Início do conteúdo
Sobre o PPGS

O Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas é herdeiro do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, aprovado pela Capes em 2005, e que começou a funcionar em 2006. Para compreender o estágio atual do PPG Sociologia é necessário enfatizar a história do antigo PPG em Ciências Sociais. Este programa teve início com uma proposta interdisciplinar que, inicialmente, contemplava diferentes áreas do conhecimento científico em Ciências Sociais. Assim, em 2010, foi aprovado pela CAPES o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, no Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da UFPel. Por sua vez, no final do ano de 2011, também foi aprovado o Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia que é situado no Instituto de Ciências Humanas da UFPel.

O novo passo, consequência desse processo de consolidação das áreas disciplinares, foi dado em 2012.  Nesse ano, o PPG em Ciências Sociais mudou de nome e passou a se chamar PPG em Sociologia, com curso em nível de Mestrado.

Na última avaliação quadrienal da CAPES (2013-1016), o PPG Sociologia conquistou o conceito 4, credenciando-o para abertura do curso de Doutorado, o qual foi aprovado em setembro de 2018, passando a funcionar em março de 2019.

O Programa conta com um corpo docente qualificado na área de Sociologia e linhas de pesquisa específicas que abarcam temas como as cidades, o Estado, o conhecimento na sociedade atual, o desenvolvimento, o trabalho e o meio ambiente.

Os objetivos definidos pelo PPGS

O objetivo geral do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas– Mestrado e Doutorado, é o de estimular, promover e orientar trabalhos acadêmicos, sejam eles de ensino, pesquisa ou extensão, voltados principalmente à realidade brasileira – aspectos nacionais e regionais (com especial ênfase no cone sul), mas também latino-americanos e internacionais, a partir de uma perspectiva sociológica, aberta ao diálogo, particularmente, com outras Ciências Sociais. Neste sentido, visamos formar pesquisadores acadêmicos qualificados na área de sociologia.

 

Os objetivos específicos do PPGS são:

  1. Cultivar os esforços permanentes de consolidação de uma equipe de sociólogos, capazes de desenvolver projetos de investigação que centrem sua atenção, por um lado, nas tendências de desenvolvimento do Brasil, em seus aspectos sócio-político-econômicos e, por outro, nos processos socioculturais que ultrapassam as fronteiras dos países do Mercosul.

II.Consolidar a constituição de núcleos de pesquisa, vinculados às sociologias específicas, buscando a integração entre discentes e docentes em torno de grupos de pesquisa, de forma a promover a produção coletiva do conhecimento. Isso, porém, não significa a ausência do diálogo com outras Ciências Sociais, pois entende-se que o diálogo interdisciplinar é uma característica central do conhecimento científico na atualidade.

III.Estabelecer laços de cooperação acadêmica, tais como: intercâmbio de estudantes e de docentes, novas experiências de pesquisa, extensão e troca de conhecimento com instituições de ensino superior brasileiras, e, com especial atenção para as instituições do cone sul, visando consolidar a presença dos discentes em centros e universidades de referência, no Brasil e no exterior, sob a modalidade de estágio “sanduíche” durante realização do doutorado.

IV.Fomentar a integração regional do PPGS, efetivando convênios e intercâmbios com os países – Brasil, Argentina e Uruguai. Esse esforço tem por finalidade estabelecer laços duradouros de cooperação que fortaleçam as potencialidades regionais – cone sul, no que diz respeito às dimensões social, cultural, política

 

Fontes de Financiamento

O PPGS obtém todos os anos bolsas de estudos, para seus alunos, subministradas pelas agências de fomento CNPq, CAPES e FAPERGS. Dispõe também de recursos do Programa de Apoio à Pos-Graduação (Proap) da Capes para apoiar atividades acadêmicas docentes e discentes. Além de três bolsas de pós-doutorado, o PNPD outorga recursos econômicos para equipamentos e materiais.

 

Saiba mais:

REGIMENTO DO PPGS

REGIMENTO DO LABORATÓRIO

 

Resoluções do PPGS em vigor:

  • Resolução PPGS nº 1/2023 – Nova norma que dispõe sobre a comissão, critérios para distribuição, concessão e manutenção de bolsas no PPGS/UFPel.
  • Resolução nº 1/2017 – 04/10/2017 – Dispõe sobre Comissão, critérios para distribução, concessão e manutenção de bolsas no PPGS/UFPel.
  • ANEXO 01 – Resolução 01/2017 do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas – PPGS/UFPel.
  • Resolução nº 2/2017 – 04/10/2017 – Dispõe sobre Credenciamento de Professores no Programa de Pós-Graduação em Sociologia  – PPGS/UFPel.

Resoluções do CONSUN – UFPel em vigor:

 

  • Resolução nº 5 – 26/04/2017Dispõe sobre a política de ações afirmativas para pessoas negras, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu na UFPel.
  • Resolução nº 9 – 28/05/2019 – Dispoe sobre a política de oferta de vagas discentes em Programas de Pós-Graduação stricto sensu na UFPel para servidores da instituição.

Resoluções do COCEPE – UFPel em vigor:

 

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO À PÓS-GRADUAÇÃO (PROAP)

REGULAMENTO BOLSAS FAPERGS

REGULAMENTO BOLSAS DEMANDA SOCIAL – CAPES

 

Coordenadoria

e-mail: ppgs@ufpel.edu.br

Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo Cantu

Coordenadora Adjunta: Prof. Drª. Elaine da Silveira Leite 

Secretária: Flávia Lucimeri Rodrigues de Freitas