Certificados – II Seminário Integrador – 2017

Informamos que os certificados de ouvinte já estão disponíveis, referente à participação no evento II Seminário Integrador Obeduc-Pacto: formação de professores, leitura e escrita no ciclo de alfabetização.

Para visualizar os seus certificados, acesse:

https://cobalto.ufpel.edu.br/portal/consultas/eventoPublico

Caso tenha problema para clicar no link, copie e cole o endereço informado acima no seu navegador.

Para visualizar o seu certificado informe o CPF e o e-mail usado para a inscrição.

CPF que inicia com o número 0 (zero): deixar um espaço entre o 0 (zero) e o restante do número. Ex: 0 123456789

Oportunamente, neste mesmo link, estarão disponíveis os certificados de participante na modalidade apresentação de trabalho.

E-book disponível: Coleção PNAIC-UFPel vol. 1 – ALFABETIZAÇÃO E ÁREAS DE CONHECIMENTO: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Esta obra reúne um conjunto de textos elaborados por docentes pesquisadores que atuaram como palestrantes nos encontros e seminários de formação vinculados ao programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, no âmbito da Universidade Federal de Pelotas (PNAIC-UFPel). Os textos oferecem um conjunto de reflexões e informações sobre quatro grandes temáticas – a alfabetização e o letramento; o planejamento e a avaliação; a educação matemática; as áreas de conhecimento no ciclo de alfabetização – exploradas a partir de diferentes pontos de vista.

NÖRNBERG, M. FERREIRA, C. R. G.; ALVES, A. M. M.; OLIVEIRA, C. T [org.]. Alfabetização e áreas do conhecimento: ensino, aprendizagem e formação de professores: volume 1. Porto Alegre: Evangraf, 2018. 320 p.

Baixe o e-book aqui.

GEALE promoverá o Seminário Pesquisa e Práticas em Discussão II

O GEALE – Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita – promoverá, nos dias 25, 26 e 27 de setembro, no auditório do CEHUS, o Seminário Pesquisa e Práticas em Discussão II. O objetivo do evento é socializar e discutir resultados parciais e finais de pesquisas e práticas conduzidas pelos bolsistas e pesquisadores do GEALE, especialmente aquelas realizadas nos últimos cinco anos de atividades do grupo, período no qual esteve em andamento o amplo projeto de pesquisa OBEDUC-Pacto/UFPel.

A dinâmica de atividades do Seminário contará com seções de apresentação oral das pesquisas, lançamento de livros, palestras com professores de universidades parceiras, planejamento de próximas ações e apresentação do Sistema Vestígios, software desenvolvido por integrantes do grupo vinculados ao curso de Ciências da Computação da UFPel, que serve como repositório e ferramenta de análise do BATALE e do BTP – Bancos de Textos de crianças e de professoras criados no GEALE.

O evento é gratuito e não é necessária inscrição prévia, com exceção dos momentos de palestras, para os quais os interessados deverão preencher um formulário online indicando seu interesse (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdL7H_WZwmZHRuiQbywnJwf3xYGmRRHI5rxQ4RvczHeUp4PQg/viewform).

Mais informações podem ser acessadas pelos e-mails geale.ufpel@hotmail.com e ufpel.obeduc.pacto@gmail.com.

O QUÊ? Seminário Pesquisa e Práticas em Discussão II

QUANDO? 25, 26 e 27 de setembro

ONDE? Auditório do Centro de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Letras (CEHUS) – Rua Alberto Rosa, 117

CONVIDADOS: Profª. Drª. Luciana Piccoli (UFRGS), Prof. Dr. Lourenço Chacon (UNESP/Marília), Profª. Drª. Magda Damiani (UFPel), Profª. Drª. Maiane Ourique (UFPel) e Prof. Dr. Artur Morais (UFPe)

PÚBLICO ALVO: integrantes do GEALE, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores convidados e professores das redes públicas de ensino.

