O Programa de Bolsas de Desenvolvimento nas Unidades Acadêmicas (BDU) tem objetivo de possibilitar que a política de planejamento e execução do orçamento descentralizado às Unidades Acadêmicas, possa também contemplar a implantação de bolsas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Institucional na UFPel.
Este edital contempla 1(uma) bolsa para atuação na Faculdade de Educação junto a Revista Cadernos de Educação da Faculdade de Educação.
As bolsas serão concedidas no período 15/05/2021 a 31/12/2021. O valor será de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais, com carga horária de 20 horas semanais, totalizando 80 horas mensais.
A Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas divulga a Aula Inagural para o ano de 2021. A aula inaugural tem o título “Trabalho Docente na Pandemia COVID-19” e será ministrada pela Dr.ª Dalila Andrade Oliveira. A Dr.ª Dalila é professora titular na UFMG e na UFPB.
A aula inaugural acontecerá no dia 26 de abril, segunda-feira, a partir das 17h30. A aula inaugural poderá ser acessada através do link https://youtu.be/ub2Zur7pxcg
A Direção da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, em conformidade com suas finalidades, torna público o presente edital, que estabelece as normas e condições para submissão de SELO alusivo aos 45 (Quarenta e Cinco) anos da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.
A cópia completa do edital pode ser encontrada aqui.
Desde sua criação, há 45 anos, a Faculdade de Educação tem demonstrado seu compromisso social com a educação básica e o direito à Educação, com os profissionais e trabalhadores da educação e suas associações de classe. Este compromisso pode ser traduzido por meio do seu engajamento com os processos de formação docente, tanto em nível de graduação como de pós-graduação, com atuação marcante em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Neste momento, um dos piores da Pandemia do COVID-19, a vacinação da população em geral é uma exigência de todos nós. A sociedade sofre a falta de políticas de saúde adequadas, com a perda de inúmeras vidas, ao mesmo tempo em que presenciamos um risco à saúde de professores/as, funcionários/as, crianças e famílias da comunidade escolar, com o pretendido retorno às atividades presenciais nas escolas.
Afirmamos estar juntos com essas comunidades, no sentido de defender que a vacinação em larga escala, as condições de higienização e a disponibilização de materiais necessários para a prevenção de contágio são imprescindíveis para um retorno às atividades presenciais.
As práticas de negação da ciência, da vacina, do distanciamento social, do uso de máscaras e de medidas adequadas de apoio social e econômico para as comunidades mais vulneráveis, só fazem aumentar as dificuldades que enfrentamos e distancia, cada vez mais, o retorno saudável e produtivo da população a suas atividades. Afirmamos a vida e não o obscurantismo. A experiência de outros países mostra que onde o retorno às atividades presenciais ocorreu de modo precipitado, houve um aumento no número de contágios e a necessidade de novas medidas de controle.
Nesse sentido, entendemos que toda e qualquer política de retorno a atividades presenciais deva ser antecedida de ampla discussão com as categorias e suas entidades representativas, com as famílias e com as universidades, para que possa ser construído um planejamento, envolvendo os órgãos gestores e as comunidades escolares, que inclua:
um retorno presencial planejado, com vacinação e com todas as condições de estudo e trabalho garantidas;
a discussão de políticas sociais para os trabalhadores/as da educação, a fim de atenuar os efeitos da pandemia;
a elaboração de projetos de formação docente, tanto para o período pandêmico quanto para o período pós-pandêmico;
a elaboração de programas que visem a melhoria do ensino e do reforço da aprendizagem das crianças e de seus vínculos sociais e educativos.
Por fim, a Faculdade de Educação da UFPel, na reafirmação de defesa da vida e do direito à educação de qualidade, coloca-se à disposição dos órgãos responsáveis pela educação no município e na região para colaborar com o planejamento e a elaboração dessas ações sociais e educativas.
A Faculdade de Educação da UFPel divulga edital de inscrição para o curso de Especialização em Educação – área de concentração – Educação 2021/1. As inscrições estarão abertas de 25/01/2021 a 14/02/2021. Maiores informações estão disponíveis no Edital de seleção e no Edital de Retificação.
É com muito pesar que comunicamos o falecimento repentino da nossa colega Dra. Lourdes Frison, docente e pesquisadora da Faculdade de Educação, UFPel. É uma perda irreparável para a instituição pela contribuição ímpar que seu legado nos deixou, tanto em termos de compromisso social com o ensino, a pesquisa e a extensão, assim como sua dedicação com os colegas e o trabalho institucional. Docente muito dedicada e pesquisadora criativa, deixa uma contribuição importante e um exemplo a ser seguido por nossa comunidade.
Fica, nesse momento, uma tristeza imensa por ter perdido uma grande colega e amiga, bem como a lembrança de uma mulher forte, docente comprometida com a educação.
Divulgamos a Mesa Temática 1, que acontecerá no dia 1º de Dezembro de 2020, a partir da 9h. A mesa é intitulada “Formação Docente e as novas diretrizes: projetos em disputa” e contará com a Dra. Olinda Evangelista (UNOESC) e com a Dra. Suzane Vieira Gonçalves (FURG/ANFOPE), sob coordenação da Prof.ª Dr.ª Ângela Maria S. Portelinha (UNIOSTE – Francisco Beltrão).
Divulgamos a conferência de abertura do III SENPE, que acontecerá no dia 30 de Novembro de 2020, às 19h.
A conferência é entitulado “Pesquisa, Docência e Conhecimento: desafios para a pós-graduação em tempos de conservadorismo reacionário” e será apresentada pelo Dr. Luciano Mendes de Faria Filho, Professor Titular da UFMG e mediada pelo Prof. Dr. Álvaro Moreira Hypolito (FaE/UFPel).
Informamos, com muito pesar, o falecimento do aluno Pedro Henrique Correia Andrade, estudante de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel, com ingresso neste semestre. O jovem estudante iniciava seu curso e já obtinha o respeito de seus professores, que anteviam seu futuro promissor como pesquisador na área de Educação. Assim, lamentamos, profundamente, esta perda.
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