O Curso de Ciências Sociais Licenciatura foi criado pela Portaria nº 008, de 05 de julho de 1995, do Conselho Universitário, tendo sido reconhecido pelo Ministério da Educação através da Portaria nº 52 de 26 de maio de 2006.
Turno de funcionamento: Noturno
Duração do Curso: oito (8) semestres.
A0 | L1 | L2 | L5 | L6 | L9 | L10 | L13 | L14 | L30 | Total | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
PAVE 2023/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 | |
SISU 2023/1 | 17 | 3 | 4 | 3 | 4 | 1 | 1 | 1 | 1 | 35 |
O Curso de Ciências Sociais Licenciatura visa à formação de professores da educação básica e de pesquisadores na área de ciências sociais (Sociologia, Ciência Política e Antropologia) capacitados a produzir, refletir, criticar, transmitir e debater os conhecimentos, temas e problemas referentes a este campo disciplinar. Neste sentido, através da mobilização de suas habilidades e competências teóricas e metodológicas, os professores e pesquisadores das ciências sociais contribuem para a compreensão e interpretação da realidade social, para o debate teórico e o diálogo intra e interdisciplinar, bem como para a reflexão e o debate público a respeito dos problemas sociais. O campo privilegiado de atuação profissional dos licenciados em ciências sociais são as escolas da rede pública e privada de ensino básico e todas aquelas instituições ligadas às atividades educacionais.
– Garantir o pleno desenvolvimento do educando, seu aprimoramento como pessoa, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
– Estimular a conformação de um imaginário social comprometido com os ideais democráticos da justiça, com respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente e da solidariedade sociais e com a prática política que consagre o Estado de Direito, a democracia e as políticas sociais que combatem as desigualdades e a discriminação sexual, racial e social;
– Desenvolver o senso de responsabilidade perante o social e o comprometimento com uma relação de respeito e convivência que rejeita toda a forma de preconceito, discriminação e exclusão e está orientada no sentido da superação das desigualdades sociais e na construção de uma sociedade solidária;
– Criar uma dinâmica de formação profissional de qualidade crescente, fundada na indissociável relação teoria-prática;
– Traduzir os conhecimentos sobre as pessoas, a sociedade, a economia, a história, as práticas sociais e culturais em condutas de indagação, problematizarão, análise e protagonismo diante de situações novas, problemas ou questões da vida pessoal, social, política e cultural, acionando-se os conhecimentos construídos para a resolução de problemas.
O Curso de Ciências Sociais Licenciatura visa à formação de professores da educação básica e de pesquisadores na área de ciências sociais (Sociologia, Ciência Política e Antropologia) capacitados a produzir, refletir, criticar, transmitir e debater os conhecimentos, temas e problemas referentes a este campo disciplinar. Neste sentido, através da mobilização de suas habilidades e competências teóricas e metodológicas, os professores e pesquisadores das ciências sociais contribuem para a compreensão e interpretação da realidade social, para o debate teórico e o diálogo intra e interdisciplinar, bem como para a reflexão e o debate público a respeito dos problemas sociais. O campo privilegiado de atuação profissional dos licenciados em ciências sociais são as escolas da rede pública e privada de ensino básico e todas aquelas instituições ligadas às atividades educacionais.
Diante destas considerações o curso deverá desenvolver: a) capacidade de analisar e interpretar a realidade social, política e cultural do país; b) disposição para refletir sobre a problemática educacional brasileira; c) interesse em discutir o papel político pedagógico do educador na sociedade; d) compreensão de conhecimentos teóricos e técnicos relacionados ao processo social e político e ao processo ensino-aprendizagem; e) afinidade com a atividade de pesquisa social e disposição para investigar temáticas relacionadas à prática pedagógica.
