Início do conteúdo
    Notícias
  • Projeto Amigo Universitário

          O projeto Amigo Universitário é uma proposta da Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que visa promover o contato entre alunos estrangeiros em mobilidade e alunos voluntários da UFPel. Desse modo, objetiva-se proporcionar aos participantes a experiência de intercâmbio cultural e facilitar a adaptação do visitante ao ambiente universitário da UFPel, à cultura brasileira e à cidade de Pelotas/RS.

          Para ser um Amigo Universitário, o aluno da UFPel deve se comprometer a:

    • Manter contato com o aluno estrangeiro antes de sua vinda, a fim de dar-lhe informações sobre Pelotas e sobre a UFPel, além de auxiliá-lo nos preparativos para a viagem (informar-se sobre a data e o horário de chegada e sobre o local onde ficará hospedado o estrangeiro);
    • Recepcionar o intercambista no momento da sua chegada à rodoviária de Pelotas;
    • Auxiliar o visitante a acomodar-se e a realizar as primeiras compras (indicando as localizações de supermercado, farmácia, padaria e outros estabelecimentos úteis);
    • Orientar o aluno estrangeiro, informando-lhe as localizações dos diversos campi da UFPel, das bibliotecas, do Restaurante Universitário e dos pontos turísticos de Pelotas;
    • Informar os serviços disponíveis de comunicação (telefonia móvel local), de transporte, de saúde e os serviços úteis em geral ao intercambista;
    • Fornecer ao estrangeiro informações sobre documentos necessários à estada no país; acompanhá-lo à Polícia Federal para fazer a Carteira de Registro Nacional Migratório, aos Correios e à Receita Federal para fazer o CPF, ao banco, quando necessária a abertura de conta; e conduzi-lo à CRInter para apresentação e registro;
    • Apresentar o visitante ao devido coordenador de curso e ajudá-lo com os procedimentos da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA);
    • Estar disponível para sanar dúvidas ao aluno estrangeiro e para prestar-lhe auxílio sempre que for necessário, durante o período de mobilidade;
    • Manter contato com a CRInter para relatar os auxílios prestados e o andamento da adaptação do aluno estrangeiro;
    • Comparecer, juntamente com o aluno estrangeiro, à CRInter ao final do período de mobilidade para avaliação da experiência e para encerramento formal da participação no projeto;
    • Informar à CRInter (e manter atualizados) seu endereço, telefone, endereço eletrônico e demais dados necessários à sua localização durante o período de vigência do projeto.

     

          Para candidatar-se ao projeto Amigo Universitário, o aluno voluntário da UFPel deve preencher o formulário de inscrição pelo link: https://forms.gle/MsbVrW4CrNJ3jW9h6) até às 23h59 de 09 de setembro de 2022.

         Maiores informações no edital nº 17/2022.

    SEI_23110.033553_2022_11

  • Salas de apoio pedagógico 2022/1

                         Prezada(o) estudante!

    Estamos aqui para oferecer espaços de ajuda e acolhimento no quesito pedagógico. Em especial, neste semestre que voltamos a nos olhar olho no olho, queremos estar ao teu lado te oferecendo oportunidades para que tenhas um bom desempenho na tua aprendizagem. Para isso, estamos aqui oferecendo o seguinte:
     
    1. Grupos de apoio para aprender a organizar teu tempo e estudar;
    2. Grupos de meditação, com diferentes ferramentas.
    3. Grupos de relaxamento com auxílio de instrumentos sonoros
    4. Grupos de exercícios de leitura e escrita;
    5. Mágicas da semana;
    6. Conversas individuais.
     
     
    Roda Sonora – com Josy Dias Anacleto
    Horários: Segundas-feiras – manhã (presencial) 10h e Quintas-feiras – tarde (presencial) – 14h30
       Consiste na utilização da música e de instrumentos sonoros para promover momentos de relaxamento aos estudantes, buscando melhorar a atenção durante os estudos e diminuir o estresse provocado pelas questões diárias dentro da universidade.
     
     
    Mágicas da semana – com Lúcia Peres
    Horário: segunda às 18h (online)
       Consiste em trazer ideias que criem possibilidades para estimular a potência que habita em cada um, auxiliando a focar nos estudos
     
     
    Organização do tempo e formas de estudar
    Horário: Quartas-feiras manhã (presencial) –das 9h às 10h e terças-feiras das 18h às 19h (presencial) com Lúcia Peres
     
     
    Leitura, estudo e escrita na universidade
    Horário: quartas-feiras: 14h – presencial – com Rogéria
       Consiste em oferecer dicas e exercícios sobre como ler, estudar e escrever na universidade; como estudar e memorizar; métodos de estudos, estratégias e afins; organização de tempo e técnicas de estudo; como descobrir horário e ambiente de estudo que propicie o desenvolvimento de atividades, e como organizar as tarefas. Gerenciamento do tempo
     
     
    Meditação
    Horário: quintas-feiras às 18h – (online) com Lúcia Peres e convidados
       Consiste em exercitar o ato meditativo, a partir de assuntos que auxiliam no relaxamento, na atenção presente, motivações e criação de possibilidades e memorização
     
     
       A participação se dará mediante agendamento em formulário específico, disponibilizado no link:
     
     
       Mais informações pelo e-mail c.apoiopermanencia@gmail.com
     
  • Edital de Bolsas de Graduação e Pós-Graduação para Pessoas Negras

       Está publicado o edital para instituições de ensino superior interessadas em receber bolsas de estudos e de permanência na graduação e pós-graduação para pessoas negras.

