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  • Manifesto da Faculdade de Educação da UFPel

    Manifesto da Faculdade de Educação

    A história da Faculdade de Educação da UFPel é marcada pela resistência, pela luta, pelo diálogo. Nasce na resistência ao regime militar, resistência ao obscurantismo, resistência ao dogmatismo. É pela história que construímos desde então que, nesta atual conjuntura social e política, nos manifestamos, enquanto docentes e técnicos administrativos, em defesa da democracia e, consequentemente, da universidade pública, gratuita e de qualidade. Somos a favor do diálogo, do pluralismo de ideias, do respeito às diferenças e do reconhecimento dos direitos humanos. Entendemos que estas são questões que, neste pleito eleitoral, estão sendo colocadas em xeque por discursos marcados pelo ódio e queremos manifestar nossa posição contrária a tais discursos. 

    Ademais, ante o panorama histórico que vivenciamos, reconhecemos a teoria pedagógica de Paulo Freire como instrumento de luta pela superação das injustiças sociais, uma teoria fundamentada no compromisso político com a construção democrática da educação, na denúncia e no rompimento a todas as formas de violência, preconceito e supressão da liberdade de expressão. Reivindicamos a importância histórica do legado de Paulo Freire à educação brasileira, e repudiamos com veemência o modo como sua obra vem sendo violentamente deturpada, com constantes ameaças que objetivam o silenciamento e banimento de seus escritos. Destacamos a relevância do educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira, o qual nos desafia, ainda nos dias de hoje, a compreender a educação como um ato político. A partir de seu legado, defendemos que o conhecimento se constitui como um dos caminhos possíveis para fortalecer a esperança e sobrepujar as condições de opressão que vivenciam as classes populares.

    Assinaturas:

    1. Álvaro Luiz Moreira Hypolito
    2. Aline Accorssi
    3. Ana Cristina Coll Delgado
    4. Ana Paula Bellochio Thones
    5. Ana Ruth Moresco Miranda
    6. Analisa Zorzi
    7. Armando Manuel de Oliveira Cruz
    8. Avelino da Rosa Oliveira
    9. Carla Gonçalves Rodrigues
    10. Caroline Terra de Oliveira
    11. Ceres Maria Ramires Torres
    12. Cristina Farias
    13. Denise Marcos Bussoletti
    14. Dirlei de Azambuja Pereira
    15. Edson Ponick
    16. Eduardo Arriada
    17. Eliane Teresinha Peres
    18. Francisco dos Santos Kieling
    19. Georgina Helena Lima Nunes
    20. Giana Lange do Amaral
    21. Gilceane Caetano Porto
    22. Gomercindo Ghiggi
    23. Heloisa Helena Duval de Azevedo
    24. Iana Gomes de Lima
    25. Jacira Reis da Silva
    26. Jarbas Santos Vieira
    27. Jeane dos Santos Caldeira
    28. Jovino Pizzi
    29. Lígia Cardoso Carlos
    30. Lilian Lorenzato Rodriguez
    31. Lourdes Maria Bragagnolo Frison
    32. Lúcia Maria Vaz Peres
    33. Lui Nörnberg
    34. Luiz Alberto Brettas
    35. Madalena Klein
    36. Magda Floriana Damiani
    37. Maiane Liana Hatschbach Ourique
    38. Mara Rejane Vieira Osório
    39. Márcia Alves da Silva
    40. Márcia Ondina Vieira Ferreira
    41. Maria Antonieta Dall’Igna
    42. Maria Cecília Lorea Leite
    43. Maria das Graças C. da S. M. Gonçalves Pinto
    44. Maria de Fátima Cóssio
    45. Maria de Fátima Duarte Martins
    46. Maria Isabel da Cunha
    47. Maria Manuela Alves Garcia
    48. Maria Simone Debacco
    49. Marlon Freitas de Campos
    50. Marta Nörnberg
    51. Mauro Augusto Burkert Del Pino
    52. Miguel Alfredo Orth
    53. Mirela Ribeiro Meira
    54. Nanci Dallmann Garcia
    55. Neiva Afonso Oliveira
    56. Patrícia Pereira Cava
    57. Patrícia Weiduschadt
    58. Raiza Alves Pereira
    59. Renata Lobato Schlee
    60. Richele Timm dos Passos da Silva
    61. Rita de Cássia Tavares Medeiros
    62. Rogério Costa Würdig
    63. Rosária Ilgenfritz Sperotto
    64. Rose Adriana Andrade de Miranda
    65. Solange Pino de Barros Coelho
    66. Tania Maria Esperon Porto
    67. Valdelaine da Rosa Mendes
    68. Vania Grim Thies
    69. Vera Maria Vidal Peroni
  • PROJETO FALANDO EM EDUCAÇÃO ABORDA TEMÁTICA DA ADOLESCÊNCIA

    Inicia na próxima terça-feira, dia 09 de outubro, o projeto Falando em Educação, evento aberto a todos interessados em conversar sobre temas emergentes na educação brasileira. Na edição de 2018 da proposta, o modulo é adolescência, e para falar desse tema contará com o professor Ronaldo Campelo (09/10), e as psicólogas Cynthia Yurgel (16/10), Camila Mesquita (23/10) e Lisandra Osório (30/10).

