Início do conteúdo
    Notícias
  • Seleção de bolsista para o PET Pedagogia – EDITAL 001/2024

    EDITAL 001/2024 – EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PET PEDAGOGIA 2024

    O PET Pedagogia convida os estudantes da Licenciatura em Pedagogia a inscreverem-se às vagas de bolsistas no Programa de Educação Tutorial – PET/Pedagogia.

    Inscrições:
    Serão realizadas exclusivamente através do formulário https://forms.gle/6GNdBd1qtodhF5zz5no período de 17 de julho a 25 de julho de 2024.

    Edital 001 – Seleção Bolsistas PET Pedagogia Julho 2024.docx

  • Pesquisa “ATENÇÃO MÃES E PAIS! Nós queremos ouvir vocês”.

    Divulgamos a pesquisa e estimulamos a participação, a pedido da Professora Andriza Zanella, do curso de Licenciatura em Teatro da UFPel.

    ATENÇÃO MÃES E PAIS! Nós queremos ouvir vocês.

    O formulário abaixo visa mapear discentes do Ensino Superior que tenham filhos, buscando entender os desafios na conciliação da rotina familiar e vida acadêmica. O formulário foi elaborado pelo grupo de trabalho do Ministério da Educação criado para analisar e propor melhorias na Política Nacional de Permanência Materna nas Instituições de Ensino Superior Brasileiras.

    O questionário é direcionado a discentes de graduação, pós-graduação e pós-doutorandas(os) vinculados a qualquer instituição de ensino superior brasileira, que tenham filhos.

    Leva cerca de 5 minutos e pode ser preenchido de maneira anônima.

    Não deixe de participar!
    https://forms.gle/XpdSNFV7Ns4ZAhnJA

  • 10ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da UFPel.

    O maior evento acadêmico e científico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) chegou à sua 10ª edição. A 10ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da UFPel ocorrerá de 25 a 29 de novembro de 2024 e trará para o debate a temática: “Universidade e Sociedade em Transformação”. 

    Em breve, será divulgado o cronograma do evento. Acompanhe as informações pelo site do evento: http://ufpel.edu.br/siiepe. 

    SIIEPE chega à sua 10ª edição 

  • Retomada do semestre acadêmico 2024/1 e local das aulas.

    Acesse o local das aulas dos componentes curriculares obrigatórios e optativos (ao final do documento) da Pedagogia, no Mural da Faculdade de Educação (FaE) e em: Horários Pedagogia 2024-1 Vespertino e Noturno

    O local e horários das disciplinas do banco universal Fundamentos Psicológicos da Educação, Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação e Educação Inclusiva: Pedagogia da Diferença, estão disponíveis em Salas_da_oferta_universal_DFE_2024_1.

    Já o local e horários das ofertas de Educação Brasileira: Organização e Políticas Públicas (EBOPP) e Teoria e Prática Pedagógica (TPP) podem ser acessados em Oferta disciplinas EBOPP – Salas 2024-1

    A FaE está localizada no CCHS – Campus das Ciências Humanas e Sociais, na R. Cel. Alberto Rosa, 154 – Centro, Pelotas – RS, 96010-770, no 2º e 3º andares, descendo do elevador à esquerda.

    As salas que iniciam com o número 2 (ex.: 254 etc), a Sala de Defesa, a Sala de Webconferência, assim como a Secretaria da FaE e da Pedagogia (onde es´tá fixado o Mural), ficam no 2º andar.

    Já a sala 352 se localiza no 3º andar.

    Os endereços das ofertas do banco universal estão ao final dessa mensagem.

    Atenção! A CRA atualizou alguns prazos do calendário acadêmico 2024/1. Verifique prazos para trancamentos de componentes curriculares, solicitação de formatura institucional, Edital de Reopção, da SIIEPE, dentre outros, aqui.

    Esperamos por vocês!


    Endereço do Campus Anglo: R. Gomes Carneiro, 01 – Balsa, Pelotas – RS, 96010-610.

    Endereço da Odonto: Gonçalves Chaves, 457 – Centro, Pelotas – RS. 96015-560

    Endereço do CCHS: R. Cel. Alberto Rosa, 154 – Centro, Pelotas – RS, 96010-770

    Endereço do Campus II: R. Alm. Barroso, 1202 – Centro, Pelotas – RS, 96010-280

    Endereço da FAURB: R. Benjamin Constant, 1359 – Centro, Pelotas – RS, 96010-020

  • Roda de conversas da FaE/UFPel: a greve e a Universidade Pública

    Dando sequência as conversas da comunidade da FaE, sobre a greve e a Universidade Pública, convidamos estudantes, técnicos/as-administrativos/as em educação e docentes, para a roda de conversas no dia 18/06 (terça-feira), às 15h, na sala 352 da FaE.