       O edital decorre do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS), o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE-RS) e o Carrefour, após a morte de João Alberto Silveira de Freitas nas dependências de uma unidade da rede em Porto Alegre em novembro de 2020.

       O Carrefour destinará R$ 68 milhões para a concessão das bolsas. Serão R$ 20 milhões para alunos de graduação, R$ 30 milhões para alunos de mestrado, R$ 10 milhões para doutorandos e mais R$ 8 milhões para alunos de especialização (lato sensu). As demais bolsas serão oferecidas para cursos de graduação e programas de pós-graduação em âmbito nacional, não sendo contemplados cursos ou programas EAD.

       O edital também prevê que essas bolsas sejam conferidas para áreas do conhecimento historicamente com baixa representatividade de pessoas negras. Além disso, 30% dos recursos deverão ser destinados a cursos de graduação e programas de pós-graduação em instituições com sede ou campus e com respectivo curso desenvolvido no âmbito territorial do Rio Grande do Sul, considerando que o fato que gerou a atuação que resultou no acordo ocorreu em Porto Alegre.

    Como se inscrever

       O edital foi publicado no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). As inscrições poderão ser realizadas de 31 de agosto a 27 de setembro de 2022. Podem ser inscritos cursos de graduação e programas de pós-graduação de instituições de ensino, com interessadas e que cumpram as exigências do edital.

    O preenchimento do formulário de inscrição e o envio (upload) dos documentos solicitados no edital deverão ser finalizados, impreterivelmente, até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 27 de setembro de 2022. Serão admitidas unicamente inscrições de cursos de graduação e programas de pós-graduação de instituições com sede ou campus em território nacional.

     

    Entenda o caso

       Após o espancamento que resultou na morte de João Alberto Silveira de Freitas nas dependências de um supermercado da rede Carrefour em Porto Alegre em novembro de 2020, os órgãos públicos signatários do TAC instauraram procedimentos com o fim de apurar a responsabilidade civil por danos morais coletivos, bem como o funcionamento de mecanismos de segurança privada.

       João Alberto, um homem negro, fazia compras com a esposa quando foi abordado violentamente por dois seguranças no estabelecimento. Ele foi agredido com chutes e socos por mais de cinco minutos, sufocado e não resistiu. O espancamento foi registrado em vídeo por uma câmera de celular. A morte violenta de João Alberto ganhou destaque na mídia porque ocorreu às vésperas do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.

       A negociação encerrou-se em 11 de junho de 2021 com a celebração do Termo de Ajustamento de Conduta. As medidas acordadas estão sendo fiscalizadas pelos órgãos compromitentes, bem como verificadas por auditoria externa independente e aquelas destinadas à seleção de projetos e concessão de bolsas implementadas por meio de editais públicos.

       O TAC previu um aporte do valor total de R$ 115 milhões por parte do Carrefour para ações de enfrentamento ao racismo. Além das bolsas para graduação, mestrado e doutorado, estão previstos investimentos em redes incubadoras e aceleradoras de empreendedores negros, em campanhas educativas e projetos sociais e culturais.

       Para os órgãos públicos compromitentes, o acordo nos patamares negociados simbolizou resposta relevante à sociedade e fixa um importante paradigma para o enfrentamento ao racismo e aplicação dos direitos humanos ao setor privado.

     

    CARREFOUR_EDITAL_DE_SELECAO___27JUL20221

  • Curso recebe autoindicações de discentes para participar da OBESQ

    O curso de Licenciatura em Química participou, no ano passado, da Olimpíada Brasileira de Ensino Superior de Química e pretende participar novamente na edição deste ano.

    Discentes interessados em participar deverão enviar sua autoindicação para o e-mail coordenacalicqui@ufpel.edu.br . Havendo mais de 10 interessados, a coordenação levará para o colegiado a discussão da seleção, espaço em que há também a representação discente.

    Mais informações no edital.
  • Discussão e votação para nova composição do Colegiado

    Estimadas e estimados integrantes do Curso de Licenciatura em Química (docentes, discentes e técnicos),

    Uma vez que houve nova composição da Coordenação, e dadas as alterações na representação discente, este colegiado necessita ser recomposto. Operando por meio da indicação e votação no e pelo próprio Colegiado, no presente processo divulga-se a possibilidade de encaminhamento de nomes (indicações ou autoindicações) para a composição do colegiado do curso.