A sociedade contemporânea caracteriza-se pelo irreversível e acelerado avanço da revolução científico-tecnológica e pela globalização das comunicações, da educação, da cultura e de todos os outros setores da vida humana. No entanto, ao lado desse avanço acelerado, observamos, em países como o nosso, a exclusão social de vastas parcelas da população que são empurradas para a periferia da ordem social. A escola, necessariamente, tem que se constituir num espaço de questionamento dessa ordem social, de tal forma que o aluno seja capaz de identificar os desafios colocados pela realidade e possa enfrentá-los através de uma formação humana e profissional na qual o domínio do conhecimento, articulado com criatividade e iniciativa, permita-lhe integrar-se e intervir na sociedade de forma eficiente e qualificada. Sabe-se, no entanto, que não poderá haver ensino de qualidade ou inovação pedagógica que tenha sucesso sem uma adequada formação de professores. Esta formação não poderá ser apenas inicial, mas também formação permanente e continuada para que os educadores, junto a seus alunos, construam uma educação que dialogue com os dilemas da sociedade do nosso tempo. Somente a existência de professores preparados e comprometidos com o contexto social poderá dar sustentação – a médio e longo prazos – à melhoria da qualidade na educação básica, o que implica instaurar e fortalecer processos de mudança, revendo os modelos de formação docente. Nesse sentido, o Curso de Licenciatura em Ciências Sociais será organizado na perspectiva de desenvolver-se centrado na realidade escolar, oferecendo atividades não só de ensino, como de pesquisa e extensão, de educação continuada, em processo concomitante, que procurem conhecer e responder às demandas da sociedade.
Artigo 1º – A avaliação consiste em um processo permanente e contínuo de acompanhamento e monitoramento das atividades realizadas no âmbito do Curso de Ciências Sociais e tem como finalidade promover o desenvolvimento das qualificações e competências na formação dos cientistas sociais – bacharéis e licenciados, estimulando a reflexão crítica sobre o perfil desejável e o papel dos mesmos nas sociedades contemporâneas.
Artigo 2º – A avaliação tem como objetivo promover o debate sistemático e o diagnóstico detalhado, coletivamente construído, a respeito dos princípios e finalidades, dos objetivos e dos recursos pedagógicos implementados na formação dos cientistas sociais.
Parágrafo único – Na qualidade de atividade permanente, a avaliação deverá contribuir para o planejamento e para a definição de ações e políticas a serem implementadas no âmbito do Curso de Ciências Sociais.
Artigo 3º – A avaliação terá como princípios fundamentais a reflexão crítica e a participação democrática, aberta e plural de todos os segmentos envolvidos no processo de formação dos cientistas sociais, alicerçando-se no diálogo e na cooperação entre os mesmos e no respeito às diferenças. Neste sentido, entende-se que a avaliação é parte constitutiva do processo de formação dos cientistas sociais, pesquisadores e licenciados.
Desde 2015, o Projeto de Ensino intitulado “Construção do Conhecimento, Metodologia e Prática Profissional nas Ciências Sociais” que tem como foco a melhoria da qualidade do ensino e da formação profissional dos Cientistas Sociais nos cursos de bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais da UFPel, vem proporcionando uma maior formação teórico-metodológica, a preparação para a docência e, para a atuação do egresso no mercado de trabalho.
Nessa proposta, atualmente estão vinculadas seis bolsas de monitoria, contemplando três discentes da licenciatura e três do bacharelado, cinco professores efetivos, e mais um bolsista do Programa de Pós-graduação em Sociologia, que atua como colaborador do projeto. Essa experiência em curso aponta para a possibilidade de institucionalização de um programa de tutoria e de apoio acadêmico aos alunos de graduação, sendo este fomentado pelos próprios alunos da pós-graduação e ex-alunos oriundos dos Cursos de Ciências Sociais vinculados aos Cursos de Mestrado em Sociologia e Ciência Política, conjuntamente com os PNPDs dos Programas de Pós-Graduação, como forma de promover tal interação.
Além deste projeto, existe um conjunto de eventos acadêmicos e científicos que estão sendo organizados de forma integrada, com o aval dos Programas de Pós-Graduação, Coordenação de Colegiados e Departamentos vinculados ao Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da UFPel, como o Encontro Internacional de Ciências Sociais (EICS), Semanas Acadêmicas, Seminários e Jornadas.
