Mesa redonda sobre Agostinho de Hipona

O PPGFil promoverá uma mesa redonda sobre Agostinha de Hipona, que terá a seguinte composição:

Prof. Dr. Nilo Silva (UFCA): “A noção de Interioridade da alma, representada no “verbum mentis” em Santo Agostinho”

Prof. Dndo Matheus Vahl (UFPel): “A questão da responsabilidade moral a partir da teoria da interioridade de Santo Agostinho”.

O evento terá lugar na sala 316 do IFISP, no dia 10/12/2018, às 14:00.

Banca para Professor Titular

Na próxima terça-feira, 13/06, às 16:00, o professor Clademir Araldi, do Departamento de Filosofia, defenderá seu Memorial Acadêmico para promoção à Professor Titular diante da banca formada pelos professores Jarbas Vieira (UFPel), Delamar Dutra (UFSC), Álvaro Valls (UNISINOS) e Luciano de Jesus (PUCRS).

Maiores informações, abaixo.

Colegiado dos Cursos de Filosofia e Centro de Artes realizaram a ‘Olimpíada de Filosofia’

Promovido pela Coordenação dos Cursos de Filosofia da Ufpel e pela Direção do Centro de Artes, representados respectivamente pelo Professor Pedro Leite e pela Professora Úrsula Rosa da Silva, e em parceria com Universidade Católica de Pelotas (UCPel) representada pela Professora Adriane Da S. Machado Möbbs, realizou-se no dia 20 de outubro a “XI Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul 2018” no Centro de Artes da UFPel. Inserido na Comemoração dos 50 anos da Ufpel o evento ocorreu pela primeira vez na cidade de Pelotas e contou com mais de 150 participantes entre estudantes e professores. Entre outras, participaram Escolas de Porto Alegre (EMEF Moradas da Hípica e EMEF Neusa Goulart Brizola), de Jaguarão (Colégio Estadual Carlos Alberto Ribas), de Novo Hamburgo (IFSul-NH), Turuçu (Escola Simões Lopes Neto) além das escolas de Pelotas, Colégio Pelotense, Escola Santa Rita, CIEP Osmar da Rocha Grafulha, bem como estudantes e professores da UFPel, UCPel, IFSul-Pelotas, PUCRS e UFRGS. Destaque especial a participação internacional da comitiva vinda da Colômbia com as Professoras Clara Liliana Rodríguez Almanza, Profa. Norma Leidy Ramírez Cárdenas e o estudante Juan Ignacio Arango Ramírez que fez a leitura de sua “Carta a Simón Bolívar”. A Organização agradece a presença e a colaboração de todos e todas.
Fica o convite para a Olimpíada de Filosofia de 2019.

PPGFil promove evento ‘Obrigação Moral e Punição’

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia promove o evento ‘Obrigação Moral e Punição’ com o Professor Lloyd Steffen (Lehigh University – USA). O mesmo ocorrerá de 15 a 19/10, das 14 às 17:30, na sala 206 do IFISP.

As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas através do e-mail goat.ufpel@gmail.com. Maiores informações podem ser encontradas em: https://wp.ufpel.edu.br/ebarbosa/seminario-obrigacao-moral-e-, e https://www.facebook.com/events/1348504015285108/

CTC – CAPES aprova Doutorado em Sociologia

O IFISP passa a contar com mais um Doutorado, o de Sociologia.

As propostas de cursos novos, após avaliação pelas respectivas áreas, foram analisadas durante a 178ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), ocorrida entre os dias 27 e 31 de agosto.

O IFISP cumprimenta a Coordenação e o quadro docente do Programa por essa realização.

Com isso, o IFISP passa a possuir 03 Doutorados e 03 Mestrados, além de 05 Cursos de Graduação e uma Especialização EaD.

PPGCPol no 11º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política

Durante o 11º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política foi anunciada a nova diretoria da Associação. O PPGCPol tem o prazer de informar que a  profa. Luciana Ballestrin, docente do PPGCPol, integra a diretoria.

No mesmo evento foi divulgado o resultado do Prêmio Vitor Nunes Leal – Livro. O PPGCPol tem a satisfação de comunicar que o livro “1961-1964: A Ditadura Brasileira em Dois Golpes” (Ed. Appris, 2017), do prof. Daniel de Mendonça, docente do PPGCPol, foi agraciado com o segundo lugar na premiação.

Daniel Eslabão doa documento histórico do IFISP

O ex aluno do IFISP, prof. Daniel Eslabão doou o discurso de Inauguração do antigo Instituto de Sociologia e Política – atual Instituto de Filosofia, Sociologia e Política -, de autoria de Mozart Victor Russomano, em 1958.

O IFISP agradece o desprendimento e a generosidade do prof. Eslabão.

Agência, Deliberação e Motivação – Novo Lançamento do NEPFIL

Organizado pelos professores Evandro Barbosa e João Hobuss, o livro  Agência, Deliberação e Motivação acaba de ser publicado pelo NEPFIL online. Em conformidade com a política editorial e o compromisso com a divulgação de pesquisas filosóficas relevantes, todos os livros do NEPFIL online são disponibilizados para download gratuitamente. Clique na imagem e faça o download de seu exemplar.

Defesa de tese para professor titular do IFISP

O professor Alvaro Barreto, do Departamento de Sociologia e Política (DESP), defende tese acadêmica no dia 10 de abril, às 14h30min, na sala 206 do IFISP, com vistas à promoção para professor titular.

A tese, intitulada “Partido Independente do Uruguai: raízes político-institucionais, características programáticas e organizacionais”, será avaliada por uma banca formada por quatro professores titulares: Maria Thereza Rosa Ribeiro (UFPel), Céli Pinto (UFRGS), Jussará Prá (UFRGS) e Emil Sobottka (PUCRS).

