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    Notícias
  • Divulgação de Pesquisas

    Prezado(a),
     
    Ao cumprimentá-lo, encaminhamos a pesquisa “Os impactos do ensino remoto emergencial nos cursos presenciais de licenciatura das Universidades Federais do Rio Grande do Sul”. O trabalho tem como objetivo geral identificar e analisar os impactos do ensino remoto emergencial anunciados pelos docentes e discentes, dos cursos de licenciatura presenciais, das Universidades Federais do Rio Grande do Sul.
     
    Para ciência, informamos que estamos com a anuência Institucional, por escrito, para o envio da presente pesquisa à comunidade acadêmica da UFFS.
    Para participar, clique no anexo correspondente:  
    Discentes – CARTA_LINK_ACADEMICOS
    No documento, consta a carta de apresentação e o link do questionário da pesquisa com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
     
    O questionário ficará disponível para resposta até o dia 31 de maio (prazo ampliado).
    Maria das Graças Pinto – Coordenadora Geral da pesquisa – Profª DE/FAE/UFPEl
    Coordenadora GEPEFOP
    E-mail: gracapintoprojetos2020@gmail.com ou (53)32857501.
    Aline da Luz
    Co-coordenadora da pesquisa – Chefe do Núcleo de Pedagogia Universitária
    Aline da Luz
    Doutora em Educação – Universidade Federal de Pelotas
    Olá.

    Prezado(a) estudante,
    Convido-o(a) para participar da pesquisa “Saúde Mental da Comunidade Universitária Após a Suspensão das Medidas de Restrição da Pandemia de COVID-19”, acessando o link:
    O tempo médio para respondê-la é de apenas 15 minutos.
    Esta pesquisa é conduzida pela servidora Angélica Peter, psicóloga da Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFPEL. Os resultados obtidos poderão contribuir para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde na Universidade.
    Sua participação é fundamental!
    Muito obrigada!
    Angélica Peter
  • ORIENTAÇÃO PARA A MATRÍCULA

    O QUE É? OPORTUNIDADE DE TER AUXÍLIO DE DOCENTES DO CURSO, NA ORGANIZAÇÃO DA SUA REMATRÍCULA PARA 2023/1. ATENÇÃO, ESSE MOMENTO É DE ORIENTAÇÃO E NÃO A REMATRÍCULA EM SI, QUE OCORRERÁ PELO SISTEMA COBALTO, DE 29 A 31 DE MAIO.

    PARA QUEM?

    ESTUDANTES DA PEDAGOGIA EM GERAL (COM EXCEÇÃO DE INGRESSANTES SISU/PAVE 2023/1)

    INGRESSANTES EM 2023/1, ATRAVÉS DO EDITAL COMPLEMENTAR 09/2023 (REOPÇÃO, REINGRESSO, TRANSFERÊNCIA, RETOMADA DE ESTUDOS E PORTADOR DE DIPLOMA).

    A ORIENTAÇÃO PARA A MATRÍCULA É INDICADA PARA ESTUDANTES QUE, POR QUALQUER MOTIVO, NÃO ESTEJAM COM O SEU PERCURSO ACADÊMICO REGULAR/MODULADO, OU SEJA, APESAR DE TEREM AVANÇADO NO CURSO, POSSUEM PENDÊNCIA DE DISCIPLINA(S) EM UM OU MAIS SEMESTRES.

    QUANDO?

    VERIFIQUE O DIA E HORÁRIO DO SEU CURSO (DIURNO OU NOTURNO), PELO ANO DE INGRESSO, INDEPENDENTE DO SEMESTRE (1º OU 2º).

    DIA 16/05 – TERÇA-FEIRA DIA 17/05 – QUARTA-FEIRA DIA 18/05 – QUINTA-FEIRA

    CURSO DIURNO

    DAS  14H ÀS 17H

    INGRESSANTES EM 2016, 2017, 2018 E 2019.  INGRESSANTES EM 2020 E 2021 INGRESSANTES EM 2022

    CURSO NOTURNO

    DAS  17H30 ÀS 20H30

    INGRESSANTES EM 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 E 2019. INGRESSANTES EM 2020 E 2021 INGRESSANTES EM 2022

    ATENÇÃO! VENHA NO DIA INDICADO NA TABELA ACIMA!

    ONDE?

    NA SALA 252

    QUEM NÃO PRECISA VIR?

    INGRESSANTES SISU/PAVE 2023/1 – SERÃO AUTOMATICAMENTE MATRICULADOS PELA SECRETARIA DO CURSO. 

    ALUNOS/AS COM PERCURSO ACADÊMICO REGULAR/MODULADOS/AS: PESSOA QUE DESDE O INGRESSO, CURSOU TODAS AS DISCIPLINAS COM APROVAÇÃO! ESSAS PESSOAS DEVEM REALIZAR A MATRÍCULA NO COBALTO EM TODAS AS DISCIPLINAS DO PRÓXIMO SEMESTRE.

  • Oportunidade de Bolsa para estudantes mães que são prováveis concluintes do curso, entre novembro de 2023 e julho de 2024

    O movimento PiS – Parent in Science está oferecendo bolsas de R$ 800 por até 12 meses para apoiar estudantes mães de graduação em suas jornadas acadêmicas.

