Início do conteúdo
    Notícias
  • Manifestação da Faculdade de Educação da UFPel sobre o retorno das atividades presenciais da Educação Básica durante a pandemia

    Desde sua criação, há 45 anos, a Faculdade de Educação tem demonstrado seu compromisso social com a educação básica e o direito à Educação, com os profissionais e trabalhadores da educação e suas associações de classe. Este compromisso pode ser traduzido por meio do seu engajamento com os processos de formação docente, tanto em nível de graduação como de pós-graduação, com atuação marcante em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

    Neste momento, um dos piores da Pandemia do COVID-19, a vacinação da população em geral é uma exigência de todos nós. A sociedade sofre a falta de políticas de saúde adequadas, com a perda de inúmeras vidas, ao mesmo tempo em que presenciamos um risco à saúde de professores/as, funcionários/as, crianças e famílias da comunidade escolar, com o pretendido retorno às atividades presenciais nas escolas.

    Afirmamos estar juntos com essas comunidades, no sentido de defender que a vacinação em larga escala, as condições de higienização e a disponibilização de materiais necessários para a prevenção de contágio são imprescindíveis para um retorno às atividades presenciais.

    As práticas de negação da ciência, da vacina, do distanciamento social, do uso de máscaras e de medidas adequadas de apoio social e econômico para as comunidades mais vulneráveis, só fazem aumentar as dificuldades que enfrentamos e distancia, cada vez mais, o retorno saudável e produtivo da população a suas atividades. Afirmamos a vida e não o obscurantismo. A experiência de outros países mostra que onde o retorno às atividades presenciais ocorreu de modo precipitado, houve um aumento no número de contágios e a necessidade de novas medidas de controle.

    Nesse sentido, entendemos que toda e qualquer política de retorno a atividades presenciais deva ser antecedida de ampla discussão com as categorias e suas entidades representativas, com as famílias e com as universidades, para que possa ser construído um planejamento, envolvendo os órgãos gestores e as comunidades escolares, que inclua:

    • um retorno presencial planejado, com vacinação e com todas as condições de estudo e trabalho garantidas;
    • a discussão de políticas sociais para os trabalhadores/as da educação, a fim de atenuar os efeitos da pandemia;
    • a elaboração de projetos de formação docente, tanto para o período pandêmico quanto para o período pós-pandêmico;
    • a elaboração de programas que visem a melhoria do ensino e do reforço da aprendizagem das crianças e de seus vínculos sociais e educativos.

    Por fim, a Faculdade de Educação da UFPel, na reafirmação de defesa da vida e do direito à educação de qualidade, coloca-se à disposição dos órgãos responsáveis pela educação no município e na região para colaborar com o planejamento e a elaboração dessas ações sociais e educativas.

  • Resultado Final da Seleção para Bolsista (BDU)

    Tornamos público o resultado final da seleção do Edital para Bolsa de Desenvolvimento da Unidade (BDU). O resultado teve como selecionada a candidata Karen Gisele Medeiros.

    Com relação aos outros candidatos, ficaram como suplentes da vaga, conforme ordem de classificação: Leonardo Pinheiro de Andrade, Pâmela Marasca da Silva, Aliana Rostand Mendes e Carlos Eduardo Seno.

    O processo seletivo foi encaminhado para os últimos trâmites burocráticos. A bolsista selecionada será contatada para a assinatura do plano de trabalho e do termo de compromisso.

    O documento oficial da banca examinadora pode ser encontrado aqui.

  • Solenidade de Abertura das Atividades do Aniversário de 45 Anos da FaE

    No dia 13 de maio de 2021, às 9:00, em transmissão pelo YouTube, teremos uma solenidade para dar início às atividades em comemoração aos 45 anos da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. A solenidade também contará com um evento cultural com a participação de Leandro Maia.

    Após a solenidade, teremos às 10:00 a palestra “Reformas Empresariais e o Ensino Híbrido”, com o Prof. Luiz Carlos de Freitas da Faculdade de Educação da Unicamp.

    A transmissão acontecerá no YouTube da Faculdade de Educação podendo ser acessada pelo link https://www.youtube.com/watch?v=J1m25JBaDKc.

  • Divulgação dos Resultados do Concurso do Selo da Faculdade de Educação

    Nos termos do “EDITAL DE CONCURSO N° 01/2021 – Seleção de SELO aos “45 ANOS” da Faculdade de Educação da UFPel”, a comissão designada para a escolha dos selos se reuniu no dia 10 de maio de 2021, através de conferência eletrônica.  Houve três selos inscritos para o concurso. A cada um foi designado um número conforme a ordem de inscrição.

