HR 28/2 (jul. 2023) recebe proposta de artigos

O próximo número de História em Revista, dossiê “Educação e História: Pensar a educação a partir de uma perspectiva histórica“, editado pelas Professoras da FURG Magda de Abreu Vicente e Caroline Braga Michel, recebe propostas de artigos até o dia 23 de abril de 2023.

Ao longo dos séculos houve uma evidente transformação nas investigações que tratam sobre a educação e suas relações históricas. Fato é, que atualmente este campo de estudo adquiriu legitimidade científica e diversidade metodológica em virtude da persistência de pesquisadores/as nacionais e internacionais que vêm, há décadas, questionando uma história única, oficial e elitista. Pensar a escola a partir da perspectiva histórica têm possibilitado conservar fontes e preservar a memória do espaço escolar em sua amplitude e, em suas particularidades. Assim, o dossiê “Educação e História: pensar a educação a partir de uma perspectiva histórica” pretende reunir textos que discutam a educação a partir das diversas dimensões e sujeitos que a constituíram ao longo dos tempos.

Para tanto, abarca temáticas e áreas como História da Educação, Filosofia da Educação, História da cultura escolar, arquitetura escolar, História das ideias pedagógicas, História da formação docente, História da educação profissional e áreas afins.

O envio deve ser feito para o e-mail ndh.ufpel@gmail.com e as normas editoriais podem ser acessadas na página da revista.

A seleção dos artigos para publicação toma como referência sua contribuição ao conhecimento histórico, dentro da linha editorial da revista. Também são fundamentais a originalidade do tema ou do tratamento dado ao assunto, a consistência e o rigor da abordagem teórica e a qualidade do texto.

Podem submeter artigos Mestres, Doutores (as) e Doutorandos (as). Em coautoria com Doutores (as) são aceitos trabalhos de graduandos (as) e mestrandos (as).