Início do conteúdo
    Notícias
  • I Encontro de Estudos Surdos da UFPel

    Divulgamos o I Encontro de Estudos Surdos da UFPel.

    O evento tem por objetivo divulgar e compartilhar experiências de ensino,
    pesquisa e extensão no campo dos Estudos Surdos e da Língua brasileira de
    sinais desenvolvidos na UFPel.

    Data: 13, 14 e 15 de setembro de 2018.

    Local: CEHUS – Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas,
    Artes e Linguagens da UFPel (Rua Col. Alberto Rosa, em frente ao CCH – Centro de Ciências Humanas
    da UFPel)

    EVENTO GRATUITO. VAGAS LIMITADAS.

    Inscrições:
    Participantes em geral (sem apresentação de trabalho) De 16/08/2018 a 10/09/2018- Através do
    link: https://goo.gl/forms/ENUzLhsnddS8ZWCH2
    Apresentação de trabalhos: De 23/07/2018 a 20/08/2018- Através do link:
    https://goo.gl/forms/LAAcsIsqaNuyb0A12

    Poderão apresentar trabalhos alunos e ex-alunos da UFPEL que tenham a temática de seus estudos
    voltados à Educação de surdos ou à Língua brasileira de sinais, com trabalhos já concluídos ou em
    andamento. As apresentações poderão ser na modalidade oral ou sinalizada.

    Mais informações através do email: encontroestudossurdosufpel@gmail.com ou
    https://www.facebook.com/events/1698847283558358/

    Segue o cartaz do evento e circular com a programação.

    Cartaz
    Circular

  • Horários das Disciplinas da FaE para as Licenciaturas – 2018/2

    Segue abaixo os horários das disciplinas da Faculdade de Educação oferecidas para as licenciaturas.

    Podem ocorrer pequenas alterações quanto ao professor e ao local da disciplina.

    Disciplina Turma Horário Professor Sala Departamento Curso
    EBOPP T1 Seg T Iana Gomes de Lima PEL-CII-206 DE Universal
    EBOPP T2 Ter T Iana Gomes de Lima PEL-CII-AUD DE Universal
    EBOPP T3 Ter T Valdelaine da Rosa Mendes PEL-CCS-309 DE Universal
    EBOPP T4 Ter N Maria Cecilia Lorea Leite PEL-CII-205 DE Universal
    EBOPP T5 Qua T Jeane PEL-CCS-309 DE Universal
    EBOPP T6 Qua N Jeane PEL-CII-205 DE Universal
    EBOPP T7 Qui T Jeane PEL-CCS-309 DE Universal
    EBOPP T8 Qui N Jeane PEL-CII-205 DE Universal
    Educação Inclusiva T1 Ter N Madalena Klein PEL-CEARTE-206 DFE Teatro
    Fundamentos Psicológicos da Educação T1 Sex N Ana Paula PEL-CCS-309 DFE
    Letras-Português
    Fundamentos Psicológicos da Educação T2 Ter N Lourdes Maria Bragagnolo Frison PEL-ODONTO-711 DFE Universal
    Fundamentos Psicológicos da Educação T3 Qua N Marlon PEL-JUS-203 DFE Universal
    Fundamentos Psicológicos da Educação T4 Qui N Marlon PEL-CII-205 DFE Universal
    Fundamentos Psicológicos da Educação T5 Qui N Ana Paula PEL-CII-106 DFE Universal
    Fundamentos Psicológicos da Educação T6 Qua M Ana Paula PEL-CII-208 DFE Universal
    Fundamentos Psicológicos da Educação T7 Ter M Marlon PEL-CII-206 DFE Universal
    Fundamentos Psicológicos da Educação T8 Ter T Denise Bussoletti PEL-CON-002 DFE Universal
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T1 Qui N Luiza PEL-JUS-203 DFE Universal
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T2 Qua N Armando Manuel de Oliveira Cruz PEL-ODONTO-711 DFE Universal
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T3 Ter N Armando Manuel de Oliveira Cruz PEL-SAL-201 DFE Universal
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T4 Ter N Luiza PEL-FAURB-205 DFE Universal
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T5 Ter M Maria Lúcia da Silva Monteiro PEL-CCS-309 DFE Universal
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T6 Qua M Maria Lúcia da Silva Monteiro PEL-CII-204 DFE Universal
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T7 Qua T Renata PEL-CII-208 DFE Universal
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T8 Qui T Renata PEL-JUS-203 DFE Universal
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T9 Ter N Renata PEL-ODONTO-602 DFE Universal
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T10 Qui N Maria Lúcia da Silva Monteiro PEL-FAURB-205 DFE Universal
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T11 Qua N Luiza PEL-FAURB-205 DFE Universal
    TPP T1 Seg N Elisa dos Santos Vanti PEL-CII-205 DE Universal
    TPP T2 Ter N Elisa dos Santos Vanti PEL-CII-205 DE Universal
    TPP T3 Qua M Carla Gonçalves Rodrigues PEL-CII-202 DE Universal
    TPP T4 Qua T Mauro Augusto Burkert Del Pino PEL-CII-206 DE Universal
    TPP T5 Qui N Caroline Terra de Oliveira PEL-SAL-202 DE Universal

