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    Notícias
  • ORIENTAÇÃO PARA A MATRÍCULA 2024/2 (rematrícula, correção de matrícula e matrícula especial)

    O QUE É?

    OPORTUNIDADE DE TER AUXÍLIO DO CURSO NA ORGANIZAÇÃO DA SUA MATRÍCULA PARA 2024/2. ATENÇÃO, ESSE MOMENTO É DE ORIENTAÇÃO E NÃO A MATRÍCULA EM SI, QUE OCORRERÁ PELO SISTEMA COBALTO, DE 01 A 03 DE NOVEMRBO DE 2024.

    PARA QUEM?

    • ESTUDANTES DA PEDAGOGIA EM GERAL (COM EXCEÇÃO DE INGRESSANTES SISU/PAVE 2024/2)
    • INGRESSANTES EM 2024/2, ATRAVÉS DO EDITAL COMPLEMENTAR Nº 18/2024 (REOPÇÃO, REINGRESSO, TRANSFERÊNCIA, RETOMADA DE ESTUDOS E PORTADOR DE DIPLOMA).
    • A ORIENTAÇÃO PARA A MATRÍCULA É INDICADA PARA ESTUDANTES QUE, INDEPENDENTE DO MOTIVO, NÃO ESTEJAM COM O SEU PERCURSO ACADÊMICO REGULAR/MODULADO, OU SEJA, APESAR DE TEREM AVANÇADO NO CURSO, POSSUEM PENDÊNCIA DE DISCIPLINA(S) EM UM OU MAIS SEMESTRES.

    QUANDO?

    VERIFIQUE O DIA E HORÁRIO DO SEU CURSO (VESPERTINO OU NOTURNO), PELO ANO DE INGRESSO, INDEPENDENTE DO SEMESTRE (1º OU 2º).

    DIA 22/10 – TERÇA-FEIRA DIA 23/10 – QUARTA-FEIRA

    VESPERTINO

    Das 15h às 17h

                    INGRESSANTES ATÉ 2022 (INCLUSIVE)

    INGRESSANTES 2024/02 VIA REOPÇÃO, RETOMADA DE ESTUDOS, PORTADOR DE DIPLOMA.

    INGRESSANTES A PARTIR DE 2023

    NOTURNO

    Das 18h30 às 20h

    INGRESSANTES ATÉ 2022 (INCLUSIVE) INGRESSANTES A PARTIR DE 2023

    ATENÇÃO! PROCURE COMPARECER NO DIA INDICADO NA TABELA ACIMA!

    ONDE?

    NA SECRETARIA

    QUEM NÃO PRECISA VIR?

    • INGRESSANTES SISU/PAVE 2024/2 – JÁ FORAM MATRICULADAS/OS PELA SECRETARIA DO CURSO.
    • ALUNOS/AS COM PERCURSO ACADÊMICO REGULAR/MODULADOS/AS: PESSOA QUE DESDE O INGRESSO CURSOU TODAS AS DISCIPLINAS COM APROVAÇÃO! ESSAS PESSOAS DEVEM REALIZAR A MATRÍCULA NO COBALTO EM TODAS AS DISCIPLINAS DO PRÓXIMO SEMESTRE.

    Já está disponível o quadro de horários para 2024/2 – Clique aqui. As salas serão informadas antes do início das aulas.

  • Estudantes do PET Pedagogia realizam Visita à UFMG e ao município de Lagoa Santa

    Estudantes do PET Pedagogia da Faculdade de Educação, sob a coordenação da Professora Gilceane Caetano Porto, acompanhados de mestrandos do Programa de PósGraduação em Educação da FaE/UFPel, egressos do PET Pedagogia, realizaram uma missão de estudos junto à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ao Projeto Alfaletrar no município de Lagoa Santa, Minas Gerais, nos dias 18 e 19 de setembro.

    Na manhã do primeiro dia, o grupo foi recebido pelo diretor e vice-diretora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) UFMG, Gilcinei Carvalho e Daniela Montuani, e teve a oportunidade de conhecer as ações do CEALE e do Laboratório de Alfabetização (LAL).

