Início do conteúdo
    Notícias
  • Formatura Institucional – Explicações

    A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) realizou, no fim da tarde desta quarta-feira (22), no auditório da Faculdade de Direito, uma reunião com estudantes para abordar as normas da Formatura Institucional da UFPel, que será realizada no dia 19 de janeiro, no auditório do IFSul. A Formatura já será realizada dentro do novo modelo adotado na Instituição.

    A cerimônia será inteiramente custeada pela UFPel. Será, portanto, um ato considerado como inclusivo, pois será gratuito, com todos os serviços, como a própria toga e os outros itens da cerimônia completa.

    Inscreveram-se para a formatura 223 estudantes, de 48 cursos de graduação ligados a 20 unidades acadêmicas, que colarão grau em 2018/2. Cada formando receberá quatro senhas de acesso à formatura, para dar aos seus convidados. Serão três solenidades no mesmo dia, às 14h, 17h e 20h, em função do grande número de formandos e da capacidade do local.

    Durante o encontro desta quarta-feira, o pró-reitor Mário Azevedo Júnior abordou a metodologia da formatura e o cronograma de preparação até lá, com os ensaios. “Este será um trabalho de adaptação, pois a solenidade será feita numa fase de transição, dentro do novo modelo”, disse o pró-reitor.

    Uma nova reunião preparatória será realizada em dezembro. Até lá, os formandos podem contatar a Prae pelo mail constante no edital de inscrição, que é o eventos.ufpel@gmail.com .

    Reuniao Formatura Institucional_22agosto_editada

    Ata de Presença 22_08_2018

  • ATA DE CONFIRMAÇÃO 2018/2 – PROGRAMA AUXÍLIO TRANSPORTE URBANO

    Todos os alunos que recebem o auxílio transporte (urbano) deverão assinar a ata de confirmação 2018/2 de acordo com o seguinte cronograma:

    INICIAIS DE A à L: DE 03/09 ATÉ 07/09

    INICIAIS DE M à Z: DE 10/09 ATÉ 14/09

    ATUALIZAÇÃO DA QUANTIDADE DE CRÉDITOS

    Alunos que tiverem aulas em mais de um turno ou que, por algum motivo, não conseguirem utilizar o sistema integrado de passagens para suprir sua necessidade de créditos, deverão solicitar a adequação das quantidades na PRAE preenchendo o formulário disponível na recepção da Coordenação de Integração Estudantil com a justificativa da necessidade de alteração e anexando grade de horários do semestre vigente e comprovante de residência (quando o aluno residir em bairro distante do centro, onde não há integração da passagem).

    A alteração de quantidade poderá ser feita no momento de assinatura da ata, que será de 03 até 14 de Setembro.

    Não são válidos atestados entregues anteriormente.

    Local de entrega: Coordenação de Integração Estudantil: Almirante Barroso, 1202.

    Horário: Das 8h às 20h (sem fechar ao meio dia).

    NÚCLEO DE BENEFÍCIOS – CIE

    PRAE – UFPEL

  • ATENÇÃO: COMPROVAÇÃO DO PROGRAMA AUXÍLIO DESLOCAMENTO EM 2018/2

    Estudantes que integram o Programa Auxílio Deslocamento deverão comprovar a utilização do benefício conforme previsto na normatização do Programa no período de 27/08/18 até 05/09/18.

    A comprovação deverá ser feita de forma virtual acessando o link: https://wp.ufpel.edu.br/prae/coordenadoria-de-beneficios-estudantis/nucleo-de-gestao-de-programas/comprovacao-programa-auxilio-deslocamento

    Para tanto deve ser enviada uma declaração da Empresa/Cooperativa utilizada mensalmente pelo aluno, atestando que o aluno faz uso regular da linha e o atestado de matrícula 2018/2. Na declaração deve constar: CNPJ da Empresa, assinatura do proprietário/responsável pela mesma com carimbo, localidade de origem/destino do aluno e valor pago. A declaração e o atestado devem estar em umÚNICO arquivo no formato “PDF”.

