Pensamentos médico sanitários dos positivistas gaúchos!

Em 2008 a equipe do NDH-UFPel, sob a coordenação dos Professores Paulo Pezat e Lorena Gill, publicou um compilado de publicações da Igreja Positivista do Brasil (IPB), com textos direcionados à questões médico sanitárias.

O material, disponibilizado gratuitamente em formato CD-Rom, foi enviado à bibliotecas e centros de pesquisa do Brasil. Com o avanço das tecnologias da informação e a pandemia de COVID-19, o acesso à essa produção ficou dificultado.

Pensando nisso, a partir de agora, na página do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel será disponibilizado a íntegra da produção, com o texto introdutório e os 47 folhetos.

O material é super interessante. Ainda mais se pensarmos que foi produzido nos primórdios dos anos 1900, no auge das discussões sobre reforma sanitária do Rio de Janeiro e campanha de vacinação obrigatória contra a varíola.

Os autores dos textos, Miguel Lemos, divulgador da Religião da Humanidade, Raimundo Teixeira Mendes, que teve uma importância fundamental na trajetória do positivismo ortodoxo brasileiro e ainda Joaquim Bagueira Leal, médico militar, tratam de temas os quais ainda hoje suscitam debates acalorados: livre exercício da medicina, saúde mental, ética médica, vacinação obrigatória, “despotismo sanitário”, vegetarianismo, trato com animais, interferência do judiciário nas questões médicas e sanitárias, etc.

Em que pese a necessidade de lermos tais escritos com a necessária compreensão de que eles são reflexos de seu tempo, não deixa de ser interessante que, há quase 120 anos atrás, temas discutidos atualmente já estavam na pauta da sociedade brasileira.

Desejamos a todos uma excelente leitura!