Início do conteúdo
    Notícias
  • Datas e Horários da Formatura Institucional – Agosto 2022

    DIA 05/08
    GRUPO E – 14h
    3610 – Letras – Português e Francês
    3620 – Letras – Português e Inglês
    3630 – Letras – Português
    3660 – Letras – Português e Espanhol
    3670 – Letras – Português e Alemão
    3680 – Letras – Redação e Revisão de Textos
    3682 – Letras – Tradução Inglês – Português
    3684 – Letras – Tradução Espanhol – Português
    3690 – Jornalismo

    GRUPO B – 17h
    1000 – Arquitetura e Urbanismo
    1310 – Artes Visuais (Bacharelado)
    2200 – Artes Visuais (Licenciatura)
    1320 – Design Gráfico
    1330 – Design Digital
    2300 – Música (Licenciatura)
    3710 – Música – Canto
    3720 – Música – Flauta Transversal
    3730 – Música – Violino
    5010 – Cinema e Audiovisual
    5300 – Teatro
    5320 – Dança
    5580 – Gastronomia

    GRUPO D – 20h
    3000 – História Noturno (Licenciatura)
    3010 – História Vespertino (Bacharelado)
    3100 – Geografia Noturno (Licenciatura)
    3110 – Geografia Noturno (Bacharelado)
    4800 – Ciências Econômicas
    5400 – Museologia
    5900 – Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis
    6020 – Antropologia
    820 – Educação Física (Licenciatura)
    840 – Educação Física (Licenciatura)

    DIA 06/08
    GRUPO A – 14h
    100 – Agronomia
    1800 – Meteorologia
    2900 – Física (Licenciatura)
    3800 – Matemática Integral (Licenciatura)
    3820 – Matemática Noturno (Licenciatura)
    4110 – Ciências Biológicas (Bacharelado)
    4120 – Ciências Biológicas (Licenciatura)
    4300 – Química de Alimentos
    4410 – Química (Bacharelado)
    4440 – Química Industrial
    500 – Medicina Veterinária
    5570 – Alimentos
    5700 – Biotecnologia
    5800 – Zootecnia
    7100 – Farmácia
    7800 – Química Forense

    GRUPO F – 17h
    1900 – Pedagogia (vespertino)
    1920 – Pedagogia (noturno)
    3210 – Ciências Sociais (Bacharelado)
    3220 – Ciências Sociais (Licenciatura)
    3900 – Ciência da Computação

    3910 – Engenharia de Computação
    5200 – Engenharia Industrial Madeireira
    5590 – Geoprocessamento
    5600 – Engenharia Geológica
    6100 – Engenharia de Materiais
    6200 – Engenharia Ambiental e Sanitária
    6300 – Engenharia Civil
    6400 – Engenharia Hídrica
    6500 – Engenharia de Petróleo
    6700 – Engenharia de Produção
    6900 – Engenharia de Controle e Automação
    700 – Engenharia Agrícola
    7000 – Engenharia Eletrônica

    GRUPO C – 20h
    1200 – Enfermagem
    4510 – Administração (vespertino)
    4520 – Administração (noturno)
    4700 – Turismo
    5110 – Gestão Pública
    600 – Medicina
    6600 – Psicologia
    6800 – Relações Internacionais
    7200 – Terapia Ocupacional

    7300 – Processos Gerenciais
    7600 – Gestão Ambiental
    7700 – Hotelaria
    7900 – Gestão Ambiental

  • Nota da PRAE aos estudantes beneficiários

    A Coordenação de Permanência/PRAE, criada em 2021, surgiu da crescente necessidade de implementar o apoio psicopedagógico para uma permanência de qualidade e tem como intuito acolher, apoiar e acompanhar todo estudante beneficiário da PRAE/UFPel, em especial.

    Concomitante com a criação da Coordenação, aprovou-se no COCEPE a Resolução 25/21 que, dentre outras normatizações, prevê que o tempo de uso dos Programas de Auxílio Estudantil da PRAE, durarão o tempo do curso no qual o estudante é beneficiário, mais quatro semestres (equivalendo a mais 2 anos).

