Início do conteúdo
    Notícias
  • Prorrogação do Prazo de Permanência [vigência 2020/1] – ATUALIZADO 3.1.20

    A PRAE torna pública a convocação para pedidos de Prorrogação do Prazo de Permanência para vigência em 2020/1.

    Os discentes listados devem protocolar o pedido através de formulário específico, disponível em https://wp.ufpel.edu.br/prae/programa-de-acompanhamento-pedagogico/prorrogacao-prazo-permanencia/ . Os pedidos serão aceitos até o primeiro dia letivo de 2020. Após este prazo, a PRAE poderá encaminhar a suspensão dos benefícios por prazo de permanência esgotado.

    ATENÇÃO:

    • O banco de dados utilizados para o cálculo do prazo de permanência foi o cadastro interno do Núcleo de Serviço Social, em sua imagem do dia 27 de dezembro de 2019;
    • Ao lado do número de matrícula consta a data de concessão do primeiro benefício;
    • O cálculo do prazo de permanência foi feito considerando o semestre da data de concessão do primeiro benefício até a data atual (prazo bruto) e não considerou o uso efetivo dos benefícios (prazo líquido) – não foram consideradas as interrupções;
    • Caso o discente identifique discrepância na data de concessão do primeiro benefícios, esta informação deve constar no formulário, na seção “Dos benefícios”;
    • O pedido de prorrogação, se aceito, terá vigência durante o primeiro semestre de 2020 (2020/1);
    • Caso o discente não esteja listado mas identifique que o seu prazo de permanência está esgotado, deve preencher o formulário. Discentes com prazo de permanência esgotado e sem pedido de prorrogação para 2020/1 poderão receber a suspensão dos benefícios;
    • A análise dos pedidos e sua divulgação é feita pela Comissão de Permanência, através do e-mail cadastrado pelo discente no próprio formulário;
    • Caso o discente já tenha protocolado o pedido de prorrogação para 2020/1, não é necessário realizar novo pedido;
    • Os discentes que protocolaram pedido de prorrogação para 2019/2 e foram deferidos devem protocolar novo pedido, para 2020/1;

    Dúvidas podem ser encaminhadas para a Coordenação de Integração Estudantil através do e-mail ci.prae.ufpel@gmail.com.

     

    ATUALIZAÇÃO 03/01/2020: Discentes anteriormente listados com a matrícula de cadastro foram listados com a matrícula atual, com o objetivo de facilitar a identificação dos interessados.

    Lista de beneficiários que devem solicitar a Prorrogação do Prazo de Permanência: Listagem

  • Prorrogação do Prazo de Permanência [vigência 2020/1]

    A PRAE torna pública a convocação para pedidos de Prorrogação do Prazo de Permanência para vigência em 2020/1.

    Os discentes listados devem protocolar o pedido através de formulário específico, disponível em https://wp.ufpel.edu.br/prae/programa-de-acompanhamento-pedagogico/prorrogacao-prazo-permanencia/ . Os pedidos serão aceitos até o primeiro dia letivo de 2020. Após este prazo, a PRAE poderá encaminhar a suspensão dos benefícios por prazo de permanência esgotado.

    ATENÇÃO:

    • O banco de dados utilizados para o cálculo do prazo de permanência foi o cadastro interno do Núcleo de Serviço Social, em sua imagem do dia 27 de dezembro de 2019;
    • Ao lado do número de matrícula consta a data de concessão do primeiro benefício;
    • O cálculo do prazo de permanência foi feito considerando o semestre da data de concessão do primeiro benefício até a data atual (prazo bruto) e não considerou o uso efetivo dos benefícios (prazo líquido) – não foram consideradas as interrupções;
    • Caso o discente identifique discrepância na data de concessão do primeiro benefícios, esta informação deve constar no formulário, na seção “Dos benefícios”;
    • O pedido de prorrogação, se aceito, terá vigência durante o primeiro semestre de 2020 (2020/1);
    • Caso o discente não esteja listado mas identifique que o seu prazo de permanência está esgotado, deve preencher o formulário. Discentes com prazo de permanência esgotado e sem pedido de prorrogação para 2020/1 poderão receber a suspensão dos benefícios;
    • A análise dos pedidos e sua divulgação é feita pela Comissão de Permanência, através do e-mail cadastrado pelo discente no próprio formulário;
    • Caso o discente já tenha protocolado o pedido de prorrogação para 2020/1, não é necessário realizar novo pedido;
    • Os discentes que protocolaram pedido de prorrogação para 2019/2 e foram deferidos devem protocolar novo pedido, para 2020/1;

    Dúvidas podem ser encaminhadas para a Coordenação de Integração Estudantil através do e-mail ci.prae.ufpel@gmail.com.

