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    Notícias
  • Atestado de atividades acadêmicas para o período de recesso e férias

    Estudantes que forem desenvolver atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão durante o recesso e férias poderão solicitar a emissão de atestados para o período. Estes atestados poderão ser utilizados para o acesso ao RU e para comprovação junto à PRATI para a aquisição de vale-transporte ao preço de estudante.

    Para isso, basta que os professores ou servidores orientadores/responsáveis pelas atividades a serem desenvolvidas nesse período solicitem ao Colegiado do Curso o cadastro dos dias e horários das atividades no Cobalto (Atividades extras). Em seguida, todo estudante terá acesso ao atestado pelo Cobalto no menu “Aluno/Consultas/Atividades extras”. Para imprimir o atestado, o período “2020/1” deverá ser informado.

  • Estudantes suspensos em 2019/2 – Retomada de Benefícios

    Atenção estudantes que tiveram os benefícios suspensos em 2019/2!

    Se você teve, por qualquer motivo, os benefícios suspensos em 2019/2, já pode solicitar a Retomada de Benefícios. Uma vez tendo atingido o rendimento acadêmico, após o último dia letivo do segundo semestre de 2019 (13 de dezembro de 2019), o(a) estudante deve acessar o Atendimento Digital, no site da PRAE, e fazer o pedido de Retomada de Benefícios. No pedido, basta anexar uma cópia do seu Histórico Escolar, onde constem as disciplinas e notas obtidas. A PRAE fará a liberação dos benefícios após comprovado o bom rendimento acadêmico.

    Prazos: A retomada dos benefícios se dará no primeiro mês letivo de 2020 ou conforme os prazos internos de pagamentos/liberações entre os meses de janeiro e fevereiro de 2020.

    Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail ci.prae.ufpel@gmail.com

  • Formatura Institucional – Resumo da reunião de 13/12

    A PRAE torna público todas as informações discutidas na reunião ocorrida no dia 13/12 sobre a Formatura Institucional.

    Confira no anexo tudo sobre os dias de ensaio, horários do transporte de apoio, logística das cerimônias, entre outros.

    Informes Formatura Institucional_13dez_pos reuniao

     

    Em caso de dúvidas, contate a Coordenação de Políticas Estudantis (CPE) – cpe.prae.ufpel@gmail.com

     

     

  • Avaliação de Rendimento Acadêmico 2019/2

    A Coordenação de Integração Estudantil (CIE), através do Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente (NUPADI), fará o segundo procedimento de avaliação de rendimento acadêmico amparado pela Política Pedagógica de Permanência (PPP), uma ação apoiada pela Coordenação de Políticas Estudantis (CPE), Núcleo de Políticas Estudantis (NPE), Núcleo de Moradia Estudantil (NME), Núcleo de Serviço Social (NSS) e Núcleo de Gestão de Programas (NGP).

    A ação compreenderá 3 fases distintas:

    Fase 1: levantamento de todos os discentes beneficiários da PRAE, em qualquer programa de auxílio, que apresentem aprovação em menos de 70% das disciplinas matriculadas em 2019/2;

    A fase 1 requer que todas as notas de todas a disciplinas cursadas pelo discente estejam registradas no sistema até o dia 24 de dezembro de 2019, prazo estabelecido pelo Calendário Acadêmico 2019. O discente deve assegurar-se, junto ao Colegiado de Curso ou Departamento, que sua nota está devidamente registrada no sistema Cobalto.

    A nota não digitada, para fins desta análise, configura disciplina sem nota, ou seja, sem aproveitamento mensurável e, ao final do processo, reduz o índice de aproveitamento do discente – o que o obrigará a participar da Fase 2.

    Fase 2: chamamento de todos os discentes beneficiários da PRAE, em qualquer programa de auxílio, para justificativa de baixo rendimento acadêmico através de formulário digital.

    O chamamento será feito através do site da PRAE, no dia 2 de janeiro de 2020, por número de matrícula, e através de e-mail institucional, se possível.

    A justificativa consistirá em apresentação de memorial de vida acadêmica e argumentação acerca do baixo rendimento. As alegações através do formulário digital que versem sobre saúde mental serão consideradas somente mediante comprovação de acompanhamento profissional externo, entregues na Secretaria da PRAE em data específica.

    O prazo para justificativa será do dia 2 de janeiro de 2020 ao dia 2 de fevereiro de 2020, através de formulário digital a ser divulgado no dia 2 de janeiro de 2020.

    Fase 3: encaminhamentos para o Programa de Acompanhamento Pedagógico (PAPed) ou suspensão de benefícios, conforme as Resoluções COCEPE 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09 e 10/2015.

    O encaminhamento para o Programa de Acompanhamento Pedagógico (PAPed) será dado à todo o discente beneficiário da PRAE, em qualquer programa de auxílio, que tenha cumprido a fase 2. O ingresso no PAPed será efetivado, contudo, por avaliação da Equipe de Permanência e pressupõe participação durante todo o primeiro semestre letivo de 2020.