Para o acompanhamento dos egressos, a ideia é lançar em 2016 um Portal de Egressos dos alunos dos Cursos de Ciências Sociais da UFPel, momento em que o curso de Bacharelado completa 25 anos e a Licenciatura 20 anos de existência. O objetivo é manter um vínculo contínuo com nossos ex-alunos, saber de seus sucessos e dificuldades, e acompanhar os profissionais que formamos em seu ingresso no mercado de trabalho. Assim, poderemos melhorar nossos cursos de graduação e pós-graduação a cada ano, e direcionar nossos projetos de formação continuada às necessidades dos profissionais de cada área. Manter aberto este canal de comunicação é uma forma de continuar esta relação que começou nas salas de aula, estimulando o convívio universitário e a troca permanente de informações entre egressos, alunos e a universidade. Estar cadastrado ao portal trará alguns benefícios para os profissionais da área, pois a aprendizagem é um processo contínuo, que não acaba com a graduação e/ou pós-graduação. O portal de egressos dos Cursos em Ciências Sociais da UFPel com a sua atualização periódica é mais uma ferramenta para ajudá-los nessa caminhada.
Matriz Curricular
1º Semestre | ||||
---|---|---|---|---|
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
06560151 | ANTECEDENTES HISTÓRICOS E INTELECTUAIS DA SOCIOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
10910087 | ANTROPOLOGIA I | Obrigatória | 4 | 60 |
06560066 | CIÊNCIA POLÍTICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
10910165 | EXTENSÃO E SOCIEDADE 1 | Obrigatória | 2 | 30 |
06560153 | EXTENSÃO E SOCIEDADE 2 | Obrigatória | 2 | 30 |
10900075 | HISTÓRIA | Obrigatória | 2 | 30 |
06560152 | PRÁTICA DE ENSINO I | Obrigatória | 4 | 60 |
17350029 | TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA | Obrigatória | 4 | 60 |
2º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
10910091 | ANTROPOLOGIA II | Obrigatória | 4 | 60 |
06560002 | CIÊNCIA POLÍTICA II | Obrigatória | 4 | 60 |
06560156 | EXTENSÃO E SOCIEDADE 3 | Obrigatória | 2 | 30 |
06560157 | EXTENSÃO E SOCIEDADE 4 | Obrigatória | 2 | 30 |
17360022 | FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
10060104 | GEOGRAFIA | Obrigatória | 2 | 30 |
06560155 | PRÁTICA DE ENSINO II 06560152 - PRÁTICA DE ENSINO I | Obrigatória | 6 | 90 |
06560154 | SOCIOLOGIA CLÁSSICA 06560151 - ANTECEDENTES HISTÓRICOS E INTELECTUAIS DA SOCIOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
10910088 | ANTROPOLOGIA III | Obrigatória | 4 | 60 |
06560006 | CIÊNCIA POLÍTICA III | Obrigatória | 4 | 60 |
06560160 | EXTENSÃO E SOCIEDADE 5 | Obrigatória | 2 | 30 |
06560161 | EXTENSÃO E SOCIEDADE 6 | Obrigatória | 2 | 30 |
17360021 | FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
06560159 | PRÁTICA DE ENSINO III 06560152 - PRÁTICA DE ENSINO I | Obrigatória | 6 | 90 |
06560158 | SOCIOLOGIA PÓS-CLÁSSICA 06560151 - ANTECEDENTES HISTÓRICOS E INTELECTUAIS DA SOCIOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
4º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
10910089 | ANTROPOLOGIA IV | Obrigatória | 4 | 60 |
06560008 | CIÊNCIA POLÍTICA IV | Obrigatória | 4 | 60 |
17350230 | EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS (EBOPP) | Obrigatória | 4 | 60 |
06560164 | EXTENSÃO E SOCIEDADE 7 | Obrigatória | 2 | 30 |
06560165 | EXTENSÃO E SOCIEDADE 8 | Obrigatória | 2 | 30 |
06560163 | PRÁTICA DE ENSINO IV 06560152 - PRÁTICA DE ENSINO I | Obrigatória | 6 | 90 |
06560162 | SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA 06560151 - ANTECEDENTES HISTÓRICOS E INTELECTUAIS DA SOCIOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
10910090 | ANTROPOLOGIA V | Obrigatória | 4 | 60 |