     

  • Abertura de Concurso para o Departamento de Fundamentos da Educação

    Divulgamos a abertura do edital de concurso para professor substituto com vagas para o Departamento de Fundamentos da Educação nas áreas de “Filosofia da Educação OU História da
    Educação OU Sociologia da Educação” (1 vaga/40h) e “Psicologia Educacional” (2 vagas/40h).
    As inscrições acontecem no período de 14 a 19 de junho e a data provável de provas será do dia 25/06 a 01/07.
    Segue o link para o acesso do edital junto a COODEC: http://concursos.ufpel.edu.br/wp/edital-016-professor-substituto-2/
  • Programação do Seminário da FaE

    16 DE MAIO

    NOITE – Auditório do CCHS – Campus II (Barroso, 1202)

    Abertura: 19h – Apresentação do Grupo Vocal do Corredor

    Palestra: 19h30min “A conjuntura atual e seus impactos na educação e na formação de professores”.Palestrante: Profª. Dra. Russel Dutra da Rosa – Faced/UFRGS

    Debate: 20h30min

    17 DE MAIO

    MANHÃ – Auditório II do CeArt (Álvaro Chaves, 65)

    FaE: os Curso de Licenciatura e o Curso de Pedagogia Noturno

     

    1ª parte: 8h15min – 10h

    GT – Fundamentos socio-histórico-filosóficos

    GT – Teoria e Prática Pedagógica

    GT- Regulamento e Diretrizes da Formação de Professores

    GT – Educação Inclusiva

    Intervalo: 10h – 10h20min

    2ª parte: 10h20 – 11h30min

    GT – Fundamentos Psicológicos

    GT – Políticas Educacionais

    GT – Curso de Pedagogia Noturno

    Debate: 11h30min – 12h

    TARDE – FaE (salas de aula)

    1ª parte: 14h –  16h30min – Debate em pequenos grupos

    Intervalo: 16h30min – 17h

    2ª parte: 17h – 19h30min (sala 352) – Sínteses dos grupos, debate e encaminhamentos e encerramento do seminário

    Pós 20h –  Alegoria Casa Bar (Antônio do Anjos, 1040): Confraternização em homenagem aos servidores aposentados da FaE (Elomar, Manuela e Vanderlei)

  • Informe sobre disciplinas sem professor

    O Departamento de Fundamentos da Educação comunica que as disciplinas que estavam aguardando professor substituto começarão as aulas nessa semana, com exceção da turma de 7 de Fundamentos Psicológicos da Educação.
    Os alunos serão avisados por mensagem do cobalto.
  • PET Educação premiado no SulPET em Curitiba

    O trabalho intitulado A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE LEITOR LITERÁRIO: AÇÕES DO PET EDUCAÇÃO 2017-2018, apresentado pelo estudante da Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da UFPel foi premiado no SulPET em Curitiba, PR, realizado entre 28 de abril e 01 de maio de 2018.
    A seguir, leia o resumo enviado pelo estudante Leonardo Capra:

    INTRODUÇÃO

    O PET EDUCAÇÃO desenvolve intensa programação que culmina na formação do leitor literário entre os universitários da Pedagogia. Tendo estabelecido parceria com o GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária -, objetiva proporcionar um encontro profícuo com o livro literário, com espaços de letramento e com práticas e metodologias de formação do leitor, além de estender à comunidade escolar e da cidade. O objetivo é propiciar a efetiva relação entre Ensino, Pesquisa e Extensão através de ações que capacitam o estudante a apresentar o livro literário ao público. Oreferencial teórico considera os escritos de Ana Maria Machado (2002), Bartolomeu Campos de Queirós (2009), Beatriz Cardoso (2014), Cristina Maria Rosa (2017), Graça Paulino (2014), Lígia Cademartori (2014), Regina Zilberman (2003), Tzvetan Todorov (2012) e Yolanda Reyes, entre outros.