    Vem com a gente!

     

     

  • UFPel suspende atividades acadêmicas e administrativas segunda (06) e terça (07) devido às cheias no Rio Grande do Sul

    As inundações no Rio Grande do Sul têm sido devastadoras. Expressamos nossa solidariedade às famílias que são das regiões afetadas ou têm parentes residentes nessas localidades. Entendemos que nesse momento os membros da nossa comunidade que estejam ou que tenham familiares nas áreas atingidas irão priorizar a atenção às suas famílias.

    Além disso, a UFPel está dedicando esforços para atender às necessidades daqueles que possam precisar de assistência.  Estamos disponibilizando um local de abrigo para a população de Pelotas na zona central da cidade e recebendo doações tanto no Anglo (PRA) quanto no Campus Capão do Leão (Prefeitura).

    Levando em consideração a preocupação com o bem-estar de nossos(as) estudantes, docentes, técnicos(as) administrativos(as) e trabalhadores(as) terceirizados(as), e também reconhecendo as possíveis dificuldades causadas devido às condições climáticas adversas, decidimos suspender preventivamente as atividades acadêmicas e administrativas nos dias 6 e 7 de maio.

    É importante destacar que nossos prédios não estão em risco imediato e que estamos atentos às previsões do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da UFPel (CPPMET/UFPel). Também estamos com uma equipe de hidrologia e meteorologia atuando no monitoramento da Laguna dos Patos. Além disso, nossa Agência da Lagoa Mirim (ALM/UFPel) segue monitorando o canal São Gonçalo e a Lagoa Mirim, assim como outros espaços da bacia hidrográfica Mirim-São Gonçalo.

    Emitiremos nova nota na próxima terça-feira, dia 7, ao meio-dia.

     

    Abaixo estão algumas informações sobre a situação que estamos vivendo:

    https://www.pelotas.com.br/noticia/municipio-intensifica-acoes-preventivas-as-inundacoes

    https://www.daer.rs.gov.br/viagens-de-onibus-sofrem-alteracoes-em-razao-dos-bloqueios-nas-rodovias

    https://www.estado.rs.gov.br/saiba-o-que-fazer-em-caso-de-alagamentos-e-inundacoes

    https://www.daer.rs.gov.br/https-www-google-com-maps-d-u-0-viewer-mid-1zlka-gk8th-wy6mbdeqzltsiwao7q8-g-ep-caescjexljeyni4xmdmyacddyipildk0mja3oda1ldk0m:

    Fonte:https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2024/05/04/ufpel-suspende-atividades-academicas-e-administrativas-segunda-06-e-terca-07-devido-as-cheias-no-rio-grande-do-sul/

  • Conversa com a comunidade acadêmica sobre a greve e a defesa da universidade pública

    Os/as docentes convidam a comunidade acadêmica da FaE (docentes, técnicos/as e discentes) e dos demais cursos atendidos pela mesma através da oferta universal, para uma conversa sobre a greve e a defesa da universidade pública, com condições de trabalho e de estudo.

    Será no dia 30/04, às 18h, no auditório do CEHUS, situado na Rua Cel. Alberto Rosa, 117 – Centro, Pelotas – RS,

     

Sobre o Curso

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas é um dos mais antigos do Rio Grande do Sul. O curso foi criado em 1978, reconhecido pela Portaria nº. 92 de 08 de março de 1984, contando com 30 anos de história e tendo como motivação principal a colaboração na melhoria da qualidade do ensino, preparando os docentes para atuarem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir de 2000 o curso passou por uma reforma curricular, priorizando os princípios da integração, da interdisciplinaridade, do trabalho coletivo, da autonomia, da cooperação e da solidariedade. O currículo está organizado em Eixos e Blocos Temáticos e Disciplinas Optativas, articulando os diferentes momentos da formação inicial do Pedagogo. Atualmente são ofertadas 110 vagas por ano (55 diurno e 55 noturno), tendo o curso duração de 9 semestres (4 anos e meio). O egresso no curso de Pedagogia recebe a titulação de Licenciado em Pedagogia, podendo atuar junto à Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Gestão Escolar e Educação de Jovens e Adultos.