Início do conteúdo
    Notícias
  • Palestra – Masculinidades hegemônicas e subalternas: Debates interseccionais com os marcadores de religião, homossexualidade e gênero

     

     

     

     

     

     

     

     

    O Núcleo Interseccionalidades do PPGS/UFPel convida a comunidade acadêmica e demais interessados para a exibição do documentário “The Mask You Live In” (“A Máscara em que Você Vive”), película que discute a pressão da sociedade sobre o que pode ou não ser considerado “masculino” e como isso afeta os jovens.

    Na sequência a temática será aberta ao debate, com ancoragem nos textos “A PRODUÇÃO SIMULTÂNEA DE MASCULINIDADES HEGEMÔNICAS E SUBALTERNAS” (de Michael S. Kimmel) e “A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MASCULINIDADE NA RELIGIOSIDADE CONTEMPORÂNEA” (de Fernanda Lemos), disponíveis, respectivamente, nos seguintes links: http://www.scielo.br/pdf/ha/v4n9/0104-7183-ha-4-9-0103.pdfhttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dr/article/view/10736/6007.

    Data: 05 de dezembro de 2018

    Horário: às 14h30min

    Local: sala 315, no prédio do IFISP (Rua Alberto Rosa, n° 154)

  • Seleção Aluno Especial 01/2019

    O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGS/UFPel) torna público o processo de seleção de candidatos interessados em cursar disciplinas optativas como aluno especial no primeiro semestre de 2018. As inscrições poderão ser realizadas no período de 07 a 12 de março de 2019.

    As disciplinas ofertadas e o procedimento de inscrição podem ser conferidos no link: Edital Aluno Especial 01/2019

  • Edital de inscrição para os cargos de Coordenador e Coordenador Adjunto do mestrado em Sociologia – PPGS/UFPel

    A Comissão Eleitoral do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas torna público o edital de inscrição para os cargos de Coordenador e Coordenador Adjunto do mestrado e doutorado em Sociologia – PPGS da Universidade Federal de Pelotas.

    Inscrições estarão abertas no período de 03 a 07 de Dezembro de 2018.

    O edital de seleção pode ser acessado no link: Edital Eleições PPGS-UFPel

  • Convite para defesa de dissertação

    Discente: Meija Karoliina Ronkainen

    Título da Dissertação: “Moralidades sobre o dinheiro no cotidiano infantil: Os papeis de produtor, distribuidor e consumidor”, sob orientação do Profa. Dra. Elaine da Silveira Leite

    Banca Examinadora: Profa. Dra. Marina de Souza Sartore (PPGS/UFS); Prof. Dr. Marcus Vinicius Spolle (PPGS)/UFPel)

    Data: 17 de dezembro de 2018

    Horário: às 18hs00min

    Local: sala 201, no prédio do IFISP (Rua Coronel Alberto Rosa, nº 154)

  • Seminário “Teorias Sociológicas e agendas de pesquisa para pensar o Brasil hoje”

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    O Programa de Pós-Graduação em Sociologia, da Universidade Federal de Pelotas (PPGS/UFPel), convida a comunidade acadêmica e demais interessados para o seminário “Teorias Sociológicas e agendas de pesquisa para pensar o Brasil hoje”. O evento faz parte de um conjunto de eventos intermediários ao congresso, e tem como objetivo reunir os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPel e convidados para apresentar suas discussões teóricas e pesquisas, que abordem os temas contemporâneos que permeiam a temática do 19° Congresso da SBS.

    A Sociedade Brasileira de Sociologia realizará seu 19º Congresso entre os dias 9 e 12 de julho de 2019 na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, tendo como tema: “Em que sociedade vivemos? A sociologia diante dos novos desafios locais e globais”.

    PROGRAMAÇÃO
    Confira abaixo a programação  (clique para ampliar).

     

  • Lançamento do livro “A Sociologia enraizada de José de Souza Martins”

     

     

     

     

     

     

     

     

    No próximo dia 24, ocorre o lançamento do livro “A Sociologia enraizada de José de Souza Martins” pela editora Laboratório do Curso de Editoração – ECA/USP. Organizada por Fraya Frehse, a obra conta com capítulo de autoria do professor do PPGS, Dr. William Héctor Gómez Soto.