06560027 | CIÊNCIA POLÍTICA V | Obrigatória | 4 | 60 |
06560169 | EXTENSÃO E SOCIEDADE 10 | Obrigatória | 2 | 30 |
06560170 | EXTENSÃO E SOCIEDADE 11 | Obrigatória | 2 | 30 |
06560168 | EXTENSÃO E SOCIEDADE 9 | Obrigatória | 2 | 30 |
20000084 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I ) | Obrigatória | 4 | 60 |
06560167 | PRÁTICA DE ENSINO V 06560152 - PRÁTICA DE ENSINO I | Obrigatória | 7 | 105 |
06560166 | SOCIOLOGIA BRASILEIRA 06560151 - ANTECEDENTES HISTÓRICOS E INTELECTUAIS DA SOCIOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
6º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
06560044 | EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS | Obrigatória | 4 | 60 |
17350239 | ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS I 17350230 - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS (EBOPP) 17360021 - FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO 17360022 - FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO 06560152 - PRÁTICA DE ENSINO I 06560155 - PRÁTICA DE ENSINO II 06560159 - PRÁTICA DE ENSINO III 06560163 - PRÁTICA DE ENSINO IV 06560167 - PRÁTICA DE ENSINO V 17350029 - TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA | Obrigatória | 8 | 120 |
06560094 | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
7º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
17350240 | ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS II 17350239 - ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS I | Obrigatória | 10 | 150 |
06560075 | METODOLOGIA I 06560044 - EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS | Obrigatória | 4 | 60 |
8º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
17350241 | ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS III 17350240 - ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS II | Obrigatória | 10 | 150 |
COMPLEMENTARES | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
06560174 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 210 | |
OPTATIVAS | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
06560175 | ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS | Optativa | 4 | 60 |
06560176 | ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIAIS | Optativa | 4 | 60 |
10910027 | ANTROPOLOGIA DA ALIMENTAÇÃO | Optativa | 4 | 60 |
10910041 | ANTROPOLOGIA DA SAÚDE | Optativa | 4 | 60 |
10910038 | ANTROPOLOGIA DO CONSUMO | Optativa | 4 | 60 |
10910135 | ANTROPOLOGIA E MEIO AMBIENTE | Optativa | 4 | 60 |
10910025 | ANTROPOLOGIA POLÍTICA | Optativa | 4 | 60 |
06560091 | A SOCIOLOGIA DE HENRI LEFEBVRE | Optativa | 4 | 60 |
06560177 | AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM E AS PRÁTICAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS | Optativa | 4 | 60 |
06560049 | COMPORTAMENTO ELEITORAL | Optativa | 4 | 60 |
06560050 | CULTURA POLÍTICA | Optativa | 4 | 60 |
10910052 | ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS DE GÊNERO E TEORIAS FEMINISTAS | Optativa | 4 | 60 |
06560178 | ESTUDOS DE CIÊNCIA POLÍTICA I | Optativa | 4 | 60 |
06560179 | ESTUDOS DE CIÊNCIA POLÍTICA II | Optativa | 4 | 60 |
06560180 | ESTUDOS DE GÊNERO E TEORIAS FEMINISTAS | Optativa | 4 | 60 |
06560087 | ETNOGRAFIA SOCIOLÓGICA | Optativa | 4 | 60 |
10910131 | ETNOLOGIA AFRO-AMERICANA 1 | Optativa | 4 | 60 |
10910130 | ETNOLOGIA AMERÍNDIA I | Optativa | 4 | 60 |
06730028 | FILOSOFIA | Optativa | 4 | 60 |
06560184 | INSTITUIÇÕES E MODELOS DE CAPITALISMOS | Optativa | 4 | 60 |
06560182 | INSTITUIÇÕES POLÍTICAS | Optativa | 4 | 60 |
06560183 | INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA | Optativa | 4 | 60 |
06560185 | JUVENTUDES E CIÊNCIAS SOCIAIS | Optativa | 4 | 60 |