    À tarde, o grupo teve a oportunidade de conhecer a Bebeteca, um espaço dedicado à literatura infantil, participando de uma oficina intitulada “Temas Sensíveis: Morte na Literatura Infantil”.

    No dia seguinte, a visita técnica foi realizada no município de Lagoa Santa, onde se reuniram com a Secretária de Educação do município e a coordenadora do Núcleo de Alfabetização do Projeto Alfaletrar, idealizado por Magda Soares, professora Emérita da
    UFMG e uma das mais importantes referências do campo da alfabetização e do letramento no Brasil.

    A parte da tarde foi marcada pela visita a uma escola que atende desde a educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental, para conhecer como o projeto está sendo desenvolvido em sala de aula e nas dependências escolares.

    O encerramento da agenda ocorreu na 13ª Mostra Paralfaletrar, evento que expôs as produções de materiais e recursos pedagógicos desenvolvidos por professoras e estudantes dos anos iniciais do município.

    Visita à exposição Paralfaletrar em Lagoa Santa-MG

  • 30 ANOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGE) DA FAE/UFPEL

    Em 1994, a Faculdade de Educação- FaE/UFPEL deu início às atividades do seu Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE. A pós-graduação foi a consolidação de uma expressiva trajetória da FAE/UFPel de compromisso com a qualificação da educação pública e popular em todos os níveis de ensino e, de lá para cá, passaram-se 30 anos de muitos esforços que levaram o nosso PPGE-UFPel a consolidar-se como importante espaço de formação e produção de conhecimento sobre a educação. Sabedores/as da importância que todos/as tiveram e têm para a consolidação deste Programa, os/a convidamos para os festejos dos 30 anos do nosso Programa de Pós-Graduação.  Esperamos vê-las/os no dia 13 de setembro a partir das 14h, no miniauditório do CEHUS. Em seguida, a programação.

    PROGRAMAÇÃO – 30 ANOS DO PPGE

    14:00 às 14:30- Prestação de Contas da Gestão Democracia e unidade na diferença (SETEMBRO/2022 A SETEMBRO/2024)
    15:00 – Aula Aberta 2024/02 “Mobilidade acadêmica SUL-SUL e deslocamento de perspectivas”
    Prof. Dra. Miriam Steffen
    17h Mesa oficial de Abertura
    17:30 – “PPGE UFPel: 30 anos de pesquisas sobre os desafios cotidianos e políticos de nossos tempos”
    Prof. Dra. Maria Isabel da Cunha
    Prof. Dr. Gomercindo Ghiggi
    Prof. Dr. Jarbas Vieira
    Prof. Dr. Elomar Tambara
    Coordenação – Profa. Dra. Madalena Klein
    19:00 Lançamento do Novo Site – Prof. Dr. Sandro F. Bortolazzo
              Exposição PPGE 30 anos – Prof. Dr. Eduardo Arriada
    19:30 Brinde aos nossos 30!

  • Atenção: você está inscrito/a no Enade! Leia com cuidado o que você deverá fazer!

    Prezadas/os estudantes! Essa mensagem é muito importante para que você consiga terminar o curso de Pedagogia. Leiam com atenção!

    Escrevemos esta mensagem para informar que você foi inscrito/a como HABILITADO/A no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), das LICENCIATURAS em 2024, conforme regras do Edital INEP 124/24, disponível em https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-124-de-20-de-julho-de-2024-573487662. A leitura do Edital é de responsabilidade do/a estudante.

    O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), com o objetivo de avaliar o desempenho dos/as estudantes com relação aos conteúdos programáticos específicos do curso, assim como temas de conhecimento de formação geral docente. O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação sendo condição prévia à conclusão de curso, colação de grau, expedição e respectivo registro do diploma. Portanto, a participação é obrigatória! Quem não participa, não se forma.
    Nessa inscrição foram habilitados/as os/as seguintes estudantes da Pedagogia:
    1) Concluintes: estudantes que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso; ou aqueles/as com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2025. Concluintes deverão cadastrar-se no sistema Enade, responder ao Questionário do Estudante e participar da Fase de  Avaliação Teórica – prova (veja informações mais abaixo);
    2) Ingressantes: aqueles/as que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2024, estejam devidamente matriculados/as e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até 31/08/2024. Ingressantes não acessam o sistema Enade e não participam da Avaliação Teórica.
    Além das provas para estudantes concluintes, nesta edição do Enade haverá Avaliação das Práticas (AP) para as pessoas que estiverem em estágio de docência/regência até 2025/1. Essas pessoas serão devidamente informadas em breve. 

