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  • Políticas para mães estudantes

    Certamente as políticas de inclusão nas esferas públicas suscitam uma série de debates que as IFEs, de maneira geral, até então, não se propuseram a fazer. Neste sentido, a permanência de jovens mães necessita, urgentemente, de um novo pensar na Instituição.  A UFPel precisa se preparar para recebe-las e garantir, para além do acesso, estruturas para que consigam permanecer até a conclusão da sua vida acadêmica. Temos que considerar a grande dificuldade que nossas estudantes passam, já que vivenciam a vida acadêmica, por si só bastante exigente, e ainda, a maternidade, situação que modifica por completo a vida da mulher.

    Essas estudantes, além da infinita jornada de trabalho que vivenciam, têm os afazeres e responsabilidades da maternidade entre suas atribuições. Muitas fazem esta jornada acompanhada somente da criança, sem o apoio da família ou do genitor desta, enfrentando um processo fortemente marcado pelo patriarcado.

    Não há necessidade de citarmos qualquer pesquisa para sabermos que o mundo, nestas circunstâncias, é bem mais fácil para o homem, que não tem nem mesmo qualquer dificuldade para se inserir no mercado de trabalho, por exemplo, no caso de ter filhos. É comum nos depararmos com mulheres jovens que demandam politicas públicas para que possam permanecer na vida acadêmica. Tal fato, obrigatoriamente, exige que a UFPel pense em um maior e melhor investimento, inovando nestas políticas.

    A proposta que se pretende construir perpassa por uma discussão maior, mais ampla e, necessariamente, com a inclusão das mães universitárias.

    Devemos levar em consideração, também, além dos entraves de infraestrutura (falta de creches, horários de aula, eventual doença da criança, excesso de trabalho…) toda a questão de preconceito, desconhecimento, dificuldade de ser olhado como uma acadêmica por parte do corpo institucional, entre outros.

    Algum tempo atrás, em um grupo de rede social da comunidade da UFPel, evidenciou-se claro preconceito e desconhecimento, além de falta de empatia, por parte da comunidade acadêmica, quando surge um questionamento da “necessidade” de uma mãe levar uma criança para a sala de aula. Tal discussão foi permeada por um desconhecimento sem precedentes e gerou uma discussão acirrada, mas que evidenciou, mais ainda, todas as dificuldades que nossas mães estudantes vivenciam.

    Neste sentido, a Coordenação de Políticas Estudantis, como lhe cabe, apresenta uma proposta de discussão e já alguns encaminhamentos para que se amenize tal situação, enquanto encaminhamos uma discussão maior.  São elas:

    – Necessidade de discussão com todas as mães interessadas e ampla discussão na comunidade acadêmica, através de reuniões em Unidades.

    – Fraldário nas Unidades Acadêmicas (aos moldes da FAUrb, por exemplo). Na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo foi disponibilizada uma mesa com um colchão móvel, em local que pode ser facilmente acessado por homens e mulheres. Importante lembrar que, pedagogicamente, visto que tal tarefa não pode ser apenas da mulher, tal local NUNCA seja o banheiro feminino.

    – Um local tranquilo para amamentação, ou, onde mãe e criança se sintam a vontade para compartilhar este momento. Tal local pode exigir apenas uma reunião entre Direção de Unidade, que pode disponibilizar o empréstimo, por alguns minutos, de uma sala de reuniões com uma cadeira confortável para tal.

    – Levar em consideração que as mulheres compõem um grupo em desvantagem em relação a permanência e, em alguns casos, desempenho, quando se encontram na condição de mães universitárias. Portanto, se faz necessária a revisão de alguns Programas de Assistência Estudantil em relação a tal fato. Sabemos que uma condição para a permanência nos Programas, são, principalmente, a frequência e o desempenho acadêmico. Nas normas que regem tais Programas, o tempo de permanência usufruindo de benefícios é “o tempo do Curso, mais 2 semestres, mediante justificativa” (Normas PRAE/UFPel). Oras, sabemos que, historicamente, e já discutido o mérito, as mulheres aposentam-se após cumprirem um período menor que os homens no mercado de trabalho tradicional. Além disso, a tripla jornada de trabalho é uma realidade já exaustivamente comprovada. Seria justo, portanto, que no caso de mulheres mães, este período pudesse ser estendido, levando em consideração o histórico acadêmico, visto as dificuldades já apresentadas anteriormente.

    – Garantir que durante o período da gestação e posterior a este, os Programas de Assistência Estudantil revoguem o dever de matricula em todas as disciplinas do Curso no semestre.

    – Possibilitar o acesso de crianças até 12 anos de idade, desde que acompanhadas pelas mães, ao Restaurante Universitário, levando-se em consideração o horário das aulas da mãe. Caso a mãe tenha aula a noite, possibilitar o horário da janta. Se o horário de aula for a tarde, possibilitar o almoço.

