Equipe do NDH publica textos em homenagem à Beatriz Loner

A equipe do NDH-UFPel publicou artigos na Revista Mundos do Trabalho, V. 11, 2019 – Dossiê Beatriz Ana Loner: Mundos do Trabalho e Pós-Abolição.

A iniciativa de homenagear uma das fundadoras do periódico partiu dos editores e contou com textos de pesquisadores do tema que, para além de divulgarem seus trabalhos, o fazem na perspectiva de homenagear a criadora do Núcleo de Documentação Histórica, profícua pesquisadora nos campos da História do Trabalho, Escravidão e Pós-Abolição e Movimentos Sociais.

Coube ao Professor Aristeu Lopes escrever sobre “Os trabalhadores negros em 3×4: fotografia, história do trabalho e pós-abolição. Pelotas-RS, 1933-1944“, utilizando-se da análise de fotografias constantes nas Fichas de Qualificação Profissional da DRT-RS, acervo constituído a partir da ação de Beatriz Loner e Lorena Gill.

A Profa. Lorena incumbiu-se de divulgar os resultados de seu trabalho relacionado às pesquisas sobre ofícios em extinção ou em vias de desaparecer (que contou com a participação da Profa. Beatriz), sob o título “Um ofício em transformação: a pesca artesanal contada por quem a pratica (Pelotas, RS)“.

Paulo Koschier, técnico-administrativo do NDH escreveu o texto “Guia do Arquivo da Justiça do Trabalho de Pelotas. Núcleo de Documentação Histórica da UFPel – Professora Beatriz Loner“, o qual consolida informações relativas ao acervo constituído a partir do protagonismo de Beatriz. No guia é possível encontrar números e informação atualizadas sobre o acervo.