Novas Monografias dos cursos de História já estão disponíveis.

Desde sua fundação, coube ao Núcleo de Documentação Histórica Profa. Beatriz Loner, a guarda das monografias de conclusão de curso da Licenciatura e Bacharelado em História.

Desde as primeiras, defendidas em 1994, até as defesas realizadas no primeiro semestre de 2021, o Núcleo armazena, atualmente, 560 monografias (e esse número está em constante mudança) que versam desde aspectos da pré-história até temas contemporâneos, abarcando questões relacionadas a cidade de Pelotas e a região sul do Estado, até trabalhos sobre a história geral.

Em tempos de pandemia, a produção defendida entre 2019 e 2021/1 conta com 26 novas pesquisas que já estão a disposição de toda sociedade.

Historiadoras e Historiadores formados (as) pela UFPel tem contribuído para a historiografia, nos mais variados temas, desde sua formação na graduação e, não raras vezes, a partir de seus estudos em Programas de Mestrado e Doutorado além, é claro, dando continuidade a suas pesquisas em instituições públicas e privadas cuja história é o campo de interesse.

Convidamos a todas e todos a conhecer esse importante acervo, da Universidade Federal de Pelotas, sob guarda do NDH. Boa Leitura!