    O Projeto teve início em 1991, tendo como autora a professora Céres Bonato. Mais adiante, foi coordenado pela professora Eliane Peres, juntamente com o PET Educação. Atualmente conta com a responsabilidade da professora Carla Rodrigues do Departamento de Ensino e Programa de Pós-Graduação em Educação, bem como com o trabalho da doutoranda Josimara Schwantz.

    Falando em Educação utiliza o formato happy hour cult, de caráter breve, acontecendo entre o final do turno da tarde e início da noite. Trata de compor espaço-tempo de conversa entre docentes, estudantes e pesquisadores, de diferentes áreas do conhecimento (psicologia, filosofia, arte, ciência), que contemplem as urgências atuais em cada modalidade da educação básica: educação infantil, ensino fundamental, médio e superior, educação de jovens e adultos, educação especial e do campo.

    São quatro palestras, todas ocorrendo nas terças-feiras, das 17h30 às 19h, no mini-auditório 2 do CEHUS, em frente ao ICH. A partir do diálogo com diferentes profissionais, o projeto busca qualificar o debate acadêmico entre os alunos da graduação, pós-graduação e a comunidade em geral. O evento é gratuito, as inscrições são no próprio local e haverá certificados por horas de participação.

  • I Encontro de Estudos Surdos da UFPel

    Divulgamos o I Encontro de Estudos Surdos da UFPel.

    O evento tem por objetivo divulgar e compartilhar experiências de ensino,
    pesquisa e extensão no campo dos Estudos Surdos e da Língua brasileira de
    sinais desenvolvidos na UFPel.

    Data: 13, 14 e 15 de setembro de 2018.

    Local: CEHUS – Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas,
    Artes e Linguagens da UFPel (Rua Col. Alberto Rosa, em frente ao CCH – Centro de Ciências Humanas
    da UFPel)

    EVENTO GRATUITO. VAGAS LIMITADAS.

    Inscrições:
    Participantes em geral (sem apresentação de trabalho) De 16/08/2018 a 10/09/2018- Através do
    link: https://goo.gl/forms/ENUzLhsnddS8ZWCH2
    Apresentação de trabalhos: De 23/07/2018 a 20/08/2018- Através do link:
    https://goo.gl/forms/LAAcsIsqaNuyb0A12

    Poderão apresentar trabalhos alunos e ex-alunos da UFPEL que tenham a temática de seus estudos
    voltados à Educação de surdos ou à Língua brasileira de sinais, com trabalhos já concluídos ou em
    andamento. As apresentações poderão ser na modalidade oral ou sinalizada.

    Mais informações através do email: encontroestudossurdosufpel@gmail.com ou
    https://www.facebook.com/events/1698847283558358/

    Segue o cartaz do evento e circular com a programação.

    Cartaz
    Circular

  • Horários das Disciplinas da FaE para as Licenciaturas – 2018/2

    Segue abaixo os horários das disciplinas da Faculdade de Educação oferecidas para as licenciaturas.

    Podem ocorrer pequenas alterações quanto ao professor e ao local da disciplina.

