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    Notícias
  • Inscrições para o Programa Bolsa Permanência voltado para estudantes Indígenas e Quilombolas

    A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFPel) informa que o Ministério da Educação (MEC) está reabrindo as inscrições para o Programa Bolsa Permanência voltado para estudantes Indígenas e Quilombolas. O próprio estudante deverá fazer sua inscrição pelo site http://sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso entre os dias 03/06 e 30/06/23, preenchendo o cadastro e anexando os documentos obrigatórios, de acordo com a Portaria MEC nº 389/2013.

  • [CONVOCAÇÃO] Prorrogação do Prazo de Permanência para 2023/1

    Atenção beneficiários da PRAE!

    A Coordenação de Permanência (CP) torna pública a convocação para solicitação da prorrogação do prazo de permanência com os auxílios para 2023/1. Se o seu número de matrícula consta na listagem é porque o seu prazo esgotou ou está esgotando, portanto deve apresentar o pedido de prorrogação para continuar usufruindo dos auxílios no próximo semestre.

    Além das informações solicitadas no formulário é imprescindível a apresentação de Plano de Estudos elaborado em conjunto com a coordenação do curso contendo:

    – Identificação (nome/matrícula/curso)

    – Disciplinas a serem cursadas nos próximos semestres

    – Provável data de colação de grau (ano/semestre)

    – Assinatura do(a) coordenador(a)

    A não apresentação da solicitação dentro do prazo estipulado implicará na suspensão imediata de todos os auxílios da PRAE dos quais o estudante seja beneficiário.

     

    CONVOCAÇÃO E LISTAGEM: SEI_Convocação 29-05-2023

    PRAZO PARA APRESENTAR A SOLICITAÇÃO: Até 11/06/2023

    LINK: Formulário de solicitação de prorrogação

    MODELO DO PLANO DE ESTUDOS: Modelo Plano de Estudos

     

    Relembrando o que é o prazo de permanência: O prazo de permanência nos programas de auxílio estudantil está estabelecido na  Resolução COCEPE 25/2021  e é definido pelo tempo regular do curso acrescido de dois semestres. Para estudantes bolsistas que mudaram de curso, o novo prazo limite de permanência é o prazo regular de duração do curso atual acrescido de dois semestres, subtraído o número de semestres que a(o) bolsista usufruiu dos auxílios da PRAE quando estava vinculada(o)  em curso anterior.

  • Kit desjejum – Resultado

    A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis torna pública a lista de estudantes autorizados a retirar o kit desjejum durante as férias acadêmicas.

    Lista de pedidos deferidos: Kits desjejum – Deferido

    Lista de pedidos indeferidos: Kits desjejum – Indeferido

    É obrigatória a retirada no dia e horário agendados.

    – Dia 12/05: retirada no RU Unidade Central (Rua Santa Cruz, 1705), durante o horário do almoço (11:00h às 14:00h) ou do jantar (17:30h às 20:00h).

    – Dia 19/05, 26/05 e 02/06: retirada no RU Campus Anglo (Rua Gomes Carneiro, 01), durante o horário do almoço (11:30h às 13:00h) ou do jantar (18:00h às 19:30h).

    Caso alguém não compareça, a entrega do kit desjejum não será garantida pela UFPel.

    É obrigatória a apresentação de documento de identificação caso solicitado.

  • [RESULTADO FINAL] Avaliação do Rendimento Acadêmico referente a 2022/1

    Está disponível o resultado final da Avaliação do Rendimento Acadêmico referente a 2022/1. Para conferir o seu resultado, acesse o documento e busque pelo seu número de matrícula. A classificação do resultado final se deu pelas seguintes palavras-chave:

    Dispensado – Após correções dos dados, estudante foi dispensado de apresentar justificativa

    Deferido – Justificativa aprovada

    Suspenso – Não enviou justificativa ou a justificativa não foi aprovada

     

    ATENÇÃO ÀS ORIENTAÇÕES

    Estudantes deferidos: Todos os auxílios da PRAE ativos na sua matrícula no momento da avaliação serão mantidos no próximo semestre. Em breve  divulgaremos as futuras ações de apoio pedagógico que estão sendo planejadas a partir das justificativas recebidas e vocês serão convidados a participar, e além disso, seu comparecimento presencial à PRAE poderá ser requisitado para orientação individual. Portanto, siga atento ao seu e-mail!