E-book disponível – Oficinas de Produção Textual: Pesquisa e Ensino nos Anos Iniciais

Neste volume são apresentadas algumas das oficinas utilizadas para coletar os textos que compõem o BATALE (Banco de Textos de Aquisição da Linguagem Escrita). Os textos são a base principal para os estudos desenvolvidos no âmbito do GEALE (Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita), cujo o foco incide especialmente em aspectos estruturais da língua – fonológicos, morfológicos e sintáticos. Embora as oficinas tenham sido elaboradas visando à produção de dados de escrita para atividades de pesquisa, elas também podem ser analisadas a partir da perspectiva do ensino, pois possuem um desenho didático explícito, em que as diferentes etapas são planejadas com objetivo de criar um ambiente propício para a escrita espontânea.

NÖRNBERG, Marta; PACHALSKI. Lissa; SOUTO, Luiza Kerstner; JÄGER, Josiane Jarline; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Oficinas de Produção Textual: Pesquisa e Ensino nos Anos Iniciais. Série Narrativas Pedagógicas Volume III. São Leopoldo: Oikos, 2018.

Baixe o E-book aqui: http://oikoseditora.com.br/new/obra/index/id/902

E-book disponível: Coleção PNAIC-UFPel vol. 4 – DOCÊNCIA E PLANEJAMENTO: AÇÃO PEDAGÓGICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Este volume reúne textos que sistematizam e apresentam as razões teóricas e a organização de diferentes práticas de pesquisa e de ensino conduzidas por professoras e professor da educação básica e estudantes estagiárias do curso de Pedagogia da UFPel, bolsistas do projeto de pesquisa Obeduc-Pacto/Capes. Os textos versam sobre a docência, o planejamento e a ação pedagógica desenvolvida com crianças dos anos inicias do ensino fundamental, em especial do ciclo de alfabetização.

Baixe o e-book aqui.

NÖRNBERG, Marta; MIRANDA, Ana Ruth Moresco; PORTO, Gilceane Caetano. Docência e planejamento: ação pedagógica no ciclo de alfabetização: volume 4. Porto Alegre : Evangraf, 2018. 352 p.

Seleção de Bolsista de Extensão Edital 01/2018

Estão abertas as inscrições para Seleção de Bolsista de Extensão para o projeto “FORMAÇÃO NA ESCOLA: organização do trabalho pedagógico”, conforme edital 01/2018.

Podem candidatar-se nesse edital alunos regularmente matriculados no curso de Pedagogia da UFPel que tenham situação de vulnerabilidade social, mediante atestado da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e que disponham de 20 horas semanais para atuar presencialmente no projeto.

Vigência da bolsa: sete meses e meio (04 de maio até 15 de dezembro de 2018).

O período para inscrição será de 20 a 25/04/2018.

Acesse o edital aqui

E-book disponível: Coleção PNAIC-UFPEL vol. 2 – O planejamento e a prática do registro em contexto de formação continuada

 

Este conjunto de textos explicita as razões que delinearam determinadas formas didáticas de planejar e conduzir a formação continuada de professores. São textos que revelam princípios e aspectos que sustentaram as práticas de formação desenvolvidas pela equipe do PNAIC-UFPel durante os anos 2013 a 2017.

NÖRNBERG, Marta; OLIVEIRA, Caroline T; FERREIRA, Carmen R; ALVES, Antônio Maurício M. (Org.) O planejamento e a prática do registro em contexto de formação continuada. Porto Alegre: Evangraf, vol. 2, 2018.  224 p.

 

Baixe o e-book aqui

Avaliações do II Seminário Integrador Obeduc-Pacto

Realizado nos últimos dias 25 a 27 de outubro, o seminário contou com, em média, 250 participantes por dia. Confira as considerações, comentários e sugestões feitas por participantes do evento que responderam ao questionário de avaliação.

