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    Notícias
  • Projeto Atuar: inscrições abertas

    Apresentação 

    A ação de ensino e pesquisa, intitulada Projeto Atuar, tem como objetivo criar um espaço de investigação e aprendizagem a partir do princípio do “aprender, fazendo”, alinhando-se com a vertente da “prática como pesquisa”. 

    ViewPoints e Análise Ativa

    O intuito de articular duas metodologias diferentes atende à aposta de que os dois métodos podem ser complementares. Por meio da prática dos ViewPoints, de Anne Bogart, “o corpo pode ampliar sua capacidade de atenção, estado de alerta, percepção, sincronicidade, e ainda intensificar a integração sensorial” (WACHOWICZ, 2016). Por outro lado, a Análise Ativa de Stanislavski, é um procedimento dinâmico de análise do texto “pela ação”, é uma estratégia de abrir o texto, deixar o texto falar. Como bem formulou Moschkovich, “o método de análise da peça” deve acontecer simultaneamente na mente e no corpo do intérprete” através do “etúde”, a contraparte da análise. (KNEBEL, 2016) (MOSCHKOVICH, 2019).

    Os Encontros

    Serão 42 encontros, de 1h30m cada, totalizando 63h de carga horária:

    – Sempre às terças e sextas-feiras; 

    – Das 17h10 às 18h40;

    – Na Sala Preta do Bloco 1, do Centro de Artes. 

    Vigência do projeto

    – Início: 16/07/2024  //  Fim: 10/12/2024 com um apresentação cênica ou experimento cênico.

    Público-alvo 

    – Estudantes do curso de Licenciatura em Teatro e dos demais cursos do Centro de Artes. 

    Certificados

    – Com a presença acima de 70%, o participante receberá certificado. 

    Gratuidade

    – A ação é gratuita, mas contamos com a presença, pontualidade e engajamento na sala de trabalho.

    Sobre o grupo de pesquisa

    – ESFERA TEATRO LAB é um grupo de pesquisa acadêmica focada na investigação teatral e nas suas ligações com a educação e a criatividade, especialmente no domínio das artes cênicas e atorais. Os objetivos do grupo são oferecer um espaço de intercâmbio acadêmico multidisciplinar, centrado nas artes cênicas, pesquisa atoral, filosofia e experiência estética, assim como vínculos com a educação artística.

    Quem sentir o chamado, venha!

     

  • Carta Manifesto à SECULT/Pelotas e comunidade

    Pelotas, 26 de junho de 2024.

    À SECULT/Pelotas e comunidade,

    Através desta, as professoras e os professores dos cursos Teatro-Licenciatura, Música-Licenciatura e um coletivo de professores do curso de Música Bacharelado, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas vem a público repudiar o descaso e desrespeito manifestado pela Secretaria de Cultura de Pelotas à classe artística. A abertura de inscrições para realização de atividades artísticas no evento oficial de celebração dos 212 anos de existência da cidade de Pelotas propõe única e exclusivamente a emissão de certificados de participação, ensejando como oportunidade para os interessados DIVULGAREM seus eventos.
    A prefeitura deseja celebrar o aniversário da cidade, ofertando uma programação “cultural e artística” SEM PAGAR cachês aos artistas locais. Ela deseja que os artistas ofereçam aos cidadãos pelotenses o resultado de seu trabalho de GRAÇA.
    É importante lembrar mais uma vez que artistas constituem categorias de trabalhadores e logo, uma profissão regulamentada e regimentada pelo Ministério do Trabalho, respaldada pelo seu sindicato, o SATED-RS (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões). O setor cultural, que compreende profissionais de diversas linguagens (dança, teatro, circo, música, cinema, artes visuais, etc), vem há muitos anos lutando para a solidificação e dignificação de suas categorias, bem como condições dignas para o trabalho.
    Nesse sentido, repudiamos tal chamada realizada pela Secretaria de Cultura que, ao executá-la, não só precariza como vai contra toda a luta de trabalhadores e trabalhadoras que buscam melhores condições e o reconhecimento. Neste sentido, alertamos para a gravidade da situação.
    Reivindicamos uma Secretaria de Cultura que de fato promova a cultura e a arte na cidade por meio do reconhecimento e respeito pelos artistas, através de incentivos e aportes financeiros que permitam que estes profissionais possam ter condições mínimas para viverem, ou seja, através da remuneração do seu ofício.
    Pelotas tem uma tradição cultural e artística histórica, viva e rica. Esperamos que tais proposições da prefeitura ao meio artístico sejam revistas em tempo para a celebração tão cara a todas e todos nós. Nosso compromisso como professoras e professores de teatro e música, além de ensinar o ofício artístico é educar estudantes e comunidade para a relação ética e justa para com os profissionais que formamos. Sendo assim saudamos uma gestão que promova dignamente ações que valorizem os artistas de nossa cidade.
    Assinam essa carta:
    As professoras e os professores dos cursos Teatro-Licenciatura, Música-Licenciatura e um coletivo de professores do curso de Música Bacharelado
  • Comunicado – Convite

