Solicitação de Quebra de Pré-Requisito

Definição
A Quebra de Pré-Requisito, orientada pela Nota Técnica do COCEPE 3/2017, busca permitir que discentes cursem uma disciplina sem que tenha obtido os pré-requisitos exigidos, inicialmente e constantes no Projeto do Curso. Ela deve ser justificada e busca ser um processo excepcional. A quebra pode ser requerida pelos discentes que têm a necessidade de cursar componente curricular sem ainda ter concluído todos os pré-requisitos estabelecidos no projeto pedagógico do curso.

Como solicitar

Se você deseja solicitar alguma quebra de pré-requisito, utilize o formulário abaixo para a solicitação.

Formulário de Solicitação de Quebra de Pré-Requisito: Clique aqui.

(obs: Você pode baixar seu histórico do Cobalto. A Integralização Curricular não necessita anexar, pois a secretaria insere depois no processo)

O formulário deverá ser preenchido e encaminhado para  secretarialicqui@ufpel.edu.br. O assunto da mensagem deverá conter o texto: “Solicitação: Quebra de Pré-Requisito, de ‘seu nome’“.

Fluxograma

Etapa Responsável Procedimento
1 Discente – Solicitar a quebra de pré-requisito no colegiado.
2 Colegiado de curso – Avaliar a solicitação;
– Informar o resultado ao discente;
Se deferida:
– Matricular no componente curricular;
Se indeferido:
3 Discente – Poderá recorrer da decisão no colegiado do curso;
4 Colegiado de curso – Receber recurso;
– Enviar ao COCEPE.
5 COCEPE – Deliberar sobre a solicitação;
– Encaminhar a CRA para registro.
6 CRA – Registrar matricula.

Legislação específica
Nota COCEPE N° 03/2017