Início do conteúdo
    Notícias
  • Nota de Pesar

    É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de nosso aluno da Licenciatura PEDRO HENRIQUE CORREIA DE ANDRADE. Um jovem inspirador que estava terminando sua graduação em Ciências Sociais e já estava aprovado para continuar seu processo de aperfeiçoamento naquilo que identificava como sua vocação – a educação. O curso e seus colegas comunicam o seu pesar à família.

    O velório ocorrerá dia 23/10/2020 das 19h ás 22h no Cemitério São Francisco de Paula, capela A1 e seguirá os protocolos previstos pela segurança em saúde.

    Cursos de Ciências Sociais em luto.

    Patrícia Rodrigues Chaves da Cunha

    Coordenação do Curso de Ciências Sociais -UFPel.

  • Participe da Consulta Informal para Reitoria!

    O 2o. turno da consulta informal ocorrerá em 14 e 15 de outubro de 2020tua participação é essencial para que o processo democrático se fortaleça!
    A votação será adaptada por conta da pandemia e acontecerá nas modalidades presencial e on-line, com locais e horários a serem indicados pela Junta Eleitoral. O formato virtual acontecerá através de plataforma definida e contratada pela COE. Já o modo presencial seguirá as normas sanitárias definidas pelo Comitê Covid-19 instituído pela Comissão Eleitoral.

    Participação da comunidade é fundamental!

    A COE é constituída de maneira paritária pelas três entidades representativas da Universidade (ADUFPel-SSind, Sindicato-ASUFPel e DCE). Historicamente e, principalmente neste momento de diversas tentativas de ataque e enfraquecimento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), ela é fundamental para garantir a democracia no processo de consulta à comunidade acadêmica.

    “Eu penso que o mais importante é exatamente o fato de que estamos vivendo um momento em que o governo federal extrapola, fere a autonomia universitária, e, como temos visto em vários lugares, escolhe por sua conta e risco o representante das instituições. Para nós, agora, o fundamental é garantir que o processo ocorra dentro do prazo legal previsto e que a gente lute para que a nomeação do candidato escolhido seja executada”, enfatiza a presidente da ADUFPel e suplente na Comissão Eleitoral, Celeste Pereira.

    Todo/a aluno/a com matrícula em 2020 e todo/a servidor/a ativo/a da instituição receberá acesso à cabine de votação eletrônica por e-mail. Já a urna física estará disponível na sede da ASUFPEL (rua Quinze de Novembro, 262) e funcionará das 8h às 18h durante os dois dias de votação. 

    Votação eletrônica

    A cédula de votação será enviada por email. Preferencialmente para o e-mail institucional sob o domínio @ufpel.edu.br. Caso o/a eleitor/a não tenha um e-mail institucional, a mensagem será enviada para o e-mail “principal” (o e-mail que foi cadastrado no Cobalto pelo usuário/a).

    Se a pessoa esqueceu a senha ou não se lembra qual o seu e-mail institucional, entre no Cobalto (https://cobalto.ufpel.edu.br/), clica em ” e-Mail@UFPel “, depois em ” e-Mail institucional ” e depois em ” Redefinir senha “. Após redefinir a sua senha, entre no e-mail institucional e procura pela mensagem enviada pelo endereço votação@ufpel.edu.br, a qual conterá o link, as credenciais e instruções de votação.

    Em relação ao e-mail principal, acesse a conta de e-mail particular que foi cadastrada no sistema Cobalto. O e-mail principal é o mesmo que você tem recebido as mensagens institucionais do seu curso ou da universidade. Porém se você está confuso/a ou não recebe as mensagens do Cobalto, verifique qual é e-mail que está cadastrado no Cobalto fazendo o seguinte: acesse o sistema Cobalto (https://cobalto.ufpel.edu.br/), faça login, clique em Perfil, depois em Dados gerais. Nessa aba você pode verificar o seu e-mail principal e, caso for necessário, troque o e-mail cadastrado, até dia 21 de setembro. E caso, mesmo assim, você não encontre o seu e-mail principal no Cobalto, consulte como verificá-lo em: https://wikicobalto.ufpel.edu.br/doku.php. Lembre-se que a cédula de votação será enviada para este e-mail, caso ele esteja incorreto você não conseguirá votar.

    Fonte: COE com edição de Assessoria ADUFPel

  • Edital Residência Pedagógica

    EDITAL Nº 13/2020/PRE – EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS DAS LICENCIATURAS DA UFPEL PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – RP/UFPel

    A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal de Pelotas e a Coordenação Institucional da RP-UFPel, no âmbito do Projeto Institucional de Bolsas para o Programa de Residência Pedagógica, em conformidade com as Portarias nº 259/2019 e nº 114/2020 da CAPES, e com o Edital nº 01/2020 da CAPES, e demais dispositivos regulamentares, tornam pública a abertura de inscrições para o processo de seleção de “discentes residentes” da RP-UFPel, em complementação às vagas do Edital 06/2020-PRE.

