Atendimento Digital

Se você não possui ou deseja refazer a análise socioeconômica para aferição de renda per capita familiar, realize aqui a sua inscrição no processo de seleção.

Veja os programas ofertados atualmente:

Uma ou duas refeições diárias em qualquer unidade do Restaurante Universitário (RU). Para os moradores da Casa do Estudante e bolsistas contemplados, de acordo com o perfil socioeconômico, são disponibilizadas até quatro refeições: café da manhã, almoço, jantar e ceia.

Adição de recarga digital de vale-transporte urbano para deslocamento na área urbana de Pelotas. O fornecimento do transporte é dado pela concessionária municipal.

Auxílio financeiro para deslocamento interurbano para estudantes que residem fora da área urbana de Pelotas e Capão do Leão. Incluem localidades como Colônia Z3, Colônia de Pelotas e municípios que têm distância de até 150 km de Pelotas. 

Obs.: Não pode ser solicitado concomitante com Auxílio Moradia ou Moradia Estudantil.

Auxílio financeiro para estudantes mães e pais de filhos de até 5 anos e 364 dias.

Vaga disponibilizada na Moradia Estudantil (Casa do Estudante Universitário) para estudantes com renda per capita familiar inferior a 2/3 do salário mínimo nacional vigente.

Não pode ser solicitado concomitante com o Programa de Auxílio Deslocamento e/ou Programa de Auxílio Moradia.

Auxílio financeiro para contribuir no pagamento de aluguel na cidade de Pelotas para estudantes com renda per capita familiar inferior a 2/3 do salário mínimo nacional vigente.

O PAM não pode ser solicitado concomitante com o Auxílio Deslocamento e/ou Programa de Moradia Estudantil.


Se você já é beneficiário(a) da PRAE, pode solicitar os seguintes serviços:

A solicitação de reanálise socioeconômica pode ser feita à pedido do interessado.

Para tanto, basta que você inscreva-se no processo de seleção socioeconômica vigente.

Você pode realizar a sua inscrição a qualquer momento.


Altera a modalidade do programa, se o mesmo possuir mais do que uma modalidade e ou serviço.

Programa de Auxílio Alimentação: alteração da modalidade parcial (uma refeição gratuita) para modalidade integral (duas refeições gratuitas), para bolsistas com renda per capita familiar inferior a 1 (um) salário mínimo nacional vigente.

Programa Auxílio Deslocamento: alteração de faixa de pagamento, quando o beneficiário muda seu endereço de moradia para outra cidade coberta pelo programa. Mudança de endereço na mesma cidade não é coberta pelo programa.


Amplia o benefício recebido. Este pedido aplica-se somente ao Programa de Auxílio Alimentação, para a inclusão de desjejum (café) e/ou ceia.

Apenas para estudantes que possuam renda per capita familiar inferior a 2/3 do salário mínimo.


Solicita o aumento de vales-transportes fornecidos ao mês.


Para o(a) bolsista(a) que deseja interromper o uso de algum programa ou cancelar de maneira definitiva o seu cadastro no mesmo.


Para o(a) bolsista(a) que recebe o Programa de Auxílio Moradia (PAM) e irá realizar mobilidade acadêmica nacional ou internacional.

O PAM pode ser pago por até um semestre enquanto o(a) estudante estiver em mobilidade acadêmica, mantida a obrigação de realizar a comprovação de uso do programa.


Para o(a) bolsista(a) que teve o uso de algum benefício suspenso por qualquer razão.


Para o(a) bolsista(a) que mudou de curso ou trocou de matrícula por qualquer razão.

Ao trocar de curso/matrícula, o cadastro nos programas da PRAE é cancelado automaticamente. Para voltar a utilizar os programas, é necessário solicitar um novo cadastro.


Para o(a) bolsista(a) que não concluiu o curso no prazo previsto na normativa de permanência.


Para o(a) bolsista(a) que gostaria de receber outros programas da PRAE.


Para o(a) bolsista(a) do Programa de Auxílio Alimentação que deseja fazer a troca para o Programa de Alimentação para Estudantes com Necessidades Alimentares Restritivas (PNAR).


Se você possui dúvidas sobre quaisquer outras questões relativas aos Programas de Auxílio Estudantil, escreva para ci.prae.ufpel@gmail.com.