Vai começar o 11º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional

Na próxima semana, entre os dias 13 e 15 de setembro, a UFPel recebe a 11ª edição do consolidado encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional.

A realização é do Grupo de Pesquisa A experiência dos africanos e seus descendentes no Brasil, do Programa de Pós-Graduação em História da UFPel e do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel – Profª Beatriz Loner. Neste ano o encontro retorna à modalidade presencial e contará em sua programação com duas conferências, duas mesas redondas, apresentações de comunicações, pôsteres e atividades culturais.

Pelotas é uma cidade negra marcada por seu passado escravista de exploração de trabalhadoras e trabalhadores escravizados nas charqueadas e em várias outras atividades. Pelotas é uma cidade negra devido ao legado de seus antepassados, das ações, das lutas e organizações de seus descendentes no pós-abolição, o que repercute não somente na sua história como também no seu presente. Personalidades negras são homenageadas na logomarca da edição do encontro neste ano. Este é um dos motivos para a escolha de Pelotas e da UFPel para sediar o 11º Encontro. Outra razão fundamental para a UFPel ser a sede é que esta foi a casa da Professora Beatriz Loner, pesquisadora de grande destaque na área, integrante do grupo de pesquisa, fundadora do NDH/UFPel e participante do encontro desde sua primeira edição. O 11º encontro contará em sua programação com uma mesa para celebrar o legado de Beatriz para os estudos sobre escravidão e pós-abolição.

Fique ligado e acesse o site do evento, o link com a programação completa, o instagram do Encontro e, precisando, entre em contato através do e-mail escravidaoeliberdade2023@gmail.com.

Grupo de Estudos Lugares de Memórias, Comemorações & Usos do Passado

O grupo é destinado a discentes da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas e faz parte do projeto de pós-doutorado do Prof. Darlan Marchi, desenvolvido junto ao Programa de Pós-graduação em História (PPGH/UFPel, com financiamento do edital CAPES – Pós-doutorado Estratégico).

O objetivo geral do Grupo de Estudos será o de discutir criticamente como o passado foi/é mobilizado em diferentes presentes, analisando as relações entre história, memória e identidades na constituição de lugares, comemorações e políticas de patrimônio.

Os encontros serão estruturados em torno da apresentação e discussão e textos e materiais previamente selecionados, que abordem aspectos teóricos e práticos relacionados à temática. As/os participantes serão incentivados a trazer suas próprias perspectivas e experiências para as discussões, fazendo do grupo um espaço de trocas de ideias e possibilidades de intervenções práticas e de pesquisa sobre o tema.

Os encontros ocorrerão nas quartas-feiras, a partir do mês de setembro, das 17h30 às 19h, junto à sala do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel – Profa. Beatriz Loner (NDH – UFPel) no ICH.

O número de participantes será limitado à capacidade da sala (20 lugares). Caso exceda o número de inscritos/as, será feita uma lista de espera e, caso sobrem vagas, o grupo ficará aberto para a participação de discentes de outros cursos da UFPel.

As inscrições encerram dia 08/09/2023 (ou até fechar o número de vagas), no formulário htpps://forms.gle/fYo3eWm4UR3Yeun38.

Professores do NDH participam de atividades em Buenos Aires e Jaguarão.

Profa. Lorena Gill e Prof. Jonas Vargas participarão de atividades em Buenos Aires e Jaguarão, respectivamente, durante essa semana.

Profa. Lorena Gill, Coordenadora do NDH e doutorandas em História, representarão o Programa de Pós-Graduação em História da UFPel, o NDH e História em Revista na 53ª edição da Conferência Internacional de Instituições de História do Trabalho, em Buenos Aires, durante esse semana.

Na oportunidade, para além da apresentação de trabalho e experiências será possível estreitar laços com pesquisadores da área de história do trabalho, em especial aqueles de instituições do Conesul, a fim de continuar parcerias que resultam em troca de conhecimentos, divulgação científica, parcerias técnicas e possibilidade de pesquisas conjuntas, bem como de futuros encontros que certamente trarão qualificação para as pesquisas desenvolvidas no NDH e para o Programa de Pós-Graduação em História da UFPel.

Junto com Lorena estarão as doutorandas do PPGH-UFPel, Taiane Taborda, com o trabalho “A história oral como possibilidade para pensar experiências de trabalho feminino no extremo sul do Brasil” e Caroline Silva, que apresentará o texto “Usos da História Oral numa pesquisa sobre o trabalho doméstico no Brasil”.

Prof. Jonas Vargas, vinculado ao NDH e ao Programa de Pós-Graduação em História da UFPel, será o palestrante do “V Seminário Integrado do GEESPA-UNIPAMPA”, no próximo dia 06 de setembro.

Com o tema “Tráfico transatlântico, charqueadas e o cinturão agropastoril escravista da fronteira sul (C. 1790 – 1870)”, Jonas participará também das atividades de lançamento do site do projeto de extensão “Oficina Territórios Negros em Jaguarão”.

O Grupo de Estudos Sobre Escravidão e Pós-Abolição (GEESPA) foi criado em 2019 e vincula-se ao Laboratório de História Social e Política (LAHISP) da UNIPAMPA. Para saber mais, acesse o site e conheça o trabalho em https://sites.unipampa.edu.br/geespa/.