História

A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas surgiu em 12 de setembro de 1912, através de um grupo de idealizadores da comunidade. Foi a segunda faculdade de Direito a abrir suas portas no Rio Grande do Sul, sendo a primeira a Faculdade de Direito de Porto Alegre (atualmente Faculdade de Direito da UFRGS).

Teve sua primeira turma formada em 1917 e, desde já, a qualidade e o prestígio já se eram notáveis. Foi então que, em 1947, o Deputado Estadual Joaquim Duval apoiou-se em um dispositivo constitucional e, sob apreciação e aprovação dos demais membros da Assembléia Legislativa, a Faculdade de Direito de Pelotas incorporou-se a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Em 1969, foi finalmente federalizada, passando a fazer parte da Universidade Federal de Pelotas, onde existe até hoje, rumo ao seu centenário. Sua sede se encontra na Praça Conselheiro Maciel, em um prédio próprio, conquistado após anos de inúmeras lutas, localizado no Centro da cidade de Pelotas.

Atualmente  o ingresso é feito através de Processo Seletivo de Verão, sendo oferecidas 120 vagas em curso anual com duração mínima de 6 anos e máxima de 10 anos, com períodos diurno e noturno, com titulação conferida de Bacharel em Direito.