Início do conteúdo
Licenciatura em Filosofia

História da Filosofia na UFPel

O Curso de Filosofia – Licenciatura em Filosofia – foi criado em agosto de 1984, começando a funcionar em março de 1985, com uma matrícula de 40 alunos e duração do curso prevista para oito semestres.

A criação do Curso de Filosofia articulou-se ao fato de que a UFPel apresentava uma diversidade de cursos de graduação, todos eles inseridos no âmbito comunitário, contribuindo de maneira decisiva para o desenvolvimento sócio-econômico-cultural da região. Com o Curso de Filosofia visava-se proporcionar uma concepção unitária e articulada do saber, para promover uma compreensão mais profunda da problemática do Homem e de sua inserção na realidade histórica.

A criação do Curso de Bacharelado em Filosofia, com vigência a partir do primeiro semestre de 2006, vem reforçar as metas acima mencionadas. O objetivo principal do curso é formar pesquisadores de filosofia, capacitados a enfrentar com sucesso os desafios de sua futura vida profissional. Visa-se, com isso, a uma atitude investigativa e crítica, através do desenvolvimento da capacidade de compreender, analisar e interpretar as principais questões filosóficas.

Com as transformações ocorridas nos últimos anos no Brasil e no mundo, é necessário construir um novo projeto pedagógico e uma nova matriz curricular, que permitam uma intervenção e uma reflexão crítica sobre a realidade cultural em que a universidade, os alunos e os professores estão inseridos. É necessário salientar, nesse sentido, o empenho do Curso de Filosofia em participar da elaboração e implementação do PAVE – Programa de Avaliação da Vida Escolar (CES-UFPel), no qual a filosofia pode contribuir para a construção de conhecimentos significativos e para a reflexão acerca das questões éticas de nossa época.

Em consonância com os eixos norteadores do Projeto Pedagógico da UFPel, e com o Parecer CNE/CES 492/2001, o qual instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Filosofia, com a Resolução CNE/CP 01/2002, a qual estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores e ainda, segundo a Resolução CNE/CP 02/2002, a qual institui a duração e a carga horária dos cursos de Licenciatura, o Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia tem como princípios:

– O compromisso do curso com os interesses coletivos, com a promoção integral da cidadania e com o respeito à pessoa, na tradição de defesa e fomento dos direitos humanos;

– A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, em que a produção do conhecimento esteja ligada ao agir autônomo e político;

– Integração entre o ensino de graduação e pós-graduação. O Programa de Pós-graduação em Filosofia, em funcionamento desde o ano de 2008, tem como área de concentração Ética e Filosofia Política e, por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão oferece aos discentes possibilidades de integração das mesmas com sua formação na graduação (outros aspectos, ver item 12 deste Projeto);

– O caráter multidirecional e interativo do processo de ensino e aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento das práticas de investigação, o acolhimento da diversidade e o exercício de atividades de enriquecimento cultural;

– A compreensão da figura do professor como fundamental na aplicação de metodologias e de recursos inovadores na relação de ensino e aprendizagem, inclusive das novas tecnologias de informação e de comunicação.

Funcionamento e Ingresso
Nível/Grau: Graduação/Licenciatura
Modalidade: Presencial
Turno de funcionamento: Noturno
Duração do curso: 8 semestres
A0 L1 L2 L5 L6 L9 L10 L13 L14 L30 Total
PAVE 2023/1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 9
SISU 2023/1 19 4 4 4 4 1 1 1 1 39
Contextualização