    METODOLOGIA

    De cunho qualitativo, a metodologia adotada é integrada por três ações: estudo (formação), experimento (ação) e reflexão (avaliar e divulgar). Entre as ações ocorridas em 2017 – micropolíticas de leitura literária – destaco: 1. Formação do leitor literário, através da participação em disciplina, cursos e eventos de letramento; 2. Integrar como leitor e mediador a Sala de Leitura Erico Verissimo; 3. Integrar a equipe da pesquisa “Perfil Leitor do estudante da Licenciatura em Pedagogia”; 4. Realização de práticas de leitura literária em escolas públicas da cidade e região; 5. Integrar o grupo que realiza o “Espetáculo literário no Museu do Doce”, com foco na literatura pelotense; 6. Realizar atividades focadas em datas como o programa “Leitura para meninas”, cujo tema é o diálogo sobre a condição das mulheres na sociedade.

    RESULTADOS E DISCUSSÃO

    Com os vínculos estabelecidos desenvolvem-se habilidades fundamentais através da mediação literária, desde o contato com o público integrado por crianças, adolescentes, adultos, professores e bibliotecários como com obras, autores e locais plurais de formação. Ao atuar na escola pública e conhecer a intervir com públicos em vulnerabilidade social, criam-se laços fortes e enriquecedores que contribuem para a formação acadêmica e também pessoal.

    CONCLUSÃO

    A proposta do PET EDUCAÇÃO vai ao encontro do que Yolanda Reyes (2010) define como mediador: um agente que torne possível o encontro de um livro e um leitor, estando estes por toda parte e não apenas na escola, mas em toda esfera social e criando modos de ler para si, para seu leitor e para o mundo.

    Palavras-chave: Leitor literário; Mediação; Formação docente.

    SULPET: O que é isso?

    SulPET é um evento que reúne estudantes do sul do Brasil (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catariana), por alguns dias para dialogar, aprender, estudar, fazer amizades, discutir, discordar e agendar pauta de lutas, além de conhecer o que cada grupo realiza em termos de pesquisa, ensino e extensão em suas universidades de origem. Neste ano, o PET Educação esteve presente com dois trabalhos:

    1. Projeto novos caminhosalfabetização e letramento de jovens e adultos com deficiência, elaborado pelas estudantes Tamires Jara Goulart, Gabriela A. Leal, Maiara K. Kringel, Priscila B. Barbosa, Rafaela E. de Oliveira e orientado pela docente Gilsenira Rangel;
    1. A formação do estudante leitor literário: ações do PET Educação 2017-2018, elaborado pelos estudante Leonardo Capra, Alessandra Steilmann, Cinara Postringer, Claudia Souza, Erica Machado, Ieda Kurtz, Paula de David e Rafaela Camargo, orientados pela Drª Cristina Maria Rosa..

    Notícia divulgada no site do PET.

  • Eleições para Coordenador do Colegiado dos Cursos de Pedagogia (2018)

    Eleição dos Coordenadores dos Cursos de Pedagogia Diurno e Noturno da Faculdade de Educação (2018).

    A Comissão Eleitoral torna público o calendário da eleição de Coordenadores dos Cursos de Pedagogia Diurno e Noturno da Faculdade de Educação.

    Inscrição dos(as) Candidatos(as)

    Período: de 19/04/2018 a 25/04/2018

    Local:     Faculdade de Educação (Secretaria)

    Horário: Das 8has 18h

     

    Debates Públicos

    Pauta:     Apresentação das propostasdos(as) candidatos(as).

    Data/ Horário/Local: 02/05/2018 –16:30  Curso Diurno

    02/05/2018 –20:30 Curso Noturno

    Sala 352.

     

    Eleição

    Data:       07/05/2018 e 08/05/2018 das 15:30 até 20:30

    Local:       Faculdade de Educação

     

    Escrutínio e divulgação do resultado: 08/05/2018 – 21h

     

     O regulamento eleitoral encontra-se publicado na Secretaria da Faculdade de Educação.

     

    A Comissão Eleitoral

    Gilsenira de Alcino Rangel – representante docente e presidente

    Gustavo Hoffmann Moreira – representante técnico administrativo

    Leonardo Capra – representante discente

     

     

    Pelotas, 17 de abril de 2018.