    INFORMAÇÕES PARA INGRESSANTES:

    Ingressantes são inscritos/as somente para fins estatísticos e por obrigatoriedade normativa, porém não fazem a avaliação, nem acessam o sistema Enade, não preencham o cadastro ou o questionário do estudante! Você, ingressante nos cursos de Pedagogia (vespertino ou noturno) em 2024/1 ou 2024/2, está recebendo esta mensagem apenas para ter conhecimento da inscrição na condição de ingressante e da existência do Enade.

    MEU NOME ESTÁ NA LISTA NA CONDIÇÃO DE INGRESSANTE, O QUE DEVO FAZER? Como foi dito, a participação como ingressante é somente para fins estatísticos e você ingressante não deve realizar nenhuma ação, além de ficar ciente.

    INFORMAÇÕES PARA CONCLUINTES:

    As pessoas concluintes deverão realizar a Avaliação Teórica (AT) através da aplicação das provas do Enade, contendo 27 questões no componente de Formação Geral Docente, todas de múltipla escolha, e 37 questões no componente Específico, sendo 36 de múltipla escolha e 1 discursiva, além de preencherem o questionário de percepção sobre a prova.

    Conforme descrito acima, a participação é obrigatória para as pessoas concluintes, sob pena de não colar grau, ou seja, não se formar.

    Segundo o Edital INEP Nº124/2024, o Enade será realizado no dia 24/11/2024 (domingo), às 13h, no Município de Pelotas, em local a ser divulgado.

    Concluintes que não estiverem em Pelotas na data da prova, exclusivamente em razão de atividade curricular obrigatória, poderão solicitar alteração do município de aplicação da prova. Pessoas que estiverem nessa condição deverão informar à Secretaria da Pedagogia por e-mail, registrando o local e a atividade curricular que estarão realizando fora de Pelotas, até o dia 29 de agosto, por e-mail. 

    MEU NOME ESTÁ NA LISTA NA CONDIÇÃO DE CONCLUINTE, O QUE DEVO FAZER?
    FASE INICIAL: CADASTRO E RESPOSTA AO QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE
    De 02 de Setembro a 13 de novembro de 2024 você deverá acessar no Sistema Enade, o Cadastro do Aluno Concluinte, que é uma Fase Obrigatória, para informar:

    • Dados pessoais;

    • E-mail;

    • Telefone.

    Após efetuar o cadastro, o/a estudante concluinte deverá responder ao Questionário do Estudante. 

    A realização do Cadastro do Aluno Concluinte e a resposta ao Questionário do Estudante possuem caráter obrigatório, sendo seu preenchimento um dos critérios do atestado de regularidade dos/as estudantes concluintes.

    Acesse enade.inep.gov.br.

    Para acessar e preencher o cadastro, o/a estudante deverá criar senha de acesso para o Sistema Enade no Portal Gov.br, no endereço sso.acesso.gov.br, que deverá ser memorizada e/ou anotada em local seguro. Ela será solicitada para:

    a) confirmar ciência e aceitação das condições e regras estabelecidas no Edital;

    b) preencher o cadastro;

    c) solicitar atendimento especializado para a prova, quando necessário;

    d) solicitar tratamento pelo nome social, quando necessário;

    e) alterar dados cadastrais, de 02 de Setembro a 13 de novembro de 2024;

    f) acompanhar a situação de sua inscrição;

    g) preencher o Questionário do Estudante;

    h) consultar e imprimir o Cartão de Confirmação da Inscrição;

    i) solicitar dispensa da prova, se necessário.

    A participação do/a aluno/a concluinte no ENADE vai além da obrigatoriedade normativa, visto que o exame é uma avaliação nacional do desempenho dos/as estudantes concluintes, que permite uma análise de seu próprio processo formativo.