Palestras apresentadas: 

Contribuições dos Painéis de pesquisa: 

Contribuições dos Relatos de Experiências:

Comentários e sugestões:

1) Poderiam algumas palestras serem mais dinâmicas;

2) Ótimo evento. Sugiro que se disponha, no próximo, mais tempo para os palestrantes. Ficou rápida a apresentação, por vezes, dificultando a compreensão quando os trabalhos eram mais técnicos e acadêmicos. Pensar, entre uma apresentação e outra, apresentações de vídeos ou atividades mais atrativas e dinâmicas para descontrair, manter a motivação e o interesse. Parabenizo a todos envolvidos pela oportunidade de refletirmos nossas práticas pedagógicas, pela organização e intenção na escolha dos palestrantes;

3) Nos turnos da manhã poderia ter tido intervalo e faltou café pois teve horas que algumas seções deixaram com sono. As palestras, dez. Poderíamos fazer uma excursão para ir no seminário do prof. Edgar Kirchof;

4) Reorganizar o seminário como foi feito nos eixos. Em salas com menor número, onde conseguimos interagir melhor com o palestrante;

5) Gostaria de sugerir que houvesse um evento assim como este, que por sinal foi excelente, voltado para educação infantil;

6) Servir café para os participantes;

7) Mais espaço para apresentação de práticas da rede, pois o pequeno momento que se teve foi ótimo. Seria bem enriquecedor;

8) Trazer mais palestrantes de outras localidades. Professores devem respeitar os palestrantes, pois o intervalo é para relaxar, conversar e trocar ideias. Não consegui prestar atenção, assim como ouvir o que o prof. Carlos Nhaca falava a respeito de sua pesquisa, pois o barulho atrapalhou. Mais respeito professores!;

9) Colocar o endereço no cartaz; Mais papel na pasta para as anotações. Esse evento seria melhor se fosse no auditório do C.A (UFPel); Sorteio de brindes como livros e outros materiais pedagógicos! Minicursos… (obs: sei que não é um Congresso, nem um Simpósio, mas dá para fazer oficinas!);

10) Uma sugestão seria que tivesse uma forma que o ouvinte pudesse participar (ouvir) todos os relatos de experiências, dos eixos 1 ao 5;

11) Penso que as oficinas de sexta-feira poderiam ter sido realizadas desde o primeiro dia, pela manhã, assim, as palestras ficariam só pela tarde e, poderíamos participar de um maior número de Relatos de experiências. De resto, só posso dizer que o Seminário foi muito positivo e agregou muito às nossas práticas pedagógicas;

12) Fiquei curiosa em participar de todos os eixos, seria importante que no próximo evento houvesse um espaço maior, para que todos pudessem participar na totalidade. Experiência de grande aprendizagem!;

13) Considero… o lugar escolhido para realizar as atividades e debates muito desconfortável e apertado nas acomodações individuais. Uma distância extensa entre os lugares escolhidos ao final do seminário, dificultando a locomoção para quem precisa utilizar transporte coletivo, ir e voltar de sua residência no horário do meio dia, tornando a jornada de três dias cansativa. Porém, os assuntos são de total importância dentro do trabalho o qual realizamos. Obrigado!;

14) Gostaria de agradecer pela realização do evento, pois ele possibilitou a compreensão da importância da formação e formação continuada, de professores, bem como, da qualidade do trabalho realizado pela UFPEL na organização do PNAIC. Penso ser necessário refletir estratégias que visem amenizar a conversa no auditório, pois, diversos momentos, o barulho foi motivo para troca de lugares e um desrespeito com os professores/apresentadores. As palestras foram enriquecedoras e esclarecedoras, além de estarem comprometidas a discutir sobre o tema do seminário com fidelidade;

15) Parabenizo a equipe pelo respeito ao horário, impecável! Sugiro melhorar o credenciamento, ficou muito apertado para assinar a lista de presença;

16) Parabéns! Foi muito bom o seminário, pela organização, pelo horário e pelos temas apresentados;

17) Divulgação pela mantenedora e parceiros nas escolas, pois para alguns docentes, em algumas escolas, não houve ou foram apresentadas restrições para a participação;

18) Parabenizo a toda equipe pela organização, palestras e relatos de experiências. Espero que tenhamos mais eventos para contribuir em nossa prática educativa. Fiquei muito feliz que a UFPEL vai participar do PNAIC, onde tivemos uma formação de qualidade;

19) O evento foi realizado com sucesso. Porém, penso que as monitoras teriam que ter mais autonomia e solicitar silêncio ao público, devido a impossibilidade de ouvir e compreender sobre o temas abordados. Outra questão são os slides com cores que dificultam a leitura, causam cansaço. E, por último, a questão do café, seria necessário ter café, para possibilitar melhor desenvolvimento na atenção e aprendizagem;

