Sistema Vestígios

 

O Sistema Vestígios funciona como repositório e ferramenta de análise de textos que constituem o Banco de Textos de Aquisição da Linguagem Escrita (BATALE) e o Banco de Textos de Professoras (BTP), ambos vinculados ao Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE) grupo de pesquisa associado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e à Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O Sistema Vestígios é um dos produtos do Projeto de Pesquisa Obeduc-Pacto. Atualmente, encontra-se em fase de programação do repositório e das ferramentas de análise.

No BATALE estão textos de crianças coletados em diferentes períodos. O foco das análises recai sobre a natureza dos erros de escrita localizados nos textos. Os estudos já realizados podem ser localizados em https://wp.ufpel.edu.br/geale/

No BTP estão textos de professoras dos anos iniciais que participaram de programas e cursos de formação continuada (como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC) ou de professoras estagiárias dos anos iniciais de cursos de formação inicial (Curso de Pedagogia). O foco das análises dos textos recai sobre o pensamento pedagógico das professoras e estagiárias sobre temáticas relativas aos processos de ensino e aprendizagem e à docência nos anos iniciais. Estudos já realizados sobre os materiais do BTP podem ser localizados neste site no rótulo Produções.