    Estudantes suspensos: A suspensão de todos auxílios ativos contará a partir de 12/06/2023, primeiro dia letivo do próximo semestre. Cabe recurso à Comissão de Permanência que pode ser apresentado em qualquer tempo..

    A todos estudantes: A PRAE oferece, através do Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente – NUPADI, da Coordenação de Permanência, apoio aos estudantes beneficiários dos seus programas de auxílios. Assim, você pode acessar o acolhimento através dos seguintes endereços:

    Apoio Pedagógico:  Agendar conversa pelo e-mail c.apoiopermanencia@gmail.com

    Acolhimento em Saúde Mental: Responder ao formulário Acolhimento em Saúde Mental

     

    Resultado final: SEI_Resultado final

    Recurso à Comissão de Permanência: FORMULÁRIO

  • FECHAMENTO DO RU UNIDADE CENTRO (Santa Cruz)

    A Pró-reitora de Assuntos Estudantis informa que, a partir do dia 15/05, o RU Unidade Centro (Santa Cruz, 1705) estará fechado, visando a mudança de endereço, o qual passará a ser na Rua Félix da Cunha, número 710.

    Fique atento às alterações até a nova abertura:

     Café da manhã:

    Oferta de kits desjejum semanais a partir do dia 12/05 conforme informações disponíveis aqui: https://wp.ufpel.edu.br/prae/2023/05/09/desjejum-durante-as-ferias-academicas/

    A partir do dia 15/05, não haverá desjejum presencialmente.

     

    Almoço e jantar:

    – RU Unidade Centro (Rua Santa Cruz, 1705): Fechado a partir do dia 15/05.

    – RU Campus Anglo (Rua Gomes Carneiro, 01): A partir do dia 15/05, de segunda a domingo, inclusive feriados.

    Almoço: 11:30h às 13:00h

    Jantar: 18:00h às 19:30h

    Os horários do transporte de apoio estão divulgados aqui: https://wp.ufpel.edu.br/transporte/transporte-apoio/

     – RU Campus Capão do Leão (Av. Eliseu Maciel): A partir do dia 15/05,de segunda a sexta-feira, exceto feriados. 

    Almoço: 11:30h às 13:00h

      – Refeitório CEU (apenas para residentes da CEU): A partir do dia 15/05, de segunda a domingo, inclusive feriados.

    Almoço: 11:30h às 13:00h

    Jantar: 18:00h às 19:30h

    Para informações sobre o acesso aos RUs no período de férias, clique aqui: https://wp.ufpel.edu.br/prae/2023/05/09/acesso-aos-rus-no-periodo-de-ferias-academicas/

    Contato: ru.praeufpel@gmail.com.

     

  • Reunião Formatura Institucional Externa 05/05: SLIDES E GRAVAÇÃO

    A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis divulga os slides e a gravação da última reunião preparatória para organização das cerimônias da Formatura Institucional Externa de 2022/2, realizada no dia 05 de maio de 2023, sexta-feira.

    A reunião foi em formato Live e pode ser acessada neste link: https://www.youtube.com/watch?v=njWdN2fxXTM

    Os slides da apresentação estão disponíveis aqui: REUNIÃO formandos 2022_2 (Atualizar a página pois o documento foi ATUALIZADO)

    Em casos de dúvidas: formatura.institucional@ufpel.edu.br

  • DESJEJUM DURANTE AS FÉRIAS ACADÊMICAS

    Atenção estudante!

