Dicionário de História de Pelotas está disponível on-line. Confira!

O Dicionário de História de Pelotas, obra de grande fôlego organizada pelo Núcleo de Documentação Histórica da UFPel, lançado em 2010, sob a Coordenação dos Professores Beatriz Ana Loner, Lorena Almeida Gill e Mário Osorio Magalhães, alcança agora sua terceira edição, mais democrática e de fácil acesso para aqueles que querem conhecer um pouco mais a história de Pelotas.

Trata-se de uma edição on-line, em formato e-book, disponível no link DHP!

Dá uma olhada, abaixo, em exemplos do que podemos ver no Dicionário!

 

Esporte Clube Pelotas. Dentre os clubes em atividade na cidade de Pelotas, o Esporte Clube Pelotas é o mais antigo. Os registros do clube apontam o dia 12 de outubro de 1908 como data de sua fundação, tendo como referência uma reunião ocorrida no Clube Caixeiral no dia anterior. Na ocasião da fundação, o clube foi constituído a partir da fusão entre…

 

Grêmio Atlético Farroupilha. O Grêmio Atlético Farroupilha foi fundado por militares em 21 de abril de 1926, com o nome de Grêmio Atlético 9º RI (Regimento de Infantaria). A partir de 1942, passou a chamar-se Grêmio Atlético Farroupilha, uma alusão ao título de campeão estadual conquistado em 1935, competição que, em homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha…

 

Grêmio Esportivo Brasil. O clube de futebol mais popular de Pelotas foi fundado no dia de 7 de setembro de 1911, a partir de uma dissidência do Sport Club Cruzeiro do Sul, equipe que era formada por funcionários da Cervejaria Haertel. Nesse ano e no seguinte, o clube realizou uma série de jogos amistosos na cidade e na região e, em 1913, junto com o Sport Club Pelotas, S. C. União, S. C. Rio Branco e Grêmio Sportivo Guarany, participou da primeira edição do campeonato citadino…

Quer saber mais, acessa a obra construída com a colaboração de mais de 50 pesquisadores da história de nossa cidade. Boa Leitura!