O Curso de Filosofia – Licenciatura (Plena, no princípio) em Filosofia – foi criado em agosto de 1984, começando a funcionar em março de 1985, com uma matrícula de 40 (quarenta) alunos e duração do curso prevista para oito semestres.
A criação do Curso de Filosofia articulou-se ao fato de que a UFPel (Universidade Federal de Pelotas) apresentava uma diversidade de cursos de graduação, todos eles inseridos no âmbito comunitário, contribuindo de maneira decisiva para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. Com o Curso de Filosofia visava-se proporcionar uma concepção articulada dos saberes, de modo a promover uma compreensão mais profunda da problemática do Homem e de sua inserção na realidade histórica, bem como possibilitar que a Filosofia também pudesse colaborar com o desenvolvimento do pensamento epistemológico das diferentes áreas do conhecimento humano, com ênfase na pesquisa em ética e filosofia política.
Com as transformações ocorridas nos últimos anos no Brasil e no mundo, é necessário construir um novo projeto pedagógico e uma nova matriz curricular que permitam uma intervenção e uma reflexão crítica sobre a realidade cultural em que a universidade, os alunos e os professores estão inseridos. Se a construção dos Cursos é processual, as necessidades formativas dos estudantes, as perspectivas teóricas e metodológicas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem, as pedagogias do próprio ensino de Filosofia nas escolas, uma conquista recente do período pós-ditadura, desempenham papel decisivo na reconstrução desse projeto pedagógico aqui materializado.
Também, é importante salientar que as necessidades formativas dos licenciandos em Filosofia foi intensamente debatida no PIBID – Programa de Bolsas de Iniciação à Docência/CAPES, na área de Filosofia –, que conta com coordenadores e bolsistas permanentemente desde o ano de 2010. O contato renovado com o convívio escolar fez surgir a necessidade, sobretudo, de se articular as disciplinas específicas da formação em Filosofia com a prática pedagógica de maneira mais eficiente, de modo a estimular e produzir, entre outras coisas, os materiais mais adequados que possam auxiliar os futuros professores em sua tarefa docente, além de fomentar metodologias do ensino de filosofia que estejam adequadas às demandas atuais.
Em consonância com os eixos norteadores do Projeto Pedagógico vigente da UFPel, e com o Parecer CNE/CES 492/2001, o qual instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Filosofia, com a Resolução CNE/CP 01/2002, a qual estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores e ainda, segundo a Resolução CNE/CP 02/2002, a qual institui a duração e a carga horária dos cursos de Licenciatura, o Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia tem como princípios:
O compromisso do curso com os interesses coletivos, com a promoção integral da cidadania e com o respeito à pessoa, na tradição de defesa e fomento dos direitos humanos;
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, em que a produção do conhecimento esteja ligada ao agir autônomo e político;
Integração entre o ensino de graduação e pós-graduação. O Programa de Pós-graduação em Filosofia, em funcionamento desde o ano de 2008, tem como área de concentração Ética e Filosofia Política e, por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão oferece aos discentes possibilidades de integração das mesmas com sua formação na graduação – cabe mencionar que, além do MESTRADO em Filosofia, o Programa agora possui DOUTORADO autorizado pela CAPES;
O caráter multidirecional e interativo do processo de ensino e aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento das práticas de investigação, o acolhimento da diversidade e o exercício de atividades de enriquecimento cultural;
A compreensão da figura do professor como fundamental na aplicação de metodologias e de recursos inovadores na relação de ensino e aprendizagem, inclusive das novas tecnologias de informação e de comunicação.

Objetivos

O objetivo principal do curso é formar professores de filosofia, capacitados a enfrentar com sucesso os desafios de sua futura vida profissional. Visa-se, com isso, a uma ação pedagógica, intelectual e cultural coerentes, aliadas ao desenvolvimento da capacidade de compreender, analisar e interpretar as principais questões filosóficas, assim como poder desenvolver a capacidade dos acadêmicos e acadêmicas de refletir sobre as suas próprias práticas pedagógicas.
Especificamente o Curso visa:
– Propiciar conhecimento teórico geral sobre a Filosofia, sua história, períodos principais, escolas, tendências e respectivos expoentes (conhecer ‘sobre’ filosofia);

– Caracterizar e aprofundar o conhecimento em torno dos problemas filosóficos fundamentais, pertencentes ao mundo prático e cotidiano e as perspectivas possíveis de interpretação (capacidade de aplicar a metodologia filosófica aos mais diversos temas);

– Capacitar o formando, por meio de conhecimentos metodológicos, a atuar como professor e pesquisador na área da filosofia (e, consequentemente, desenvolvendo a capacidade de ensinar Filosofia);

– Refletir sobre a Filosofia (inclusive suas metodologias) do Ensino de Filosofia;

– Estimular a participação dos (as) estudantes em projetos de pesquisa, de ensino e de extensão;

– Contribuir para a capacitação dos estudantes na leitura de textos em língua estrangeira.

