Início do conteúdo
TCC’s

Trabalhos de conclusão do Curso de Licenciatura em Química

2021

Softwares Educacionais para o Ensino de Química: Uma revisão da literatura

Autor: Eduardo Martarelo Andia Sandagorda

TCC Eduardo Andia

 

Gênero e Diversidade na Ciência: Um Debate Necessário
Autora: Andressa Soares Bento.

Gênero e Diversidade na Ciência_ Um Debate Necessário – Andressa Bento

Laboratório Virtual de Química: desenvolvimento e análise de ferramenta digital para o ensino de Cinética Química – Autora: Bruna de Souza Goldani.

TCC FINAL – Bruna Goldani

A divulgação científica em aulas de Química: um estudo de caso – Autora: Bruna Gabriele Eichholz Vieira.

Versão Final-TCC-Bruna Vieira-Final (1) (1)

Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como estratégia didática para o processo de ensino e aprendizagem de Química – Autora: Eduarda Vieira de Souza.

TCC Eduarda Vieira de Souza – com ficha catalográfica

Conteúdos de Química e as escolhas de professores da educação básica: Uma análise pela perspectiva do Conhecimento Didático do Conteúdo – Autora: Tavane da Silva Rodrigues.

TCC.TavaneRodrigues

2020 (ano civil 2021)

O ensino de Química e as metodologias utilizadas em uma escola da rede pública de Pelotas – RS no período do modelo híbrido de ensino – Autora: Letícia Leal Moreira.

TCC de Letícia Leal Moreira

2019

Ensino de Química e Formação de Professores de anos iniciais em um Curso Normal – Autor: Leandro Lampe
TCC Leandro Lampe

Ferramentas assistivas no Ensino de Química para deficientes visuais – Autora: Roberta Krüger
TCC Roberta Kruger

Interdisciplinaridade e socialização do ensino de química – Autora: Taís Pereira Ferreira
TCC Tais Ferreira

O Ensino de Química em uma Escola do Campo – Autora: Vanessa Schwartz Schellin
TCC Vanessa Shellin

Utilização da leitura e de livros de divulgação científica no processo de Ensino e aprendizagem de Química em uma escola pública de Pelotas – Autora: Charlene Barbosa de Paula

TCC Charlene Barbosa de Paula

Percepção dos Estudantes e Professores de Ensino Médio de uma Escola Estadual de Pelotas sobre a Motivação nos Estudos e na Química – Autora: Paola Bork Abib Kohn

TCC PAOLA BORK ABIB

Percepções dos alunos e professores de uma escola pública de Pelotas/RS sobre o desenvolvimento de pesquisa em sala de aula – Autora: Vitória Schiavon da Silva

TCC Vitória Schiavon

2018

A Química em ambientes não formais: Praça Coronel Pedro Osório – Autora: Tatiane Tais Franke Radmann
TCC Tatiane Tais Franke Radmann

Educação Ambiental na Formação Docente do Curso de Licenciatura em Química da Ufpel – Autora: Beatriz Müller Vieira
TCC BEATRIZ MULLER VIEIRA

Análise de Concepções sobre Experimentação no Ensino de Química – Autora: Bruna Jeske Gehrke
TCC BRUNA JESKE GEHRKE

Descrição e análise da utilização de um jogo didático em aulas de Química do Ensino Médio – Autora: Karla dos Santos Terra
TCC KARLA DOS SANTOS TERRA

A Importância dos Conteúdos de Química Orgânica do Ensino Médio – Autora: Renata Azevedo Balaguez
TCC RENATA BALAGUEZ

A inclusão de alunos Cegos no Ensino de Química em uma escola pública de Pelotas – Autora: Sandriane Valadão Duarte
TCC SANDRIANE DUARTE

2017
O uso da linguagem Química em uma turma de Ensino Médio de uma escola pública de Pelotas – Autora: Quédina Pieper
O uso da linguagem Química em uma turma de Ensino Médio Quédina Pieper

2016
O conhecimento químico aliado ao saber popular na produção de sabão – Autor: Guilherme Cavalcanti Pinto Ferreira
O conhecimento químico aliado ao saber popular na produção de sabão Guilherme Ferreira

O estudo e viabilidade dos Três Momentos Pedagógicos na implementação de oficinas em aulas de Química do Ensino Médio – Autora: Carolina Rodrigues Preto
O estudo e viabilidade dos Três Momentos Pedagógicos na implementação de oficinas em aulas de Química do Ensino Médio Carolina Preto

2015
A Avaliação no Ensino Politécnico: Percepções de professores e estudantes de duas escolas públicas de Pelotas – Autora: Noemi de Vasconcellos Peres
A Avaliação no Ensino Politécnico Percepções de professores Noemi Peres

Análise das potencialidades e limitações dos Objetos Virtuais de aprendizagem de química disponíveis no LabVirt – Autora: Sabrina Beloni Vaz
Análise das potencialidades e limitações dos Objetos Virtuais de aprendizagem de química disponíveis no LabVirt Sabrina Beloni Vaz

Ensino de Química em um Curso Normal e Formação de Professores para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais – Autora: Caroline Gonçalves de Moura
Ensino de Química em um Curso Normal e Formação de Professores para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais Caroline Moura

Políticas Públicas Em Educação: Um Estudo De Caso – Autor: Christian Masseron Nunes
Políticas Públicas Em Educação Um Estudo De Caso Christian_Masseron_Nunes

Projetos Interdisciplinares desenvolvidos no PIBID – UFPel na área de Ciências e Matemática: contribuições para a formação de professores de Química – Autor: Joélcio Rosa da Silva Júnior
Projetos Interdisciplinares desenvolvidos no PIBID – UFPel na área de Ciências e Matemática Joélcio Junior