    Dentro os três selos, foi escolhido o selo designado como número 2, da candidata Giovanna Allegretti.

    A comissão agradece o empenho das três candidatas.

    Abaixo, seguem as duas versões do logotipo vencedor, e a descrição explicando o significado do selo.

    Breve explicação:

    A ideia que embasou a criação do presente selo buscou, além de incorporar os elementos de celebração dos 45 anos, representar na mesma linguagem do logo original, o compromisso social com a educação que marca a presente celebração. Para além disto, busco dar ao antigo logo da FaE uma nova cara, trazendo os elementos de livro e globo para representar além da contribuição científica, a grande influência social e global que nossos alunos e pesquisadores alcançam com sua passagem pela Faculdade de Educação da UFPel.

    A fim de representar com fidelidade os 45 anos da FaE, adiciono os anos que tanto marcam a trajetória do curso, com seu ano de fundação, 1976, e o ano da celebração dos 45 anos, 2021. Tais elementos compõem um selo que abarca o visual tradicional, valorizando a caminhada da FaE, interpretando o mesmo com elementos modernos, indicando o grande caminho no futuro da faculdade. Todos os elementos, inclusive o antigo logo, foram desenhados vetorialmente, procurando manter a qualidade e a flexibilidade do selo para sua utilização em outras manifestações visuais, inclusive futuras comemorações e elaborações de identidade para a FaE.

  • Resultado Preliminar do Edital para Bolsa de Desenvolvimento da Unidade (BDU) (Horários das entrevistas)

    Segue em anexo o resultado preliminar do edital para Bolsa de Desenvolvimento da Unidade (BDU) para trabalhar na Revista Cadernos da Educação.

    O resultado preliminar com a data e horário das entrevistas pode ser acessado aqui. O endereço da sala também está disponível no arquivo indicado. Cada participante deverá entrar na sala 5 minutos antes do seu horário e aguardar a liberação para entrar. Caso ocorra algum problema de comunicação o participante poderá solicitar auxílio pelo Hangouts do cadernosdeeducacao@gmail.com que estará pronto ao auxílio.

    Casos omissos neste edital serão tratados pela comissão de bolsa e sua requisição pode ser feita pelo cadernosdeeducacao@gmail.com até as 23:59 do dia 11/05/2021.

  • Divulgação de Edital de Bolsista de Desenvolvimento Institucional

    O Programa de Bolsas de Desenvolvimento nas Unidades Acadêmicas (BDU) tem objetivo de possibilitar que a política de planejamento e execução do orçamento descentralizado às Unidades Acadêmicas, possa também contemplar a implantação de bolsas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Institucional na UFPel.
    Este edital contempla 1(uma) bolsa para atuação na Faculdade de Educação junto a Revista Cadernos de Educação da Faculdade de Educação.
    As bolsas serão concedidas no período 15/05/2021 a 31/12/2021. O valor será de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais, com carga horária de 20 horas semanais, totalizando 80 horas mensais.

    O edital pode ser encontrado aqui.

  • Aula Inaugural FaE – UFPel 2021


    A Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas divulga a Aula Inagural para o ano de 2021. A aula inaugural tem o título “Trabalho Docente na Pandemia COVID-19” e será ministrada pela Dr.ª Dalila Andrade Oliveira. A Dr.ª Dalila é professora titular na UFMG e na UFPB.

    A aula inaugural acontecerá no dia 26 de abril, segunda-feira, a partir das 17h30. A aula inaugural poderá ser acessada através do link https://youtu.be/ub2Zur7pxcg

    Contamos com a sua participação!

  • Concurso de Selo de 45 anos da FaE

    A Direção da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, em conformidade com suas finalidades, torna público o presente edital, que estabelece as normas e condições para submissão de SELO alusivo aos 45 (Quarenta e Cinco) anos da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.

    A cópia completa do edital pode ser encontrada aqui.

  • Nota de falecimento

    É com muito pesar que comunicamos o falecimento repentino da nossa colega Dra. Lourdes Frison, docente e pesquisadora da Faculdade de Educação, UFPel. É uma perda irreparável para a instituição pela contribuição ímpar que seu legado nos deixou, tanto em termos de compromisso social com o ensino, a pesquisa e a extensão, assim como sua dedicação com os colegas e o trabalho institucional. Docente muito dedicada e pesquisadora criativa, deixa uma contribuição importante e um exemplo a ser seguido por nossa comunidade.

    Fica, nesse momento, uma tristeza imensa por ter perdido uma grande colega e amiga, bem como a lembrança de uma mulher forte, docente comprometida com a educação.

    Comunidade da FaE.