    – Facilitar o direito a atividades domiciliares, em caso de problemas de saúde da gestante. Embora a Lei 6.202 estabeleça o direito da mãe estudante ao regime domiciliar durante três meses, a partir do oitavo mês de gestação, na prática, tal situação acaba ficando a critério de cada professor.

    – Propor mudanças no Regimento de Graduação que viabilizem o atendimento das mães estudantes no que diz respeito às necessidades dos filhos e filhas, como a possibilidade de justificar eventuais faltas em dias de entrega de trabalhos ou realização de provas.

    – Intervir, junto ao Colegiado de Curso, ou professor/a, no caso da necessidade de que as crianças frequentem, na companhia da mãe, a sala de aula.

    – Intervir, junto à turma, no caso da necessidade de que as crianças frequentem, na companhia da mãe, a sala de aula.

    – Priorizar atendimento psicológico e acompanhamento pedagógico às mães.

    – Propor a inclusão no Regimento de Graduação de dispositivos institucionais que viabilizem a frequência da mãe à sala de aula acompanhada da criança. Além disso, ressaltar que a Administração Central incentiva que sejam facilitadas ações para que a estudante não abandone o Curso.

    – Propor palestras, relatos de casos, em todos os Cursos ou Unidades que demonstrarem resistência a política de mães estudantes.

     

    Neste dia 8 de março, uma data que simboliza a resistência e luta das mulheres, a PRAE dá o primeiro passo em relação à Politica de Mães na UFPel.  Sigamos!

  • Atenção Ingressantes 2018 – Matrículas SISU – Segunda Convocação (08/03)

    A PRAE já está preparada para recepcionar os ingressantes de 2018!

     

    Se você busca informações sobre quem pode ser beneficiário do programa de assistência estudantil, pode ser útil acessar o link: https://wp.ufpel.edu.br/prae/coordenadoria-de-beneficios-estudantis/normas-dos-programas-assistencias/

     

    No dia da matrícula do SISU 2018 – Segunda Convocação (08/03) a PRAE realizará uma reunião com os alunos ingressantes que tiverem dúvidas sobre os benefícios da assistência estudantil, bem como sobre a possibilidade de acolhimento imediato e assistência provisória, tanto para os estudantes que estão vindo realizar a matrícula e para aqueles que já permanecerão na cidade a partir da data da matrícula do SISU. As reuniões acontecerão no Campus II (Alm. Barroso, 1202, Sala 211) às 15h.

     

    Maiores informações sobre os editais para seleção dos benefícios da assistência estudantil podem ser obtidos junto à Coordenação de Integração Estudantil: cb.prae@ufpel.edu.br

     

    Informações sobre a Moradia Estudantil podem ser obtidas pelo e-mail da Coordenação de Políticas Estudantis (cpe.prae.ufpel@gmail.com).

  • Atenção Bolsistas PRAE – Análise do aproveitamento acadêmico (2017-1)

    A PRAE torna público a relação dos(as) alunos(as) que não obtiveram o aproveitamento mínimo de 70% exigido nas Normas dos Programas de Assistência Estudantil. Os(as) mesmos(as) terão até 12 de Março de 2018 para apresentar justificativa junto à PRAE. Os (as) estudantes que não o fizerem dentro deste prazo terão os programas suspensos automaticamente. A referida justificativa deverá ser apresentada digitada contendo nome completo, curso e número de matrícula do (a)estudante. A Coordenação de Integração Estudantil da PRAE analisará os motivos apresentados individualmente e o(a) estudante deverá aguardar ser chamado(a) para ciência, portanto, solicita-se que na justificativa contenha também telefone para contato e e-mail atualizados.

    Em caso de dúvidas, favor enviar email para: cb.prae@ufpel.edu.br

    Lista falta de aproveitamento 2017-1

     

     

  • RESULTADO PRELIMINAR – EDITAL 01/2018 – AUXÍLIO EVENTOS

    A Comissão de Avaliação do Programa Auxílio Eventos, referente ao Edital 01/2018, torna público o Resultado Preliminar do processo. Recursos poderão ser apresentados na PRAE até às 20h do dia 28/02. Maiores informações acerca dos indeferimentos podem ser obtidos diretamente na PRAE. Reuniões podem ser agendadas pelo email cpe.prae.ufpel@gmail.com.

    Edital Auxilio Eventos 01-2018 – Resultado Preliminar_23fev

  • Modos de ser e estar mulher: conversando sobre a auto-estima

    Em alusão ao dia Internacional da Mulher, o Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente (NUPADI), promove uma Roda de Conversa sobre o tema. O enfoque será sobre o cuidado de si, nas questões relacionas à saúde física e emocional, consubstanciando fatores de prevenção às possíveis fragilidades desse percurso de ser e estar mulher.

