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  • Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado)-SELEÇÃO DE ALUNO REGULAR ESPECIAL 2024-1/

    A Universidade Federal de Pelotas em conformidade com o Regimento Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado) tornam público, para conhecimento, o processo de seleção de candidatos interessados em cursar disciplinas obrigatórias e/ou optativas como aluno especial do referido Programa, nos termos
    estabelecidos neste Edital.

    I – DA INSCRIÇÃO
    As inscrições ao Exame de Seleção para cursar disciplinas obrigatórias e/ou optativas como aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFPel estarão abertas no período de 19 a 21 de Fevereiro de 2024(e-mail:ppgcambmestrado@gmail.com).

    edital para aluno especial 2024-1 final

  • Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais – EDITAL Nº 006/2024

    EDITAL Nº 006/2024
    SELEÇÃO DE ESTUDANTE REGULAR INGRESSO 2024-1
    A Universidade Federal de Pelotas em conformidade com o Regimento Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Coordenação do Programa de Mestrado Stricto Sensu em Ciências Ambientais tornam público, para conhecimento dos interessados, o processo de seleção dos candidatos do referido Programa, nos termos estabelecidos neste Edital.
    I – DA INSCRIÇÃO
    As inscrições ao Exame de Seleção para o Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da UFPel (R. Benjamin Constant, 989 – Porto – Pelotas – Rio Grande do Sul. CEP: 96010-020) estarão abertas no período de 27 de janeiro de 2024 a 15 de fevereiro de 2024

     

    EDITAL Nº 006/2024

  • Prédio 1001, do Centro de Engenharias, passará por reforma

    Há muito desejada pela comunidade do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas (CEng/UFPel), a revitalização do prédio 1001 irá iniciar no dia 1º de fevereiro. O imóvel, anexo ao prédio da Cotada, fica na rua Benjamin Constant, 1001, e possui dois pavimentos. O local receberá, no andar térreo, um auditório de 140 lugares, sala para estudos e espaço de convivência e, no piso superior, setes salas de aula, que podem ser flexibilizadas caso necessário.

    O espaço possui 1.250m2 de área e é inventariado. O investimento é de R$ 3,4 milhões. A obra, sob responsabilidade da empresa Rota Engenharia Ltda., será realizada com recurso próprio da Universidade e deve ser concluída em 18 meses.
    Na manhã desta sexta-feira (12), a reitora Isabela Andrade assinou o contrato que marca o início da revitalização do prédio. “É um momento emocionante. Essa reforma é um marco para a comunidade acadêmica”, destacou a gestora. O projeto é baseado na pesquisa e estudo inicial realizados como trabalho de conclusão de curso pelo aluno de Engenharia Civil Lucas Barbosa, que, em 2020, foi orientado pela reitora – à época, diretora do CEng. O levantamento de necessidades realizado pelo estudante junto à comunidade do CEng apontou as prioridades de utilização do espaço e, após o estudo pronto, a Pró-Reitoria de Planejamento de Desenvolvimento (Proplan) efetuou o projeto, incluindo aspectos de segurança e acessibilidade atendendo à legislação atual para a efetivação da proposta. “A qualificação foi pensada principalmente para os estudantes, que apontaram, como carência principal, áreas de convivência e auditório. Afinal, era uma unidade acadêmica com dez cursos de graduação e, naquele momento, com o maior número de alunos e alunas, que não tinha local para realizar suas semanas acadêmicas, por exemplo. Muito me orgulha esse projeto que é fruto do desejo que a comunidade expressou”, observou a reitora.

    Isabela lembrou que a proposta surgiu paralelamente ao Parque Linear da Alfândega, intervenção em espaço aberto que propôs a qualificação de três quadras, localizadas entre as ruas Conde de Porto Alegre, Dona Mariana, Xavier Ferreira e Uruguai. “A Superintendência de Infraestrutura fez uma série de ações no quarteirão da Praça da Alfândega e a ideia é que isso se amplie”, pontuou.

