PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência)

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem por finalidade fomentar a Iniciação à Docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. O PIBID tem por finalidade proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica para os discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior (cf. Decreto 7.219/2010).

A partir desse Programa, os estudantes dos cursos de licenciatura, orientados por professores da UFPel, são acolhidos por professores das Escolas Campo – supervisores do PIBID – e são formados para o trabalho pedagógico a partir da articulação entre essas instituições, contribuindo com o desenvolvimento de projetos e práticas educativas.

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participa do PIBID desde sua primeira edição, tendo sido contemplada em todos os Editais do Programa. Em 2022, a UFPel apresentou novo projeto institucional (em resposta ao Edital CAPES 023/2022), com a articulação de 16 cursos de licenciatura (Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Dança; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Língua Inglesa; Língua Portuguesa; Matemática; Música; Pedagogia; Química e Teatro), em 15 núcleos de trabalho. A UFPel foi contemplada com 240 bolsas de Iniciação à Docência (para estudantes das licenciaturas), 30 bolsas de Supervisão (para professores de Escolas públicas da rede básica de ensino) e 10 bolsas de Coordenadores de Área (para professores dos cursos de Licenciatura da Universidade). Os núcleos trabalham em 16 escolas das três etapas da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio (tabela abaixo).

Recentemente, a CAPES anunciou a complementação das cotas de bolsas de Iniciação à Docência que tinham sido cortadas em 2022. Com isso, os núcleos receberão mais 168 bolsas a partir de junho de 2023.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – UFPEL

ESCOLA NÚCLEO

CE CASSIANO DO NASCIMENTO ARTES VISUAIS
CE DOM JOÃO BRAGA FILOSOFIA