A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, através do Núcleo de Serviço Social da Coordenação de Ingresso e Benefícios, torna público o RESULTADO FINAL do Edital Vinculado PRAE 14/22, para ingressantes cotistas SISU Chamada Especial.
Divulgada lista de inscrições homologadas e não-homologadas para a Formatura Institucional – GRADUADOS 2020-1, 2020-2, 2021-1 E GRADUANDOS 2021/2 – EDITAL CPE/PRAE Nº. 03/2022
Os candidatos não-homologados devem oferecer recurso conforme segue:
Para estudantes de graduação que colarão grau 2021/2 NÃO HOMOLOGADOS: O(a)(s) graduandos de 2021-2 que estão com status “NÃO HOMOLOGADO (A)” devem fazer envio do comprovante de vacinação do esquema vacinal completo – ou seja, as duas primeiras doses (ou dose única) mais a dose de reforço – obrigatoriamente via Cobalto na rotina “Perfil – Vacinação COVID-19” até o dia 09 de junho. Após o envio devem obrigatoriamente entrar em contato junto ao seu colegiado para validação do comprovante vacinal enviado pelo Cobalto.
Para estudantes já graduados NÃO HOMOLOGADOS: Os recursos serão recebidos apenas pelo e-mail da Formatura Institucional: formatura.institucional@ufpel.edu.br
A ausência dos documentos faltantes ao final do período de recurso implicará na não homologação da inscrição em resultado final.
Os recursos em relação aos indeferimentos serão recebidos no período de 07 a 09 de junho de 2022.
***ATENÇÃO*** DE ACORDO COM A NOVA PORTARIA Nº 492/22 “Art. 3º É obrigatória a comprovação de vacinação contra a COVID-19, com vistas a circulação de pessoas e ingresso nas dependências da UFPEL […] § 3º A vacinação a ser comprovada na UFPel corresponderá ao esquema vacinal completo, ou seja, as duas primeiras doses (ou dose única) mais a dose de reforço.“
A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis informa que em virtude de problemas elétricos surgidos na manhã desta segunda-feira (06/06/2022) o almoço no RU do Campus Anglo (para aqueles que solicitaram previamente) será somente com entrega de marmitas.
A comunidade acadêmica poderá fazer suas refeições normalmente no Restaurante Universitário – Unidade Central (Rua Santa Cruz, 1705).
Os alunos que permanecerão em atividades acadêmicas presenciais (estágios, aulas, laboratórios, etc) em Julho (férias) deverão solicitar a permanência e/ou reativação do auxílio deslocamento (intermunicipal), apresentando:
Atestado de Atividade Presencial emitido pelo professor responsável pela atividade que certifique a realização da mesma.
Atenção: O atestado deverá ser gerado via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e deve, obrigatoriamente, constar que as atividades serão realizadas em Julho de 2022 e/ou meses seguintes.
Declaração da empresa/cooperativa utilizada mensalmente pelo aluno, atestando que o aluno faz uso regular da linha. Na declaração devem constar: CNPJ da empresa, assinatura do responsável com carimbo, localidade de origem/destino do aluno e valor pago.
Os alunos do curso de Direito (que possui calendário diferenciado) podem enviar apenas o atestado de matrícula do Cobalto e a declaração da empresa; aqueles (ALUNOS DO DIREITO) que já enviaram o atestado e a declaração em maio não precisam solicitar novamente.
Os documentos devem ser compilados em um único arquivo no formato PDF e nomeado com o número de matrícula do aluno.
Os alunos que permanecerão em atividades presenciais em Julho (estágios, aulas, laboratórios, etc), incluindo os cursos com calendário diferenciado, deverão solicitar a permanência e/ou reativação do auxílio transporte, apresentando:
Atestado de Atividade Presencial emitido (via SEI) pelo professor responsável pela atividade.
O Atestado de Atividade Presencial mencionado acima deve ser emitido pelo professor responsável pela atividade ou pelo colegiado do curso, que certifique a realização da mesma. O atestado deverá ser gerado via Sistema Eletrônico de Informações – SEI. Modelo sugerido:
ATENÇÃO: O atestado deve, OBRIGATORIAMENTE, informar que as atividades presenciais estão sendo realizadas no mês de Julho/2022 e/ou meses seguintes. Atestados fora do padrão estabelecido serão desconsiderados sem aviso prévio.