20) Acho que o pessoal que ficou na monitoria deveria ser mais “ativo” quanto a “assistência” à plateia; poderiam solicitar silêncio pois, durante todo o evento, houve muita conversa. Outra coisa a ser observada para o próximo evento são as lâminas dos participantes. Letras pequenas, impossíveis de visualizar mesmo de perto, fotos de escritos totalmente desfocadas. Penso que para o próximo evento seria importante (re)pensar; de resto, parabéns pelo evento e pela organização;

21) Deixaria como sugestão para um próximo seminário que fosse reservado um tempo maior para os palestrantes e, consequentemente, se diminuísse o tempo dos painéis de pesquisas. Considero importante a divulgação das pesquisas, porém, acho que ocupou muito tempo.

22) Os temas que perpassaram o evento são, indiscutivelmente, pertinentes. Também compreendo o evento como acadêmico em seu caráter e objetivo. Entretanto, mais uma vez, saio com a dúvida que tem me acompanhado ao longa da minha caminhada pessoal e profissional e reflito: Detectamos problemas, desafios, necessidades… Ótimo! Óbvio! Estamos imersos na pesquisa. Pois bem, o que fazemos e como enfrentamos tais fatos em sala de aula, na prática do cotidiano? Quais são as propostas concretas realizadas? E elas existem! O professor busca sanar dificuldades! Isso precisa ser compartilhado. Não pretendo, aqui, fazer apologia às receitas de como ensinar. Mais do que isto! É defender a socialização das iniciativas de cada um. Em geral, percebe-se que o professor clama por formação e qualificação de sua prática pedagógica. Pensemos nisso! É um desafio? Sim. Por isso continuemos a caminhar! Por tudo que vi, ouvi e vivi nesses 3 dias de intensa programação, concluo que o evento atingiu seu objetivo, pois como ouvinte, saio inquieta e provocada a ir além e com a certeza de que na mala carrego uma diversidade de conhecimento.

AGRADECIMENTOS

 

Um projeto de pesquisa e um evento acontecem quando há pessoas dispostas e disponíveis para participar, estudar, discutir, ouvir críticas, refazer percursos e formas de agir. Este é o espírito que vem constituindo nosso trabalho de pesquisa, ensino e formação humana. Portanto, esse é o momento de agradecer o trabalho realizado por um grupo incansável de…

Professoras colaboradoras
Ana Paula Nobre da Cunha
Gilceane Caetano Porto
Patrícia dos Santos Moura
Patrícia Pereira Cava
Professoras Educação Básica
Arita Mendes Duarte
Gisele Lima
Igor Martins Pereira
Juliana Mendes Oliveira Jardim
Letícia dos Reis
Sílvia Nilcéia Gonçalves
Valéria Islabão

Orientandas de iniciação, graduação
e pós-graduação
Alessandra Duarte Matoso
Diandra Donine Fernandes
Elimara Casagranda
Franciele Nunes Brisolara
Gabriella Vetromilla
Giulia Ferreira
Jeruza da Rosa da Rocha
Márcia Martinez
Marcus Neves

Bolsistas que atuaram na coordenação e organização do evento:
Gabriela Schander
Josiane Jäger
Lissa Pachalski
Luiza Kerstner Souto

À Direção da Faculdade de Educação e Coordenação do PPGE
Rogerio Wurdig
Álvaro Leite
Madalena Klein

Aos parceiros e patrocinadores externos:
Arthur Corrêa (Secretário Municipal de Educação)Biscoitos Zezé
Carlos Henrique (Mídias)
Carlos Santo (Diretor do Colégio Gonzaga)
Diego (Auxílio do som)
Luciene Fernandes (Coordenadora da Assessoria de Programas Educacionais)
Máximo, Lenita e Suelem (Auxílio com organização do espaço físico)
Raquel Guterres (Coordenadora Local do PNAIC pela SMED)
Rosane Marques (Vice-diretora do Colégio Gonzaga)

A todos/as, nosso agradecimento!
Marta Nörnberg
Ana Ruth Moresco Miranda
Coordenação geral