Início do conteúdo
    Notícias
  • Retirada de diplomas – presencial

    ATENÇÃO! Aos egressos recém formados: A Entrega de diplomas ocorrerá nessa sexta, dia 15/05, das 9h as 11h, na sala 305.4 do CEng/Cotada.

  • Por que e para que mudar uma prática de ensino?

    Na última sexta-feira, dia 08/05/2020, tivemos um bate papo leve e super proveitoso com a Professora, Engenheira e Psicanalista Carla Gonçalves Rodrigues.

    A atividade foi organizada pelo Grupo de Interlocução Pedagógica (GIP), pela Direção e pelo Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação (CrIE) do CEng/UFPel.

    Agradecemos a todos que participaram dessa manhã incrível, em especial aos docentes do Centro de Engenharias / UFPel.

  • Atividades do PET – Engenharia Agrícola durante o período de quarentena

    Juntos, estamos enfrentando uma situação sem precedentes. A pandemia do novo coronavírus está afetando todas as nossas famílias, universidades, empresas, comunidade e nossos estilos de vida. Durante estes tempos, o PET – Engenharia Agrícola gostaria de atualizar a todos sobre como estamos lidando com esta situação incomum. Estamos concentrados na saúde e na segurança dos nossos colaboradores, famílias e comunidade, por isso estamos realizando tarefas de forma remota, dando seguimento nos projetos que são possíveis de tal forma.

    Através do Instagram, que é nossa mídia social com maior alcance, estamos procurando orientar nossos seguidores quanto aos cuidados e precauções que devem ser tomados no meio rural em relação ao covid-19, pois muitas vezes as informações demoram a chegar até estas pessoas. As orientações foram divulgadas em forma de folder digital e vídeos onde produtores relatam as mudanças durante este período.

    Convite para live a ser realizada no dia 11/05/2020.

    Buscando manter contato com os acadêmicos do curso de Engenharia Agrícola, mudamos o formato do projeto Ciclo de Palestras, que está ocorrendo através de lives transmitidas pela nossa página na rede social Instagram, abordando assuntos relevantes, tanto para alunos e engenheiros quanto aqueles de outros setores.

    Estamos dando continuidade ao projeto petEAjuda, que consiste em vídeo-aulas no nosso canal do YouTube, no qual auxiliamos estudantes de graduação a partir de publicações sobre disciplinas que possuem maior índice de reprovação nos cursos de engenharias. Durante a pandemia, além das vídeo-aulas, também serão publicados vídeos explicativos e introdutórios, como o uso de sistemas indispensáveis na vida acadêmica dos estudantes, como o Cobalto e AVA, elucidações sobre o curso de Engenharia Agrícola, suas áreas de atuação entre outros assuntos relevantes.

    Existe uma preocupação do grupo PET-EA com os ingressantes do curso, visto que no ano de 2019 criamos o Projeto de Acompanhamento de Ingressantes (PAI). Neste momento não poderia ser diferente, elaboramos um questionário via Google Forms, na intenção de identificar dificuldades que os ingressantes possam estar enfrentando, para que possamos intervir ajudando quando necessário.

    O Projeto de Acompanhamento de Egressos (PAE), também já estava ocorrendo, mas com principal foco nos egressos do PET-EA, no momento estamos buscando todos os egressos do curso de Engenharia Agrícola da UFPel, a fim de identificar informações relevantes entre as áreas onde estes profissionais atuam, para que desta forma possamos montar o perfil do profissional Engenheiro Agrícola formado pela UFPel.

    Para que tenhamos um registro de nossos projetos, o grupo decidiu elaborar um livro contendo todas as atividades que ocorreram durante o ano de 2019, este vai conter uma introdução sobre cada projeto, um desenvolvimento onde explicamos o planejamento, a metodologia utilizada e os resultados obtidos, isto da maneira mais clara possível.

    Com ações como estas ao longo desta quarentena o Grupo PET-Engenharia Agrícola se manterá ativo atendendo e colaborando da melhor forma possível com a universidade e a comunidade.

  • Bolsas de extensão conquistadas em 2020

    A Câmara de Extensão gostaria de parabenizar a todos os professores que submeteram projetos aos Editais da PREC de 2020!

    Esse ano foram disponibilizadas pela PBA Extensão Projetos – 2020:

    • 100 bolsas modalidade “Ampla Concorrência”,
    • 100 bolsas modalidade “Ações Afirmativas”

    Todas com duração de sete meses (15 de maio até 15 de dezembro de 2020).

    Na modalidade “Ampla Concorrência”, o CENG conquistou 12 bolsas e ainda temos mais uma na suplência, representando 12% de todas as bolsas. Já na modalidade “Ações Afirmativas”  a unidade conquistou 8 bolsas, 8% das bolsas disponibilizadas. Resultados muito significativos para o Centro de Engenharia. Esperamos no próximo ano ter uma adesão de mais professores e tentarmos aumentar esses índices.