    Lista de beneficiários que devem solicitar a Prorrogação do Prazo de Permanência: Listagem

     

  • Informações SISU e PAVE 2020/1 – cotistas sociais

    Prezado(a) ingressante,

    bem-vindo a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Pelotas!

     

    Imaginamos que você busca informações acerca do processo seletivo de ingresso através do SISU ou PAVE, especialmente se você é ingressante cotista L1, L2, L9 e L10. Pois bem, vamos a algumas orientações importantes.

     

    • Onde encontro as postagens do SISU ou do PAVE?

    Todas as postagens relativas ao SISU e ao PAVE estarão nos hotsites da UFPel sobre os mesmos. Desta forma, acesse sempre e mantenha-se informado sobre tudo, especialmente os editais de matrícula!

    SISU – https://wp.ufpel.edu.br/sisu

    PAVE – https://wp.ufpel.edu.br/matriculaspave/

     

    • Como funciona o ingresso por cotas sociais na UFPel? 

    Ao optar pelo ingresso por cotas sociais na UFPel, o candidato ingressante passará por dois procedimentos diferentes.

    O primeiro procedimento é a matrícula, regida por um edital de matrícula lançado pela Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) da Pró-Reitoria de Ensino (PRE). Este edital pode ser obtido no hotsite do SISU, para ingressantes SISU, ou no hotsite do PAVE, para ingressantes PAVE. Este edital geralmente indica os dias e horários em que cada candidato fará sua matrícula na UFPel, além da documentação necessária.

    O segundo procedimento é a avaliação socioeconômica, regida por um edital vinculado lançado pela Coordenação de Integração Estudantil (CIE) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Este edital por ser obtido no site da PRAE, na aba Editais – tanto para os ingressantes SISU quanto para os ingressantes PAVE.

    O edital vinculado estabelece os critérios para a avaliação socioeconômica de cada candidato ingressante por cotas, indicando dias e horários para inscrição, além de toda a documentação necessária para que a mesma seja feita. Esteja atento aos requisitos deste edital, pois é através dele que você, cotista, confirmará ou não sua vaga na UFPel.

    Todos os resultados do edital vinculado são publicados exclusivamente no site da PRAE.

     

    • Como funciona a avaliação socioeconômica?

    Todo candidato ingressante que optar por ingresso por cotas sociais na UFPel deve passar por uma avaliação socioeconômica, realizada pela equipe do Núcleo de Serviço Social (NSS) da PRAE. A avaliação socioeconômica é regida por edital vinculado (pois vincula o ingresso por cota social – vaga na UFPel – e também acesso aos Programas de Auxílio da PRAE ao edital de matrícula lançado pelo CRA).

    Ao cumprir o primeiro procedimento (veja cima), o candidato ingressante por cotas sociais deve passar pelo segundo procedimento. No dia de matrícula estipulado pelo CRA, após realizada a matrícula, o candidato ingressante por cotas sociais deve dirigir-se até a PRAE para realizar sua inscrição na avaliação socioeconômica e entregar a documentação exigida.

    Será agendada uma entrevista (preferencialmente no mesmo dia da matrícula) com um(a) Assistente Social e a PRAE fornecerá uma avaliação socioeconômica, indicando o grau de vulnerabilidade social em que o candidato se encontra, aferindo, após análise documental e entrevista, a Renda Per Capita familiar bruta (requisito para o ingresso por cota).

    ATENÇÃO: A lista de documentos necessária consta no edital vinculado e deve ser entregue no dia de matrícula! Verifique com antecedência os documentos necessários!

     

    • Como fico sabendo do resultado da avaliação socioeconômica?

    Existem três resultados divulgados durante o processo de avaliação socioeconômica.

