA POLÍTICA VObrigatória460
06560206LABORATÓRIO DE PROJETOS SOCIAISObrigatória690
06560077METODOLOGIA III
06560075 - METODOLOGIA I
Obrigatória460
06560166SOCIOLOGIA BRASILEIRAObrigatória460
6º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06560078METODOLOGIA IVObrigatória460
7º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06560083ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
06560078 - METODOLOGIA IV
06560077 - METODOLOGIA III
06560076 - METODOLOGIA II
06560075 - METODOLOGIA I
06560044 - EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Obrigatória10150
8º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06560084ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
06560083 - ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Obrigatória10150
06560085ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIAObrigatória230
66
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06560207ATIVIDADES DE EXTENSÃOObrigatória16240
COMPLEMENTARES
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06560205ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar210
OPTATIVAS
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06560175ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICASOptativa460
10910027ANTROPOLOGIA DA ALIMENTAÇÃOOptativa460
10910041ANTROPOLOGIA DA SAÚDEOptativa460
10910038ANTROPOLOGIA DO CONSUMOOptativa460
10910135ANTROPOLOGIA E MEIO AMBIENTEOptativa460
10910025ANTROPOLOGIA POLÍTICAOptativa460
06560091A SOCIOLOGIA DE HENRI LEFEBVREOptativa460
06560177AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM E AS PRÁTICAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOSOptativa460
06560049COMPORTAMENTO ELEITORALOptativa460
06560050CULTURA POLÍTICAOptativa460
10910052ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS DE GÊNERO E TEORIAS FEMINISTASOptativa460
06560178ESTUDOS DE CIÊNCIA POLÍTICA IOptativa460
06560179ESTUDOS DE CIÊNCIA POLÍTICA IIOptativa460
06560180ESTUDOS DE GÊNERO E TEORIAS FEMINISTASOptativa460
06560087ETNOGRAFIA SOCIOLÓGICAOptativa460
10910131ETNOLOGIA AFRO-AMERICANA 1Optativa460
10910130ETNOLOGIA AMERÍNDIA IOptativa460
06560184INSTITUIÇÕES E MODELOS DE CAPITALISMOSOptativa460
06560182INSTITUIÇÕES POLÍTICASOptativa460
06560183INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIAOptativa460
06560185JUVENTUDES E CIÊNCIAS SOCIAISOptativa460
10910069LEITURAS ETNOGRÁFICAS IOptativa460
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa460
06730045MICHEL FOUCAULT E SUA PERSPECTIVA TEÓRICA ESTRUTURALISTA E PÓS-ESTRUTURALISTAOptativa460
06560080MOVIMENTOS SOCIAIS E CIDADANIAOptativa460
10910053OFICINA DE IMAGEM E SOM EM ANTROPOLOGIAOptativa460
06560186OFICINA DE PESQUISA EM SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃOOptativa460
06560101PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASILOptativa460
10910132PATRIMÔNIO CULTURALOptativa460
06560081PENSAMENTO POLÍTICO BRASILEIROOptativa460
10910134PESQUISA ETNOGRÁFICA IOptativa460
06560082POLÍTICA COMPARADAOptativa460
06560188POLÍTICA E SOCIEDADE NA AMÉRICA LATINAOptativa460
06560187POLÍTICA SOCIALOptativa460
06730046PÓS-MOD, PÓS-ESTRUT, PÓS-MARX, PÓS-FUND: UM DEB. TEÓRICO EUROPEUOptativa460
06560089RAÇA E GÊNERO NAS CIÊNCIAS SOCIAISOptativa460
06560189REGIMES E IDEOLOGIAS POLÍTICASOptativa460
06560190SISTEMA POLÍTICO BRASILEIROOptativa460
06560086SOCIOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃOOptativa460
06560191SOCIOLOGIA DA ARTEOptativa460
06560094SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃOOptativa460
06560090SOCIOLOGIA DA GLOBALIZAÇÃOOptativa460
06560197SOCIOLOGIA DOS MOVIMENTOS SOCIAISOptativa460
06560193SOCIOLOGIA DO TRABALHOOptativa460
06560194SOCIOLOGIA DO TRABALHO (EAD)Optativa460
06560192SOCIOLOGIA ECONÔMICAOptativa460
06560195SOCIOLOGIA HISTÓRICA DO ESTADOOptativa460
06560196SOCIOLOGIA LATINO-AMERICANAOptativa460
06560198SOCIOLOGIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTEOptativa460
06560199TEORIA CRÍTICA E SOCIOLOGIAOptativa460
06560200TEORIA DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICAOptativa460
06560054TEORIAS DA DEMOCRACIAOptativa460
06560201TEORIA SOCIAL LATINO-AMERICANAOptativa
06560202TRABALHO, SOCIEDADE E DESIGUALDADESOptativa460
06560203UNIVERSIDADE E MUNDO DO TRABALHOOptativa460

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)  – Define os princípios filosóficos, políticos, pedagógicos, administrativos e técnicos que orientam a formação humana/cidadã e profissional dos acadêmicos, compreendendo a gestão democrática dos cursos, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), o Regimento Geral da UFPel, o PDI/UFPel, o PPI/UFPel e o Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel, além de outras diretrizes e legislações pertinentes às diferentes formações profissionais.

Projeto Pedagógico Bacharelado em Ciências Sociais 2010

Projeto Pedagógico Bacharelado em Ciências Sociais 2016

Projeto Pedagógico Bacharelado em Ciências Sociais 2024

Coordenação

Colegiado

Art.122 do Regimento Geral da Universidade Federal de Pelotas – O colegiado de curso é o órgão de coordenação didática que tem por finalidade superintender o ensino, no âmbito de cada curso.

Portaria de constituição do Colegiado Ciências Sociais

Núcleo Docente Estruturante - NDE

 

Página gerada com informações do COBALTO - Sistema Integrado de Gestão. Dados obtidos do sistema são atualizados a cada 5 minutos.

Publicado por Gabriela Chaves em 17/05/2023.