10910069 | LEITURAS ETNOGRÁFICAS I | Optativa | 4 | 60 |
06730045 | MICHEL FOUCAULT E SUA PERSPECTIVA TEÓRICA ESTRUTURALISTA E PÓS-ESTRUTURALISTA | Optativa | 4 | 60 |
06560080 | MOVIMENTOS SOCIAIS E CIDADANIA | Optativa | 4 | 60 |
10910053 | OFICINA DE IMAGEM E SOM EM ANTROPOLOGIA | Optativa | 4 | 60 |
06560186 | OFICINA DE PESQUISA EM SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | Optativa | 4 | 60 |
06560101 | PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASIL | Optativa | 4 | 60 |
10910132 | PATRIMÔNIO CULTURAL | Optativa | 4 | 60 |
06560081 | PENSAMENTO POLÍTICO BRASILEIRO | Optativa | 4 | 60 |
10910134 | PESQUISA ETNOGRÁFICA I | Optativa | 4 | 60 |
06560082 | POLÍTICA COMPARADA | Optativa | 4 | 60 |
06560188 | POLÍTICA E SOCIEDADE NA AMÉRICA LATINA | Optativa | 4 | 60 |
06560187 | POLÍTICA SOCIAL | Optativa | 4 | 60 |
06730046 | PÓS-MOD, PÓS-ESTRUT, PÓS-MARX, PÓS-FUND: UM DEB. TEÓRICO EUROPEU | Optativa | 4 | 60 |
06560093 | PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS | Optativa | 4 | 60 |
06560089 | RAÇA E GÊNERO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS | Optativa | 4 | 60 |
06560189 | REGIMES E IDEOLOGIAS POLÍTICAS | Optativa | 4 | 60 |
06560190 | SISTEMA POLÍTICO BRASILEIRO | Optativa | 4 | 60 |
06560086 | SOCIOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO | Optativa | 4 | 60 |
06560191 | SOCIOLOGIA DA ARTE | Optativa | 4 | 60 |
06560090 | SOCIOLOGIA DA GLOBALIZAÇÃO | Optativa | 4 | 60 |
06560197 | SOCIOLOGIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS | Optativa | 4 | 60 |
06560193 | SOCIOLOGIA DO TRABALHO | Optativa | 4 | 60 |
06560194 | SOCIOLOGIA DO TRABALHO (EAD) | Optativa | 4 | 60 |
06560192 | SOCIOLOGIA ECONÔMICA | Optativa | 4 | 60 |
06560195 | SOCIOLOGIA HISTÓRICA DO ESTADO | Optativa | 4 | 60 |
06560196 | SOCIOLOGIA LATINO-AMERICANA | Optativa | 4 | 60 |
06560198 | SOCIOLOGIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE | Optativa | 4 | 60 |
06560199 | TEORIA CRÍTICA E SOCIOLOGIA | Optativa | 4 | 60 |
06560200 | TEORIA DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA | Optativa | 4 | 60 |
06560054 | TEORIAS DA DEMOCRACIA | Optativa | 4 | 60 |
06560201 | TEORIA SOCIAL LATINO-AMERICANA | Optativa | 4 | 60 |
06560202 | TRABALHO, SOCIEDADE E DESIGUALDADES | Optativa | 4 | 60 |
06560203 | UNIVERSIDADE E MUNDO DO TRABALHO | Optativa | 4 | 60 |
Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
Projeto Pedagógico do Curso (PPC) – Define os princípios filosóficos, políticos, pedagógicos, administrativos e técnicos que orientam a formação humana/cidadã e profissional dos acadêmicos, compreendendo a gestão democrática dos cursos, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), o Regimento Geral da UFPel, o PDI/UFPel, o PPI/UFPel e o Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel, além de outras diretrizes e legislações pertinentes às diferentes formações profissionais.
Projeto Pedagógico Licenciatura em Ciências Sociais 2010
Coordenação
- Coordenador de Curso de GraduaçãoFRANCISCO DOS SANTOS KIELING
- Coordenadora de Curso de Graduação SubstitutaVÉRA LÚCIA DOS SANTOS SCHWARZ
Art.122 do Regimento Geral da Universidade Federal de Pelotas – O colegiado de curso é o órgão de coordenação didática que tem por finalidade superintender o ensino, no âmbito de cada curso.
Portaria de constituição do NDE de Ciências Sociais
Diretrizes de funcionamento dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE)
Página gerada com informações do COBALTO - Sistema Integrado de Gestão. Dados obtidos do sistema são atualizados a cada 5 minutos.
Você precisa fazer login para comentar.