Novas Monografias dos cursos de História já estão disponíveis.

Desde sua fundação, coube ao Núcleo de Documentação Histórica Profa. Beatriz Loner, a guarda das monografias de conclusão de curso da Licenciatura e Bacharelado em História.

Desde as primeiras, defendidas em 1994, até as defesas realizadas no primeiro semestre de 2021, o Núcleo armazena, atualmente, 560 monografias (e esse número está em constante mudança) que versam desde aspectos da pré-história até temas contemporâneos, abarcando questões relacionadas a cidade de Pelotas e a região sul do Estado, até trabalhos sobre a história geral.

Em tempos de pandemia, a produção defendida entre 2019 e 2021/1 conta com 26 novas pesquisas que já estão a disposição de toda sociedade.

Historiadoras e Historiadores formados (as) pela UFPel tem contribuído para a historiografia, nos mais variados temas, desde sua formação na graduação e, não raras vezes, a partir de seus estudos em Programas de Mestrado e Doutorado além, é claro, dando continuidade a suas pesquisas em instituições públicas e privadas cuja história é o campo de interesse.

Convidamos a todas e todos a conhecer esse importante acervo, da Universidade Federal de Pelotas, sob guarda do NDH. Boa Leitura!

Dossiê História das Mulheres e Gênero em suas diversas abordagens, de HR, já está disponível

História em revista publica seu novo volume, dedicado a “História das mulheres e gênero em suas diversas abordagens”.

As pesquisas voltadas para os mais diversos âmbitos relacionados à História das mulheres e aos Estudos de Gênero têm se ampliado desde meados do século passado, e, no tempo presente, consolidam esses campos de estudos como importantes áreas de produções acadêmicas. Trabalhos realizados, tanto nas esferas da graduação quanto da pós-graduação, refletem a dinâmica das investigações realizadas e, significativamente, têm contribuído para o fortalecimento dessas temáticas sensíveis. Tendo em vista suas diversas abordagens, permeadas por diferentes fontes, bibliografias, discussões teóricas e metodológicas, essas pesquisas são capazes de conduzir estudiosas e estudiosos desses assuntos a uma gama de novos conhecimentos históricos e epistemológicos.

As autoras e os autores que colaboram com seus artigos para a composição do dossiê, abordam discussões a respeito de sexualidades, construções culturais, preconceitos, desigualdades de gênero, violências, entre outros elementos, de forma que, com seus diferentes diálogos, problematizam os temas, oferecendo reflexões atualizadas e enriquecedoras.

 

| Confira aqui |