A Coordenação do Curso de Ciências Sociais informa, com tristeza e pesar, o falecimento de Maria Helena Rodrigues da Cunha, mãe da Professora Patrícia Chaves da Cunha.
Neste momento de luto, expressamos nossas sinceras condolências à querida colega e a toda a sua família. A comunidade do Curso de Ciências Sociais deseja força e coragem para o enfrentamento deste momento difícil.
Que as lembranças dos momentos compartilhados tragam o conforto possível.
Com os mais sinceros sentimentos,
Acaba de ser lançada a coletânea ‘Ecos do comissionismo no Brasil: as comissões estaduais da verdade, seus desafios e seus legados’ (Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2023. 216p.). Organizada pelas/os docentes Carlos Artur Gallo, Andrés Del Río e Tatyana de Amaral Maia, todas/os integrantes do NUPPOME, a publicação foi financiada pela FAPERGS, no âmbito de um projeto de pesquisa contemplado com o Edital de Auxílio Recém-Doutor (Edital nº 10/2020).
O objetivo desta coletânea é contribuir para uma agenda de pesquisas sobre as Comissões Estaduais da Verdade (CEV), analisando sua atuação e seu legado para a recomposição do passado recente e para a construção de estratégias visando a não repetição. Os capítulos que compõem a obra abrangem experiências das CEV que foram criadas em diferentes regiões do país. Há capítulos, nesse sentido, que abordam especificamente o trabalho realizado pelas CEV da Paraíba, de Pernambuco, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Há, ainda, um capítulo que traça um panorama das Comissões criadas em unidades subnacionais em todas as regiões do país. Encerra a coletânea um Apêndice sobre as CEV da Região Sul do Brasil.
Entre as/os autoras/es dos capítulos, encontram-se pesquisadoras/es vinculados à Universidades tais como a UFPel, UFRGS, UFJF, UFF, UERJ, UFSCar, UnB e UFPB.
A estudante Ana Patrícia Lima Medeiros (Ciências Sociais – Bacharelado) defendeu hoje o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Com o título “Mulheres negras e seus cabelos: identidade e inserção profissional”, a monografia foi orientada pela Profa. Rosane Rubert (DAA) e contou com a avaliação da Mestre em Antropologia Tais Rodrigues Aguiar e da Profa. Patrícia Rodrigues Chaves da Cunha (DESP), que destacaram a qualidade da pesquisa apresentada, concedendo nota 10,0 ao trabalho.
A Mostra das Regiões Brasileiras é uma ação de extensão vinculada ao Projeto Mostra das Regiões Brasileiras: Caracterizações e Identidades. É organizada pelos acadêmicos das disciplinas de Formação Territorial do Brasil, Juventude Rural e o espaço geográfico, Geografia e Prática de Ensino l dos Cursos de Geografia e Ciências Sociais da UFPel, em parceria com os alunos do 5º ano do Instituto Lar de Jesus.
Este projeto pretende oportunizar aos alunos dos cursos de Geografia, Ciências Sociais e aos alunos da Rede, uma experiência de identificação de características estruturantes da formação do território e sua expansão, através do estudo detalhado das cinco regiões formadoras do território brasileiro. A experiência pretende ainda auxiliar no processo de integração da comunidade acadêmica com a comunidade local de Pelotas e municípios limítrofes, criando condições que propiciem a interação entre ambas, através da apresentação da Mostra das Regiões Brasileiras na forma de exposição ao público convidado.
A atividade acontecerá no Campus II, na R. Alm. Barroso, 1202 – Centro, no dia 04 de setembro de 2023, às 19h.
Forças Armadas na Segurança Pública: O legado da Intervenção Federal do Rio de Janeiro de 2018 no processo de policialização das tropas militares
Estudante: Beatriz Santos Jesus Pereira Orientador: Carlos Artur Gallo Avaliadores:
Diego Alberto dos Santos (DESP);
Simone da Silva Ribeiro Gomes (DESP);
Laura Feijó de Souza (PPG Ciência Política) Data: 16/05/2023, 16h
DECISÃO DO VOTO: uma análise dos eleitores indecisos na eleição de 2018 para Governador do Rio Grande do Sul.
Acadêmico: Douglas Rodrigues Saraiva Banca:
Prof. Dr. Romerio Jair Kunrath (Orientador), Doutor em Ciência Política pela UFRGS (2012)
Prof. Dr Álvaro Augusto de Borba Barreto, Doutor em História pela PUCRS (2001)
Profa Dra Elaine da Silveira Leite, Doutora em Sociologia pela UFSCAR (2011) Data: 18/05/23 (Quinta-feira), às 13:30 horas Local: Sala C, IFISP
UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOS ÍNDICES DE ABANDONO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFPEL
Acadêmica: Giovanna Allegretti Banca: Orientadora: Prof. Dra. Patricia Rodrigues Chaves da Cunha, Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/ DESP/UFPEL.
Prof. Dr. Romerio Jair Kunrath (Orientador), Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/ DESP/UFPEL
Prof. Dra. Vera Lucia dos Santos Schwarz, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)/DESP/UFPEL. Data: 18/05/23 (Quinta-feira), às 18:00 horas Local: Sala 204, IFISP.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE RESSOCIALIZAÇÃO: uma análise do projeto “Mão de Obra Prisional” de Pelotas (MOP-SUS)
Acadêmica: Danielle Borges Lopes Banca:
Prof. Dr. Romerio Jair Kunrath (Orientador), Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Prof. Dra. Patricia Rodrigues Chaves da Cunha, Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Prof. Dra. Vera Lucia dos Santos Schwarz, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Data: 19/05/2023 (Sexta-feira), às 16:00 horas Local: sala 316, IFISP
A comissão eleitoral, eleita em 22 de março de 2023, vem a público convocar os alunos de graduação e pós graduação do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pelotas para a escolha dos membros da Representação Discente do referido curso. Clique no link abaixo para ler o edital:
Equipe LAYCS compartilha oportunidade: Bolsas Climáticas para jovens Latino-americanos!
Esta é uma bolsa totalmente financiada para jovens latinoamericanos BIPOC (Pretos, Pardos e Indígenas) das comunidades de base para atender a SB58, COY18 e COP28. Teremos um time de intérpretes durante todo o processo, inclusive nas conferências, então conhecimento de inglês não é necessário. Todas as despesas serão cobertas. Para mais informações visite nosso site www.laycs.org.