Início do conteúdo
    Notícias
  • Coordenação do Curso de Licenciatura em Química recebe sugestões para próximos calendários acadêmicos

    Por uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino da UFPel, está aberto à discussão pelo cursos a organização dos próximos calendários acadêmicos na Universidade. Com a proposta desta Coordenação de Curso reforçar a participação democrática, abaixo está apresentada a proposta enviada pela Pró-Reitoria de Ensino.

    A Coordenação do Curso solicita que propostas de alteração e sugestões ao documento sejam enviados até o dia 03 de outubro.

     

    Proposta Construída pela PRE – Processo SEI_23110.030427_2021_23

     

    As sugestões devem ser enviadas à Coordenação, pelo email coordenacaolicqui@ufpel.edu.br ou diretamente às representações discentes de Andressa Soares Bento e Laura Bardini.

  • Curso de Licenciatura em Química inscrito na OBESQ- Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química

    O curso de Licenciatura em Química com prazer divulga os nomes dos discentes convidados e que aceitaram a representar o curso na OBESQ- Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química.

    Tais discentes foram escolhidos a partir da definição do Colegiado do curso em convidar, por ordem de ordenamento geral, discentes com os melhores índices de aproveitamento que estivessem regularmente matriculados. Após contato por e-mail, nosso curso pôde completar as 10 vagas para a Olimpíada. Os 10 discentes que responderam e aceitaram o convite, integrando o “time” da Licenciatura em Química da UFPel, são:

    ANDRESSA BAPTISTA NÖRNBERG

    BRUNA GABRIELE EICHHOLZ VIEIRA

    FERNANDA KAROLAINE DUTRA DA SILVA

    JAQUELINE FERREIRA DE SOUZA

    LAURA DA SILVA BARDINI

    LITIELLI DE LIMA ALVES

    MIRAL MIRANDA NETO

    MURIEL BELO PEREIRA

    TAVANE DA SILVA RODRIGUES

    THEO LAHORGUE ROSCOFF

     

    Para conhecer mais sobre a OBESQ, acesse o site http://obesq.org . Ali você poderá conhecer e acompanhar as etapas.

     

    E ficamos na torcida por nosso grupo! Sucesso!

  • Justificativa de não realização de matrícula 2021/1

    Os estudantes que não realizaram matrícula neste calendário, terão até o dia 27/08/2021 para manifestar interesse em permanecer vinculado ao curso, mediante justificativa ao Colegiado. Os alunos que encaminharem a justificativa aos colegiados serão matriculados automaticamente em uma atividade com zero crédito e sem carga horária, denominada “Vínculo – Ensino Remoto Emergencial 2021/1”.

    Formulário: Formulário de Justificativa de não realização de matrícula

    E-mail: colegiadodaquimica@gmail.com

  • Licenciatura em Química faz recepção de Ingressantes

    Hoje, dia 06 de agosto, sexta-feira, às 17h, por meio de uma webconferência, o curso de Licenciatura em Química realiza a recepção de discentes ingressantes.

    Na atividade, serão trabalhadas informações referentes a:
    – Funcionamento da UFPel no sistema remoto (aulas remotas, por conta da pandemia)
    – Estrutura do curso, acesso a informações via site e currículo a ser cursado por vocês
    – Disciplinas nas quais vocês já estão com matrícula efetivada
    – Estrutura administrativa do Curso, do Centro ao qual está vinculado e da UFPel
    – Apresentação de discentes e representantes do curso
    – Informações importantes sobre calendário acadêmico (datas importantes a observar) e próximos semestres
    – Informações sobre assistência estudantil da UFPel
    – Informações sobre participação em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão
    – Obrigatoriedade de realização do ENADE (prova obrigatória a ingressantes e concluintes no curso)
    – Outras informações importantes

    A ideia é conversar com cada discente para que seja possível tirar as dúvidas antes do início do semestre (dia 09 de agosto, segunda-feira) remoto.

    Em caso de necessidade de contato, a coordenação orienta que não deixem de escrever para coordenacaolicqui@ufpel.edu.br

  • Horários de disciplinas para 2021-1 (ano civil 2021-2) da Licenciatura em Química

    Abaixo seguem os horários das disciplinas organizado por dia da semana. Disciplinas que terão mais de um encontro semanal apresentam a marcação de dois horários na tabela.

    Esta tabela poderá ser modificada a qualquer tempo e sem aviso prévio, tanto para correções, inserções ou supressões de disciplinas.

    Quaisquer problemas, procurem a coordenação do curso em coordenacaolicqui@ufpel.edu.br.

  • Curso de Licenciatura em Química convida estudantes para discutir o Projeto de Curso e oferta de disciplinas para o segundo semestre de 2021

    Desde 2019 o Curso de Licenciatura em Química vem discutindo novas possibilidades de organização da formação oferecida na UFPel, principalmente a partir das legislações que regulam os cursos de Licenciatura em Química. Isso implicou na realização de um processo longo de construção de uma nova proposta de organização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

    Tal construção foi sendo realizada via Núcleo Docente Estruturante (que contém apenas docentes) e via Colegiado (composto por docentes e discentes), além de discussões conjuntas com outros Colegiados (dos demais cursos de Química) e Centros (como o IFM e FaE).

    Desse processo resultou a atual proposta de novo PPC, que a Coordenação do Curso traz para apreciação discente. Essa proposta pode ser acessada clicando aqui.

    Mesmo que o documento seja extenso, acredita-se que discentes, docentes e comunidade devem estar à par da proposta. Nessa perspectiva, a coordenação solicita aos estudantes especial atenção na organização das disciplinas (dispostas nos Quadros 3 e 4), seus pré-requisitos e semestralização. Isso porque a proposta foi pensada no sentido de viabilizar uma formação sólida nas bases da Química, do Ensino e da Educação, e o arranjo organizado é resultado de solicitações e conversações entre docentes, discentes e Instituição. Embora a proposta esteja organizada nesse sentido, destaca-se que ela está aberta a discussões.

    Na análise do PPC, também solicita-se aos discentes atenção nas Regras de Transição, haja vista que, por conta dos efeitos da pandemia, entende-se ser viável a migração de currículos antigos (a partir de 2019 ou anteriores) para essa nova versão. Nesse sentido, a Coordenação elaborou um “sistema” em excel que pode ser uma ferramenta AUXILIAR na análise da presente proposta e as questões de migração de currículo. Por um processo de completar os dados em CADA PLANILHA, NA ORDEM DE 1, 2, 3… a ferramenta visa disponibilizar uma informação da sugestão ou não de migração de currículo (em termos de carga horária já completada e/ou a completar no curso vigente). Essa ferramenta pode ser acessada clicando aqui (ao abrir, por utilizar Macro, autorize essa ação em seu excel).

     

    No sentido de realizar uma discussão sobre essa proposta com os discentes, Coordenação do Curso de Licenciatura em Química convoca seus estudantes para uma reunião geral, que será realizada nesta quinta-feira, dia 24 de junho de 2021, das 19h e 30min às 20h30min. O local da reunião será: https://webconf.ufpel.edu.br/b/bru-2tm-g6k 

    Como pontos de pauta, a reunião abordará:

    1) Informes gerais
    2) Apresentação resumida da proposta de novo PPC, sua discussão e questões de migração de currículo (para maiores detalhes, acesse o site do curso:
    3) Discussões sobre a oferta 2021-1 (ano civil de 2021-2) e resposta a dúvidas
    4) Informes finais

     

    Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail da coordenação: coordenacaolicqui@ufpel.edu.br