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Disciplinas obrigatórias

Teoria Sociológica I

Carga horária: 68h – 4 créditos

Ementa: A disciplina discute os problemas e temas constituintes da formação da sociologia a partir da influência do pensamento sociológico clássico de Karl Marx, Émile Durkheim; Max Weber e Georg Simmel. Nesse sentido, ela parte dos seguintes eixos teóricos e temáticos: Marx e os marxismos; Durkheim e os desdobramentos do funcionalismo; Weber e a sociologia alemã; Simmel e a “sociologia formal”; a Escola de Chicago e a sociologia norte-americana.

Teoria Sociológica II

Carga horária: 68h – 4 créditos

Ementa: A disciplina discute os problemas e temas contemporâneos da sociologia enfatizando as análises que propõem a articulação mútua entre estrutura e ação social e entre as dimensões objetivas e subjetivas que constituem as dinâmicas sociais. Para tal, ela parte dos seguintes eixos teóricos e temáticos: a sociologia configuracional de Norbert Elias; o estruturalismo construtivista de Pierre Bourdieu; as teorias da Estruturação e da modernidade de Anthony Giddens; as teorias da ação comunicativa e da modernidade de Jürgen Habermas; a teoria dos sistemas de Niklas Luhmann; o debate sobre reconhecimento, redistribuição e justiça; a analítica do poder de Michel Foucault; Pós-modernidade, Pós-estruturalismo e seus desdobramentos.


Metodologia da Pesquisa

Carga horária: 68h – 4 créditos

Ementa: A disciplina integra os principais elementos da pesquisa em sociologia, apontando para o desenvolvimento do projeto de pesquisa de dissertação do aluno. Visa mostrar a integração entre os elementos teóricos e metodológicos e os procedimentos de investigação. Apresentam-se as principais abordagens metodológicas na área da Sociologia, desenvolvendo-se concomitantemente técnicas de pesquisa quantitativas e qualitativas. Além dos aspectos mencionados, são abordados procedimentos de organização e análise da informação.

 

Seminário de Dissertação

Carga horária: 34h – 2 créditos

Ementa: Promove encaminhamentos para a produção da dissertação através do debate dos projetos de pesquisa dos alunos. Fornece um suporte suplementar para o desenvolvimento e a estruturação da versão final do projeto a partir de indicações metodológicas direcionadas aos temas de pesquisa.