Grupo de Pesquisa sobre a Epistemologia Naturalizada de W.V. Quine

Nesta quarta-feira (03/04/2019) serão iniciadas as atividades do Grupo de Pesquisa “Epistemologia Naturalizada de W.V. Quine” em homenagem ao cinquentenário da publicação de Naturalized Epistemology. O grupo de pesquisa será coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Navia e os encontros serão quinzenais com duração de 02 horas cada.

Mesa redonda sobre Agostinho de Hipona

O PPGFil promoverá uma mesa redonda sobre Agostinha de Hipona, que terá a seguinte composição:

Prof. Dr. Nilo Silva (UFCA): “A noção de Interioridade da alma, representada no “verbum mentis” em Santo Agostinho”

Prof. Dndo Matheus Vahl (UFPel): “A questão da responsabilidade moral a partir da teoria da interioridade de Santo Agostinho”.

O evento terá lugar na sala 316 do IFISP, no dia 10/12/2018, às 14:00.

Banca para Professor Titular

Na próxima terça-feira, 13/06, às 16:00, o professor Clademir Araldi, do Departamento de Filosofia, defenderá seu Memorial Acadêmico para promoção à Professor Titular diante da banca formada pelos professores Jarbas Vieira (UFPel), Delamar Dutra (UFSC), Álvaro Valls (UNISINOS) e Luciano de Jesus (PUCRS).

Maiores informações, abaixo.

Colegiado dos Cursos de Filosofia e Centro de Artes realizaram a ‘Olimpíada de Filosofia’

Promovido pela Coordenação dos Cursos de Filosofia da Ufpel e pela Direção do Centro de Artes, representados respectivamente pelo Professor Pedro Leite e pela Professora Úrsula Rosa da Silva, e em parceria com Universidade Católica de Pelotas (UCPel) representada pela Professora Adriane Da S. Machado Möbbs, realizou-se no dia 20 de outubro a “XI Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul 2018” no Centro de Artes da UFPel. Inserido na Comemoração dos 50 anos da Ufpel o evento ocorreu pela primeira vez na cidade de Pelotas e contou com mais de 150 participantes entre estudantes e professores. Entre outras, participaram Escolas de Porto Alegre (EMEF Moradas da Hípica e EMEF Neusa Goulart Brizola), de Jaguarão (Colégio Estadual Carlos Alberto Ribas), de Novo Hamburgo (IFSul-NH), Turuçu (Escola Simões Lopes Neto) além das escolas de Pelotas, Colégio Pelotense, Escola Santa Rita, CIEP Osmar da Rocha Grafulha, bem como estudantes e professores da UFPel, UCPel, IFSul-Pelotas, PUCRS e UFRGS. Destaque especial a participação internacional da comitiva vinda da Colômbia com as Professoras Clara Liliana Rodríguez Almanza, Profa. Norma Leidy Ramírez Cárdenas e o estudante Juan Ignacio Arango Ramírez que fez a leitura de sua “Carta a Simón Bolívar”. A Organização agradece a presença e a colaboração de todos e todas.
Fica o convite para a Olimpíada de Filosofia de 2019.

PPGFil promove evento ‘Obrigação Moral e Punição’

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia promove o evento ‘Obrigação Moral e Punição’ com o Professor Lloyd Steffen (Lehigh University – USA). O mesmo ocorrerá de 15 a 19/10, das 14 às 17:30, na sala 206 do IFISP.

As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas através do e-mail goat.ufpel@gmail.com. Maiores informações podem ser encontradas em: https://wp.ufpel.edu.br/ebarbosa/seminario-obrigacao-moral-e-, e https://www.facebook.com/events/1348504015285108/

CTC – CAPES aprova Doutorado em Sociologia

O IFISP passa a contar com mais um Doutorado, o de Sociologia.

As propostas de cursos novos, após avaliação pelas respectivas áreas, foram analisadas durante a 178ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), ocorrida entre os dias 27 e 31 de agosto.

O IFISP cumprimenta a Coordenação e o quadro docente do Programa por essa realização.

Com isso, o IFISP passa a possuir 03 Doutorados e 03 Mestrados, além de 05 Cursos de Graduação e uma Especialização EaD.

PPGCPol no 11º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política

Durante o 11º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política foi anunciada a nova diretoria da Associação. O PPGCPol tem o prazer de informar que a  profa. Luciana Ballestrin, docente do PPGCPol, integra a diretoria.