    Prezados/as/es estudantes,
    O coletivo de professores/as do curso de Teatro convida os/as/es estudantes a participarem de uma conversa sobre a greve dos servidores federais, com início marcado para o dia 15 de abril. Na segunda dia 15 não haverá aula.
    Propomos dois encontros para atender estudantes do curso integral e do noturno:
    Terça, 16/04 às 10h e às 19h, na sala 61 do prédio novo do Teatro e Dança (entrada pela biblioteca – Largo do Bola)
    Esperamos vocês!
    Professores/as do Teatro
  • Montagem Teatral II – Galeria

    A peça Galeria apresenta personagens saídas das tragédias gregas – Cassandra e Antígone – e shakespeariana – Ofélia. Elas ultrapassam os tempos e chegam a nós com suas falas vivas e incisivas. As vozes da guerra, da violência e opressão também cruzam a história. As palavras ecoam e as personagens se desdobram em diferentes arquétipos femininos: a mãe, a escritora, a artista, a atriz. As figuras estão enquadradas, emparedadas vivas, desacreditadas, silenciadas, esquecidas. O reconhecimento de suas forças é o que impulsiona essas mulheres a quererem libertar-se. Sair do seu quadro, ultrapassar a moldura imposta é um grande acontecimento. A ideia de liberdade é vislumbrada na confraternização, no compartilhar, no brindar.
    Resultado cênico da disciplina de MONTAGEM TEATRAL II, do Curso Teatro – Licenciatura da UFPEL
    Ficha técnica
    Texto adaptado da obra Galeria Cassandra, PATRICIA SILVEIRA
    Elenco:
    AGATHA NERY
    BARBARA NUNES
    CÂNDIDA CANIELAS
    DUDA PEREIRA
    GABRIEL FALKENBERG
    MATHEUS GOULART ALVES
    NICOLE GONZALES
    NINA GRACE
    Figurino: LARISSA MARTINS – ATELIÊ DE FIGURINOS
    Maquiagem: GEO SOBRINHO
    Cenografia e iluminação: O grupo
    Composição e performance ao vivo: SAMUEL MOLON, MILENA CLAVÉ (Gravação) e ESTEVÃO SANTANA (violino)
    Performance vocal e percussiva: GIANNA DELABARY e MILENA CLAVÉ
    Direção musical: SAMUEL DE OLIVEIRA MOLON
    Fotografia, cartaz e assistência de direção: BRUNO OLIVEIRA
    Direção: GISELLE CECCHINI
    SERVIÇO
    14 de março às 20h (quinta-feira)
    15 de março às 19h (sexta-feira)
    Sala do Núcleo de Teatro UFPEL – Rua Alberto Rosa 580 – Centro Pelotas,
    Duração: 70 min – Classificação Indicativa: 12 anos
  • Montagem Teatral II – Amores Inaudíveis

    AMORES INAUDÍVEIS

    Montagem Teatral II
    Teatro Licenciatura – Integral Mostra de Teatro 2023/2: Montagens e Encenações

    12/3 às 20h e 13/3 às 15h
    Sala Preta – Prédio 1 Centro de Artes da UFPel
    Rua Alberto Rosa, 62

    SINOPSE
    Amores Inaudíveis narra o cotidiano de uma família aparentemente comum. No entanto, suas relações, por mais amorosas e afetivas que sejam, traduzem uma distância insuperável na falta de comunicação que impede uma compreensão mútua entre os personagens.

    FICHA TÉCNICA
    TEXTO: Grace Passô (do original “Amores Surdos”)

    ELENCO: Ana Bianchini, Gustavo Castro, Lawrien, Linfout, Peterson Centeno, Raphael Ortolan

    LUZ: Moracos

    SOM: Leonan Fernandes

    FIGURINOS: Larissa Martins e grupo

    FOTOS: Duda Treichel

    ORIENTAÇÃO: Prof. Thiago Pirajira

    CLASSIFICAÇÃO: 14 anos DURAÇÃO: 50 minutos

  • Ofertas 2024/1

    Informamos que a grade de Ofertas dos Cursos de Teatro – Licenciatura (Integral e Noturno) para o semestre 2024/1 está disponível no site do curso na aba Documentos e Formulários > Grade de Horários > 2023/1. Link: https://wp.ufpel.edu.br/teatro/documentos-e-formularios/grade-de-horarios-2/

    A coordenação do curso fará orientação de matrícula, mediante agendamento prévio. Agendar diretamente com a professora pelo e-mail: vanessa.leite@ufpel.edu.br