    Alteração na forma de distribuição do desjejum durante as férias acadêmicas:

    Oferta de kits desjejum semanais a partir do dia 12/05. Os kits serão retirados sempre às sextas-feiras. A partir do dia 15/05, não haverá desjejum presencialmente.

    SOLICITAÇÃO DOS KITS DESJEJUM até o dia 11/05, neste link: https://forms.gle/sN1WNG6adohSaJhS6

    – Dia 12/05: retirada no RU Unidade Central (Rua Santa Cruz, 1705), durante o horário do almoço (11:00h às 14:00h) ou do jantar (17:30h às 20:00h).

    – Dia 19/05, 26/05 e 02/06: retirada no RU Campus Anglo (Rua Gomes Carneiro, 01), durante o horário do almoço (11:30h às 13:00h) ou do jantar (18:00h às 19:30h)

    Veja aqui as datas de aquisição, o período de equivalência e a composição dos kits oferecidos: kit desjejum 

    Em breve daremos mais informações acerca do funcionamento dos RUs durante as férias acadêmicas.

    e-mail: ru.praeufpel@gmail.com

  • ACESSO AOS RUs NO PERÍODO DE FÉRIAS ACADÊMICAS

    ATENÇÃO!

    Entre os dias 20/05 e 11/06, os RUs terão acesso restrito às seguintes situações:

     

    – Bolsistas do Programa Auxílio Alimentação, modalidades Integral e Parcial: acesso liberado, sem necessidade do comprovante da atividade acadêmica;

    – Estudantes de graduação pagantes R$2,00: acesso mediante apresentação do comprovante da atividade acadêmica diretamente na portaria do RU, sem necessidade de solicitar à PRAE*;

     *O atestado de Matrícula NÃO serve como comprovante de atividade acadêmica.  Usar este modelo: Atestado_Atividade_Presencial

     – Estudantes de Pós-Graduação pagantes R$2,00: acesso mediante apresentação do comprovante da atividade acadêmica/de pesquisa diretamente na portaria do RU, sem necessidade de solicitar à PRAE*.

     *O atestado de Matrícula NÃO serve como comprovante de atividade acadêmica.  Usar este modelo: Atestado_Atividade_Presencial

     – Servidores: acesso liberado.

    **Os cursos que estiverem em período letivo entre os dias 20 de maio e 10 de junho devem entrar em contato com a Seção de Apoio aos Restaurantes Universitários (SARE/Prae) a fim de solicitar autorização de acesso aos discentes. E-mail é ru.praeufpel@gmail.com.

  • Reunião Formatura Institucional Externa: 05/05 -16h

    Atenção estudantes homologados para a Formatura Institucional 2022-2

    No dia 05 de maio, sexta-feira às 16h será realizada reunião preparatória para organização das cerimônias da Formatura Institucional Externa de 2022/2.

    A reunião será em formato Live e pode ser acessada neste link: YouTube

    A reunião ficará gravada para acesso posterior, porém reforçamos que a presença de todos(as) é fundamental.

    Em casos de dúvidas: formatura.institucional@ufpel.edu.br

  • [RESULTADO PARCIAL] Avaliação do Rendimento Acadêmico referente a 2022/1

    Está disponível o resultado parcial da Avaliação do Rendimento Acadêmico referente a 2022/1. Para conferir o seu resultado, acesse o documento e busque pelo seu número de matrícula. A classificação dos resultados se deu pelas seguintes palavras-chave:

    Dispensado – Após  correções dos dados, está dispensado/a de apresentar justificativa

    Deferido – Justificativa analisada e aceita

    Indeferido – Justificativa analisada e negada

    Em análise – Justificativa ainda não foi analisada ou ainda não foi enviada pelo formulário

     

    Informamos também que o prazo para apresentação de justificativa foi prorrogado até 10/05/2023.

    Resultado parcial:

    SEI_Resultado parcial 02-05-2023

     

    Prazo para apresentação de justificativa: 17/04 a 23/04/2023 prorrogado até 10/05/2023

    Formulário para justificativa: https://forms.gle/faKBeERzTjd6ka7P8