    A extensão deste tempo, ocorrerá mediante acompanhamento e avaliação da Coordenação de Permanência. Desta forma, todo estudante beneficiário será acompanhado e orientado, desde seu ingresso nos diferentes programas. Para isso, serão ofertadas diferentes modalidades de apoio psicopedagógico, no decurso da formação.

    No momento, a equipe está acompanhando e avisando estudantes que encerram o prazo de utilização dos referidos programas no semestre corrente (2021/2), os quais já ultrapassaram o prazo, do tempo previsto, além dos quatro semestres (2 anos) e sem perspectiva de colação de grau a curto prazo.

    É importante salientar que os seis programas são pagos com verba pública e que, a cada estudante que não conclui sua formação em tempo hábil, outro deixará de ser beneficiado.

     

    Caberá recursos aos estudantes suspensos, que deve ser dirigido à Comissão de Permanência.

    RECURSO: De 30/6/22 a 18/7/22 

    Formulário de Recurso: https://forms.gle/Wf2L8Brh82kZqZqi8

     

    Lista de matrículas que ultrapassaram todas as possibilidades de continuar com o apoio do benefício:

    MATRÍCULA
    12101367
    12200085
    13101372
    13101975
    13102612
    13103484
    13103504
    13103820
    13104287
    13200142
    13200254
    13200363
    13200915
    13201461
    13205577
    14100323
    14101029
    14101426
    14101928
    14102107
    14102198
    14102251
    14102328
    14102424
    14102982
    14103104
    14103481
    14103778
    14103971
    14104087
    14104122
    14200091
    14200420
    14201488
    14201635
    14201638
    14202080
    15100385
    15100950
    15101060
    15101086
    15101163
    15101165
    15101308
    15102037
    15102172
    15102269
    15102357
    15102486
    15102681
    15102932
    15104331
    15104551
    15104701
    15200210
    15200241
    15200482
    15200704
    15200886
    15201391
    16100197
    16100414
    16103110
    16103137
    16103742
    16103810
    16103854
    16200652
    16200878
    16201232
    17100597
    17101127
    17103058
    17104207
    17104217
    17106016
    17200493
    17201262
    18101360
    18101616
    18102087
    18102706
    18102788
    18102806
    18103303
    18104030
    18200509
    19100095
    19100686
    19101056
    19103516
    19200526
    19201135
    19201162
    20103104
    21103409
    21103871

     

    Em caso de dúvidas, contatar c.apoiopermanencia@gmail.com

  • Horários de Transporte para a Formatura Institucional

    TRANSPORTE INSTITUCIONAL para a FORMATURA INSTITUCIONAL

    Partidas Pelotas / FAEM – Praça Coronel Pedro Osório Nº 151 – Centro (em frente ao antigo Banco HSBC, próximo a Biblioteca Municipal)

    Ensaio 30/06/2022
    ● 08:00h – PALMA / FAEM, chegada às 8h30min;
    ● 9h30min – FAEM / PALMA
    ● 8h45min Pelotas / FAEM, passando na FAMED às 8h55min, chegada às 9h30min;
    ● 10h30min – FAEM / Centro;

    Cerimônias 01/07

    1ª cerimônia – 16h:
    ● 12h15min – Pelotas / FAEM, passando na FAMED às 12h25min, Chegada às 13h;
    ● 13h30min – Pelotas / FAEM, passando na FAMED às 13h40min, chegada às 14h15min;
    ● 18h10min – FAEM / Pelotas;

    2ª cerimônia – 19h:
    ● 15h30min – PALMA / FAEM – Chegada às 16h;
    ● 21h10min – FAEM / CTG Thomaz Luiz Osório, Fragata / Centro;
    ● 17h30min – Centro HSBC, passando na FAMED às 17h40min, chegada às 18h15min;
    ● 21h10min – FAEM / CTG Thomaz Luiz Osório / Fragata;

    Ônibus para familiares e amigos da TEMV (PALMA / FAEM)
    ● 18h – PALMA / FAEM – Chegada às 18h30min;
    ● 21h10min – FAEM / CTG Thomaz Luiz Osório, Fragata / Centro