Perfil do Egresso

Do ponto de vista da formação filosófica, em geral, é esperado, pelos professores que compõem o Departamento de Filosofia, que os licenciados em Filosofia obtenham sólida formação em História da Filosofia, que lhes possibilite desenvolver a capacidade de compreender, analisar e interpretar os principais temas, questões e sistemas filosóficos, e de refletir criticamente acerca da realidade sociocultural em que se inserem.
Do ponto de vista educativo e pedagógico, é esperado que os licenciados em Filosofia adquiram, durante sua formação na graduação, a capacidade de refletir sobre sua própria a experiência como docente, criando-lhes condições de investigar quais são os recursos necessários para enfrentar o desafio de suscitar nos jovens e adultos o interesse pela educação, de um modo geral, e particularmente sobre a Filosofia.
Ressalte-se que, os licenciados deverão conhecer, ao longo do curso, a situação e a organização das escolas, o que deverá ser feito nas atividades práticas de ensino – incluindo a formação orientada  nas ‘Oficinas de Ensino’, em suas participações diretas ou indiretas nas atividades desenvolvidas pelo Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) e nos estágios obrigatórios –, permitindo-lhes poder compreender e dar respostas às contradições que encontrarão nos ambientes das escolas.

Competências e habilidades

Espera-se que cada licenciado em Filosofia desenvolva as seguintes competências e habilidades:
– Capacidade de realizar a análise, interpretação e comentário dos principais textos filosóficos, com o rigor e a clareza da metodologia da pesquisa filosófica;
– Desenvolver a capacidade de formular problemas filosóficos e buscar respostas a eles nas diversas áreas de conhecimento, mantendo aberto o diálogo com as diversas tendências filosóficas atuais;
– Capacidade para estabelecer o diálogo entre as diversas correntes filosóficas;
– Capacidade de articulação das questões filosóficas com a esfera da ciência, da arte, da política e da cultura;
– Competência para a transposição didática dos conteúdos curriculares mais importantes e significativos da filosofia;
– Capacidade de integrar a reflexão e a praxis filosófica com o fomento da cidadania, da ética e dos direitos humanos;
– Reconhecer a importância das questões acerca do sentido da existência humana e do enraizamento da filosofia no meio social, histórico e cultural;
– Desenvolver a capacidade de crítica da própria atividade docente, procurando sempre acrescentar outras habilidades e competências àquelas que já possui;
– Deixar estimular-se pela permanente formação continuada.  

Organização Curricular

A formação proporcionada pelo Curso de Licenciatura em Filosofia abrangerá três dimensões:
a) formação específica;
b) formação livre e;
c) formação complementar. 

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Integração entre o ensino de graduação e pós-graduação. O Programa de Pós-graduação em Filosofia, em funcionamento desde o ano de 2008, tem como área de concentração Ética e Filosofia Política e, por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão oferece aos discentes possibilidades de integração das mesmas com sua formação na graduação – cabe mencionar que, além do MESTRADO em Filosofia, o Programa agora possui DOUTORADO autorizado pela CAPES.