    A sistemática adotada será:

    • Aos Departamentos que constituem o curso, solicita-se o despacho via processo 23110.022262/2022-05.
    • Às áreas internas ao curso (do próprio Centro), solicita-se o despacho via processo 23110.022262/2022-05 OU por comunicação via email da Coordenação (coordenacaolicqui@ufpel.edu.br).
    • À representação discente, que não tem acesso direto ao SEI, solicita-se a comunicação por email (coordenacaolicqui@ufpel.edu.br).

    Uma vez que já foi informada a discussão desse tema na última reunião, ocorrida em 30 de maio de 2022, esta Coordenação assume que as áreas já estejam se conversando e gerando as indicações.

    A votação no Colegiado a respeito de sua nova composição se dará na próxima reunião, agendada para o dia 24 de junho de 2022 (sexta-feira).

    Caso não haja indicações enviadas via processo ou via email, o próprio colegiado poderá realizar as indicações no momento da reunião com vistas à sua recomposição.

    Detalhes sobre a composição atual do Colegiado (já defasada em função de colações de grau e alterações na composição da coordenação) podem ser acessados em: https://wp.ufpel.edu.br/licenciaturaquimica/o-curso/colegiado/composicao-do-colegiado

    Outras informações e dúvidas podem ser tratadas tanto via este mesmo processo quanto por email coordenacaolicqui@ufpel.edu.br

    Atenciosamente,

    A Coordenação

  • Previsão de disciplinas a cursar no calendário acadêmico 2021-2 (ano civil 2022-1)

    Peço que LEIAM ATENTAMENTE AS ORIENTAÇÕES e observem que esse formulário é FUNDAMENTAL PARA O PLANEJAMENTO DOS NÚMEROS DE VAGAS.

    Quaisquer dúvidas, entrem em contato via coordenacaolicqui@ufpel.edu.br .

    O prazo para responder ao formulário é até a noite de segunda-feira, dia 06 de junho de 2022.

    Link para o formulário: https://forms.gle/DfUcEGEeJkEcbWY87

    Abraços,
    Prof. Bruno Pastoriza
    Coordenador do Curso de Licenciatura em Química

  • 19º Simpósio Brasileiro de Educação Química – 19º SIMPEQUI

    Prezados(as),

    A Direção de Divulgação da Associação Brasileira de Química – ABQ e a Comissão Organizadora comunica a professores/as, estudantes, profissionais afins e as suas associadas e seus associados a realização do 19º Simpósio Brasileiro de Educação Química – 19º SIMPEQUI que ocorrerá no período de 10 a 12 de agosto de 2022, no formato virtual (totalmente on-line).

     

    Datas Importantes
    25/04/2022 – Abertura das Inscrições
    12/06/2022 – 1º Vencimento para Inscrição com desconto
    10/07/2022 – 2º Vencimento para Inscrição com desconto
    12/07/2022 – Prazo para Envio de Trabalhos
    03/08/2022 – Último dia para inscrição ao evento.

    Acesse o site http://abq.org.br/simpequi/ e faça sua inscrição.
    Dúvidas, fale conosco:

    Horário de Funcionamento: 8:00 às 14:00 horas, de segunda a sexta-feira.
    E-mail: secretaria@abq.org.br
    Telefone: 55 (21) 2224-4480

    Visite nossas redes sociais:
    Instagram: https://www.instagram.com/abq.nacional/
    Facebook: https://www.facebook.com/Associa%C3%A7%C3%A3o-Brasileira-de-Qu%C3%ADmica-ABQ-Nacional-109050744973717

  • Formatura Institucional 2021/2 – Orientações

    Conforme Memorando n° 05/2022/CRA, informamos que o Sistema Cobalto está disponível até 03/06/2022, para a solicitação de formatura no período de 2021/2. Lembramos ainda, que o cadastro da solicitação de formatura é obrigatório para todo estudante que deseja colar grau neste semestre.

    Salientamos que, conforme regulamento vigente (RESOLUÇÃO Nº 05 DE 21 DE MAIO DE 2018), no momento do cadastro da solicitação de formatura os ingressantes a partir de 2018 poderão optar pela formatura institucional ou pela formatura interna, já os formandos com ingresso anterior a 2018 podem, ainda, optar pela formatura externa.

    Ressaltamos que estudantes que realizaram o cadastro optando pela formatura institucional antes do período previsto no calendário acadêmico (de 23/05 a 03/06) devem refazer a solicitação, visto que o sistema foi adaptado para contemplar o registro de informações como medidas para toga e indicação de paraninfos e oradores.

    Ainda sobre a formatura institucional, informamos que o detalhamento está no edital disponibilizado no seguinte endereço https://wp.ufpel.edu.br/prae/coordenacao-de-politicas-estudantis/formatura-institucional/2022-2/
    Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail formatura.institucional@ufpel.edu.br