Livro Trabalho Docente, Formação e Identidades – acesso em pdf

Videos das palestras BNCC estão disponíveis

VÍDEOS DISPONÍVEIS NO LINK https://wp.ufpel.edu.br/cepe/publicacoes/videos/videos-bncc/

Estudantes do CEPE são destaque no ENPOS 2018

TRABALHO ESTUDANTE ORIENTADOR
REDES DE INFLUÊNCIA EM MATO GROSSO – O ESTADO E AS PARCERIAS PÚBLICO- PRIVADAS RECONFIGURANDO A POLÍTICA EDUCACIONAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO MARIA ELOÍSA DA SILVA ÁLVARO MOREIRA HYPOLITO
ESCOLA SEM PARTIDO E A NÃO TÃO NOVA REGULAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE JOÃO HENRIQUE FIGUEREDO DE OLIVEIRA MAURO DEL PINO

BNCC #BnccNãoAperteMinhaMente

Ver programação e mais detalhes em wp.ufpel.edu.br/bncc

Seleção de Bolsista de Iniciação Científica – AF

Seleção de Bolsista de Iniciação Científica – AF – Inscrições até o dia 13 de julho. Para mais informações veja aqui.

Edital

Análise de Redes Sociais

Curso Intensivo sobre Análise de Redes Sociais
O CEPE – Centro de Estudos sobre Políticas Educativas – promove um curso intensivo, nos dias 9 e 10 de janeiro, sobre Análise de Redes Sociais e o uso do aplicativo Gephi. A oficina será desenvolvida por membros do Laboratório de Políticas Públicas Participativas – L3P – da UFG – Universidade Federal de Goiás. A atividade será realizada na sal 245 da Faculdade de Educação, manhã e tarde, sob coordenação Prof. Álvaro Hypolito, está direcionada para pesquisadores da área e estudantes do PPGE.

 

CEPE – criado e lançado

No último dia 28 de novembro foi lançado o CEPE – Centro de Estudos em Políticas Educacionais – Gestão – Currículo e Trabalho Docente, sediado na Faculdade de Educação | UFPel, que tem como objetivo reunir grupos de pesquisas e pesquisadores que desenvolvem projetos de investigação, ensino e extensão em Políticas Educacionais, com foco nos estudos de políticas curriculares, estudos sobre formação e trabalho docente e nos impactos dos modos de gestão – gerencialistas ou democráticos.
O Prof. Nildo Ouriques, do Instituto de Estudos Latino-americanos, da UFSC, proferiu palestra sobre “Crítica à razão acadêmica”.

 

Visita à UTSA – University of Texas – San Antonio

O professor Álvaro Moreira Hypolito esteve na Universidade do Texas – San Antonio, em cooperação com o Prof. Bekzizwe Ndimande que trabalha com Teoria Racial Crítica; Currículo; Educação Neoliberal.  O professor foi convidado para visitar a universidade a fim de debater seu trabalho de pesquisa e discutir trabalho de cooperação entre a UFPel e a UTSA. Um programa de cooperação está sendo delineado a fim de consolidar um trabalho de cooperação acadêmica.

Pesquisador do grupo visita UChile

escola1

O professor Álvaro Moreira Hypolito esteve na Universidade do Chile, em cooperação com o grupo de pesquisa da Psicologia que trabalha com Trabalho Docente e Subjetividades, coordenado pelo pesquisador Rodrigo Cornejo. O professor foi convidado para trabalhar com o grupo de pesquisadores e estudantes a fim de debater seu trabalho de pesquisa e discutir resultados de um projeto em andamento na UChile. Houve importantes atividades com professores da rede de ensino em escola pública de Santiago para debater a realidade educacional chilena. Um programa de cooperação foi delineado a fim de consolidar um trabalho de cooperação acadêmica.

Pesquisadores do grupo de pesquisa no Chile

 

valparaiso

Os professores Álvaro Moreira Hypolito e Jarbas dos Santos Vieira estiveram na última semana da abril na cidade de Valparaíso no Chile, a convite do Prof. Vicente Sisto, da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, Chile. Participaram de dois seminários sobre Trabalho Docente e Políticas Curriculares, na Faculdade de Psicologia, junto ao programa de Doutorado em Psicologia. Participaram apresentando seus estudos e pesquisas em andamento. Dentre outras atividades discutiram com um coletivo de professores da rede pública de ensino, no Colégio de Professores, sobre as políticas de avaliação do ensino básico brasileiro. Ademais, participaram de várias reuniões com pesquisadores, professores e estudantes de doutorado, a fim de estabelecer formas de cooperação e convênios acadêmicos para dar continuidade à colaboração iniciada.