    O primeiro resultado é o resultado parcial, onde o candidato ingressante por cotas sociais pode ser deferido (aceito) ou indeferido (não aceito). Neste resultado, o candidato ingressante por cotas sociais pode interpor recurso no prazo estipulado na publicação do resultado. Os recursos interpostos são analisados pela equipe do Núcleo de Serviço Social.

    O segundo resultado é o resultado pós-recurso, onde o candidato ingressante por cotas sociais, que não foi deferido no resultado parcial, pode ser deferido (aceito) ou indeferido (não aceito) após a análise do recurso interposto no resultado parcial. Ao resultado pós-recurso cabe um segundo recurso, dirigido à Comissão de Assistência e Relações Estudantis (CARE) – última instância de apelação em caso de indeferimento. A decisão tomada pela CARE tem caráter definitivo.

    O terceiro resultado é o resultado final, que encerra o processo de seleção para ingresso por cotas sociais na UFPel, não havendo possibilidade de novo recurso.

    Os resultados parcial, pós-recurso e final são divulgados no edital vinculado pelo qual o estudante ingressante por cotas sociais submeteu-se a avaliação socioeconômica, no site da PRAE.

    Todos os candidatos ingressantes por cotas sociais deferidos na avaliação socioeconômica tem a vaga na UFPel confirmada junto ao CRA e recebem acesso, conforme a Renda familiar Per Capita, a determinados auxílios da PRAE.

     

    • Onde encontro o edital de matrícula?

    O edital de matrícula para ingressantes SISU e PAVE, cotistas e não-cotistas, é lançado pela Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) e está disponível nos hotsites do SISU e do PAVE.

     

    • Onde encontro o edital de cotas?

    O edital de cotas ou edital vinculado pode ser encontrado no site da PRAE, na seção Editais. Cada chamada do SISU ou PAVE receberá um edital específico, identificado conforme a chamada. Por exemplo, o ingressantes na Chamada Regular receberão devem se inscrever em um edital específico para a Chamada Regular; os ingressantes na Primeira Convocação, devem se inscrever em um edital específico para a Primeira Convocação e assim por diante.

     

    • Onde encontro a lista de documentos necessária para a avaliação socioeconômica?

    A listagem de documentos necessária para a avaliação socioeconômica está disponível em cada edital vinculado lançado para as diferentes convocações do SISU e do PAVE. Geralmente, a listagem de documentos necessária para a avaliação socioeconômica consta no item 5 de cada edital.

    Confira o edital da sua chamada, que pode ser acessado no site da PRAE.

     

    • Quais auxílios estudantis o candidato ingressante por cotas sociais pode solicitar?

    Todo o candidato ingressante por cotas sociais, no ato de inscrição para a avaliação socioeconômica, pode solicitar:

    Auxílio Alimentação: acesso ao Restaurante Universitário como não-pagante, em três modalidades: modalidade parcial (uma refeição por dia, ou almoço ou janta); modalidade integral (duas refeições por dia, almoço e janta) ou modalidade variável (duas refeições por dia, almoço e janta, e uma terceira refeição, ou café da manhã ou ceia).

    Auxílio Transporte: vales-transportes urbanos para deslocamento na cidade de Pelotas.

    Auxílio Deslocamento: custeio parcial de deslocamento entre municípios distantes até 150km da cidade de Pelotas.

    Auxílio Instrumental Odontológico: para estudantes do curso de Odontologia, material instrumental fornecido pela UFPel para uso em atividades curriculares do Curso de Odontologia.

    Auxílio Pré-Escolar: para estudantes pais ou mães, para custeio parcial de creches ou pré-escolas.

    Moradia Estudantil: vaga na Moradia Estudantil (Casa do Estudante Universitário) ou, não havendo vaga na mesma, custeio parcial para pagamento de aluguel na cidade de Pelotas, para estudantes com Renda familiar Per Capita inferior a 6/10 do salário mínimo vigente.

    Importante: todos os beneficiários, de qualquer programa de auxílio da PRAE, devem, semestralmente, obter rendimento acadêmico (aprovação) superior a 70% das disciplinas matriculadas no mesmo.

     

    Dúvidas?

