Artigo publicado em História (São Paulo) aborda gênero, doença e Justiça do Trabalho

Que o acervo da Justiça do Trabalho, sob guarda do NDH, é uma fonte quase inesgotável de pesquisa todos sabemos. A publicação do texto “A luta de Olga por seus direitos: imigração, saúde e trabalho de mulheres em Pelotas, RS (década de 1940)“, mostra como, a partir de um único processo, e de abordagem de temas diversos, é possível constituir a história de uma trabalhadora e suas relações com o empregador.

O link para acesso encontra-se na aba “artigos” de nossa página, onde também é possível encontrar referências e links para diversos outros textos envolvendo os pesquisadores e os temas de pesquisa do NDH.

Veja abaixo o resumo do texto:

O artigo analisa o processo de número 177 de 1945, em nome de Olga Tochttenhagen, uma moça de vinte anos, que fora demitida de uma alfaiataria por ter faltado ao trabalho, embora tivesse apresentado atestado médico ao seu empregador. Trata-se de documentação presente no Arquivo da Justiça do Trabalho do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel, que conta com mais de cento e dois mil processos trabalhistas, os quais estão sendo inseridos em um Banco de Dados com acesso irrestrito. A partir dos documentos, serão debatidos temas como a imigração na cidade; a moléstia que mais mortes provocava no período, ou seja, a tuberculose; além dos ofícios pretendidos para as mulheres. A leitura se vincula à história social do trabalho, à micro-história e à história das mulheres e de gênero.