    Transporte de Apoio – Capão do Leão

  • Funcionamento dos Restaurantes Universitários nas férias acadêmicas

    A Pró-reitora de Assuntos Estudantis informa sobre a dinâmica de funcionamento dos Restaurantes Universitários entre os dias 29/06/2022 e 31/07/2022, correspondente ao período de férias acadêmicas:

     

    Café da manhã: RU Unidade Central (Rua Santa Cruz, 1705

    – De segunda a sexta-feira – 07h30min às 08h30min (Somente para bolsistas);

    – Finais de semana e Feriados – 08h30min às 09h30min (Somente para bolsistas).

    – RU Unidade Central (Rua Santa Cruz, 1705):

    Almoço-11h30min às 13h30min*

    Jantar- 17h30min às 19h

    *Após solicitação à empresa terceirizada que presta os serviços de alimentação coletiva na universidade, esta aceitou ampliar o horário do almoço no RU Unidade Centro em 30 minutos.

    *Nos finais de semana e feriados o horário será das 11h30min às 13h.

    – RU Campus Anglo(Rua Gomes Carneiro, 01)

    MEDIANTE SOLICITAÇÃO PELO FORMULÁRIO ATÉ ÀS 9H PARA O ALMOÇO DO DIA DA REFEIÇÃO REQUERIDA: https://forms.gle/PcGTjjqHtTV7eRyJA

    Almoço-11h30min às 13h

    – RUCampus Capão do Leão (Av. Eliseu Maciel)

    Almoço-11h30min às 13h

    – Refeitório CEU (apenas para residentes da CEU)

    Almoço (somente finais de semana) – 11h30min às 13h

    Jantar (diariamente)- 17h30min às 18h30min

     

    A redução de horário deve-se ao baixo número de comensais neste período, bem como ao tempo em que o alimento fica à disposição nos buffets.

     

    PROGRAMA AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO NO PERÍODO DE FÉRIAS ACADÊMICAS

    Entre os dias 29/06/2022 e 31/07/2022, o RU terá acesso restrito às seguintes situações:

    • Bolsistas do Programa Auxílio Alimentação, modalidades Integral e Parcial; 
    • Estudantes do curso de Direito, com calendário acadêmico especial, até 11/07/22;
    • Estudantes do Curso de Odontologia, com calendário acadêmico especial, até 31/07/22
    • Estudantes pagantes: mediante apresentação do comprovante da atividade acadêmica na portaria do RU, sem necessidade de solicitar à PRAE;
    • Alunos da Pós-Graduação: mediante apresentação do comprovante da atividade acadêmica/de pesquisa na portaria do RU, sem necessidade de solicitar à PRAE, expedido pela secretaria do curso ou professor orientador.
    • Atenção: O atestado de Matrícula não serve como comprovante de atividade acadêmica, o qual deve seguir o modelo apresentado abaixo:

    Atestado_Atividade_Presencial

  • Edital CPE/PRAE 02/2022 Moradia Estudantil para Pós-Graduação – 3ª Lista de Classificação Geral

    A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, através da Coordenação de Políticas Estudantis, torna público a 3ª Lista de Classificação Geral do Edital CPE/PRAE 02/2022 Moradia Estudantil para Pós-Graduação,

    3º Lista de Classificação Geral (Inscrições de 26/05 a 24/06/22)(atualize o documento)

    Prazo para Recurso: até 01/07 às 18h.

    Previsão para 4º Lista de Classificação Geral: até dia 25/07/22.

  • Seleção Socioeconômica SISU Chamada Especial 2021/2 – Edital Vinculado PRAE 14/22 – RESULTADO FINAL

    Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, através do Núcleo de Serviço Social da Coordenação de Ingresso e Benefícios, torna público o RESULTADO FINAL do Edital Vinculado PRAE 14/22, para ingressantes cotistas SISU Chamada Especial.

     

    Resultado Final: Edital PRAE 14/22 – SISU Chamada Especial 2021/2 (atualize o documento)