    O encaminhamento para suspensão de benefícios será dado à todo o discente beneficiário da PRAE, em qualquer programa de auxílio, que não tenha cumprido a fase 2 ou por deliberação da Comissão de Permanência, após análise da justificativa apresentada. A suspensão terá efeito imediato à partir do primeiro dia letivo de 2020/1.

    A ação levará em conta o Calendário Acadêmico de cada curso, por isso as datas e procedimentos serão diferenciados. O discente deve verificar o seu caso e proceder de acordo.

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    Saiba mais sobre a Política Pedagógica de Permanência: https://wp.ufpel.edu.br/prae/programa-de-acompanhamento-pedagogico/politica-pedagogica-de-permanencia-ppp/
    Saiba mais sobre as normativas dos programas de auxílio da PRAE: https://wp.ufpel.edu.br/prae/coordenacao_de_integracao_estudantil/normas-dos-programas-assistencias/
    Saiba mais sobre o Programa de Acompanhamento Pedagógico (PAPed): https://wp.ufpel.edu.br/prae/programa-de-acompanhamento-pedagogico/programa-de-acompanhamento-pedagogico-apresentacao/

    Contato com a CIE: ci.prae.ufpel@gmail.com
    Contato com a CPE: cpe.prae.ufpel@gmail.com
    Contato com a Equipe de Permanência: acpprae@gmail.com

  • Formatura Institucional – Reunião com formandos

    A reunião que tratará dos últimos detalhes sobre a Formatura Institucional de 2019-2 será realizada dia 13 de dezembro, no Auditório Térreo do Campus II (Rua Almirante Barroso, 1202), conforme as turmas e horários abaixo descritos:

     

    17h – Turmas das Cerimônias do dia 30/01

    17h45 – Turmas das Cerimônias do dia 31/01

    18h30 – Turmas das Cerimônias do dia 01/02

     

    A empresa responsável pela formatura estará realizando o atendimento aos formandos a partir das 10h no saguão do Campus II para a tomada de medidas das togas. Considerando o grande número de formandos, solicitamos que aqueles que puderem, procurem o atendimento com a maior antecedência possível ao horário de sua reunião.

     

    Pautas da reunião:

    – Informes sobre dias e horários do ensaio geral

    – Informes sobre a logística de transporte nos dias de ensaio e das formaturas

    – Definição dos Juramentistas das cerimônias

    – Orientações sobre a entrega dos convites

    – Informes sobre a logística de cada cerimônia

     

    Estudantes que não puderem comparecer na reunião devem comunicar pelo email cpe.prae.ufpel@gmail.com

  • Restaurantes Universitários nas férias e recesso: veja o funcionamento

    A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis informa sobre a dinâmica de funcionamento dos Restaurantes Universitários a partir do dia 23 de dezembro até o dia 1o de março de 2020, correspondente ao período de recesso e férias acadêmicas.

     

    RU Campus Centro – Rua Santa Cruz, 1705

     

    Desjejum (somente para bolsistas):

    – De segunda a sexta-feira das 06:30h às 10:00h;

    – Finais de semana e feriados das 8h30min às 10:00h.

    Excepcionalmente nos dias 24, 25, 31/12 e 01/01, não haverá oferta de café da manhã. Informações sobre a retirada de alimentos para o período serão divulgadas em breve.

    De segunda a domingo, inclusive feriados:

    Almoço-11:30h às 13:00h

    Jantar- 18:30h às 20:00h

     

    RU Campus Anglo

     

    De segunda a sexta-feira entre os dias 23/12/2019 e 03/01/2020:

    Apenas almoço-11:30h às 13:00h

    O RU do Campus Anglo não funcionará entre os dias 06/01 e 01/03

    Almoço – Voltará a ser ofertado em 02/03/2020

    Jantar – Voltará a ser ofertado em 09/03/2020

     

    RU Campus Capão do Leão

     

    De segunda a sexta-feira:

    Almoço-11:30h às 13:00h

     

    A redução de horário deve-se ao baixo número de comensais nesse período, bem como ao tempo em que o alimento fica à disposição nos buffets.

    Excepcionalmente nos dias 24, 25, 31/12 e 01/01, o RU atenderá apenas aos bolsistas do Programa Auxílio Alimentação, modalidade Integral.

     

    Programa Auxílio Alimentação no Período de Recesso e Férias

    Entre os dias 23 de dezembro de 2019 e 1o de março de 2019, o RU terá acesso restrito às seguintes situações:

    – Bolsistas do Programa Auxílio Alimentação, modalidade Integral;

    – Bolsistas do Programa Auxílio Alimentação, modalidade Parcial e estudantes pagantes: mediante apresentação do comprovante da atividade acadêmica na portaria do RU, sem necessidade de solicitar à PRAE;

    – Alunos da Pós-Graduação.

    – Não haverá venda de tickets para os dias 24, 25, 31/12 e 01/01.

     

    – Para os finais de semana, os estudantes deverão efetuar a compra de tickets antecipadamente, como de costume.

     

    – Em virtude do calendário acadêmico, estudantes do curso de Odontologia estarão autorizados a frequentar normalmente o RU até o dia 10/01/2020.

     

    – Para os servidores que desejarem utilizar o RU, o acesso permanece inalterado, com atenção aos horários de funcionamento.