    Disciplina Turma Horário Professor Sala Departamento Curso
    EBOPP T1 Seg T Iana Gomes de Lima PEL-CII-206 DE Universal
    EBOPP T2 Ter T Iana Gomes de Lima PEL-CII-AUD DE Universal
    EBOPP T3 Ter T Valdelaine da Rosa Mendes PEL-CCS-309 DE Universal
    EBOPP T4 Ter N Maria Cecilia Lorea Leite PEL-CII-205 DE Universal
    EBOPP T5 Qua T Jeane PEL-CCS-309 DE Universal
    EBOPP T6 Qua N Jeane PEL-CII-205 DE Universal
    EBOPP T7 Qui T Jeane PEL-CCS-309 DE Universal
    EBOPP T8 Qui N Jeane PEL-CII-205 DE Universal
    Educação Inclusiva T1 Ter N Madalena Klein PEL-CEARTE-206 DFE Teatro
    Fundamentos Psicológicos da Educação T1 Sex N Ana Paula PEL-CCS-309 DFE
    Letras-Português
    Fundamentos Psicológicos da Educação T2 Ter N Lourdes Maria Bragagnolo Frison PEL-ODONTO-711 DFE Universal
    Fundamentos Psicológicos da Educação T3 Qua N Marlon PEL-JUS-203 DFE Universal
    Fundamentos Psicológicos da Educação T4 Qui N Marlon PEL-CII-205 DFE Universal
    Fundamentos Psicológicos da Educação T5 Qui N Ana Paula PEL-CII-106 DFE Universal
    Fundamentos Psicológicos da Educação T6 Qua M Ana Paula PEL-CII-208 DFE Universal
    Fundamentos Psicológicos da Educação T7 Ter M Marlon PEL-CII-206 DFE Universal
    Fundamentos Psicológicos da Educação T8 Ter T Denise Bussoletti PEL-CON-002 DFE Universal
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T1 Qui N Luiza PEL-JUS-203 DFE Universal
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T2 Qua N Armando Manuel de Oliveira Cruz PEL-ODONTO-711 DFE Universal
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T3 Ter N Armando Manuel de Oliveira Cruz PEL-SAL-201 DFE Universal
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T4 Ter N Luiza PEL-FAURB-205 DFE Universal
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T5 Ter M Maria Lúcia da Silva Monteiro PEL-CCS-309 DFE Universal
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T6 Qua M Maria Lúcia da Silva Monteiro PEL-CII-204 DFE Universal
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T7 Qua T Renata PEL-CII-208 DFE Universal
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T8 Qui T Renata PEL-JUS-203 DFE Universal
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T9 Ter N Renata PEL-ODONTO-602 DFE Universal
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T10 Qui N Maria Lúcia da Silva Monteiro PEL-FAURB-205 DFE Universal
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T11 Qua N Luiza PEL-FAURB-205 DFE Universal
    TPP T1 Seg N Elisa dos Santos Vanti PEL-CII-205 DE Universal
    TPP T2 Ter N Elisa dos Santos Vanti PEL-CII-205 DE Universal
    TPP T3 Qua M Carla Gonçalves Rodrigues PEL-CII-202 DE Universal
    TPP T4 Qua T Mauro Augusto Burkert Del Pino PEL-CII-206 DE Universal
    TPP T5 Qui N Caroline Terra de Oliveira PEL-SAL-202 DE Universal

     

  • Abertura de Concurso para o Departamento de Fundamentos da Educação

    Divulgamos a abertura do edital de concurso para professor substituto com vagas para o Departamento de Fundamentos da Educação nas áreas de “Filosofia da Educação OU História da
    Educação OU Sociologia da Educação” (1 vaga/40h) e “Psicologia Educacional” (2 vagas/40h).
    As inscrições acontecem no período de 14 a 19 de junho e a data provável de provas será do dia 25/06 a 01/07.
    Segue o link para o acesso do edital junto a COODEC: http://concursos.ufpel.edu.br/wp/edital-016-professor-substituto-2/
  • Programação do Seminário da FaE

    16 DE MAIO

    NOITE – Auditório do CCHS – Campus II (Barroso, 1202)

    Abertura: 19h – Apresentação do Grupo Vocal do Corredor

    Palestra: 19h30min “A conjuntura atual e seus impactos na educação e na formação de professores”.Palestrante: Profª. Dra. Russel Dutra da Rosa – Faced/UFRGS

    Debate: 20h30min

    17 DE MAIO

    MANHÃ – Auditório II do CeArt (Álvaro Chaves, 65)

    FaE: os Curso de Licenciatura e o Curso de Pedagogia Noturno

     

    1ª parte: 8h15min – 10h

    GT – Fundamentos socio-histórico-filosóficos

    GT – Teoria e Prática Pedagógica

    GT- Regulamento e Diretrizes da Formação de Professores

    GT – Educação Inclusiva

    Intervalo: 10h – 10h20min

    2ª parte: 10h20 – 11h30min

    GT – Fundamentos Psicológicos

    GT – Políticas Educacionais

    GT – Curso de Pedagogia Noturno

    Debate: 11h30min – 12h

    TARDE – FaE (salas de aula)

    1ª parte: 14h –  16h30min – Debate em pequenos grupos

    Intervalo: 16h30min – 17h

    2ª parte: 17h – 19h30min (sala 352) – Sínteses dos grupos, debate e encaminhamentos e encerramento do seminário