    As candidatas devem estar matriculadas em uma instituição de ensino superior brasileira e ter previsão de conclusão do curso entre novembro de 2023 e julho de 2024. Mães solteiras, mães negras ou indígenas e mães de filhos com deficiência ou doenças crônicas terão prioridade. O programa oferece workshops e encontros para discutir tópicos relacionados à carreira acadêmica e questões sociais.

    Mais informações e inscrições podem ser encontradas no site www.parentinscience.com/amanha.

  • Povos Indígenas na UFPel

    O Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular (PET GAPE) em conjunto com o Coletivo Indígena da universidade irá realizar o evento “Povos indígenas na UFPel: permanência e resistência”, dia 19 de abril, em homenagem à celebração e reconhecimento do dia dos povos indígenas. O evento irá ocorrer em frente ao CEHUS, na rua Cel. Alberto Rosa, n° 117, a partir das 17h, e contará com vendas de artesanatos, comidas típicas, palestras e rodas de conversa com indígenas, além das pinturas corporais tradicionais e apresentação cultural.

    Venha fazer parte deste evento, traga seus amiges e familiares!

    Inscrições em: https://forms.gle/m3epm3m8sXfdz2Jd6

    Haverá certificação.

    Mais informações em: @petgape

     

  • Programa de Bolsas de Desenvolvimento nas Unidades Acadêmicas – HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

    A Comissão de Seleção da Bolsa de Desenvolvimento na Unidade (BDU) da FAE (Colegiados da Pedagogia), divulga a situação das homologação dos/as candidatos/as e o horário para as entrevistas visando a seleção.

    JUAN LUCAS CHOLLET BORIO – inscrição não homologada (não apresentou a documentação exigida pelo Edital);

    MARINA XAVIER DA SILVA – inscrição homologada;

    NATHALIA COSTA BORGES – inscrição homologada;

    KESSIA PERES DOS SANTOS –  inscrição não homologada (não apresentou a documentação exigida pelo Edital)

    CELSO ALEXANDRE DE PAULA – inscrição homologada;

    MARIA EDUARDA ALVES CAVALCANTI – inscrição homologada;

    JESIEL ROCHA LOFHAGEN – inscrição homologada;

    MICHELE FERREIRA RODRIGUES – inscrição homologada;

    DENIZIA MARIA FISCHER  – inscrição não homologada (não apresentou a documentação exigida pelo Edital)

     

    Para evitar espera desnecessária, marcamos os horários das entrevistas por ordem de inscrição. Os/as candidatos/as deverão estar no local da entrevista, no mínimo, 5 minutos antes do horário marcado. 

    Data da entrevista = dia 04/04/2023

    Local = Sala de Defesa, Rua Alberto Rosa, nº 154, 2º piso – Porto – Pelotas/RS – 96010-770.

    Ordem das entrevistas:

    15h = Marina Xavier da Silva

    15h20 = Natália Costa Borges

    15h40 = Celso Alexandre de Paula

    16h = Maria Eduarda Alves Cavalcanti

    16h20 = Jesiel Rocha Lofhagen

    16h40 = Michele Rodrigues

  • Oportunidade de Bolsa de Desenvolvimento junto aos cursos de Pedagogia da FaE

    A Faculdade de Educação (FAE) torna público o Edital para Bolsa de Desenvolvimento da Unidade. O edital contempla 1 (uma) vaga para estudantes de graduação em vulnerabilidade econômica. A bolsa é de R$500,00 mensais, com carga horária de 20 horas semanais, para atuação junto às atividades administrativo-pedagógicas da Secretaria e Coordenação dos Cursos de Pedagogia diurno e noturno da FAE. Acesse requisitos e o meio para inscrição, prazos e demais informações no Edital abaixo.

    Edital

    Ficha de Inscrição

     

    CRONOGRAMA

    Inscrições 28/03/2023 a 02/04/2023
    Entrevistas 04/04/2023 (a partir das 15h por ordem de inscritos/as)
    Divulgação do resultado Até 06/04/2023
    Período da bolsa De 10/04/2023 a 31/12/2023

     

     

Sobre o Curso

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas é um dos mais antigos do Rio Grande do Sul. O curso foi criado em 1978, reconhecido pela Portaria nº. 92 de 08 de março de 1984, contando com 30 anos de história e tendo como motivação principal a colaboração na melhoria da qualidade do ensino, preparando os docentes para atuarem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir de 2000 o curso passou por uma reforma curricular, priorizando os princípios da integração, da interdisciplinaridade, do trabalho coletivo, da autonomia, da cooperação e da solidariedade. O currículo está organizado em Eixos e Blocos Temáticos e Disciplinas Optativas, articulando os diferentes momentos da formação inicial do Pedagogo. Atualmente são ofertadas 110 vagas por ano (55 diurno e 55 noturno), tendo o curso duração de 9 semestres (4 anos e meio). O egresso no curso de Pedagogia recebe a titulação de Licenciado em Pedagogia, podendo atuar junto à Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Gestão Escolar e Educação de Jovens e Adultos.