    Núcleo de Gestão de Programas

    CIE – PRAE – UFPEL

  • RESULTADO PRELIMINAR – EDITAL 03/2018 – AUXÍLIO EVENTOS

    A Comissão de Avaliação do Programa Auxílio Eventos, referente ao Edital 03/2018, torna público o Resultado Preliminar do processo. Recursos poderão ser apresentados na PRAE até às 20h do dia 29/08. Maiores informações acerca dos indeferimentos podem ser obtidos diretamente na PRAE.

    Email de contato: cpe.prae.ufpel@gmail.com

     

    Edital Auxilio Eventos 03-2018 – Resultado Preliminar_24 agosto

  • EDITAL 04/2018 PROCESSO DE INSCRIÇÃO PARA OS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL – GRADUAÇÃO 2018/2

    A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, através do Núcleo de Serviço Social da Coordenação de Integração Estudantil, torna público que estarão abertas as inscrições, das 08h do dia 22 de Agosto até às 14h do dia 05 de Setembro de 2018, com agendamento para solicitação dos Programas de Assistência Estudantil aos(às) estudantes de graduação da UFPel que apresentam as condições expostas neste edital e com início das entrevistas previsto para o dia 14 de Setembro de 2018.

    ATENÇÃO:

    A leitura atenta e completa deste edital é imprescindível para o correto entendimento das normas e dos critérios que serão utilizados. A inscrição pressupõe a concordância com todos os itens deste documento.

    Edital Benefícios 2018 2

  • RESULTADO DO EDITAL 01/2018 – PRAE PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (2018/1)

    A PRAE divulga o resultado para a concessão dos programas estudantis 2018/1, Edital 01/2018 – PRAE.

    Logo a seguir, em anexo, estão divulgados por número de matrícula os(as) beneficiados(as) deferidos(as)/aprovados(as) com os programas estudantis referentes aos auxílios alimentação (PAA), transporte (PAT), deslocamento (PAD), pré-escolar (PAPE).

    Informamos que os motivos dos INDEFERIMENTOS (não beneficiados) já estão disponíveis no sistema COBALTO, podendo o(a) estudante acessá-los(as) através de seu número de matrícula. Lembrando que por se tratar de informação sigilosa, apenas o(a) estudante terá acesso, através de sua senha, ao conteúdo que constar no parecer. A partir dessas informações os(as) interessados(as) já poderão interpor recurso nas datas previstas abaixo.

    Os(as) candidatos(as) INDEFERIDOS(AS) têm direito a entregar recurso por escrito e protocolado, na PRAE/UFPel,  nos seguintes dias: 20, 21, 22, 23 e 24 de agosto de 2018, das 8h às 20h sem fechar ao meio-dia.  Recursos fora de prazo não serão aceitos. Não serão aceitos recursos por e-mail. O formato do recurso se constitui em documento escrito, lacrado em envelope com o nome do(a) interessado(a) escrito do lado externo, informando contato telefônico e e-mail. O referido documento deve ser entregue e protocolado na recepção da PRAE/UFPel, situada à rua Almirante Barroso, nº 1202, térreo, das 8h. às 20h., entre os dias 20 e 24 de agosto do presente. O formulário para recurso está disponível logo a seguir, em anexo ou, ainda, em cópia impressa na recepção da PRAE. É importante salientar que se o formulário do recurso não for datado nem assinado, o recurso será automaticamente invalidado e indeferido.

    Os(as) estudantes que foram beneficiados(as) com os programas estudantis deverão comparecer à Reunião de Orientações Normativas e assinar a ata de presença, só assim será efetivada sua participação nos benefícios. O não comparecimento à reunião acarretará no cancelamento do benefício sem direito a recurso. A data da reunião e a lista de alunos que deverão comparecer à mesma será dia 22/08/2018, quarta-feira, às 15:30, no Auditório térreo da rua Almirante Barroso, 1202. Alunos(as) deverão comparecer com meia-hora de antecedência para assinar a ata de presença, munidos(as) de documento de identificação com foto. Aqueles(as) que irão receber benefício via depósito bancário, devem levar cópia de CPF e cartão do banco (conta corrente única e exclusivamente em seu nome). Estudantes contemplados(as) com auxílio transporte devem levar cópia do cartão Prati.

    Aqueles(as) que compareceram à reunião de normas no dia 16/08/2018 e assinaram a ata, não precisam comparecer na reunião do dia 22/08/2018. Para esses(as) alunos(as), a entrega do cartão Prati e/ou cartão do banco, pode ser realizada diretamente na recepção da PRAE.

