Início do conteúdo
O Projeto Próton

Objetivos do Projeto Próton

O projeto tem como objetivo geral preparar e auxiliar os estudantes de graduação no sentido da aprovação em Química Geral, assim como evitar a reprovação e afastar a evasão e retenção dos estudantes nessa disciplina ofertada pelo CCQFA.

Como desdobramentos, de modo específico o projeto visa:

  • envolver os estudantes vinculados aos cursos de graduação e pós-graduação do CCQFA como monitores/docentes do projeto, qualificando sua formação;
  • trazer alternativas para aprimorar a prática docente e contribuir na compreensão dos estudantes dos conteúdos de Química Geral em nível básico e superior;
  • e criar e disponibilizar espaços presenciais colaborativos para trocas de experiências e a interação entre pares para o melhor aproveitamento da disciplina de Química Geral para os cursos a ela vinculados.

Metodologias e Estratégias do Projeto Próton

O projeto contará com várias etapas ao longo de sua execução:

  • busca de informações e organização de material de embasamento da equipe;
  • Oferta do curso Pré-Química Geral durante recessos acadêmicos de verão e inverno ao longo das semanas que antecedem o começo do semestre letivo.
  • Atividades de monitoria;
  • Avaliação das ações desenvolvidas no projeto.

Em relação ao Pré-Química, os módulos serão acordados com docentes que ministram as disciplinas de Química Geral. As aulas serão ministradas por discentes de graduação, preferencialmente em licenciatura, e de pós-graduação voluntários do projeto sob orientação e acompanhamento presencial de professores colaboradores do projeto. O curso será divulgado pelos colegiados dos cursos do CCQFA diretamente por e-mail para os discentes ingressantes.

No que tange às monitorias, os monitores voluntários e os docentes envolvidos no Projeto irão realizar atendimento extraclasse para as turmas de Química Geral visando esclarecer dúvidas nos conteúdos e nos exercícios propostos pelo professor da turma. Além disso, os monitores podem ser solicitados pelos professores colaboradores para alguma atividade em sala de aula.

As ações contempladas como orientações, resoluções de exercícios, ações de planejamento de estudos, tutoria, dentre outras para o bom andamento dos discentes matriculados em Química Geral serão compartilhadas com toda a comunidade acadêmica.

Em seu desenvolvimento, serão buscadas metodologias ativas para a produção de um conhecimento basal a respeito da química e seus fundamentos, mobilizando e inserindo uma atitude dos estudantes no processo de aprendizagem.