    Ao participar da avaliação, o/a aluno/a, através do preenchimento de maneira correta e fidedigna do questionário do estudante e da participação da prova, auxilia nos processos avaliativos de seu curso e de sua Instituição, ao apresentar a sua visão sobre os processos educacionais e infraestrutura institucionais. Além disso, a partir do desempenho dos/as alunos/as, o curso e a Instituição a ele vinculados são avaliados, recebendo o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), respectivamente. Desse modo, participe com responsabilidade, pois isso refletirá na avaliação do seu Curso.

    Atenção estudantes concluintes:reunião informativa online, dia 02 de setembro (segunda-feira), às 17h30, no link https://webconf.ufpel.edu.br/b/eug-yeq-pgp.

    As demais fases para estudantes concluintes e para quem realizará a avaliação das práticas, serão oportunamente informadas.

    Cartaz para divulgação do Enade 2024:  https://wp.ufpel.edu.br/regulacaodecursos/files/2024/08/Cartaz_ENADE-2024_rev01.pdf

    Manual AUXILIAR para estudantes e coordenadores – Enade 2024: https://wp.ufpel.edu.br/regulacaodecursos/files/2024/08/Enade-2024-Manual-Auxiliar-do-Estudante.pdf

    Importante você também ler a PORTARIA Nº 272, que dispõe sobre a Matriz de Referência do componente específico da Licenciatura em Pedagogia, no âmbito do Enade, a partir da edição 2024, além da PORTARIA Nº 257, que trata da Matriz de Referência do componente de Formação Geral Docente

    Confira também as listas de inscritos/as:

    Pedagogia Vespertino

    Pedagogia Noturno

  • IV Jornada sobre Pedagogia Triangular

    Entre os dias 26 e 30 de agosto de 2024 acontece a IV Jornada sobre Pedagogia Triangular, nas dependências do CEHUS – UFPel (Sala 32), um evento promovido pela FAPERGS e realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) – UFPel. Na ocasião teremos a presença de convidados nacionais e internacionais que vem fortalecer o debate em torno a “Ética, Docência e a Interculturalidade”, tema desta quarta jornada. Para conhecer a programação completa e fazer  sua inscrição acesse o link: https://forms.gle/TUtqJDyMBAceqMcD6.

    A Jornada sobre Pedagogia Triangular é um evento cujo ponto de partida está em problematizar a abordagem educacional em torno das matrizes etno-históricas e geoculturais que perfazem a diversidade de mundos e de concepções de vida inerentes ao atual contexto afro-ibérico e americano. Esse aporte visa reconstruir a base de um projeto político-pedagógico, suas composições originárias e, então, poder reorganizar as perspectivas teórico-filosóficas dos nossos mundos. Sua fundamentação não deriva de uma perspectiva alicerçada em bipolarizações, mas de complementaridade, cujas condições intersubjetivas exige o reconhecimento das distintas perspectivas de compreensão de mundo. Por um lado, essa noção abre caminho para o resgate descolonizador da racionalidade ontologizada pela perspectiva científico-monolinguista. Por outro, a nova proposta trata de consolidar uma pedagogia triangular, cuja perspectiva fenomenológica possibilita compreender as matizes afro-luso e ameríndias das Américas, reorganizando as matizes desde uma racionalidade comunicativa.

    Para mais informações entre em contato com: epistemologiatriangularufpel@gmail.com

     

Sobre o Curso

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas é um dos mais antigos do Rio Grande do Sul. O curso foi criado em 1978, reconhecido pela Portaria nº. 92 de 08 de março de 1984, contando com 30 anos de história e tendo como motivação principal a colaboração na melhoria da qualidade do ensino, preparando os docentes para atuarem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir de 2000 o curso passou por uma reforma curricular, priorizando os princípios da integração, da interdisciplinaridade, do trabalho coletivo, da autonomia, da cooperação e da solidariedade. O currículo está organizado em Eixos e Blocos Temáticos e Disciplinas Optativas, articulando os diferentes momentos da formação inicial do Pedagogo. Atualmente são ofertadas 110 vagas por ano (55 diurno e 55 noturno), tendo o curso duração de 9 semestres (4 anos e meio). O egresso no curso de Pedagogia recebe a titulação de Licenciado em Pedagogia, podendo atuar junto à Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Gestão Escolar e Educação de Jovens e Adultos.