    Informamos que, se ainda restar alguma dúvida sobre o motivo do indeferimento ou sobre a forma de encaminhamento do recurso, o Núcleo de Serviço Social da PRAE se coloca à disposição para esclarecimento de quaisquer dúvidas. Será disponibilizado um plantão de atendimento na sede da PRAE nos dias 21 e 22 (terça e quarta-feira) de agosto do presente, das 8h. às 20h., ou, ainda, através do E-mail: servicosocialprae@gmail.com

    Formulário de Recurso

    alunos_beneficiados alimentação

    alunos_beneficiados deslocamento

    alunos_beneficiados pré-escolar

    alunos_beneficiados transporte

     

    Pelotas, 17 de Agosto de 2018.

    Stéphanie Schaefer Batista

    Chefe do Núcleo de Serviço Social

    Janaína da Silva Guerra

    Coordenadora de Integração Estudantil

    Mário de Azevedo Junior

    Pró-Reitor de Assuntos Estudantis

     

     

     

     

     

  • Atenção ingressantes 2018/2

    Dia 21 de agosto do presente a PRAE lançará Edital de Inscrição para os Programas de Auxílios Estudantis. O Edital será destinado apenas a alunos não cotistas sociais e que ingressaram no semestre 2018/2. (Lembramos que alunos cotistas sociais não se incluem nessa informação porque já fazem solicitação de benefícios durante a entrevista de ingresso por cotas sociais, junto ao profissional do Serviço Social da PRAE).  O referido edital trará todas as orientações necessárias em relação ao preenchimento de formulário no Cobalto, data de entrevista e encaminhamento de documentação. Fique atento aos prazos! Lembramos que é muito importante seguir cada etapa do edital e providenciar toda a documentação necessária para facilitar a agilidade do processo.

  • Edital PRAE Auxílio Eventos 03/2018 – Convite para Comissão de Avaliação

    Atenção Estudantes!

     

    A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFPel convida a todos(as) os(as) alunos(as) interessados(as) para reunião referente ao EDITAL DE AUXILIO EVENTOS 003/2018, que acontecerá na PRAE (Campus II – Rua Almirante Barroso, 1.202, Centro), no dia 17/08/2018, às 17:00h.

     

    Pauta: Escolha dos representantes discentes na comissão de avaliação das propostas de auxílio e seus respectivos suplentes

  • Comprovação do Programa Auxílio Moradia 2018-2

    Todos (as) os (as) estudantes que integram o Programa Auxílio Moradia deverão comprovar a utilização do benefício conforme previsto na normatização do Programa no período de 16 a 24/08/18.

    A comprovação deverá ser feita de forma virtual acessando o formulário eletrônico na página da PRAE:

    https://wp.ufpel.edu.br/prae/coordenadoria-de-beneficios-estudantis/nucleo-de-gestao-de-programas/comprovacao-programa-auxilio-moradia/

    O arquivo a ser enviado para fins de comprovação deve estar com todos os documentos em um ÚNICO ARQUIVO DE PDF, nomeado com o número da matrícula do aluno (contendo 8 números) e rigorosamente na ordem abaixo, de acordo com a situação de moradia:

     

    A – SE O ALUNO FOR O LOCATÁRIO DO IMÓVEL (QUEM ALUGA):

     

    1. Comprovante de Matrícula 2018/2;
    2. Cópia do contrato de locação (página inicial e página com as assinaturas do locatário, locador e fiador (es);
    3. Cópia do recibo de pagamento atual do aluguel;
    4. Cópia do comprovante de residência atualizado, podendo ser: conta de luz, água, telefone, TV a cabo, internet e condomínio (em nome do locatário).

     

    B – SE O ALUNO NÃO FOR O LOCATÁRIO DO IMÓVEL (QUEM ALUGA):

     

    1. Comprovante de Matrícula 2018/2
    2. Cópia do contrato de locação (página inicial e página com as assinaturas do locatário, locador e fiador (es);
    3. Cópia da carteira de identidade do locatário;
    4. Declaração de divisão de aluguel, emitida pelo locatário, com assinatura e cópia da carteira de identidade de todos os residentes no imóvel;
    5. Cópia do recibo de pagamento atual do aluguel;
    6. Cópia do comprovante de residência atualizado, podendo ser: conta de luz, água, telefone, TV a cabo, internet e condomínio (em nome de qualquer morador residente no imóvel).

