Início do conteúdo
Relatório Final e Certificação – módulo antigo

A partir de 15 de dezembro de 2019 a UFPEL adotou o sistema de cadastro único para programas, projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão: o módulo de projetos unificados.

Dessa forma, o módulo anterior de projetos de ensino estará bloqueado para cadastro de novos projetos e solicitações de prorrogação. No entanto, projetos que iniciaram neste módulo antigo estarão vinculados ao mesmo até o seu encerramento, de forma que o relatório final deverá ser encaminhado ainda no sistema anterior e nos moldes da Resolução 01/2008, do COCEPE.

– TRAMITAÇÃO DE RELATÓRIO FINAL: o relatório final deve ser cadastrado no COBALTO em até 90 dias após o término do projeto (Projetos de Ensino” – “Cadastros” – “relatório parcial/final”).  Após,  o formulário em formato .pdf  deve ser encaminhado ao NUPROP via SEI junto com um despacho de aprovação do relatório junto à Direção da Unidade, de preferência através do mesmo processo em que ocorreu toda a tramitação inicial (o nº do processo fica registrado na aba Histórico do projeto no COBALTO).

– INCLUSÃO/EXCLUSÃO DE PARTICIPANTES: para incluir/excluir integrantes e efetuar alterações no período de participação e/ou na carga horária de cada membro do projeto deve-se utilizar a aba “Projetos de Ensino” – “Cadastros” – Alteração de Equipe”. Essas alterações podem ser efetuadas diretamente no COBALTO a qualquer tempo após a aprovação do projeto pelo COCEPE, até o momento de envio do relatório final.

– CANCELAMENTO: para solicitar o cancelamento de um projeto que não ocorreu, o Coordenador deverá acessar o  menu “Projetos de Ensino”  – “Cadastros” – “Solicitação de alteração” – “Cancelamento”. Após,  o formulário em formato .pdf  e as atas de aprovação junto ao Departamento (ou órgão similar) e do CD da Unidade proponente devem ser encaminhados ao NUPROP via SEI através do mesmo processo em que ocorreu toda a tramitação inicial.

– CADASTRO PARA SOLICITAÇÃO DE CERTIFICADOS DE PROJETOS DE ENSINO:

1) Participantes COM vínculo com a UFPEL:

– O cadastro do certificado é feito através do COBALTO, em “Projetos de Ensino” – ”Cadastros” – ”Certificados”. É necessário criar uma súmula[1] (ou mais de uma, se for o caso) e ir vinculando[2] os participantes (já cadastrados no projeto), salvando cada um individualmente.

[1] Súmula é o resumo das atividades desenvolvidas no projeto. É de livre preenchimento, sem limitação mínima de caracteres. Como constará no verso de cada certificado, deve adequar-se ao espaço máximo de uma folha A4.

[2] Para vincular os participantes a súmula deve estar previamente cadastrada e salva. Seleciona-se a súmula escolhida entre as que já foram salvas (ela fica em amarelo) e clica-se na aba Pessoas Vinculadas. É necessário salvar cada participante individualmente.

– Se for necessário cadastrar algum participante que não esteja aparecendo na lista, é necessário primeiro efetuar o cadastro através da aba “Projetos de Ensino” – “Cadastros” – Alteração de Equipe”. Nesta aba é possível incluir/excluir integrantes, bem como efetuar alterações no período de participação e/ou na carga horária de cada membro do projeto.

– O campo “identificação” é apenas para fins de controle do próprio coordenador, não irá aparecer no texto do certificado. Todas as informações que constarão na frente do certificado são automaticamente extraídas do projeto. Já no verso constará a súmula informada pelo Coordenador.

– Após cadastro e envio à PRE pelo COBALTO, a solicitação de certificados deve ser enviada para o NUPROP através do SEI, junto ao mesmo processo em que ocorreu toda a tramitação inicial.

OBS: em casos de projetos que tramitavam ainda em processos físicos, o tipo de processo a ser encaminhado é o Projetos de Ensino.

– Cada participante com vínculo com a UFPel poderá imprimir o seu certificado individualmente, direto do COBALTO. O NUPROP disponibiliza a impressão dos certificados somente após a aprovação do Relatório Final pelo COCEPE.

– O atestados são gerados automaticamente pelo sistema, basta que a equipe do projeto esteja atualizada, não sendo necessário nenhum cadastro prévio ou liberação pela PRE. O atestado fica disponível para impressão no login de cada participante/equipe, no módulo “Projetos de Ensino”-”Consulta”-”Atestados”.

2) Participantes SEM vínculo com a UFPEL:

– Para participantes que não pertencem ao quadro de professores, servidores ou alunos da UFPel faz-se necessário, além da súmula,  o preenchimento de  PLANILHA com as seguintes informações: nome, CPF, e-mail, função, período e carga horária dos participantes. Todas as informações são obrigatórias.

– Os certificados dos participantes externos ficarão disponíveis através do acesso livre no COBALTO, mediante consulta pelo CPF.

– A planilha e demais instruções para para solicitação de certificados de participantes externos estão disponíveis abaixo:

PLANILHA

Instruções para Solicitação de Certificados de Projetos de Ensino