Venha conhecer o livro digital Comparação de elementos ambientais na gestão de cidades portuárias de autoria da egressa do PPGCamb Denise dos Santos Vieira, dos docentes Andréa Souza Castro, Diuliana Leandro, Robson Andreazza, Larissa Bolzan e André Mendonça.
A Universidade Federal de Pelotas em conformidade com o Regimento Stricto Sensu da Pró-Reitoria de
Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências
Ambientais (Mestrado) tornam público, para conhecimento, o processo de seleção de candidatos
interessados em cursar disciplinas obrigatórias e/ou optativas como aluno especial do referido
Programa, nos termos estabelecidos neste Edital.
O curso tem por objetivo ensinar a elaborar um artigo científico com conhecimentos da prática, banco de dados e tramites de artigos. Será ministrado pelas pós doutorandas Dra.Camila M Cholant e Dra.Silvia Helena Fuentes
Inscrição: 17/01/23 a 14/02/22
O Curso será ministrado de forma Presencial
Inicio do curso dia 17/02 – Todas Sexta pela manhã das 8h00 até 12h00
Local: Anglo/Porto/UFPel – Depois será enviado um email confirmando a sala
Terá emissão de certificado com carga total de 32h
Este curso será destinado a alunos de graduação das unidades CENG e CDTEc da UFPEL.
O edital funcionará na modalidade Fluxo Contínuo, ou seja, sem prazo delimitado para inscrições, que acontecerão até o final de 2023.
Para concorrer a qualquer um dos programas, o(a) estudante deve comprovar documentalmente Renda Per Capita (RPC) familiar inferior a 1,5 salário mínimo vigente nos três meses anteriores à inscrição. A comprovação é feita de maneira declaratória e comprobatória, mediante envio de informações da família e envio de documentos de comprovação de renda.
As vagas estão sendo ofertadas em todos os Programas de Auxílio Estudantil:
PROGRAMA AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO (PAA): Acesso a gratuidade nos Restaurantes Universitários (RU), dependendo da modalidade de seleção (veja normativa do programa aqui);
PROGRAMA AUXÍLIO TRANSPORTE (PAT): Fornecimento de créditos para o transporte público na área urbana de Pelotas e Capão do Leão;
PROGRAMA MORADIA ESTUDANTIL (PME): Vaga na Moradia Estudantil (CEU);
PROGRAMA AUXÍLIO DESLOCAMENTO (PAD): Valor financeiro para ajuda de custeio no transporte interurbano para residentes em outros municípios com distância de até 150 km da área urbana Pelotas;
PROGRAMA AUXÍLIO PRÉ-ESCOLAR (PAPE): Valor financeiro para mães e pais universitários com filhos de até 5 anos e 364 dias;
PROGRAMA AUXÍLIO INSTRUMENTAL ODONTOLÓGICO (PAIO): Kit com instrumentos odontológicos para alunos do curso de graduação em Odontologia.
O único programa com limitação de vagas no momento é o Programa de Moradia Estudantil, que abrange o Programa de Moradia Estudantil (PME). Nesta edição, estão sendo ofertadas cinquenta vagas na Moradia Estudantil (Casa do Estudante Universitário).
Para saber se o(a) candidato(a) pode ingressar em qualquer um dos programas, basta acessar o Edital PRAE 01/23 – Seleção para os Programas de Auxílio Estudantil e conferir a Listagem de Documentos constante no Anexo I. Além disso, a PRAE disponibilizou o aplicativo Questionário Guiado que auxilia na identificação do Núcleo Familiar e dos documentos necessários para a seleção.
A PRAE destaca que o maior índice de indeferimento nos pedidos se dá por apresentação incompleta de documentos ou omissão de renda. Portanto, é imprescindível que o(a) estudante apresente todos os extratos bancários de todos os membros do núcleo familiar. Deve-se prestar bastante atenção às contas do tipo digital, pois é comum que algumas instituições emitam extrato incompleto, sem a identificação do usuário ou mesmo não emitam extrato mensal. Neste caso, o candidato deve buscar contatar a instituição e exigir a emissão do extrato bancário com antecedência.
Contas digitais ou contas tradicionais sem uso ou contas abertas somente para receber cashback devem, ainda assim, ser informadas para a PRAE e devem ser apresentados os extratos bancários. É fundamental que todas as contas sejam declaradas. A declaração deve ser realizada pelo Anexo VI – Declaração de Autorização de Consulta ao Banco Central ou através da apresentação do Registrato, documento emitido pelo Bacen que lista todos os relacionamentos bancários do cidadão.
Por fim, a PRAE destaca que a agilidade na avaliação depende muito da qualidade dos pedidos. Pedidos completos, com apresentação de todos os extratos e informações sociais (CNIS, CTPS, IRPF e etc.) ajudam na divulgação do resultado inicial, pois este resultado somente é publicado quando todos os pedidos foram analisados. Quanto mais incompleto o pedido chega, mais tempo a PRAE necessita para gerar o resultado inicial.
Dúvidas sobre o processo de seleção podem ser encaminhadas para o atendimento.ufpel.edu.br ou para o e-mail da CIB ci.prae.ufpel@gmail.com.
Estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) podem participar do processo seletivo do Programa de Bolsas de Desenvolvimento Institucional. As bolsas têm como objetivo, entre outros, a iniciação de estudantes ao trabalho técnico na gestão administrativa da Universidade. As inscrições para as 36 vagas, distribuídas em 12 setores, serão recebidas até 16 de janeiro.