     

     C – SE O ALUNO RESIDIR EM PENSIONATO:

     

    1. Comprovante de Matrícula 2018/2
    2. Declaração do (a) proprietário (a) do Pensionato de que o aluno reside no imóvel;
    3. Cópia da carteira de identidade do (a) proprietário (a) do Pensionato;
    4. Cópia do recibo de pagamento atual do Pensionato
    5. Comprovante de residência do Pensionato.

     

    D – SE O ALUNO LOCAR UM ESPAÇO EM RESIDÊNCIA PARTICULAR

     

    1. Comprovante de Matrícula 2018/2
    2. Declaração do (a) proprietário da Residência que o aluno reside no imóvel;
    3. Cópia da carteira de identidade do proprietário (a) do imóvel;
    4. Cópia do recibo de pagamento atual do aluguel;
    5. Cópia do comprovante de residência atualizado, podendo ser: conta de luz, telefone, TV a cabo, internet (em nome do proprietário do imóvel);
  • Cadastro no Passe Livre 2018-2 e Plantão para confecção de carteirinhas AERGS

    Passe Livre para o segundo semestre

                   A partir do dia 13 de agosto a PRAE estará realizando as entrevistas para o cadastro do passe livre estudantil junto à Metroplan. A página da PRAE já se encontrará disponível para o envio dos documentos a partir do dia 10/08.

                  A PRAE esclarece que o atestado de matrícula do segundo semestre é requisito fundamental para o cadastro, portanto, o mutirão de cadastro na PRAE acompanhará o calendário da UFPel.

               Ainda sobre os atestados de matrícula, a PRAE solicita aos estudantes que primeiro façam as correções de matrícula antes do cadastro no passe livre, a fim de que os mesmos contemplem todas as disciplinas e dias de aula necessários para a emissão dos vales-transporte.

     

    São duas as possibilidades de cadastro:

     

    1- Renovação semestral: Para estudantes cadastrados no passe livre no primeiro semestre do ano.

    Em casos de renovação, os documentos solicitados são: a) atestado de matrícula 2018-2; b) histórico escolar atualizado (incluindo as disciplinas e notas e 2018-1).

     

    Para encaminhar a renovação acesse: https://wp.ufpel.edu.br/prae/coordenadoria-de-beneficios-estudantis/passe-livre/passe-livre-renovacao-semestral/

     

     

    2- Cadastro anual: Para estudantes que farão o primeiro cadastro do corrente ano.

    Para o primeiro cadastro do ano, uma série de documentos são necessários, entre eles a carteirinha da AERGS ou da UEE. Mutirões para confecção de carteirinhas na UFPel estarão sendo divulgados na página da PRAE.

    Leia com atenção as informações sobre o primeiro cadastro no passe livre na página https://wp.ufpel.edu.br/prae/coordenadoria-de-beneficios-estudantis/passe-livre/

     

    No mês de setembro será publicado um Edital de ressarcimento da taxa de confecção da carteirinha (R$35,00) para alunos bolsistas da PRAE. A estimativa é que o pagamento ocorra até o dia 10 de outubro.

     

     

    Plantão da AERGS para confecção de carteirinhas

     

    A Associação dos Estudantes do Rio Grande do Sul (AERGS) estará realizando plantão para a confecção das carteirinhas. Para a confecção é necessário apresentar:

    a) Carteira de identidade (RG)

    b) Atestado de matrícula ou atestado de vínculo com a UFPel

    Atestado de vínculo: https://cobalto.ufpel.edu.br/academico/alunos/vinculo

    c) Foto 3×4

     

    O valor da carteirinha é de R$35,00 (valor ajustado pela AERGS em 2018-2).

     

    Confira as datas e locais de atendimento:

     

    Dias 16 e 17/08

    Local: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) – Rua Almirante Barroso, 1202.

    Hora: 09h30 às 21h30

     

    Dias 20 a 22/08

    Local: Centro de Convivências – Campus Capão do Leão

    Hora: 09h30 às 17h

     

    Dias 20 e 21/08

    Local: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) – Rua Almirante Barroso, 1202.

    Hora: 19h às 21h30