    Data: 24 de novembro de 2018

    Horário: às 11hs00min

    Local: Livraria da Vila (Alameda Lorena, n° 1731) – Jardim Paulista – São Paulo/SP

  • Lançamento do livro “Os Sociólogos, de Auguste Comte a Gilles Lipovetsky”

     

     

     

     

     

     

     

     

    Foi lançado neste mês o livro “Os Sociólogos, de Auguste Comte (1798-1857) a Gilles Lipovetsky (1944)” pelas editoras Vozes e PUC Rio, obra na qual a professora do PPGS, Dra. Maria Thereza Rosa Ribeiro, participa como autora de um capítulo. A autoria e organização é das professoras Sarah Silva Telles (PPGCS/PUC Rio) e Solange Luçan de Oliveira (PUC/Rio).

  • Palestra – Envelhecimento, deficiência, raça, gênero e sexualidade

     

     

     

     

     

     

     

     

    O Núcleo de Pesquisa Interseccionalidades, do PPGS/UFPel convida a comunidade acadêmica e demais interessados para a apresentação do filme Estamira (de Marcos Prado), que joga luz na problematização de categorias como velhice, raça, classe e deficiência.

    Após a exibição da película haverá a discussão do texto “Risco e êxtase nas práticas eróticas”, da autora Maria Filomena Gregori, dentro de uma perspectiva de interseccionar aquele documentário aos temas gênero e sexualidade.

    O texto que embasará a reflexão está disponível no seguinte link:
    https://drive.google.com/open?id=0B0R4O2orK4jWNTJSVlRLWXFqSTQ

    Data: 14 de novembro de 2018

    Horário: às 14hs00min

    Local: sala 315, no prédio do IFISP (Rua Coronel Alberto Rosa, nº 154)

  • Resultado Seleção Edital PNPD – Edital 03/2018

    RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO

    EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSISTA DO PROGRAMA PNPD/CAPES

    CHAMADA Nº 003/2018

    A Comissão de Seleção realizou a análise da documentação dos candidatos, no dia 31 de outubro de 2018, que atenderam ao Edital Chamada n° 003/2018, referente ao preenchimento de 01 (uma) vaga como bolsista PNPD/CAPES no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas. Foram recebidas 12 candidaturas para a participação no referido processo seletivo, dos seguintes doutores(as) candidatos(as), conforme ordem das inscrições: Pedro João Uetela; Lucas Trindade da Silva; Elisangela da Silva Santos; Banjaqui Nhaga; Everton Garcia da Costa; Andressa da Silva Corrêa; Yara Altez; Josnei Di Carlo; Lívio Silva de Oliveira; Moacir Carvalho; Gabriel Bozzano e Everton de Oliveira.

    Neste sentido, a Comissão de Seleção não homologou a inscrição dos seguintes candidatos (conforme ordem de inscrição): Pedro João Uetela; Elisangela da Silva Santos; Banjaqui Nhaga e Everton de Oliveira, já que não atendem o requisito do Edital 003/2018, referente a titulação – Doutorado em Sociologia. Já os candidatos:  Yara Altez e Gabriel Bozzano não atendem os requisitos gerais de atribuição de bolsa PNPD/Capes.

    Para a seleção do(a) candidato(a), portanto, a Comissão considerou conforme edital a titulação de Doutor em Sociologia, com o objetivo de fortalecimento da área decorrente do resultado da nota 04 e da recente aprovação do Doutorado em Sociologia, bem como a relevância e a viabilidade de realização do projeto de pesquisa e do plano de trabalho de base sociológica, vinculada a linha de pesquisa Teorias Sociais e Conhecimento do PPGS/UFPel. Considerando os critérios supramencionados, bem como a análise do currículo Lattes e sua relação com a área de Sociologia, a Comissão selecionou o candidato Lucas Trindade da Silva, cuja proposta de pesquisa alinha-se à Linha de Pesquisa: Teorias Sociais e Conhecimentos.

  • Palestra – A justiça e os feminicídios em Pelotas/RS: um estudo sobre classe, raça e gênero nesses crimes

    O Núcleo de Pesquisa Interseccionalidades do PPGS/UFPel convida a comunidade acadêmica e demais interessados para um momento de reflexão quanto ao olhar dirigido às mulheres vítimas de assassinato na perspectiva conduzida pela dissertação “A justiça e os feminicídios em Pelotas/RS: um estudo sobre classe, raça e gênero nesses crimes”, de autoria de Carolina Freitas de Oliveira Silva, discente egressa do PPG.

    A discussão será pautada pela leitura da parte inicial desse texto, disponível no seguinte link:
    https://drive.google.com/file/d/1w_EmVrpyZj_kpaIqy7gTWZolSQDNpHc7/view?usp=drivesdk

    Data: 31 de outubro de 2018

    Horário: às 17hs00min

    Local: sala 315, no prédio do IFISP (Rua Coronel Alberto Rosa, nº 154)