Na última terça-feira, dia 16/10/2018, nas dependências do Centro de Engenharias – Cotada, ocorreu a primeira reunião para tratar da proposta de Curricularização das atividades Extensão. Participaram a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Francisca Ferreira Michelon, o Coordenador de Extensão e Desenvolvimento Social, Felipe Fehlberg Herrmann e a Chefe do Núcleo de Formação, Registro e Acompanhamento, Ana Carolina Oliveira Nogueira. Pelo Centro de Engenharias, estiveram presentes a Direção da Unidade, Coordenadores de Cursos, membros dos Núcleos Docentes Estruturantes – NDE e da Câmara de Extensão.
Ocorreu durante os dias 01 – 04 de outubro na Universidade Mackenzie em São Paulo, o I Concurso Latinoamericano de Tecnologias Educacionais para Aprendizagem ( EduTech / Laclo)[1]. O 1o EduTech – LACLO 2018 teve como propósito estimular submissão de soluções educacionais apoiadas por tecnologia que impactem positivamente na aprendizagem, estimular o pensamento empreendedor e a geração de inovação disruptiva. O concurso também teve como objetivo incentivar a divulgação de tecnologias que visam solucionar problemas reais do dia-dia das escolas e que afetam a retenção de conhecimento por parte dos alunos na América Latina.
O evento teve o objetivo de propiciar um ecossistema de integração que aliasse a ciência, inovação e empreendedorismo em prol de soluções que apontem para resultados mensuráveis, escaláveis e de impacto educacional.
Ao final do evento, que contou com a participação de avaliadores de instituições como Kroton, IBM, UFABC, Cieb, USP, foram premiadas as seguintes soluções:
Primeiro Lugar: Cara de Aprendizagem Uma Ferramenta para Trabalhar Emoções e Aprendizagem Utilizando Expressões Faciais Carla Paxiuba – Celson Lima, Marcelo Costa, Ygor Dutra da Silva
Segundo lugar: Life Stories: comunicação em tempo real para o aprendizado de línguas Eunice Siqueira – Joao Pedro, Jose Mauricio, Marcelo Augusto de Almeida, Pedro Alves Gonçalves
Terceiro lugar: Furbot: plataforma para o ensino-aprendizado de pensamento computacional e programação – Luciana Araújo, Mauro Mattos
Além de um ambiente rico de troca de conhecimento, o grande vencedor levou um cheque de R$ 1000,00 para investimento em sua idéia, e, algumas iniciativas ganharam um conjunto de mentorias na sede da CUBO – ITAU [2] visando amadurecimento de suas ideias.
O evento contou com a organização dos professores: Tiago Thompsen Primo (UFPEL), Cristian Cechinel (UFSC) e Juliana Braga (UFABC).
O Prof. Tiago Thompsen Primo agradece ao apoio da Universidade Federal de Pelotas, Curso de Geoprocessamento (UFPEL)[3], Centro de Engenharias (UFPEL)[4], Computação (UFPEL)[5], Incubadora Conectar (UFPEL) [6], Pelotas Parque tecnológico [7] e ao CoCTec (UFPEL) [8] pelo apoio, incentivo e as imensas oportunidades para construção de um ecossistema voltado a ações práticas e mensuráveis voltadas a impacto na sociedade.
Candidaturas Homologadas – Eleição Recomposição Colegiado EG – Acesse o link :
Minuta Edital Eleições EG – Docentes – Anexo 04 – CANDIDATURAS HOMOLOGADAS – OUT 2018 – REV LEF (1)
A duração de cada módulo será de três semanas e os participantes que obtiverem pelo menos 75% de frequência terão direito a um certificado de 12 (doze) horas.
O público prioritário é formado pelos estudantes ingressantes de 2018 que possuem disciplinas de cálculo em sua grade curricular e 50% das vagas são prioritárias para estudantes bolsistas da PRAE.
A Coordenação do curso de Engenharia Geológica torna público o Edital CG_Eng Geo – CENG 01/2018, para a consulta à comunidade docente para eleição do Colegiado do curso de Engenharia Geológica.
O edital e os anexos podem ser acessados clicando nos links a seguir:
Minuta Edital Eleições EG – Docentes – SET 2018 – REV
Minuta Edital Eleições EG – Docentes – Anexo 01 – SET 2018 – REV
Minuta Edital Eleições EG – Docentes – Anexo 02 – NOTA DE ESCLARECIMENTO – OUT 2018 – REV
A Comissão de revisão do Regimento Interno (CRI) do Centro de Engenharias informa que está aberta a fase de Contribuições da Comunidade para o processo de revisão do Regimento do Centro de Engenharias para atualizá-lo e adequá-lo às condições atuais do CEng.
Toda a comunidade poderá contribuir com sugestões de pontos de revisão no Regimento via formulário online disponibilizado no LINK abaixo. As sugestões serão compiladas pela comissão e serão apreciadas em assembleia geral da comunidade do CEng.