Os alunos do curso de Direito e da Odontologia (que possuem calendário diferenciado) podem anexar apenas o atestado de matrícula do Cobalto no formulário e aqueles (ALUNOS DO DIREITO e da ODONTOLOGIA) que já preencheram o formulário anterior em maio não precisam preencher novamente.
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, através da Coordenação de Políticas Estudantis, torna público a 2ª Lista de Classificação Geral do Edital CPE/PRAE 02/2022 Moradia Estudantil para Pós-Graduação,
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, através do Núcleo de Serviço Social da Coordenação de Ingresso e Benefícios, torna público o RESULTADO PÓS-RECURSO do Edital Vinculado PRAE 14/22, para ingressantes cotistas SISU Chamada Especial.
A PRAE TORNA PÚBLICO O EDITAL 01/2022 PARA CREDENCIAMENTO DE AGRICULTORES FAMILIARES E SUAS ORGANIZAÇÕES APTAS A FORNECEREM INSUMOS ALIMENTARES PARA AS EMPRESAS DE ALIMENTAÇÃO COLETIVA CONTRATADAS PELA UFPEL PARA O ATENDIMENTO AOS RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS.
Beneficiários de três programas de assistência estudantil da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) receberão, a partir de agosto, aumento em seus subsídios. O montante necessário para cobrir os custos do acréscimo virá de uma requalificação da destinação de valores do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), por meio do trabalho da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.
Os estudantes ligados ao Programa de Auxílio Moradia (PAM) e Programa de Auxílio Deslocamento (PAD) terão um incremento de 25% no valor recebido mensalmente. No caso do primeiro, o auxílio sairá de R$ 400,00 para R$ 500,00; o segundo terá sua quantia acrescida dependendo com a faixa de distância percorrida. Já os pais e mães favorecidos com o Programa de Auxílio Pré-Escolar (PAPE) passarão a ter seu benefício indexado ao salário mínimo, em uma proporção de 30%; o valor atual, que não tem o mínimo como referência, equivale a 26,5% deste.
Os programas de assistência estudantil em questão não recebem reajuste desde o ano de 2013, conforme explica a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Rosane Brandão. A gestora argumenta que o aumento se faz necessário nesse momento de agravamento da crise social, iniciado pela pandemia de Covid-19, e será uma ferramenta para evitar a evasão dos estudantes da Universidade.
De acordo com Rosane, a partir de dados de uma pesquisa interna da PRAE com os alunos atendidos, aproximadamente 85% dos estudantes atendidos pelo PAM e pelo Programa de Moradia Estudantil (PME) tiveram algum familiar que perdeu o emprego nos últimos dois anos. “Antes as famílias até tinham alguma condição para ajudar na manutenção deles, mas agora não é mais possível”, explica.
Por isso, a pró-reitora afirma que não é possível que a Universidade não conceda esse aumento: “Se não, esses alunos não conseguirão voltar aos estudos após a pandemia”. Rosane ainda salienta que, mais uma vez, a UFPel colocará os alunos em vulnerabilidade socioeconômica como prioridade na distribuição de seus recursos. “Estamos sempre trabalhando para melhorar nosso atendimento pois vemos que o estudante precisa desse recurso para se manter”, finaliza.
A Pró-reitora de Assuntos Estudantis informa que, em virtude da falta de energia elétrica nos Campi Capão do Leão e Anglo, haverá alteração no funcionamento dos RUs nestes locais, no dia de hoje (19/05/2022).
RU Campus Capão do Leão
Não haverá funcionamento
RU Campus Anglo
Almoço (para aqueles que solicitaram previamente): Somente entrega de marmitas
A comunidade acadêmica poderá fazer suas refeições normalmente no Restaurante Universitário- Unidade Central (Rua Santa Cruz, 1705). O transporte de apoio do Campus Capão do Leão até o Centro será intensificado nos horários de almoço do dia de hoje.