    Contato a Coordenação de Integração Estudantil: ci.prae.ufpel@gmail.com
    Contato a Coordenação de Políticas Estudantis: cpe.prae.ufpel@gmail.com

  • Edital vinculado de seleção por cotas sociais PRAE 02/2020 – PAVE Chamada Regular 2020/1

    Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, através do Núcleo de Serviço Social da Coordenação de Integração Estudantil, torna público o processo de avaliação socioeconômica destinada a ingressantes por cotas L1, L2, L9 e L10, da Chamada Regular PAVE 2020/01, que apresentam as condições expostas no Edital vinculado PRAE 02/2020 (abaixo), assim como seleção aos Programas de Assistência Estudantil, nos dias e horários estipulados.

     

    Link do Edital PRAE 02/2020: Edital vinculado PRAE 02/2020 – PAVE Chamada Regular 2020/1

     

    ATENÇÃO: Somente ingressantes pelo PAVE, cotistas L1, L2, L9 e L10 da Chamada Regular devem inscrever-se neste edital. Os demais interessados (L5, L6, L13, L14 e Ampla Concorrência) devem aguardar edital específico.

    Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail servicosocialprae@gmail.com

  • Edital vinculado de seleção por cotas sociais PRAE 01/2020 – SISU Chamada Regular 2020/1

    Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, através do Núcleo de Serviço Social da Coordenação de Integração Estudantil, torna público o processo de avaliação socioeconômica destinada a ingressantes por cotas L1, L2, L9 e L10, da Chamada Regular SISU 2020/01, que apresentam as condições expostas no Edital vinculado PRAE 01/2020 (abaixo), assim como seleção aos Programas de Assistência Estudantil, nos dias e horários estipulados.

     

    Link do Edital PRAE 01/2020: Edital vinculado PRAE 01/2020 – SISU Chamada Regular 2020/1

     

    ATENÇÃO: Somente ingressantes pelo SISU, cotistas L1, L2, L9 e L10 da Chamada Regular devem inscrever-se neste edital. Os demais interessados (L5, L6, L13, L14 e Ampla Concorrência) devem aguardar edital específico.

    Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail servicosocialprae@gmail.com

  • Chamado para justificativa de rendimento acadêmico insuficiente 2019/2

    A PRAE torna público o chamado para justificativa de rendimento acadêmico insuficiente do segundo semestre de 2019.

    Os discentes listados devem apresentar justificativa sobre o rendimento acadêmico insuficiente entre os dias 02 de janeiro e 02 de fevereiro de 2020, até às 12h.

    listagem que verificou as notas nas disciplinas foi gerada no dia 26 de dezembro, às 18:10h, com dados registrados no Sistema Cobalto. O prazo para digitação de notas encerrou-se no dia 24 de dezembro de 2019, conforme Calendário Acadêmico 2019.

    • Não estão incluídos na listagem discentes do curso de Odontologia, que obedece a Calendário Acadêmico específico;
    • Discentes dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Medicina foram avaliados levando-se em consideração a especificidade de eventuais estágios acadêmicos, créditos e cargas horárias de disciplinas;
    • Não estão incluídos na listagem discentes beneficiários do Programa de Moradia Estudantil, que são avaliados pela Coordenação de Políticas Estudantis;
    • Não estão incluídos na listagem discentes indígenas e quilombolas beneficiários do Programa Bolsa Permanência – MEC, que são avaliados pelo Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade;
    • Não estão incluídos na listagem discentes atendidos pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, avaliados pelo mesmo;

    ATENÇÃO: Todo discente que, por qualquer motivo, esteja listado por conta de nota não registrada no sistema acadêmico deve:

    • Preencher-se o formulário obrigatoriamente, informando a nota obtida;
    • Notificar o Colegiado/Departamento/Centro para que a digitação da nota seja feita com a máxima brevidade;

    O discente que não justificar o rendimento acadêmico insuficiente em 2019/2 terá sua permanência nos programas de auxílio da PRAE em 2020/1 indicada para suspensão imediata mediante a Comissão de Permanência.

    As justificativas serão avaliadas pela Equipe de Permanência e submetidas à Comissão de Permanência, que deliberará sobre a manutenção ou não dos benefícios.

    Em virtude do trabalho de avaliação, dúvidas sobre o processo devem ser enviadas somente para o e-mail da Coordenação de Integração Estudantil (ci.prae.ufpel@gmail.com).

     

    • Relembre as fases da avaliação de rendimento acadêmico 2019/2:

    Avaliação de Rendimento Acadêmico 2019/2