    A reitora ainda agradeceu o empenho da direção do CEng, sob liderança do professor Bruno Vieira, e o trabalho da equipe da Proplan, apesar dos desafios impostos pela escassez de recursos. Segundo ela, o projeto estava previsto no conjunto de prioridades apontados pela gestão desde 2017.

    O diretor Bruno Vieira comemorou o início das obras e destacou a felicidade do momento. “É um anseio antigo da comunidade do CEng, que precisa muito de infraestrutura”, disse, ponderando que muito ainda necessita ser feito.

    Ao explanar sobre o projeto, o coordenador de Obras e Projetos para Estrutura Física da UFPel, Cleidi Pinto, destacou que o novo auditório terá entrada independente do prédio da Cotada, oportunizando seu uso por toda a comunidade da UFPel, e as áreas de vivências para estudantes, em espaços fechados e abertos. “É um prédio inventariado, de volumetria protegida, que manterá suas características externas”, explicou.

    Substituindo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira Júnior, o coordenador de Desenvolvimento Institucional Participativo, Claiton Lencina, salientou a satisfação da Proplan pela concretização de um pleito antigo. Mencionando o protagonismo da Pró-Reitoria, falou sobre outras obras, como a realocação dos ambulatórios do HE para o prédio da antiga Laneira, os Planos de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio (PPCIs) – em vias de concretização -, o Largo do Bola, o deck do Anglo, dentre outras. “É uma caminhada, e estamos contentes mais uma vez por estarmos juntos num momento desses”, disse.

    A cerimônia de assinatura contou, ainda, com a presença do sócio-proprietário da Rota Engenharia, o engenheiro Rômulo Oliveira Tavares, e da chefe de gabinete substituta, Mariana Schardosim.

  • TEM CIÊNCIA PRETA AQUI: Encontro promove reflexão e celebração da intelectualidade negra

    O Movimento de Resistência UFPreta juntamente com o Grupo de Estudo do Ceng – Projeto Exatas Diversidades Afro indígena (ProEDAI), em parceria com outros coletivos negros, anuncia o evento “TEM CIÊNCIA PRETA AQUI”, uma iniciativa que visa promover o compartilhamento de caminhos epistemológicos e celebrar a intelectualidade negra nas diversas áreas do conhecimento. O evento acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro, no Clube Cultural Fica Ahí e no CEHUS-ICH-UFPel.

    Em pleno século XXI, o Brasil ainda enfrenta desafios significativos relacionados à valorização da intelectualidade negra, enquanto a negação persiste, muitas vezes ofuscada em detrimento da branquitude. O evento surge como uma resposta a esse cenário, proporcionando um espaço para a reflexão, o diálogo e a celebração das contribuições negras para o conhecimento.

    Localizado em Pelotas, uma cidade com forte presença negra, o evento ganha ainda mais relevância ao se posicionar contra o exercício contínuo do racismo, que historicamente serviu de base para o enriquecimento e a apropriação dos bens materiais e imateriais da cultura negra. Em Pelotas, desafios persistem, desde elogios à colonialidade até práticas sociais que perpetuam tratamentos adversos às pessoas pretas. A experiência do racismo está espelhada e espalhada em cada esquina dessa cidade.

    As ações afirmativas têm representado um respiro em direção a outras estéticas e pensamentos. A universidade das ações afirmativas encontra corpos antes impensados, para que se produza conhecimentos  atrevidos, que precisam escancarar portas e abrir janelas no caminho de ciências pretas. Essa percepção tem aguçado enfrentamentos e forjado as lutas, para mudar   as propostas e as  intenções da universidade.

    programação inclui apresentações de trabalhos acadêmicos, espaço para artistas, empreendedores e artesãos negros compartilharem suas produções. Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo e-mail: proedai.ufpel@gmail.com ou acesse o site: https://wp.ufpel.edu.br/proedai/.

  • Projeto “Despertando para a Eletrônica” promove oficinas em escola públicas

    Estudantes do curso de Bacharelado em Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), como parte do projeto de extensão “Despertando para a Eletrônica”, ministraram em 2023 uma série de oficinas educativas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Francisco Simões, em Pelotas. A atividade é focada em conteúdos de Eletrônica Básica, com o objetivo despertar o interesse de alunas e alunos para o mundo da tecnologia e Engenharia. Com base na experiência em 2023, novas atividades serão propostas para 2024.

