O Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o Instituto de Física e Matemática (IFM) e Pró-reitoria de Graduação (PRG) divulga abertura de edital para seleção de bolsistas.
As inscrições vão até segunda-feira (30/04/18) e a prova será realizada no dia 02/05/18 às 14hs.
O coordenador do projeto, professor Cícero Nachtigall, ressalta que o projeto GAMA é considerado um projeto estratégico da UFPel e em 2018 contará com 14 bolsistas. Ele lembra ainda que a atuação no projeto GAMA, na qualidade de bolsista, é uma ótima oportunidade de aprendizado na área de matemática e uma excelente oportunidade de contato com a prática docente, especialmente para acadêmicos de cursos de licenciatura, exatas e engenharias.
O projeto GAMA, chamado inicialmente de Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo (TME) existe desde 2010, tendo como principal objetivo reforçar conceitos em matemática de ensino básico e superior, através de cursos preparatórios para o cálculo, atividades de reforço e de monitoria ao longo do semestre letivo. Com estas ações, pretende-se melhorar a aprendizagem de matemática nos cursos superiores da UFPel e, consequentemente, diminuir os índices de reprovação e evasão dos alunos participantes nas disciplinas iniciais de matemática. O projeto conta atualmente com 13 bolsistas de vários cursos da UFPel.
O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o IFM – Instituto de Física e Matemática e PRE – Pró-reitoria de Ensino, abriu inscrições para o Primeiro Encontro de Cálculo 3 de 2018/1.A disciplina de Cálculo 3 aborda conceitos de cálculo (tais como limites, derivadas e integrais) para funções de várias variáveis e funções vetoriais, sendo de extrema importância para vários cursos, especialmente cursos de exatas e engenharias.
Segundo a professora Rejane Pergher (DME/IFM), colaboradora permanente do GAMA e coordenadora dos Encontros, os conceitos abordados nesta disciplina são de extrema importância e configuram, com bastante frequência, como pré-requisito para várias disciplinas posteriores (tanto básicas quanto profissionalizantes). Esta atividade, segundo ela, visa potencializar o aprendizado de tais conceitos.
O Primeiro Encontro de Cálculo 3 ocorrerá no sábado (05/05/18) das 8:00 às 12:00 na sala 203 do Campus II.
Para esta atividade estão sendo disponibilizadas 40 (quarenta) vagas e os participantes terão direito a um certificado de 4 (quatro) horas.
As inscrições vão de 25/04/18 até 03/05/18 (14hs) e a turma será divulgada no dia 04/05/18.
O PPGAmb informa que a palestra SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO que aconteceria dia 26/04/2018 foi cancelada, por problemas na agenda da palestrante.
A Comissão Organizadora do 11th Seminar on Power Electronics and Control – SEPOC 2018 convida cordialmente estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores, profissionais do mercado e demais interessados a submeterem seus trabalhos para publicação e apresentação oral ao SEPOC 2018, que será realizado em Santa Maria, RS, de 21 a 24 de outubro de 2018.
O tema central do encontro é: “Conectando Academia e Indústria: a Chave para ”. O SEPOC 2018 visa promover a interação entre universidades, centros de pesquisas, indústrias e empresas do setor elétrico que atuam nas áreas de eletrônica de potência, controle e sistemas de potência.
Mais informações estarão disponíveis em breve no site: www.ufsm.br/sepoc/sepoc2018
O Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o Instituto de Física e Matemática (IFM) e Pró-reitoria de Ensino (PRE) divulga as turmas para as Atividades de Reforço em Cálculo: Módulo de Funções Trigonométricas, Exponenciais e Logarítmicas, Módulo de Limites e Módulo de Derivadas.
O projeto GAMA, chamado inicialmente de Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo (TME) existe desde 2010, tendo como principal objetivo reforçar conceitos em matemática de ensino básico e superior, através de cursos preparatórios para o cálculo, atividades de reforço e de monitoria ao longo do semestre letivo. Com estas ações, pretende-se melhorar a aprendizagem de matemática nos cursos superiores da UFPel e, consequentemente, diminuir os índices de reprovação e evasão dos alunos participantes nas disciplinas iniciais de matemática. O projeto conta atualmente com 13 bolsistas de vários cursos da UFPel.