Novidades na página do NDH

Nesse início de 2022, o Núcleo de Documentação Histórica da UFPel – Profa. Beatriz Loner vem trabalhando para manter atualizado seu sítio na internet, com informações sobre as atividades desenvolvidas e, sobretudo, com disponibilização de materiais no formato on-line.

Os últimos dois anos, sob a égide da Pandemia de COVID-19, demonstraram a importância da existência de acervos digitais disponíveis na web. Muitas pesquisas foram dificultadas pela impossibilidade de acesso a acervos físicos. Por outro lado, acervos digitais passaram a figurar com maior importância no cômputo de pesquisas e publicações na área de história.

Ciente dessa valorização e da relevância da universalização do acesso a materiais de pesquisa, o NDH tem buscado digitalizar e disponibilizar seu vasto acervo. Nos 30 anos de existência do Núcleo muito acervo documental, imagens e entrevistas orais foram disponibilizados aos cuidados da UFPel. O processo de digitalização e disponibilização é contínuo e demanda tempo. Contudo, estamos trabalhando para enriquecer ainda mais o acervo on-line do NDH.

Confira algumas das ações nas quais estamos trabalhando:

* Acervo encontra-se armazenado no Núcleo e necessita intervenção quanto à higienização, organização e catalogação, para posterior consulta.