 

V Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia do IFISP – UFPel realizará de 06 a 09 de novembro de 2017 o V Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política, cujo tema será “Agência, Deliberação e Motivação”, com o apoio da CAPES.

O evento contará com a participação de professores e pesquisadores do Brasil, Estados Unidos e Itália.

Maiores informações podem ser obtidas na página do Congresso:

wp.ufpel.edu.br/cimfp

 

II Colóquio de Filosofia e Pensamento Político

Os Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e Filosofia do IFISP – UFPel promovem a segunda edição do “Colóquio de Filosofia e Pensamento Político”, que tem como objetivo refletir sobre os temas “Corrupção política, Violência social e Políticas públicas” no contexto de uma abordagem multidisciplinar.

Veja a programação: II Colóquio de Filosofia e Pensamento Político

Lançamento do livro ‘Parvae Notitiae de Medio Aevo’

O livro Parvae Notitiae de Medio Aevo, organizado por William Saraiva Borges e Sérgio Ricardo Strefling, será lançado durante a I Semana Acadêmica Integrada da Filosofia/UFPel, dia 27/09, às 19h, no auditório do Campus II da UFPel.

Sinopse: A obra reúne uma série de textos que foram apresentados e discutidos ao longo dos anos de 2016 e 2017, no Grupo de Estudos sobre Filosofia Medieval – um projeto surgido em 2003 e que está vinculado ao Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas. A presente publicação vem na esteira de dois livros anteriores, também eles, reunindo textos emergidos do Grupo de Estudos. Parvae Notitiae de Medio Aevo traz a público trabalhos que são um reflexo do que é estudado e produzido pelo Grupo, reunindo contribuições não apenas de pesquisadores mais experientes, mas também de jovens que, com entusiasmo e disciplina, vão aprimorando suas pesquisas. Além de dar visibilidade à produção bibliográfica interna, as publicações oriundas do Grupo de Estudos sobre Filosofia Medieval pretendem ser um incentivo a todos que, na academia ou fora dela, desejam conhecer um pouco mais do interessante e singular pensamento filosófico produzido na Idade Média.

Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e em Sociologia promovem II Simpósio sobre Laclau

II Simpósio pós-estruturalismo e teoria social: Ernesto Laclau e seus interlocutores é o evento internacional organizado pelo Grupo de Pesquisa Ideologia e Análise de Discurso e pelos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e em Sociologia, do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, da Universidade Federal de Pelotas, Brasil. Organizado a partir de conferências, mesas redondas e grupos de trabalho, o objetivo do Simpósio é reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros para discussões em torno da teoria do discurso do filósofo político argentino, Ernesto Laclau.

O evento, que ocorrerá entre 25 e 27 de setembro de 2017, terá as atividades dos GTs nas dependências do IFISP e conferências e mesas redondas na Faculdade de Direito da UFPel (Folder II Simpósio Laclau).

Professor do PPGFil organiza obra

NASSER, E; RUBIRA, L. (orgs). Nietzsche no Século XXI. Porto Alegre: Editora Zouk, 2017, 360 páginas.

Sinopse: A recepção da filosofia de Nietzsche ao longo dos anos, encontrou pontos de intersecção nas mais distintas formas. Venerado por escritores, artistas plásticos e psicanalistas, para o senso comum suas ideias simbolizavam o pensamento rebelde e a possibilidade de autocompreensão da vida simples. Talvez o único denominador comum de todas essas adaptações divergentes e habitualmente contraditórias de Nietzsche consista no fato de que, aquele que constatou de modo tão implacável o vazio – o vazio de sentido, o abandono de Deus do presente –, também pareceu oferecer uma maneira de preencher tal lacuna.

No alvorecer do século XXI este livro reúne artigos dos mais respeitáveis pesquisadores internacionais de Nietzsche consolidando a atualidade do pensamento do filósofo alemão.

 

Filosofia: Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante de 2017

Os Cursos de Bacharelado e e Licenciatura em Filosofia foram dois dos sete Cursos da UFPel que receberam 5 estrelas na 27ª edição da Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante do ano de 2017 e constará da publicação GE Profissões Vestibular 2018, que passa a circular nas bancas a partir do dia 16 de outubro. A Avaliação de Cursos Superiores do GE ocorre anualmente juntos as IES de todo o Brasil. O processo é desenvolvido através de questionários dos cursos avaliados e posteriormente encaminhados a pareceristas que atribuem suas notas considerando três pilares básicos:

– corpo docente;

– projeto pedagógico;

– infraestrutura.

Considera-se que o “Selo de Qualidade” emitido pelo Guia do Estudante advindo do processo avaliativo (ainda que não seja fornecido por um órgão oficial) é importante na medida em, de certa maneira, expressa um ranking dos cursos no país e oportuniza aos futuros acadêmicos um referencial para suas escolhas profissionais.

Professores do PPGCPol e PPGS lançam obras

Os professores Léo Peixoto Rodrigues, Bianca de Feitas Linhares e Daniel de Mendonça lançaram novos livros.

O professor Léo Peixoto Rodrigues lançou, em parceria com com Fabrício Monteiro Neves, A Sociologia de Niklas Lhumann (Editora Vozes).

Também foi lançada a obra Ernesto Laclau e seu legado transdisciplinar, organizado por Daniel de Mendonça, Léo Peixoto Rodrigues e Bianca de Freitas Linhares (Intermeios).

O terceiro livro lançado é Niklas Lhumann:Sistemas Sociais: Ensaios Teóricos (EDIPUCRS), organizado pelo professor Léo Peixoto Rodrigues e Fabrício Monteiro Neves, cuja capa pode ser acessada aqui: NIKLAS LUHMANN