    Data: 08/03/2018

    Hora: das 14h às 16h

    Local: Auditório do antigo campus 2 da Ucpel, na Rua Almirante Barroso, 1202.

  • Atenção alunos do Curso de ODONTOLOGIA que utilizam o Passe Livre

    Considerando que o calendário acadêmico 2017-2 do Curso de Odontologia encerra em 27/04/2018, a PRAE solicita que todos os(as) alunos(as) beneficiários(as) do PASSE LIVRE (Metroplan) façam a solicitação de prorrogação do benefício até o final do presente semestre.

     

    Como solicitar?

    – Através do email passelivreufpel@gmail.com

                    – Informando o NOME, NÚMERO DE MATRÍCULA e o CPF

    Quando?

    – No período de 21 a 28/02

  • Atenção Ingressantes 2018 – Matrículas SISU – 26/02 a 01/03

    A PRAE já está preparada para recepcionar os ingressantes de 2018!

    Se você procura informações sobre a Casa do Estudante ou sobre a Assistência Estudantil na UFPel, seguem alguns links e informações que, esperamos, possam ajudar no processo de matrícula e permanência.

    Se você busca informações sobre quem pode ser beneficiário do programa de assistência estudantil, pode ser útil acessar o link: https://wp.ufpel.edu.br/…/coorde…/nucleo-de-atencao-a-saude/

    Nos dias de matrícula do SISU 2018, ou seja, de segunda a quinta-feira, a PRAE realizará reuniões com os alunos ingressantes que necessitem acolhimento imediato e assistência provisória, tanto para os estudantes que estão vindo realizar a matrícula e para aqueles que já permanecerão na cidade a partir da data da matrícula do SISU. As reuniões acontecerão diariamente no Campus II (Alm. Barroso, 1202, Sala 211) às 15h.

    A PRAE também promoverá recepção no setor de desembarque da Rodoviária de Pelotas, entre as 9h e 13h, com informações sobre deslocamento e localização das unidades da UFPel. Um transporte de apoio auxiliará no trajeto entre a rodoviária e o local de matrícula.

    Maiores informações podem ser obtidas diretamente na recepção da PRAE ou pelo e-mail da Coordenação de Políticas Estudantis (cpe.prae.ufpel@gmail.com).

    Contatos:

    Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – UFPel:

    https://wp.ufpel.edu.br/prae/

     

    Coordenação de Políticas Estudantis

    cpe.prae.ufpel@gmail.com

     

    Coordenação de Integração Estudantil

    cb.prae@ufpel.edu.br

     

    Organize-se para fazer sua matrícula sem medo. A Assistência Estudantil é um direito, não favor.

    Sejam bem vindos à Universidade Federal de Pelotas.

  • Edital PRAE Auxílio Eventos 01/2018 – Convite para Comissão de Avaliação

    Atenção Estudantes!

    A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFPel convida a todos(as) os(as) alunos(as) interessados(as) para reunião referente ao EDITAL DE AUXILIO EVENTOS 001/2018, que acontecerá na PRAE (Campus II – Rua Almirante Barroso, 1.202, Centro), na próxima segunda-feira, dia 19/02/2018,  às 17:00h.

    Pauta: Escolha dos representantes discentes na comissão de avaliação das propostas de auxílio e seus respectivos suplentes

  • Auxílio Transporte – mês de março

    A PRAE informa aos alunos bolsistas do auxílio transporte que os créditos do começo do mês de março serão depositados para o período de 01 até 07/03 (último dia letivo de 2017/2).

    Os alunos que estarão em atividades no período de férias (de 08 até 23 de março) deverão fazer solicitação para permanecer nos benefícios, impreterivelmente, até o dia 28/02/2018, da seguinte forma:

    • Auxílio transporte/deslocamento: formulário solicitando a permanência (disponível na PRAE) atestado (carimbado e assinado) do colegiado do curso comprovando atividades curriculares no período de férias;
    • Não são válidos atestados entregues anteriormente;
    • Os atestados devem ser entregues na Coordenação de Integração Estudantil (Rua Alm. Barroso, 1202) e devem estar de acordo com o padrão fornecido na página da PRAE (na aba Coordenação de Integração Estudantil/Documentos). Disponível no link: https://wp.ufpel.edu.br/prae/files/2012/08/ATESTADO-COLEGIADOS.pdf
    • Não serão aceitos atestados entregues após o período determinado.

    Os alunos bolsistas do auxílio transporte que estiverem regularmente matriculados receberão os créditos da última semana de março no dia 26/03 (primeiro dia letivo de 2018/1).