    Mais detalhes podem ser encontrados no regulamento e edital das eleições: Edital eleição para Coordenador do Colegiado dos Cursos de Pedagogia (2018)

     

  • Relação de Salas das Disciplinas Universais da Faculdade de Educação

    Disciplinas Universais do Departamento de Fundamentos da Educação

    Disciplina Horário Professor Sala
    Fundamentos Psicológicos da Educação T1 Terça Tarde Substituto 208 CII
    Fundamentos Psicológicos da Educação T2 Terça Tarde Síglia 210A CII
    Fundamentos Psicológicos da Educação T3 Terça Noite Substitut0 205 CII
    Fundamentos Psicológicos da Educação T4 Terça Noite Lourdes 203 Salis
    Fundamentos Psicológicos da Educação T5 Quinta Tarde Substituto 201 Salis
    Fundamentos Psicológicos da Educação T6 Quinta Tarde Substituto 103 CII
    Fundamentos Psicológicos da Educação T7 Quinta Noite Substituto 102
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T1 Terça Tarde Giana 301 CII
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T2 Terça Noite Armando 205 Salis
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T3 Terça Noite Maria Lúcia 102
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T4 Quarta Manhã Richele 305
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T5 Quarta Tarde Armando 103CII
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T6 Quarta Tarde Maria Lúcia 201 Salis
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T7 Quarta Tarde Substituto 305 CII
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T8 Quarta Noite Paulo 205 Salis
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T9 Quarta Noite Substituto 102
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T10 Quarta  Noite Maria Lúcia 253
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T11 Quinta Tarde Lui 301 CII
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T12 Quinta Tarde Armando 205 Salis
    Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T13 Quinta Noite Maria Lúcia 205 Salis
    Educação Inclusiva: Pedagogia da Diferença T1 Quinta Tarde Madalena 305 CII

     

    Disciplinas Universais do Departamento de Ensino

    Disciplinas Universais do Departamento de Ensino – TPP – EBOPP – Profissão Docente
    Educação Brasileira: Org. e Políticas Públicas (EBOPP)– T1 Profª Jeane Seg – Noite Sala 106 – Sallis Goulart
    Educação Brasileira: Org. e Políticas Públicas (EBOPP)– T2 Profª Magda Seg – Noite Sala 201 – Sallis Goulart
    Educação Brasileira: Org. e Políticas Públicas (EBOPP)– T3 Profª Maria Cecília Ter – Noite Sala 106 – Sallis Goulart
    Educação Brasileira: Org. e Políticas Públicas (EBOPP)– T4 Profª Magda Qua – Tarde Sala 208 – Campus II – Diocesano
    Educação Brasileira: Org. e Políticas Públicas (EBOPP)– T5 Profª Magda Qua – Noite Sala 201 – Sallis Goulart
    Educação Brasileira: Org. e Políticas Públicas (EBOPP)– T6 Profª Jeane Qui – Tarde Sala 311 – FaE/CCHS
    Educação Brasileira: Org. e Políticas Públicas (EBOPP)– T7 Profª Jeane Qui – Noite Sala 253 – FaE/CCHS
    Educação Brasileira: Org. e Políticas Públicas (EBOPP)– T8 Profª Magda Qui – Noite Sala 201 – Sallis Goulart
    Teoria e Prática Pedagógica (TPP) – T1 Prof. Filipi Seg – Tarde Sala 313 – FaE/CCHS
    Teoria e Prática Pedagógica (TPP) – T2 Profª Elisa Ter – Noite Sala 201 – Sallis Goulart
    Teoria e Prática Pedagógica (TPP) – T3 Prof. Mauro Qua – Manhã Sala 307 – FaE/CCHS
    Teoria e Prática Pedagógica (TPP) – T4 Prof. Filipi Qua – Noite Sala 106 – Sallis Goulart
    Teoria e Prática Pedagógica (TPP) – T5 Profª Denise Qui – Noite Sala 106 – Sallis Goulart
    Teoria e Prática Pedagógica (TPP) – T6 Profª Denise Seg – Noite Sala 204 – Cearte
    Profissão Docente Prof. Cleriston e Profª Manuela Qua – Manhã Sala 301 – Campus II – Diocesano
    Profissão Docente Profª Caroline Qua – Tarde Sala 301 – Campus II – Diocesano
    Profissão Docente Profª Eliane Sex  – Manhã Sala HISALES – Campus II – Diocesano
    Pré-estágio Ens. Fundamental (Geografia) Prof. Cleriston Seg – Noite Sala 202 – Campus II – Diocesano

     

    *Salis Goulart – RUA FÉLIX DA CUNHA, Nº 520 – CENTRO

    * Campus II – Diocesano – R. ALM. BARROSO, 1202 – CENTRO

    Quando não indicado, as salas se referem ao prédio do CCHS.