Matriz Curricular
1º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06730322ANÁLISE E REDAÇÃO DE TEXTOS FILOSÓFICOSObrigatória7105
06560037FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIAObrigatória460
17360022FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃOObrigatória460
06730042História da Filosofia AntigaObrigatória690
06730003INTRODUÇÃO À FILOSOFIAObrigatória460
2º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
17360021FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃOObrigatória460
06730138HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVALObrigatória690
06730002LÓGICA IObrigatória460
06730323OFICINA DE ENSINO I: FILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIAObrigatória690
06730048SEMINÁRIO DE FILOSOFIA ANTIGAObrigatória460
3º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06730055HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNAObrigatória690
06730005LÓGICA II
06730002 - LÓGICA I
Obrigatória460
06730324OFICINA DE ENSINO II: O ENSINO DE FILOSOFIA POLÍTICAObrigatória690
06730056SEMINÁRIO DE FILOSOFIA MEDIEVALObrigatória460
17350029TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICAObrigatória460
4º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
17350028EDUCAÇÃO BRASILEIRA:ORGANIZ. E POLÍT.PÚBLICASObrigatória460
06730088HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEAObrigatória690
06730325OFICINA DE ENSINO III:O ENSINO DE LÓGICA E TEORIA DO CONHECIMENTOObrigatória690
06730090SEMINÁRIO DE FILOSOFIA MODERNAObrigatória460
06730007TEORIA DO CONHECIMENTO IObrigatória460
5º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06730091HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEAObrigatória690
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Obrigatória460
06730326OFICINA DE ENSINO IV: O ENSINO DE ÉTICA E ESTÉTICAObrigatória575
06730093SEMINÁRIO DE FILOSOFIA CONTEMPORÂNEAObrigatória460
06730009TEORIA DO CONHECIMENTO IIObrigatória460
6º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06730327ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA I: FUNDAMENTAÇÃO E METODOLOGIA DA PRÁTICA DE ENSINOObrigatória8120
06730010ÉTICA IObrigatória460
06730014FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOSObrigatória460
06730064FILOSOFIA POLÍTICA IObrigatória460
06730328OFICINA DE ENSINO V: O ENSINO DE METAFÍSICAObrigatória460
7º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06730329DIDÁTICA DE FILOSOFIAObrigatória690
06730330ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA II: REGÊNCIA DE CLASSE
06730327 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA I: FUNDAMENTAÇÃO E METODOLOGIA DA PRÁTICA DE ENSINO
Obrigatória12180
06730011ÉTICA IIObrigatória460
06730141FILOSOFIA POLÍTICA IIObrigatória460
8º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06730332ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA III: SÍNTESE DO PROCESSO FORMATIVO
06730330 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA II: REGÊNCIA DE CLASSE
Obrigatória7105
06730331FILOSOFIA, CULTURA E SUSTENTABILIDADEObrigatória690
06730333FILOSOFIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVAObrigatória690
COMPLEMENTARES
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06730334ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar14210
OPTATIVAS
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06730255SEMINÁRIO DE ESTÉTICAOptativa460
06730206SEMINÁRIO DE ÉTICAOptativa460
06730249SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA CIÊNCIA IIOptativa460
06730154SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA LINGUAGEMOptativa460
06730173SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA RELIGIÃOOptativa460
06730060SEMINÁRIO DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO Optativa460
06730059SEMINÁRIO DE FILOSOFIA POLÍTICAOptativa460
06730179SEMINÁRIO DE TEMAS DE FILOSOFIA GERALOptativa460
Projeto Pedagógico do Curso

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)  – Define os princípios filosóficos, políticos, pedagógicos, administrativos e técnicos que orientam a formação humana/cidadã e profissional dos acadêmicos, compreendendo a gestão democrática dos cursos, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), o Regimento Geral da UFPel, o PDI/UFPel, o PPI/UFPel e o Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel, além de outras diretrizes e legislações pertinentes às diferentes formações profissionais.

PPC Licenciatura em Filosofia 2024
Aprovado no processo 23110.030673/2023-47, com vigência a partir de 2024/1

PPC Licenciatura em Filosofia 2017

Coordenação
Colegiado

Art.122 do Regimento Geral da Universidade Federal de Pelotas – O colegiado de curso é o órgão de coordenação didática que tem por finalidade superintender o ensino, no âmbito de cada curso.

Portaria de constituição do Colegiado de Filosofia

Núcleo Docente Estruturante - NDE

Página gerada com informações do COBALTO - Sistema Integrado de Gestão. Dados obtidos do sistema são atualizados a cada 5 minutos.

Publicado por Gabriela Chaves em 22/05/2023.