    Pós 20h –  Alegoria Casa Bar (Antônio do Anjos, 1040): Confraternização em homenagem aos servidores aposentados da FaE (Elomar, Manuela e Vanderlei)

  • Informe sobre disciplinas sem professor

    O Departamento de Fundamentos da Educação comunica que as disciplinas que estavam aguardando professor substituto começarão as aulas nessa semana, com exceção da turma de 7 de Fundamentos Psicológicos da Educação.
    Os alunos serão avisados por mensagem do cobalto.
  • PET Educação premiado no SulPET em Curitiba

    O trabalho intitulado A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE LEITOR LITERÁRIO: AÇÕES DO PET EDUCAÇÃO 2017-2018, apresentado pelo estudante da Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da UFPel foi premiado no SulPET em Curitiba, PR, realizado entre 28 de abril e 01 de maio de 2018.
    A seguir, leia o resumo enviado pelo estudante Leonardo Capra:

    INTRODUÇÃO

    O PET EDUCAÇÃO desenvolve intensa programação que culmina na formação do leitor literário entre os universitários da Pedagogia. Tendo estabelecido parceria com o GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária -, objetiva proporcionar um encontro profícuo com o livro literário, com espaços de letramento e com práticas e metodologias de formação do leitor, além de estender à comunidade escolar e da cidade. O objetivo é propiciar a efetiva relação entre Ensino, Pesquisa e Extensão através de ações que capacitam o estudante a apresentar o livro literário ao público. Oreferencial teórico considera os escritos de Ana Maria Machado (2002), Bartolomeu Campos de Queirós (2009), Beatriz Cardoso (2014), Cristina Maria Rosa (2017), Graça Paulino (2014), Lígia Cademartori (2014), Regina Zilberman (2003), Tzvetan Todorov (2012) e Yolanda Reyes, entre outros.

    METODOLOGIA

    De cunho qualitativo, a metodologia adotada é integrada por três ações: estudo (formação), experimento (ação) e reflexão (avaliar e divulgar). Entre as ações ocorridas em 2017 – micropolíticas de leitura literária – destaco: 1. Formação do leitor literário, através da participação em disciplina, cursos e eventos de letramento; 2. Integrar como leitor e mediador a Sala de Leitura Erico Verissimo; 3. Integrar a equipe da pesquisa “Perfil Leitor do estudante da Licenciatura em Pedagogia”; 4. Realização de práticas de leitura literária em escolas públicas da cidade e região; 5. Integrar o grupo que realiza o “Espetáculo literário no Museu do Doce”, com foco na literatura pelotense; 6. Realizar atividades focadas em datas como o programa “Leitura para meninas”, cujo tema é o diálogo sobre a condição das mulheres na sociedade.

    RESULTADOS E DISCUSSÃO

    Com os vínculos estabelecidos desenvolvem-se habilidades fundamentais através da mediação literária, desde o contato com o público integrado por crianças, adolescentes, adultos, professores e bibliotecários como com obras, autores e locais plurais de formação. Ao atuar na escola pública e conhecer a intervir com públicos em vulnerabilidade social, criam-se laços fortes e enriquecedores que contribuem para a formação acadêmica e também pessoal.

    CONCLUSÃO

    A proposta do PET EDUCAÇÃO vai ao encontro do que Yolanda Reyes (2010) define como mediador: um agente que torne possível o encontro de um livro e um leitor, estando estes por toda parte e não apenas na escola, mas em toda esfera social e criando modos de ler para si, para seu leitor e para o mundo.

    Palavras-chave: Leitor literário; Mediação; Formação docente.

    SULPET: O que é isso?

    SulPET é um evento que reúne estudantes do sul do Brasil (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catariana), por alguns dias para dialogar, aprender, estudar, fazer amizades, discutir, discordar e agendar pauta de lutas, além de conhecer o que cada grupo realiza em termos de pesquisa, ensino e extensão em suas universidades de origem. Neste ano, o PET Educação esteve presente com dois trabalhos:

    1. Projeto novos caminhosalfabetização e letramento de jovens e adultos com deficiência, elaborado pelas estudantes Tamires Jara Goulart, Gabriela A. Leal, Maiara K. Kringel, Priscila B. Barbosa, Rafaela E. de Oliveira e orientado pela docente Gilsenira Rangel;
    1. A formação do estudante leitor literário: ações do PET Educação 2017-2018, elaborado pelos estudante Leonardo Capra, Alessandra Steilmann, Cinara Postringer, Claudia Souza, Erica Machado, Ieda Kurtz, Paula de David e Rafaela Camargo, orientados pela Drª Cristina Maria Rosa..

    Notícia divulgada no site do PET.