PRORROGAÇÃO da Seleção de Bolsista de Extensão Edital 01/2019

Estão abertas as inscrições para Seleção de Bolsista de Extensão para o projeto “FORMAÇÃO NA ESCOLA: organização do trabalho pedagógico”, conforme edital 01/2019.

 

VULNERABILIDADE SOCIAL

Podem candidatar-se nesse edital alunos regularmente matriculados no curso de Pedagogia ou Matemática da UFPel que tenham situação de vulnerabilidade social, mediante atestado da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e que disponham de 20 horas semanais para atuar presencialmente no projeto.

Vigência da bolsa: sete meses e meio (15 de maio até 15 de dezembro de 2019).

Acesse aqui o edital de Vulnerabilidade Social

 

AÇÕES AFIRMATIVAS

Podem candidatar-se nesse edital alunos regularmente matriculados no curso de Pedagogia, Matemática, Design Digital e Design Gráfico da UFPel que tenham situação de ações afirmativas, mediante atestado da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e que disponham de 20 horas semanais para atuar presencialmente no projeto.

Vigência da bolsa: sete meses e meio (15 de maio até 15 de dezembro de 2019).

Acesse aqui o edital de Ações Afirmativas

Acesse aqui a ficha de inscrição 

O período para inscrição será de 3/05/2019 a 12/05/2019, até as 20h59min, horário de Brasília.

E-book disponível: Coleção PNAIC-UFPel vol. 6 DESAFIOS DA GESTÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC (2013-2018)

 

Esta obra reúne um conjunto de textos elaborados por docentes pesquisadores que atuaram como palestrantes nos encontros e seminários de formação vinculados ao programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, no âmbito da Universidade Federal de Pelotas (PNAIC-UFPel). Os textos oferecem um conjunto de reflexões e informações sobre quatro grandes temáticas – a alfabetização e o letramento; o planejamento e a avaliação; a educação matemática; as áreas de conhecimento no ciclo de alfabetização – exploradas a partir de diferentes pontos de vista.

Baixe o e-book aqui

ALVES, A. M. M; OLIVEIRA, C. T; NÖRNBERG, M. [org.]. Desafios da gestão da formação docente no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC (2013-2018): volume 6. Porto Alegre: Evangraf, 2019. 252 p.

Certificados – II Seminário Integrador – 2017

Informamos que os certificados de ouvinte já estão disponíveis, referente à participação no evento II Seminário Integrador Obeduc-Pacto: formação de professores, leitura e escrita no ciclo de alfabetização.

Para visualizar os seus certificados, acesse:

https://cobalto.ufpel.edu.br/portal/consultas/eventoPublico

Caso tenha problema para clicar no link, copie e cole o endereço informado acima no seu navegador.

Para visualizar o seu certificado informe o CPF e o e-mail usado para a inscrição.

CPF que inicia com o número 0 (zero): deixar um espaço entre o 0 (zero) e o restante do número. Ex: 0 123456789

Oportunamente, neste mesmo link, estarão disponíveis os certificados de participante na modalidade apresentação de trabalho.

E-book disponível: Coleção PNAIC-UFPel vol. 1 – ALFABETIZAÇÃO E ÁREAS DE CONHECIMENTO: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Esta obra reúne um conjunto de textos elaborados por docentes pesquisadores que atuaram como palestrantes nos encontros e seminários de formação vinculados ao programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, no âmbito da Universidade Federal de Pelotas (PNAIC-UFPel). Os textos oferecem um conjunto de reflexões e informações sobre quatro grandes temáticas – a alfabetização e o letramento; o planejamento e a avaliação; a educação matemática; as áreas de conhecimento no ciclo de alfabetização – exploradas a partir de diferentes pontos de vista.

NÖRNBERG, M. FERREIRA, C. R. G.; ALVES, A. M. M.; OLIVEIRA, C. T [org.]. Alfabetização e áreas do conhecimento: ensino, aprendizagem e formação de professores: volume 1. Porto Alegre: Evangraf, 2018. 320 p.

Baixe o e-book aqui.

GEALE promoverá o Seminário Pesquisa e Práticas em Discussão II

O GEALE – Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita – promoverá, nos dias 25, 26 e 27 de setembro, no auditório do CEHUS, o Seminário Pesquisa e Práticas em Discussão II. O objetivo do evento é socializar e discutir resultados parciais e finais de pesquisas e práticas conduzidas pelos bolsistas e pesquisadores do GEALE, especialmente aquelas realizadas nos últimos cinco anos de atividades do grupo, período no qual esteve em andamento o amplo projeto de pesquisa OBEDUC-Pacto/UFPel.