Para participar, também são necessários desempenho acadêmico compatível e disponibilidade de 20h semanais de dedicação às atividades. Entra outras exigências, não é possível a cumulação de bolsas, à exceção dos benefícios vinculados à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae).
A remuneração, para 80h mensais, será de R$ 400,00 mensais. Mais informações e a ficha de inscrição de cada vaga, organizada por setor de atuação, estão disponíveis no Edital.
Ações Afirmativas
Do total de vagas, 20% são reservadas para a política de ações afirmativas, pessoas negras, indígenas, quilombolas ou com deficiência, e 50% por Demanda Socioeconômica, para quem recebe algum benefício da Prae.
A Universidade Federal de Pelotas torna pública a seleção para ingresso como aluno regular no curso deMestrado em Ciências Ambientais para o primeiro semestre de 2023. Acesse o edital para maiores informações.
O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB tem o prazer de informar sobre a oferta de bolsa de estudos, patrocinada pela Organização Internacional Ítalo-Latinoamericana (IILA), a cidadão latino-americano, para participação no “Summer Student Programme” da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN).
As inscrições estão abertas até 30 de janeiro de 2023.
A bolsa de estudos a ser concedida pela IILA tem o valor aproximado de 7 mil euros e prevê: (i) pagamento de ajuda de custo de 90 francos suíços líquidos por dia, para cobrir os custos de acomodação e alimentação na área de Genebra, para uma única pessoa, durante toda a duração do Programa; ii) seguro-saúde; e (iii) 1.200 francos suíços para custear a passagem do bolsista.
O estágio na CERN destina-se a estudantes inscritos nos cursos de bacharelado ou de mestrado nas áreas da física, engenharia, ciências da computação ou matemática. São requisitos para concorrer: i) ter completado, até o verão europeu de 2023, pelo menos três anos de estudos de nível universitário; ii) não ter trabalhado na CERN, em nenhuma modalidade (estudante técnico, estagiário etc.), por mais de três meses; iii) não ter participado de edições anteriores do Programa; e iv) bom conhecimento da língua inglesa.
É considerada uma vantagem o conhecimento da língua francesa. Para completar o requerimento de inscrição, o candidato deverá anexar seu currículo, cópia de histórico escolar recente e duas cartas de recomendação de professores ou de supervisores de estágios anteriores, com validade de até 12 meses.
A CERN oferecerá aos estudantes: contrato de associação de 8 a 13 semanas para trabalhar em projeto técnico avançado; programa de palestras de física e de tecnologia da informação; e assistência para encontrar acomodação.
A chamada é lançada no âmbito do Acordo de Implementação assinado entre a Comissão Europeia e o CONFAP, em outubro de 2016, e inclui o CNPq por meio do Arranjo Administrativo assinado entre as instituições, em novembro de 2021. O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram nesta quinta-feira, 29/09, a Chamada ERC-CONFAP-CNPq 2022, com o objetivo de apoiar o intercâmbio de pesquisadores doutores brasileiros, para integrarem equipes de pesquisadores na Europa com projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC).
A chamada é lançada no âmbito do Acordo de Implementação (Implementing Arrangement) assinado entre a Comissão Europeia e o CONFAP, em outubro de 2016, e inclui o CNPq por meio do Arranjo Administrativo (Administrative Arrangement) assinado entre as instituições, em novembro de 2021.
Pesquisadores brasileiros com título de doutorado e ativos poderão participar de projetos multidisciplinares na fronteira do conhecimento, fomentados pelo Conselho Europeu de Pesquisa, em países que fazem parte da União Europeia ou associados. Em 2022, 616 projetos financiados pelo ERC manifestaram interesse em receber a colaboração de pesquisadores do Brasil.
Submissão de proposta
As propostas podem ser submetidas até 15 de dezembro de 2022, por meio de cadastro na plataforma do CONFAP (https://sistema.confap.org.br).
Os pesquisadores devem seguir todas as exigências do edital para ter acesso à lista dos projetos fomentados pelo ERC que estão disponíveis para receber pesquisadores brasileiros, incluindo a descrição dos projetos fomentados e contatos dos pesquisadores desses projetos. Algumas FAPs podem ter critérios de elegibilidade específicos que devem ser consultados antes da submissão.
A abertura da submissão de propostas começa nesta quinta, 17, e vai até 23 de dezembro de 2022.
Investimento global de R$ 100 milhões para a redistribuição de bolsas de mestrado e doutorado nas IESs e nas ICTs.
As propostas devem ser enviadas por meio da Plataforma Integrada Carlos Chagas – PICC.
A chamada visa apoiar Projetos Institucionais para Pesquisa na Pós-Graduação nas IESs e nas ICTs, por meio da redistribuição de bolsas de mestrado e doutorado no País no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG).
A submissão de propostas pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e/ou de Pós-Graduação das IES e ICT é uma iniciativa piloto no âmbito PIBPG, instrumento por meio do qual se realiza a implementação e gestão do novo modelo de concessão de bolsas de mestrado e de doutorado via Chamadas Públicas.
Brevemente, o CNPq lançará mais uma Chamada de manutenção de bolsas de mestrado e de doutorado direcionada aos PPGs cujas bolsas encerram-se no ano de 2023.