Início do conteúdo
Disciplinas Obrigatórias

Disciplinas Obrigatórias – curso Mestrado

Teoria Sociológica I

Carga horária: 68h – 4 créditos

Ementa: A disciplina discute os problemas e temas constituintes da formação da sociologia a partir da influência do pensamento sociológico clássico de Karl Marx, Émile Durkheim; Max Weber e Georg Simmel. Nesse sentido, ela parte dos seguintes eixos teóricos e temáticos: Marx e os marxismos; Durkheim e os desdobramentos do funcionalismo; Weber e a sociologia alemã; Simmel e a “sociologia formal”; a Escola de Chicago e a sociologia norte-americana.

Teoria Sociológica II

Carga horária: 68h – 4 créditos

Ementa: A disciplina discute os problemas e temas contemporâneos da sociologia enfatizando as análises que propõem a articulação mútua entre estrutura e ação social e entre as dimensões objetivas e subjetivas que constituem as dinâmicas sociais. Para tal, ela parte dos seguintes eixos teóricos e temáticos: a sociologia configuracional de Norbert Elias; o estruturalismo construtivista de Pierre Bourdieu; as teorias da Estruturação e da modernidade de Anthony Giddens; as teorias da ação comunicativa e da modernidade de Jürgen Habermas; a teoria dos sistemas de Niklas Luhmann; o debate sobre reconhecimento, redistribuição e justiça; a analítica do poder de Michel Foucault; Pós-modernidade, Pós-estruturalismo e seus desdobramentos.


Metodologia da Pesquisa

Carga horária: 68h – 4 créditos

Ementa: A disciplina integra os principais elementos da pesquisa em sociologia, apontando para o desenvolvimento do projeto de pesquisa de dissertação do aluno. Visa mostrar a integração entre os elementos teóricos e metodológicos e os procedimentos de investigação. Apresentam-se as principais abordagens metodológicas na área da Sociologia, desenvolvendo-se concomitantemente técnicas de pesquisa quantitativas e qualitativas. Além dos aspectos mencionados, são abordados procedimentos de organização e análise da informação.

Seminário de Dissertação

Carga horária: 34h – 2 créditos

Ementa: Promove encaminhamentos para a produção da dissertação através do debate dos projetos de pesquisa dos alunos. Fornece um suporte suplementar para o desenvolvimento e a estruturação da versão final do projeto a partir de indicações metodológicas direcionadas aos temas de pesquisa.

 

 

Disciplinas Obrigatórias – curso Doutorado*

Teoria Sociológica Avançada

Carga horária: 68h – 4 créditos

A sociedade contemporânea, como fenômeno científico, tem refletido toda a gama de complexidade emergente do próprio processo civilizatório, científico e produtivo, em diferentes organizações sociais mundiais. Neste sentido, atuais e renovados esforços teórico-epistemológicos têm sido desenvolvidos para a compreensão de como se produzem e se desfazem novas ordens, conflitos, consenso e dissensos sociais. Não apenas as teorias sociológicas, mas também a construção dos objetos de investigação sociais tem disputado por “hegemonia explicativa/compreensiva” no âmbito da sociologia, como disciplina científica.

Assim, esta disciplina irá produzir debates acerca de questões contemporâneas e complexas tais como: agente/agência; engajamento/neutralidade; normatividade/objetividade; subjetividade/interação agonismo/antagonismo; construção/desconstrução, em emergentes correntes teóricos-epistemológicas contemporâneas.

 

Seminário de Tese

Carga horária: 34h – 2 créditos

Um projeto de tese, mesmo após uma avaliação de ingresso, necessita aprimoramento quanto à forma e o conteúdo; reflexões mais acuradas sobre sua viabilidade teórica e empírica, espacial e temporal. A disciplina está voltada para um primeiro aprimoramento do projeto de pesquisa de doutorado, não apenas nestes aspectos macro, mas também no aperfeiçoamento de seus elementos técnicos, de fundamentação e teóricos inerentes à proposta de investigação científica, tais como: o estabelecimento da temática de pesquisa, a construção do objeto, formulação do problema, delimitação do campo, definição de objetivos e hipóteses, escolha dos métodos e técnicas de pesquisa, bem como o desenvolvimento e a estruturação da discussão teórica constante no projeto de pesquisa. Nesse sentido, a disciplina envolve processo interpares, sob a orientação do professor regente da disciplina, visando auxiliar na superação de questões diagnosticadas pelo grupo em cada projeto.

 

* Os alunos aprovados para ingresso no Doutorado, com mestrado em outra área que não seja específico em Sociologia deverão, necessariamente, cursar as disciplinas teóricas e metodológicas obrigatórias (com exceção do Seminário de Dissertação) do Curso de Mestrado em  Sociologia do PPGS/UFPel,  são elas: Teoria Sociólogica I (4 créditos), Teoria Sociológica II (4 créditos), Metodologia (4 créditos). Totalizando assim os 18 créditos em disciplinas obrigatórias.