O Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o Instituto de Física e Matemática (IFM) e Pró-reitoria de Ensino (PRE) divulga as turmas para as Atividades de Reforço em Cálculo: Módulo de Funções Trigonométricas, Exponenciais e Logarítmicas, Módulo de Limites e Módulo de Derivadas.
O projeto GAMA, chamado inicialmente de Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo (TME) existe desde 2010, tendo como principal objetivo reforçar conceitos em matemática de ensino básico e superior, através de cursos preparatórios para o cálculo, atividades de reforço e de monitoria ao longo do semestre letivo. Com estas ações, pretende-se melhorar a aprendizagem de matemática nos cursos superiores da UFPel e, consequentemente, diminuir os índices de reprovação e evasão dos alunos participantes nas disciplinas iniciais de matemática. O projeto conta atualmente com 13 bolsistas de vários cursos da UFPel.
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade Federal de Pelotas tornam público que está aberta seleção de bolsistas ao “Programa de Bolsas de Desenvolvimento Institucional”. Confira o edital em anexo.
Edital de Seleção de Bolsista para o projeto “Execução de Estudos e Avaliação das Infraestruturas de Irrigação de Uso Comum, e Proposição de Ações Para a Reabilitação e a Sustentabilidade do Projeto Público de Irrigação do Arroio Duro, localizado no Município de Camaquã, no Estado do Rio Grande do Sul”, de coordenação do Professor Gilson Porciúncula.
A Comissão Eleitoral da Eleição para o Colegiado da Engenharia de Petróleo informa que todos os candidatos inscritos para a seleção de membros do Colegiado tiveram suas inscrições homologadas, conforme processo SEI 23110.016163/2018-08 documento (0116060).
A Câmara de extensão gostaria de parabenizar aos projetos do CEng contemplados com bolsas no Edital 03/2018, referente ao Programa de Bolsas Acadêmicas (PBA), Modalidade Iniciação à Extensão.
ANGELICA CIROLINI – Geotecnologias na educação básica
ALEXANDRE FELIPE BRUCH – A inclusão digital em escolas públicas
TAMARA LEITZKE CALDEIRA – Capacitação em hidrologia de bacias hidrográficas: monitoramento, análise, modelagem e tomada de decisão
VANESSA SACRAMENTO CERQUEIRA – Ensino da prática sustentável de vermicompostagem no tratamento de resíduos sólidos orgânicos em escolas de ensino fundamental.
Bolsas de Vulnerabilidade social
GILSON SIMOES PORCIUNCULA – Execução de Estudos e Avaliação das Infraestruturas de Irrigação de Uso Comum, e Proposição de Ações Para a Reabilitação e a Sustentabilidade do Projeto Público de Irrigação do Arroio Duro, localizado no Município de Camaquã, no Estado do Rio Grande do Sul
DARCI ALBERTO GATTO – Revista Ciência da Madeira
ANDREA SOUZA CASTRO – Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade
ERICO KUNDE CORREA – Capacitação de Catadores em Cooperativa de Reciclagem do Município de Pelotas sobre as Políticas Nacionais de Saneamento e de Resíduos Sólidos
ALEJANDRO MARTINS RODRIGUEZ – Fábrica de Ideias
WILLIAN CEZAR NADALETI – Ações de saneamento aplicadas a comunidades carentes e isoladas de Pelotas