    O Projeto oportuniza que estudantes das escolas públicas aprendam conceitos fundamentais de eletrônica. As turmas participam de experimentos práticos, que incluem atividades como o acendimento de LEDs e geração de som, com o uso de pilhas em circuitos simples (formados por resistores, capacitores, transistores, fototransistores e até um circuito integrado). Essas experiências práticas, conforme a equipe do Projeto, proporcionam uma compreensão “mais profunda e tangível” acerca dos princípios da eletrônica, por meio de uma metodologia “intuitiva e divertida”. Na primeira edição das oficinas, foram realizados três encontros.

    O “Despertando para a Eletrônica”, além de contribuir com os conteúdos curriculares da Educação Básica (Projeto de Vida), busca enriquecer o conhecimento de estudantes do Ensino Fundamental, nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, e incentivar a próxima geração de profissionais, com o desenvolvimento de jovens talentos na região. Graduandas e graduandos da Universidade também participam de forma ativa da organização e do planejamento de todas as atividades ligadas ao Projeto. Para informações sobre as oficinas ou como participar, o curso de Engenharia Eletrônica da UFPel atende pelo endereço engenhariaeletronica@gmail.com.

  • Capítulo Estudantil da UFPel recebe prêmio Internacional da Sociedade de Engenheiros de Petróleo

    Durante a tarde de sexta-feira (24), a gestão administrativa do Capítulo Estudantil da Universidade Federal de Pelotas (SPE UFPel), junto com seus integrantes, apresentaram o prêmio internacional “Presidential Award for Outstanding Student Chapter“, entregue pela Sociedade de Engenheiros de Petróleo – Society of Petroleum Engineers (SPE International) à reitora da Universidade, Isabela Fernandes Andrade. O prêmio é a maior honra concedida a um Capítulo, sendo entregue para apenas 10% de todas as SPEs do mundo.

    São mais de 130 países filiados à SPE International e a conquista do prêmio internacional culmina no destaque nacional e internacional da Universidade. “Premiações como essas significam que vocês estão levando o nome da nossa Universidade para fora da cidade, do estado e do Brasil”, afirmou Isabela. Para conceder o prêmio, a SPE International avaliou e reconheceu todas as atividades sociais, pesquisas, ensino e extensão do Capítulo Estudantil da UFPel no ano de 2023.

    No decorrer da reunião, a reitora agradeceu todos os participantes pela presença e parabenizou todo o grupo responsável pela conquista. Isabela também reconheceu o esforço de todos os integrantes do SPE UFPel por mais um prêmio. “Certamente tem muito da dedicação, do emprego, do comprometimento de vocês durante esse período”, comentou.

    Também foram discutidos entre a reitora, o professor de Engenharia de Petróleo da UFPel, Valmir Francisco Risso e o diretor do Centro de Engenharias (Ceng) da UFPel, Bruno Vieira, temas pertinentes, que visam a busca de recursos para melhorar a qualidade de ensino, deslocamento e espaço acadêmico para os estudantes da UFPel.

    Capítulos Estudantis e SPE International
    Com quase 120 mil membros, a SPE International é uma associação profissional sem fins lucrativos, que busca conectar uma comunidade global de engenheiros, cientistas e profissionais de energia relacionados para trocar conhecimento, inovar e aprimorar sua competência técnica e profissional em relação à exploração, desenvolvimento e produção de petróleo, gás e recursos energéticos.

    Já os Capítulos Estudantis são os braços acadêmicos da SPE Brasil, alinhada com a SPE International, dentro das universidades. A SPE UFPel busca contribuir para o desenvolvimento da indústria de petróleo e gás, atuando na formação de profissionais líderes e aptos a aliar conhecimentos técnicos com o conhecimento social, visando um ambiente seguro, protegido e de desenvolvimento energético sustentável para a população.