No mesmo evento foi divulgado o resultado do Prêmio Vitor Nunes Leal – Livro. O PPGCPol tem a satisfação de comunicar que o livro “1961-1964: A Ditadura Brasileira em Dois Golpes” (Ed. Appris, 2017), do prof. Daniel de Mendonça, docente do PPGCPol, foi agraciado com o segundo lugar na premiação.

Daniel Eslabão doa documento histórico do IFISP

O ex aluno do IFISP, prof. Daniel Eslabão doou o discurso de Inauguração do antigo Instituto de Sociologia e Política – atual Instituto de Filosofia, Sociologia e Política -, de autoria de Mozart Victor Russomano, em 1958.

O IFISP agradece o desprendimento e a generosidade do prof. Eslabão.

Agência, Deliberação e Motivação – Novo Lançamento do NEPFIL

Organizado pelos professores Evandro Barbosa e João Hobuss, o livro  Agência, Deliberação e Motivação acaba de ser publicado pelo NEPFIL online. Em conformidade com a política editorial e o compromisso com a divulgação de pesquisas filosóficas relevantes, todos os livros do NEPFIL online são disponibilizados para download gratuitamente. Clique na imagem e faça o download de seu exemplar.

Defesa de tese para professor titular do IFISP

O professor Alvaro Barreto, do Departamento de Sociologia e Política (DESP), defende tese acadêmica no dia 10 de abril, às 14h30min, na sala 206 do IFISP, com vistas à promoção para professor titular.

A tese, intitulada “Partido Independente do Uruguai: raízes político-institucionais, características programáticas e organizacionais”, será avaliada por uma banca formada por quatro professores titulares: Maria Thereza Rosa Ribeiro (UFPel), Céli Pinto (UFRGS), Jussará Prá (UFRGS) e Emil Sobottka (PUCRS).

 

V Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia do IFISP – UFPel realizará de 06 a 09 de novembro de 2017 o V Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política, cujo tema será “Agência, Deliberação e Motivação”, com o apoio da CAPES.

O evento contará com a participação de professores e pesquisadores do Brasil, Estados Unidos e Itália.

Maiores informações podem ser obtidas na página do Congresso:

wp.ufpel.edu.br/cimfp

 

II Colóquio de Filosofia e Pensamento Político

Os Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e Filosofia do IFISP – UFPel promovem a segunda edição do “Colóquio de Filosofia e Pensamento Político”, que tem como objetivo refletir sobre os temas “Corrupção política, Violência social e Políticas públicas” no contexto de uma abordagem multidisciplinar.

Veja a programação: II Colóquio de Filosofia e Pensamento Político

Lançamento do livro ‘Parvae Notitiae de Medio Aevo’

O livro Parvae Notitiae de Medio Aevo, organizado por William Saraiva Borges e Sérgio Ricardo Strefling, será lançado durante a I Semana Acadêmica Integrada da Filosofia/UFPel, dia 27/09, às 19h, no auditório do Campus II da UFPel.

Sinopse: A obra reúne uma série de textos que foram apresentados e discutidos ao longo dos anos de 2016 e 2017, no Grupo de Estudos sobre Filosofia Medieval – um projeto surgido em 2003 e que está vinculado ao Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas. A presente publicação vem na esteira de dois livros anteriores, também eles, reunindo textos emergidos do Grupo de Estudos. Parvae Notitiae de Medio Aevo traz a público trabalhos que são um reflexo do que é estudado e produzido pelo Grupo, reunindo contribuições não apenas de pesquisadores mais experientes, mas também de jovens que, com entusiasmo e disciplina, vão aprimorando suas pesquisas. Além de dar visibilidade à produção bibliográfica interna, as publicações oriundas do Grupo de Estudos sobre Filosofia Medieval pretendem ser um incentivo a todos que, na academia ou fora dela, desejam conhecer um pouco mais do interessante e singular pensamento filosófico produzido na Idade Média.

Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e em Sociologia promovem II Simpósio sobre Laclau

II Simpósio pós-estruturalismo e teoria social: Ernesto Laclau e seus interlocutores é o evento internacional organizado pelo Grupo de Pesquisa Ideologia e Análise de Discurso e pelos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e em Sociologia, do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, da Universidade Federal de Pelotas, Brasil. Organizado a partir de conferências, mesas redondas e grupos de trabalho, o objetivo do Simpósio é reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros para discussões em torno da teoria do discurso do filósofo político argentino, Ernesto Laclau.

O evento, que ocorrerá entre 25 e 27 de setembro de 2017, terá as atividades dos GTs nas dependências do IFISP e conferências e mesas redondas na Faculdade de Direito da UFPel (Folder II Simpósio Laclau).