A dinâmica de atividades do Seminário contará com seções de apresentação oral das pesquisas, lançamento de livros, palestras com professores de universidades parceiras, planejamento de próximas ações e apresentação do Sistema Vestígios, software desenvolvido por integrantes do grupo vinculados ao curso de Ciências da Computação da UFPel, que serve como repositório e ferramenta de análise do BATALE e do BTP – Bancos de Textos de crianças e de professoras criados no GEALE.

O evento é gratuito e não é necessária inscrição prévia, com exceção dos momentos de palestras, para os quais os interessados deverão preencher um formulário online indicando seu interesse (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdL7H_WZwmZHRuiQbywnJwf3xYGmRRHI5rxQ4RvczHeUp4PQg/viewform).

Mais informações podem ser acessadas pelos e-mails geale.ufpel@hotmail.com e ufpel.obeduc.pacto@gmail.com.

O QUÊ? Seminário Pesquisa e Práticas em Discussão II

QUANDO? 25, 26 e 27 de setembro

ONDE? Auditório do Centro de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Letras (CEHUS) – Rua Alberto Rosa, 117

CONVIDADOS: Profª. Drª. Luciana Piccoli (UFRGS), Prof. Dr. Lourenço Chacon (UNESP/Marília), Profª. Drª. Magda Damiani (UFPel), Profª. Drª. Maiane Ourique (UFPel) e Prof. Dr. Artur Morais (UFPe)

PÚBLICO ALVO: integrantes do GEALE, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores convidados e professores das redes públicas de ensino.

E-book disponível – Oficinas de Produção Textual: Pesquisa e Ensino nos Anos Iniciais

Neste volume são apresentadas algumas das oficinas utilizadas para coletar os textos que compõem o BATALE (Banco de Textos de Aquisição da Linguagem Escrita). Os textos são a base principal para os estudos desenvolvidos no âmbito do GEALE (Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita), cujo o foco incide especialmente em aspectos estruturais da língua – fonológicos, morfológicos e sintáticos. Embora as oficinas tenham sido elaboradas visando à produção de dados de escrita para atividades de pesquisa, elas também podem ser analisadas a partir da perspectiva do ensino, pois possuem um desenho didático explícito, em que as diferentes etapas são planejadas com objetivo de criar um ambiente propício para a escrita espontânea.

NÖRNBERG, Marta; PACHALSKI. Lissa; SOUTO, Luiza Kerstner; JÄGER, Josiane Jarline; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Oficinas de Produção Textual: Pesquisa e Ensino nos Anos Iniciais. Série Narrativas Pedagógicas Volume III. São Leopoldo: Oikos, 2018.

Baixe o E-book aqui: http://oikoseditora.com.br/new/obra/index/id/902

E-book disponível: Coleção PNAIC-UFPel vol. 4 – DOCÊNCIA E PLANEJAMENTO: AÇÃO PEDAGÓGICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Este volume reúne textos que sistematizam e apresentam as razões teóricas e a organização de diferentes práticas de pesquisa e de ensino conduzidas por professoras e professor da educação básica e estudantes estagiárias do curso de Pedagogia da UFPel, bolsistas do projeto de pesquisa Obeduc-Pacto/Capes. Os textos versam sobre a docência, o planejamento e a ação pedagógica desenvolvida com crianças dos anos inicias do ensino fundamental, em especial do ciclo de alfabetização.

Baixe o e-book aqui.

NÖRNBERG, Marta; MIRANDA, Ana Ruth Moresco; PORTO, Gilceane Caetano. Docência e planejamento: ação pedagógica no ciclo de alfabetização: volume 4. Porto Alegre : Evangraf, 2018. 352 p.

Seleção de Bolsista de Extensão Edital 01/2018

Estão abertas as inscrições para Seleção de Bolsista de Extensão para o projeto “FORMAÇÃO NA ESCOLA: organização do trabalho pedagógico”, conforme edital 01/2018.

Podem candidatar-se nesse edital alunos regularmente matriculados no curso de Pedagogia da UFPel que tenham situação de vulnerabilidade social, mediante atestado da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e que disponham de 20 horas semanais para atuar presencialmente no projeto.

Vigência da bolsa: sete meses e meio (04 de maio até 15 de dezembro de 2018).

O período para inscrição será de 20 a 25/04/2018.

Acesse o edital aqui