    Parabéns a todos os envolvidos!

    Discentes fiquem ligados nos editais de seleção!

    Ressaltamos também que é de extrema importância que os alunos da unidade tentem se inserir dentro das atividades de extensão mesmo como voluntários, é uma forma de interação dialógica com a sociedade, de troca de conhecimentos e de formação cidadã.

     

    Abaixo seguem os projetos contemplados:

     

    Resultado Final – Edital 01/2020 – Ampla Concorrência

    Bolsas conquistadas por professores do CENG

    • ALEXANDRE FELIPE BRUCH – A inclusão digital em escolas públicas
    • ANGELA AZEVEDO DE AZEVEDO – Programa de apoio ao desenvolvimento, inovação e competitividade no setor da construção civil da Região Sul do Rio Grande do Sul.
    • ANGÉLICA CIROLINI – Geotecnologias na educação básica
    • DIULIANA LEANDRO – Geotecnologias como instrumentos de políticas públicas para cidades inteligentes
    • ERIKA DA SILVA FERREIRA – Aproveitamento de resíduos sólidos de madeira para produção de artefatos
    • ISABELA FERNANDES ANDRADE – Higienizador Eco‐Mãos
    • LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA – Informes Técnicos sobre Secagem da Madeira
    • MARCELO LEMOS ROSSI – Hora da Eletrônica
    • RENATA HEIDTMANN BEMVENUTI – Curso de Boas Práticas para Serviços de Alimentação
    • VANESSA SACRAMENTO – CERQUEIRA Campus + Sustentável
    • VITER MAGALHAES PINTO – Geos
    • WILLIAN CEZAR NADALETI – Ações de saneamento aplicadas a comunidades carentes e isoladas de Pelotas ‐ 2a Fase

     

    Suplentes

    • DARCI ALBERTO GATTO – Revista Ciência da Madeira

     

    Resultado Final – Edital 02/2020 – Ações Afirmativas

    Bolsas conquistadas por professores do CENG

    • ANDREA SOUZA CASTRO – Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade
    • CLAUDIA FERNANDA LEMONS E SILVA – Requalificação da Praça da Alfândega: Um novo espaço de vivência!
    • DARCI ALBERTO GATTO – Programa de apoio ao desenvolvimento, inovação e competitividade no setor em ciência e tecnologia da madeira
    • DIULIANA LEANDRO – Projetos Integradores CENG
    • ISABELA FERNANDES ANDRADE – NEPEA ‐ Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Acessibilidade
    • MARCELO LEMOS ROSSI – Divulgação das ações do grupo VISIOROB
    • SIGMAR DE LIMA – Projeto de construção de robôs de competição
    • VANESSA SACRAMENTO CERQUEIRA – Ensino da prática sustentável de vermicompostagem no tratamento de resíduos sólidos orgânicos em escolas de ensino fundamental.
  • Desafio Digital – ABENGE

    Que tal participar de uma competição acadêmica e poder faturar U$ 5.000?

    É isso mesmo!!!   \0/

    5 mil dólares para a equipe vencedora e U$ 2.000 para os demais finalistas.

    Levando em consideração os principais desafios já encontrados pela indústria, como transformar e inovar cada vez mais as futuras infraestruturas com uma maior resiliência?

    Sendo assim, o Digital Infraestrutucture Student Idea Challenge  tem como missão encontrar e premiar a ideia mais visionária com o maior potencial de transformação e rompimento de paradigmas para os desafios da atual infraestrutura e causar um impacto positivo futuro no mundo.

    Basta promover um desafio relevante para uma das mais diversas áreas da infraestrutura e propor um conceito de solução inteligente e inovadorCidades InteligentesTransporteSaneamentoConstrução Civil.

    Você poderá enviar suas ideias por meio de uma apresentação em PowerPoint e sua descrição em um documento PDF (com no mínimo 500 palavras) ambos em inglês, sendo que também poderá ser utilizado gráficos, figuras, vídeos e imagens.

    A idéia também deve ser apoiada por uma descrição de “como a tecnologia pode desempenhar um papel no conceito proposto?”

    O desafio está aberto a todos os estudantes (individualmente ou em dupla) que estão estudando atualmente e apoiados por um docente ou expert do mercado.

    Para saber mais sobre como participar, critérios de julgamento e outras informações, clique aqui!

    Boa sorte!

  • Calendário Acadêmico alternativo é apresentado aos servidores do CEng

    Na última segunda-feira, dia 27/04, a Direção do Centro de Engenharias convidou os servidores da Unidade para uma reunião virtual, onde foi apresentada a proposta de Calendário Acadêmico alternativo proposto pela PRE/UFPel. Cerca de oitenta pessoas participaram da conversa.

    Para maiores informações sobre a proposta, acesse http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/04/27/ufpel-estuda-calendario-academico-alternativo-para-o-primeiro-semestre/.