    Link: https://wp.ufpel.edu.br/residenciapedagogica/

  • Grade de ofertas 2020.1 calendário remoto Licenciatura – Início: 01/10/2020

    LICENCIATURA – 2020.1- Remoto

    segunda terça Quarta Quinta sexta

    19h Antropologia I

    Profa. Lori Altmann

     

    19h – Teoria Prática Pedagógica

    FAE

     

    19h – CPOL 1

    Prof. Daniel Mendonça

    19h. SOCIO 1 – Profa. Simone

    Gomes

     

    GEOGRAFIA*

    19h PRÁTICA de Ensino 1

    Prof. Romerio

    Kunrath

     

    19h SOCIO -3. Prof. Pedro

    Robert

    FUNDAMENT

    OS Psci Edu*

     

    19h – CPOL 3

    Rosangela Schulz

    19h Antropo 3

    Prof. Rogério Réus Gonçalves da Rosa

    Práticade Ensino 3 *
    PRÁTICA 5 *

    19h Socio 5

    Prof. Rodrigo Cantu

     

    19h -ANTROPO 5 = (Teoria Antropológica IV (10910089)

    Profa.Flávia Rieth

    19 – CPOL5

    Carlos Gallo

    LIBRAS 1???

    19h – Estudos de Ciência Pol-

    Optativa- Prof. Álvaro Barreto

    ESTAGIO 2

    Profa. Analisa/Fco. Vargas

    Anal de Pol Pública – Optativa –

    Patrícia da Cunha

    19h – Sociologia do Trabalho –

    Optativa – Prof. Átilla

    Barbosa

     

     

     

     

     

     

     

    BACHARELADO – 2020.1 – Remoto

    segunda terça quarta quinta sexta

    19h Antropologia 1

    Profa. Lori Altmann

    19h SOCIO 1- Profa. Elaine –

     

    19h CPOL  1-

    Prof. Romerio

    Kunrath

    19h HISTORIA

    Prof. Fernando da Silva Camargo

    GEOGRAFIA*

    19h FILOSOFIA

    Prof. Manoel

    19h – SOCIO 3- Prof. Pedro Robert

    19h- ESTATIS1

     

    20:10H – TCC2

    Profa. Patrícia da Cunha

    19h-CPOL 3 –Rosangela Schulz

     

    19h- ANTROP 3

    Prof. Rogério Réus Gonçalves da Rosa

    19h- METODO1-

    Profa. Bianca Linhares

     

    19h- Metodologia 3

    Profa.Patríciada Cunha

     

    19h Socio 5 –

    Prof. Rodrigo Cantu

     

    19h -ANTROPO 5 = (Teoria Antropológica IV (10910089)

    Profa.Flávia Rieth

    19h – CPOL 5

    Carlos Gallo –

     

    19h – Estudos de Ciência Pol-

    Optativa- Prof. Álvaro Barreto

     

    19h ELABO-RAÇÃO TCC 1 – Profs. Álvaro e Elaine

     Anal de Pol Pública – Optativa –

    Patrícia da Cunha

     

    19h – Sociologia do Trabalho –

    Optativa – Prof. Átilla

    Barbosa

     

    * As disciplinas Geografia, Fundamentos  Psicológico da Educação e  Prática de Ensino em Ciências Sociais III e V não serão ofertados por falta de Professor/a responsável.

  • Calendário Alternativo 2020

    A UFPel terá um Calendário Acadêmico Alternativo, com atividades remotas durante 12 semanas, a partir de 22 de junho, para graduação e para pós-graduação.

    A proposta de Calendário Alternativo sugere a oferta de algumas disciplinas obrigatórias e optativas, de forma on-line, de acordo com as experiências e conhecimento de professores, técnicos-administrativos e alunos.

    As matrículas feitas pelos estudantes para as disciplinas de 2020/1 continuam valendo e o Calendário do primeiro semestre deverá ser retomado quando retornarem as aulas presenciais. O Calendário Alternativo é suplementar ao do primeiro semestre de 2020, que está apenas suspenso, não sendo substituído.

    As matrículas serão realizadas pelo sistema COBALTO com  data a ser divulgada.

  • Repostas ao Questionário sobre as condições para atividades remotas nas CSociais

    Agradecemos aos discentes que contribuíram com a pesquisa sobre as condições para atividades remotas nas Ciências Sociais e o calendário Alternativo da UFPel.

    Apresentamos os resultados obtidos, através do instrumento fechado e disponível via google forms. Em um Universo de 262 respondentes[Licenciatura – 133; Bacharelado – 129], obtivemos um total 138 respondentes.

    Questionario C Sociais condições de acesso a internet

     

  • Pequisa sobre atividades remotas e Calendário Alternativo 2020

    Os cursos de Ciências Sociais promove pesquisa junto aos discentes para planejar sua inserção no Calendário Acadêmico Alternativo 2020 e para realização de atividades remotas. Participe!

    Para participar acesse o link: https://forms.gle/W9Ckmt5ZqnjspNqu6