História em Revista – Dossiê História Oral

Os editores de História em Revista publicaram o Volume 25/1 (dez. 2019) – Dossiê História Oral. Nele constam quatro artigos e um instrumento do trabalho. No primeiro deles, ENSINO DE TEATRO NA UFRGS: REVIRANDO MEMÓRIAS EM BUSCA DA HISTÓRIA, Juliana Wolkmer discute os caminhos metodológicos relacionados a um estudo feito durante a dissertação de mestrado, no qual realizou entrevistas com egressos de cursos de arte da Universidade Federal do RS.

O segundo texto HISTÓRIA ORAL E PROFESSORES DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS foi escrito por Suzana Ribeiro, Eliana Mendes e Elisa Brisola e constrói narrativas com professores de História a respeito das relações étnico-raciais e do ensino de história da África e cultura afro-brasileira e africana, permitindo adentrar no cotidiano escolar e das questões de racismo, tão presentes ainda na atualidade.

O terceiro artigo MELILLA-MARROCOS: (CON)JUNÇÕES FRONTEIRIÇAS. UM DEBATE TRANSDISCIPLINAR escrito por Suzanne Maria Legrady revela os caminhos de uma pesquisa em andamento, mas que já realizou 43 entrevistas em uma perspectiva multifacetada e transnacional, já que Melilla é uma cidade espanhola que faz fronteira com o país africano, Marrocos.

O quarto artigo intitulado MOVIMENTO FEMINISTA NA CIDADE DE PELOTAS-RS: A ATUAÇÃO DO GRUPO AUTÔNOMO DE MULHERES DE PELOTAS (GAMP) – (1990-2019) foi escrito pela doutoranda Elisiane Medeiros Chaves e revelou a história de um grupo de mulheres que se organizaram, a partir da década de 1980 para lutar, sobretudo, contra a violência à mulher.

No dossiê consta ainda um instrumento de trabalho, que apresenta uma entrevista feita com o cartunista Renato Vinícius Canini, falecido no ano de 2013. A entrevista foi construída no ano de 2008, na casa de Canini e foi bastante interessante ao revelar um pouco da produção de um cartunista que, dentre outras coisas, desenhou o personagem da Disney, Zé Carioca, durante alguns anos. A narrativa faz parte do acervo do Laboratório de História Oral da UFPel.

Desejamos uma boa leitura a todos!

Lorena Almeida Gill

Robson Laverdi